O NECESSÁRIO PARA UMA BOA ALIMENTAÇÃO

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

quarta set 01, 2010 8:03 pm

Minha opinião:

Se tem possibilidades, opte por uma própria para furão das que aconselho no tópico http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=59812

Uma raçao não são só as proteínas, gorduras e fibras de boa qualidade, também interessa que tipo de vitaminas, minerais, oligoelementos, etc. tem. Se bem que ainda há muito por descobrir em relação ao mundo dos furões e suas necessidades vitamínicas, elas não são exactamente iguais às dos gatos. E as rações que menciono, são estudadas para os furões pelo que lhes dou preferência.

Contudo, volto a chamar à atenção que o facto de que no pacote diga que é própria para furão, não faz dela uma boa ração. A que se vende em Portugal, lamento dizê-lo mas não a aconselho.

Se tivesse de alimentar um furi só com as que se vendem cá e que eu conheço, optaria pela da Orijen e Eukanuba Kitten. Enquanto são pequenitos, aí até aos 6 meses, a Royal Baby Cat também seria uma opção. Mas cada furi pode ser um caso e como já disse, há alguns que não lhes assenta bem a fitoterapia da Orijen, outros que são intolerantes ao frango e esta ração é muito rica em frango e podem não a digerir. Nestes casos, há que adaptar a ração.
Em caso de só dar comida de gatito, não esquecer de dar um suplemento em ácidos gordos como Omega 3.

Prefiro variar a ração e dar 2 ou 3 marcas diferentes para o habituar a diferentes gostos. E também para não ficar desprevenida caso alguma ração fique em falta. Mas também há casos de furões mais delicados de sistema digestivo aos quais não lhes vai bem tanta variedade. A estes casos, o dono tem que estar atento (as fezes são um bom indicador de como ele faz a digestão) e ver qual a que melhor lhe vai.

Independentemente das rações, devem habituá-los de pequenotes, a comer comida natural.
Ovo cozido (1 de galinha por semana distribuido em dias alternados ou 2 de codorniz).
Pedacitos de carne levemente grelhada ou no forno.
Meia a uma sardinha por semana das de lata (de preferência das conservadas só em água ou azeite)
Dar umas lambiditas no azeite das latas de atum que é rico em ácidos omega.
A carne que seja de um fornecedor de confiança e que esteja a congelar pelo menos uns 15 dias.
Popcorn13
Membro Veterano
Registado: quarta mar 03, 2010 11:40 am

quarta set 01, 2010 11:29 pm

Muitissimo Obrigada mais uma vez MHZ

Não sei como não se cansa de repetir tanta vez.. :) .Eu efectivamente já reli muitos dos topicos aqui da arca mas continuo com receios quanto à alimentação! Agora não! Vou comprar as rações cá por um unico motivo...os portes de envio... :( :? infelizmente não posso estar de 3 ou 3 meses por exemplo a pagar portes de envio. De momento vou mandar vir um "apartamento luxuoso" para ela e pensei em encomendar tambem a ração vitallin e outra que de momento não me recordo, mas sei que tambem foi recomendada por si...no entanto dentro de 3 meses lá teria de pagar novamente os portes de envio.
Se à partida as rações de gatinho que referiu são "boas", irei aproveitar comprá-las cá e posteriormente vou enriquecendo com os tais acidos gordos e outros conselhos que já deu.

Diga-me só mais uma coisa...as papinhas de que tanto fala em vários tópicos referem-se a que tipo de alimentos e como são confecionados?

Turrinhas e dentadinhas :lol:

8) é verdade...estou a ficar um fofa e muito bem educadinha :lol:
MHZ
Membro Veterano

quinta set 02, 2010 12:51 am

Depende para que são as papinhas. Quando adoecem, devemos passá-los a papinhas de mais fácil digestão. E se se recusam mesmo a comer, há que alimentá-los nós mesmo ou com uma colher ou seringa. A receita também poderá depender do tipo de doença. Mas se os não habituamos desde novos, a gostar de comida húmida, podemos passar "as passas do Algarve" para os alimentarmos.
Assim, costumo recomendar que os habituem cedo e lhes deêm papinhas de vez em quando. É suficiente molhar a ração em água quente e depois passar tudo pela varinha mágica de modo a ficar uma papa não muito grossa nem muito líquida.

