Peace Ferrets:
Eu tive que aumentar o wc do Opale. Parece-me que o que usas é pequeno e se acumula lá a porcaria, ela não o quer usar e vai colocar o presente nos sítios mais limpos. Podes experimentar colocar umas caixas com um pouco da comida dela, nos diferentes cantos e lugares predilectos dela para as necessidades. Assim, tentas evitar que ela os utilises. Compra um wc de gato comprido e baixo. Comprido para ela caber lá inteira, baixo, para não dificultar a ida lá. Coloca lá um pouco do "presente", para ela perceber para que serve.
Quando ela fica sozinha, deves deixá-la fechada, se anda à solta, é um viva o povo
Nos 1ºs tempos tens que a fechar na gaiola sempre e só a deixas sair depois de ter feito no sítio certo, caso contrário, ralha-lhe. Ela tem que começar a perceber o que quer dizer NÃO!
Quando fizer direito, dizes- LINDA! e retira-la da gaiola e dá-lhe um prémio.
À medida que ela se habitua e cumpre as regras, começas a alargar o território por onde ela pode passear.
Cerca de 3 h depois de comer, os intestinos funcionam. De modo que fica
atento porque começam às voltas à procura de lugar e começam a andar às arrecuas. Aí é o sinal. Pegas nela de imediato e coloca-la no wc e dá-lhe uma palavra de ordem, para que ela associe essa palavra ao acto de fazer as necessidades. A palavra de ordem do Opale é "xixi" . Ele já sabe o que quer dizer e que não sai antes de ir à caixinha. De modo que anda às voltas da caixa, muitas vezes a fingir que faz, só para eu o deixar sair (depois, e não são assim tão poucas vezes, faz lá um nico e vem fazer o resto cá fora...) São bem malandrinhos e teimosos, mas se perceberem que são eles que mandam, ainda é pior.
Isto é tudo questão de paciência e muita.
Com sorte consegues que em 70% das vezes ela cumpra as regras, nas outras, compra um perfume e um bom creme de mãos...para ti
E não te esqueças de limpar o local onde eles fazem e que não queres que repitam, com um produto que retire bem o cheiro. Há vários no mercado, uma loja de animais, indica-te quais. Se o cheiro fica impregnado, na próxima ela tem tendência a lá voltar.
MHZ