Nova lei sobre a venda de animais em lojas de venda ao público

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

PauloMonteiro
Membro Veterano
Registado: quarta mai 26, 2004 10:23 am
Localização: Petauros do Açúcar,Gerbos da Mongólia,Porquinhos da India,Dragões Barbudos,Basiliscos, etc...
Contacto:

segunda jun 28, 2004 8:38 pm

Exactamente. É o que acontece com muita gente. Apenas a título de exemplo de mais um caso desses, o nosso, faço um quote do nosso site, onde contamos o início de um projecto que hoje é muito maior que uma lei:
Somos um casal da Região da Grande Lisboa e certa tarde, ao passearmos por um Centro Comercial, parámos como faziamos sempre, junto à montra da casa de animais. Deparámo-nos com um pequeno e estranho bichinho, mas que desde logo nos captou a atenção, de tão encantador que era... Foi paixão ao primeiro olhar! Ficámos fascinados!
No vidro da montra tinha uma folha de papel identificando a espécie - Petauro do Açúcar (ou em inglês, Sugar Glider), uma sumária descrição, a origem e pouco mais.
Era simplesmente extraordinário... Também queriamos um... ou dois, para terem companhia.
Quando já noite regressámos a casa, ligámos os nossos computadores e na Net fizemos uma busca entusiasta para saber mais sobre aqueles pequenos seres. Nesse mesmo dia enviámos emails para um par de contactos que encontrámos e desta forma adquirimos o nosso primeiro casal de petauros.
Foi assim que nasceu a ideia do Ninho; poder fornecer às pessoas muito mais informação do que a que encontramos disponível nas montras das lojas de animais. Esperamos assim cumprir os nossos objectivos, ao fornecer toda a informação que cuidadosamente temos adquirido e estudado, na investigação dos nossos próprios petauros.
Esta foi a nossa história inicial e a de muitas outras pessoas.
Agora as perguntas que me ficam são:
Passaremos nós a pedir o catálogo ao balcão?
Vamos passar a ter ScreenSavers de animais nas montras?
Irão as lojas meter televisores nas gaiolas e passar filmes com canitos e gatinhos?

Já estou a imaginar uma lei que proibe a passagem de videos de Furões.. eheheh :roll: :p :o

Enfim... eu queria mesmo era ver essa lei, mas ainda não a encontrei.

O Ninho-Centro de Estudos e Investigação de Mamíferos Exóticos

O Mundo dos Petauros - Centro de Registo Mundial de Petauros
lmv
Membro Veterano
Registado: quarta out 22, 2003 3:37 pm
Localização: 2 Furões (Minki e Pompom) e 1 cão maluco chamado Blue :)
Contacto:

segunda jun 28, 2004 8:57 pm

Pois, Paulo, também estou curioso em saber em que bases essa lei se encontra. Eles devem ter achado um meio termo (penso eu) para agradar a gregos e troianos. A nivel da protecção do animal, penso que é muito positiva. Em termos comerciais, penso que é mais negativa. Agora, basta saber a base dessa lei.

Um abraço,

Luis V.
<p>Webcam Online - <a href="http://homepage.oniduo.pt/reinodosfuroe ... lternativo - <a href="http://reinodosfuroes.no.sapo.pt">http://reinodosfuroes.no.sapo.pt</a></p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
PauloMonteiro
Membro Veterano
Localização: Petauros do Açúcar,Gerbos da Mongólia,Porquinhos da India,Dragões Barbudos,Basiliscos, etc...
Contacto:

segunda jun 28, 2004 9:06 pm

Sim, sim...

Só há algo que gostava de deixar bem claro, antes que os Gregos e os Troianos venham aí, o cavalo abra as portas e me caiam em cima.

É que nós (no MDP) nunca vendemos nada e até agora só compramos. Não temos nem esperamos ter qualquer loja, portanto os interesses comerciais são apenas do ponto de vista do Cliente.