Mas se querem fazer uma papa mais rica, cozam um frango ou vitela, coelho, peru, com a pele. Remolhem a ração na água de cozer (sem sal) passem tudo, pele, ossos, carne e ração numa misturadora. Podem dividir em doses e congelar. No dia, descongelam no microondas só uma dose.
Podem enriquecer mais a papa, com vitaminas, uma colher de mel e uma colher de aveia.
Popcorn13
Membro Veterano

sexta set 03, 2010 5:36 pm

Olá MHZ

A ração James Wellbeloved é suficientemente boa para ser dada aos nossos furanitos? Há possibilidade de a juntar com uma marca de ração para gatitos por exemplo a Eukanuba Kitten ou a Royal Canin baby cat 34, ou isso à partida nao seria necessário nem benéfico?
MHZ
Membro Veterano

sexta set 03, 2010 7:31 pm

Qualquer ração pode ser associada a essas de gatito que refere e melhor seria associada à Orijen.
Não lhe vou dizer que a James seja o supra-sumo das rações mas é muito aceitável para um furão adulto. Para um furão bebé, seria melhor uma com uma percentagem mais alta de proteínas e gorduras, pelo menos uns 38% e 21% e suplementá-lo com ácidos gordos e prémios de carne. Se vai importar, porque não opta antes pela Vitalin ou pela Ferrettastic? Ou pela Totally Baby? Mas se lhe der mais jeito dar-lhe esta James, então suplemente-a diariamente com ácidos gordos e uma coxita de frango.
Popcorn13
Membro Veterano

sexta set 03, 2010 7:59 pm

Referi a james pois eu conjuntamente com outro forista pensamos em fazer encomenda conjunta e era a ração que acabava por sair mais económica uma saca de 20kg's... Vamos então ver as outras pois os nossos furanitos ainda são pequenitos...pelo menos a minha tem 3 mesitos.

Muitissimo obrigada mais uma vez
Popcorn13
Membro Veterano

sexta set 03, 2010 8:08 pm

Não encontro as outras rações que referiu :( nem a ferrettastic nem a totally baby.... :( ou melhor a baby descobri, mas pensava que havia no mundohuron ou huroland :? Será que ela não faz reacção alérgica ao frango da vitallin?o meu maior medo é esse :( é investir na ração e depois fazer-lhe mal :? Só para fazer uma média 5/6 kg's de comer para 1 furão dura mais ou menos quanto tempo?!
MHZ
Membro Veterano

sexta set 03, 2010 8:28 pm

Huroland é a importadora para Espanha, quer da ferretastic quer da totally...tem de as ter. :wink:

Vitalin, sei que a encontra na http://www.lacasadelasmascotas.com/ Vende Vitalin e comercializa Orijen, Acana, James e Carnivore Care.

Uma furi come menos que um machote. Talvez cerca de 900 g por mês a comer só da mesma.

Tenho ideia que alguns sites oferecem portes grátis, se a encomenda for acima de um determinado valor. Se se juntarem, experimente comprar 1 saco de kg de uma com frango. Em alternativa, dê-lhe agora frango para ela comer e já vê o efeito...

Eu gosto da Totally Baby mesmo para os grandotes.

Não é frequente a alergia ao frango...
MHZ
Membro Veterano

sexta set 03, 2010 8:30 pm

Uma vez que vão encomendar quantidade, aonselho a guardarem a ração excedente, em potes herméticos na porta do frigorífico.
rodas25
Registado: terça jan 12, 2010 11:27 pm

sábado set 25, 2010 2:46 am

Esta racão é boa para um furão bebe?
Esta aqui o site para verem a ração http://www.mundohuron.com/b2c/index.php ... f=12010002
E já agora eu a pouco tempo encontrei uma loja em odivelas que vende esta ração http://www.mundohuron.com/b2c/index.php ... f=12010016 será que é boa ou nem por isso?
MHZ
Membro Veterano

sábado set 25, 2010 3:25 am

A primeira, a Marshall, já é fabricada na Europa e é melhor que a americana mas considero-a mediana. Tem arroz e milho como 3º e 4º ingredientes o que quer dizer que tem bastantes hidratos de carbono. E pelo mesmo preço ou mesmo mais barata, consegue uma ração melhor para os nossos furões, animais carnivoros estritos.