Acerca das condições em que os animais se encontram na maior parte das lojas que visitamos, nem quero falar, pois se há leis que as metam em funcionamento. Existem casos vergonhosos e, apesar de compreender as dificuldades de alguns comerciantes de animais, lembro-me do velho ditado: Quem não quer ser lobo, não lhe veste a pele!

Não proibam as coisas às cegas. Regrem-nas e fiscalizem-nas.

Mas sempre com os interesses do Mundo Animal em primeiro lugar.

O Ninho-Centro de Estudos e Investiga&ccedil;&atilde;o de Mam&iacute;feros Ex&oacute;ticos

lmv
Membro Veterano
Registado: quarta out 22, 2003 3:37 pm
Localização: 2 Furões (Minki e Pompom) e 1 cão maluco chamado Blue :)
Contacto:

segunda jun 28, 2004 9:37 pm

Ora ai está uma grande verdade. Os interesses comerciais não se deverão sobrepôr ao interesses dos animais. No entanto, as lojas de venda ao público têm contas a pagar no final do mês e essa máxima na maior parte dos casos é esquecida, acabando por sofrer os animais. Será que com esta nova lei, eles vão conseguir evitar estes problemas ? Por um lado, resolvem um, por outro criam outro. A vêr vamos ... Mas era mesmo bom se alguém soubesse onde encontrar essa lei para tirarmos a pratos limpos esta questão (he he he).
<p>Webcam Online - <a href="http://homepage.oniduo.pt/reinodosfuroe ... lternativo - <a href="http://reinodosfuroes.no.sapo.pt">http://reinodosfuroes.no.sapo.pt</a></p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

segunda jun 28, 2004 9:43 pm

PauloMonteiro Escreveu: E quem compra? Alguém quer andar quilómetros de um lado pró outro, a ver aqui e ali?
E os criadores? Estarão dispostos a receber em suas casas, dezenas de curiosos que nada compram, só porque não podem ver os animais nas casas que habitualmente frequentam e em quem confiam?
Caso não saiba isso que ach dificil de acontecer... acontece há decadas.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
PauloMonteiro
Membro Veterano
Contacto:

segunda jun 28, 2004 10:34 pm

Sim, eu sei. Especialmente com criadores de cães, cavalos e até gatos, mas... e as outras espécies? E os particulares, pequenos mas dedicados que fornecem algumas lojas com répteis, batráquios, peixes e toda a parte de aracnídeos, etc?

Era especialmente sobre os "menos institucionais" que falava, ou sejam, todos os verdadeiros amantes dos animais que apesar de defenderem os seus interesses, por motivos menos comerciais, mas evidentes, têm necessidade de os partilhar através das lojas.

Daí a estar a receber pessoal em casa a torto e a direito... hummm... vai dar confusão, ou provocar algumas reviravoltas menos positivas. Chego até a recear um aumento no número de animais abandonados.

O Ninho-Centro de Estudos e Investiga&ccedil;&atilde;o de Mam&iacute;feros Ex&oacute;ticos

ines_faria
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 9:57 pm

terça jun 29, 2004 5:28 pm

Olá!
Também deixo a minha opinião:
Relativamente a essa lei, penso que é positiva pela salvaguarda das condições em que os animais de médio porte se encontram nos expositores (cães, gatos, coelhos). Quanto aos animais pequenos, o CasadeAnaval diz tudo: impossível ter peixes e aves canoras (por exemplo) em catálogos, e já agora junto também os pequenos roedores - se bem que há realmente lojas em que os vemos em condições deploráveis. Teria portanto de se definir quais os animais...
A "venda por catálogo" parece-me ridícula, não estamos a tratar de produtos de mercearia ou de roupa barata. Se ter animais expostos é pouco dignificante para eles, tê-los em catálogos também o é.
A ideia dos criadores venderem directamente sempre foi a minha opção preferida. Todos os cães que já adquiri vieram directamente dos seus criadores, com os pais à vista (ou pelo menos a mãe). Penso que esta é mesmo a melhor opção. A mim, por exemplo, nunca me passaria pela cabeça comprar um furão numa loja.
Também concordo com a distinção entre criador e duplicador - quanto a isto, e focando a reprodução dos nossos furões, há um tempo atrás coloquei um tópico acerca da (mais que provável) enorme quantidade de cruzamentos e ninhadas que irão acontecer para o ano. Com a legalização ainda por sair, preocupo-me com o que acontecerá a tanto bichinho.
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

terça jun 29, 2004 6:57 pm

Ah, tem razão, no caso de furões, sem dúvida.