A 2ª ração da Cunpic, melhorou um pouco a composição mas continuo a não aconselhá-la, pois mesmo assim, continua com bastantes hidratos de carbono. Prefiro as que mencionei acima.
rodas25

sábado set 25, 2010 3:46 am

Tive a ver as dentro das marcas que disse e encontrei estas rações http://www.mundohuron.com/b2c/index.php ... ref=B20306
http://www.mundohuron.com/b2c/index.php ... &ref=B8381
Se podesse dar uma vista de olhos agradecia :D
Eu tambem já vi os vários tópicos que fez só que como esses site estão em espanhol há coisa que eu não entendo.
MHZ
Membro Veterano

sábado set 25, 2010 12:32 pm

Passo-lhe um tradutor http://tradukka.com/

Já leu também este tópico?
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=59812

A primeira dessas rações que me pergunta, é das melhores que podemos obter na Peninsula. A melhor é a FerretTastic ( sei que a pode obter na www.huroland.com ).
A James não é tão boa, é razoável mas sobretudo, é uma ração que vai muito bem para os furões que têm alergia ao frango e/ou ao milho. E se têm o intestino inflamado, é boa para fazer papinhas precisamente por não ter os componentes a que mais tendência têm a fazer alergias.
Uma mistura de 80% de Vitalin e 20% desta, poderia ser boa opção.

Além da ração, não esqueça de complementar a alimentação, com:

- Pedacitos de carne (1 colher de sopa) de preferência grelhada ou no forno, pois perde menos vitaminas que se for cozida.
- Ovo cozido (1 de galinha por semana distribuído em dias alternados ou 2 ovos de codorniz por semana). Antes de o cozer, lavar muito bem a casca pois é nela que se instalam as salmonelas.
- Meia a uma sardinha por semana das de lata (de preferência das conservadas só em água ou azeite)
- Dar umas lambiditas no azeite das latas de atum que é rico em ácidos omega.

Quando aí em casa fizerem um prato no forno, coloque um pedaço de carne, como uma perna de frango com a pele mas sem sal nem nenhum condimento, dentro de uma prata e deixe-a uns 20 minutos no forno. Depois guarda no frigorífico até 3 dias e vai-lhe dando. Se tiver congelador, pode congelar por doses e descongela só o necessário (ou no microondas ou no frigorífico, nunca deixe descongelar ao ar livre).
Se optar por dar carne crua, congele-a primeiro durante ao menos uns 15 dias (sempre mata algumas bacterias) e depois, ferva um pouquito de água e escalde-a rapidamente que sempre mata mais algumas.
E convém fazer um exame completo às fezes, de 3 em 3 meses procurando por salmonelas, campilobacter, e.coli. etc.

O ovo, pode cozê-lo inteiro (não esquecer de lavar bem a casca) e se ele não tem problemas de estõmago, pode dar-lho inteiro. Alguns acham muita piada e brincam com ele e vão-no trincando. A casca é fonte de cálcio, além de que ajuda a limpar o intestino. Depois nas fezes, irão aparecer as casquitas.
rodas25

domingo set 26, 2010 2:49 am

Obrigado pela ajuda.
Já escolhi e como disse que normalmente da 2 a 3 tipos diferentes de ração, vou comprar a da vitalin, FERRETastic e da Totally Ferret Baby.
Agora queria saber a sua opinião, +/- para quando tempo dura 2kg de cada ração para um furão?
E já agora como e que devo fazer para lhe dar a ração meto um bocadinho de cada uma ou um dia meto de uma noutro meto de outra e assim sucessivamente.
MHZ
Membro Veterano

domingo set 26, 2010 3:07 am

Boa escolha.
Um machote come mais que uma fêmea mas também varia de furão para furão...anda à volta de 1 kg por mês.
Não esqueça que as rações têm data de validade e sobretudo no verão, se compra em bastante quantidade, guardá-las na porta do frigorífico, seria o ideal.

A mudança de rações não deve ser feita bruscamente pois podem ficar com diarreia. Comece por colocar 75% da ração a que ele estava habituado e coloque 25% de uma o duas das novas. Durante uns dias, vá observando como reage. Se for tudo bem, vá acrescentando mais das novas e diminuindo á antiga. Pode durar até 3 semanas ou mais, depende do sistema digestivo de cada um.
Depois de eliminar a antiga, vá acrescentando uns grãos da 3º ração do mesmo modo.

Mas primeiro, prove entre essas 3 rações, a que ele gosta mais e será essa que deixará para último, que de burro eles não têm nada... :D
Responder

Voltar para “Furão”