Va conceteza piorar tudo, lá vão as excursões a certas feiras :) para comprar furões.

E vejam anedota leal que é lojas a venderem comida e cessóios para furões sendo estes proibidos, não é um despropósito ? :D

E quem zela pelos centros de reprodução desses animais ?

Como temos dito, tem é de haver fiscalização.

Se até para ter um canil leva-se anos e tanta papelada que até dói....

Qualquer dia, animais, só a pilhsa.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Moya
Membro Veterano
Registado: sexta ago 02, 2002 10:48 am
Contacto:

quarta jun 30, 2004 3:55 am

Olá a todos:
Fiz uma busca pela net em relação a esta suposta lei para as lojas de animais e apenas encontrei isto:
Áustria aprova severa lei de proteção animal

A Austria, país campeão na defesa de causas ambientais, acaba de adotar uma das legislações mais severas da Europa em relação à proteção animal. Estão proibidos leões e tigres em circos, o corte de orelhas e cauda de cães, a venda de filhotes de cães e gatos em lojas e o treinamento utilizando choque ou enforcadores com garras. Para os animais do campo, fica instituído o direito a 3 meses de descanso por ano, para vacas, cavalos e cabras, que deverão ficar em local livre nesse período. A criação de frango em granjas será proibida a partir de 2006. Cada província austríaca deverá ter um responsável para zelar pelo bem-estar dos animais. (Fonte: Folha de SP)
Em breve teremos situaçoes de: Hoje não há omeletes, as galinhas foram à praia ;)

ou então aqui:
http://www.bichon.com/forum/forum_posts ... 3&get=last

Na legislação, encontrei O Decreto n.º 13/93, de 13 de Abril, aprovado a Convenção Europeia para a Protecção dos Animais de Companhia, da qual foram signatários os Estados-Membros do Conselho da Europa.
Aqui está o link: http://www.diramb.gov.pt/data/basedoc/T ... 1_0001.htm
E o artº 27 fala de cães e gatos em lojas de animais.

Em resumo, penso que a lei que o Luis terá ouvido falar é a que está a começar a ser aplicada na Austria... Mas pelos vistos irá eventualmente chegar ate nós.
Espero que a legalização dos furões tambem chegue rápido :)
Pois CasadeAnaval, tem toda a razão quanto ao facto de as lojas nacionais venderem produtos para furões... Mesmo assim, têm poucos produtos e alguns de nós (proprietários de furões) temos de usar a imaginação e criatividade ou então fazer compras no estrangeiro, em sites ou "cravando" o amigo/ familiar que vai lá fora.
Com esta tentativa de legalização para os furões até contactei não há muito tempo uma associação de lojas de animais... A resposta foi neutra e nem sequer deram importância ao assunto.... É pena, pois quando finalmente sair a legalização há muita loja de animais que vai lucrar ainda mais com os furões... Afinal o "enxoval" inicial para um baixinho destes nunca fica por menos de 100€, podendo facilmente chegar aos 300€.
Um abraço,
Rita
KogumeloMagiko
Membro Júnior
Registado: quarta mar 24, 2004 10:46 pm

quarta jun 30, 2004 12:22 pm

concordo com o retirar dos animais das montras das lojas, embora isso ñ me pareça sensato para os peixes, pois axo k iria dar cabo do negócio... mas para evitar cenas como já vi, como cães e gatos deixados nas lojas durante os fins-de-semana, sem ninguém para lhes ir dar comida e água, sem duvida k é o melhor!

tentei encontrar a lei, para ver o texto integral, e tentar perceber melhor como será aplicada, mas ainda não encontrei...

se quiserem procurar, eu faço as minhas buscas no site:
http://www.digesto.gov.pt[/url]
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

quarta jun 30, 2004 12:49 pm

Não esqueçam que é legal ter furões, (embora só certas identidades e com autorização especial), portanto as lojas já têm justificação para terem comida para eles...
Também não consegui ver nada na net, quem poderá informar deverá ser o ICN.

MHZ
Rita_kikas
Membro Veterano
Registado: sábado out 05, 2002 10:46 am
Localização: cocker spaniel tricolor, periquitos e um aquário comunitário com muitos peixinhos
Contacto:

quarta jun 30, 2004 7:05 pm

Olá. Adoro animais e sempre achei pouco digno venderem cães e gatos em lojas de animais. Se alguém petende um animal de raça que o compre a um criador ou se pretende um animal sem raça que vá a um canil, que são os que mais precisam.
Quanto a pequenos animais, roedores, pássaros (pequeno porte) e peixes acho que com as devidas condições podem ser vendidos em lojas de animais. Com o acompanhamento de veterinários, a devida alimentação e alojamento acho que podem até estar melhor do que em muitas casas com os respectivos donos. Os vendedores deveriam dar mais acompanhamento aos compradores, aconselhar sobre a comida, alojamento, etc, etc...
Também ouvi, no telejornal, as leis que vão sair no estranjeiro, mas apenas falávam de vender cães e gatos em lojas de animais, ser proibído vestir cães e as outras já referidas neste fórum, ouvi que também podem vir a ser leis portuguesas mas num futuro distante (ouvi as datas de 2006 e 2012), e que os jardins zoológicos vão ter leis mais rígidas e que o de lisboa deixaria muito a desejar.
Enfim, acho que deveriam fazer leis rígidas mas não deixar de os vender (pequenos animais) em lojas. Deveriam esforçar-se mais para melhorar as condições das lojas existentes e dos animais e do cumprimento das leis actuais (como as touradas...).
PauloMonteiro
Membro Veterano
Contacto:

quarta jun 30, 2004 9:23 pm

Desculpem a piada, apesar de não ficar off-topic, mas por vezes sou um bocado cartoonista e já estou a imaginar as lojas com um anúncio à porta dizendo: Coloque os seus classificados nas nossas gaiolas.

Prontus! :p

Rita_kikas
Membro Veterano
Registado: sábado out 05, 2002 10:46 am
Localização: cocker spaniel tricolor, periquitos e um aquário comunitário com muitos peixinhos
Contacto:

quarta jun 30, 2004 9:54 pm

Gostava de saber onde posso comprar o tal "calhamaço" sobre a jurisprudência relativa aos animais de companhia.
PauloMonteiro
Membro Veterano
Contacto:

quarta jun 30, 2004 10:29 pm

Rita_kikas Escreveu: Gostava de saber onde posso comprar o tal "calhamaço" sobre a jurisprudência relativa aos animais de companhia.
Olá.
Pois é, nunca sei bem por onde ando, mas foi na Rua dos Douradores, paralela à Rua dos Fanqueiros, na Baixa Lisboeta.
Só não sei se a casa se chama Rei dos Livros, ou Imprensa Nacional Casa da Moeda, mas também era o último.

Para ajudar digo que pode ser encontrado noutras livrarias (penso eu), pois algumas são da Editora. Os dados do livro são:

"Regime Jurídico dos Animais de Companhia"
Autoras: Fátima Correia Leite e Esmeralda Nascimento
Editora: Almedina
Páginas: 208
Cor de capa: Café com Leite
Custo: 10 euros

Talvez o encontres nas seguintes livrarias, referidas na "lagartixa técnica" do próprio livro:

Edições Globo
R. S.Filipe Nery, 37-A (Ao Rato)
tel: 213857619
--------------------------------------
Livraria Almedina
Atrium Saldanha (Ao Saldanha)
Loja 71 A 74
tel: 213712690

Isto em Lisboa, mas também tem morada do Porto, Braga e Coimbra.

Espero ter ajudado.

Responder

Voltar para “Furão”