A Maia partiu um dente!

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

alexR
Membro
Registado: sábado out 16, 2004 10:56 pm

quarta out 05, 2005 11:56 pm

Não sei se ela aguenta esta noite... :cry: :cry: :cry:

Ela está completamente apática, ainda não ganhou cor nenhuma nas patinhas e já não tem muita força nas patinhas. Ainda agora fez cocó a caminho do seu cantinho, completamente deitada, com as patinhas de trás todas relaxadas...

Tive a ler umas coisas e vi que o Parvovirus que provoca a doença "Aleutiana" provoca os sintomas que ela tem. Pelo que percebi o vírus altera os seus antigénios (serotipo) +/- aos 21 dias de infecção e aí ganha grande patogenicidade. Provoca disminuição de peso, letargia, palidez, debilidade generalizada ou nas extremidades posteriores, problemas neurológicos, etc..

:cry: :cry: :cry:
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

quinta out 06, 2005 12:02 am

Não me parece que seja isso. O Parvovirus tinha de ser transmitido e a Maia não foi importada nem comprada numa loja, nem me parece que tenha convivido com furões que o tenham transmitido.

E a anemia também tem esses sintomas.

Tente uma transfusão de sangue...
alexR
Membro

quinta out 06, 2005 12:33 am

mas a transfusão é só um tratamento temporário, pois ela ia "gastar" o sangue e voltava a ter anemia porque não o conseguia repor. Vou falar da transfusão à vet, mas a maia tem que recuperar a capacidade de fazer o seu proprio sangue, se não, nada feito..... :cry:

Vou tentar dormir um bocado...
MHZ
Membro Veterano

quinta out 06, 2005 12:54 am

O sangue, ou se perde por hemorragia ou por destruição na medula. Como já não tem o cio, os níveis de estrogéneo estão normalizados e já não há lugar para essa destruição. Em caso de hemorragia, evidentemente que tem que se descobrir qual o órgão/órgãos atingidos/s. Mas a transfusão permitia o tempo necessário para procurar a causa.
Fale-lhe na vitamina K.
alexR
Membro

quinta out 06, 2005 8:26 am

Ela hoje está ligeiramente melhor, com mais apetite (mas copntinuamos a ser nós a dar as papinhas), mas a lactose parece estar a fazer efeito... O ultimo cocó é muito molinho e mais acastanhado.

Continua é muito apática, não quer sair da caminha.

Vamos agora para a vet
MHZ
Membro Veterano

quinta out 06, 2005 8:32 am

A comer papinhas, será normal que o cocó venha mais molinho.

Ajguns furões (a maior parte deles) não têm a enzima necessária para digerir a lactose e por isso lhes dá diarreia. Se a Maia não a tem, óptimo. Mas tenho lido que com a idade eles vão perdendo essa enzima, portanto, olho na lactose.

Espero que a Maia consiga ultrapassar este mau momento.
alexR
Membro

quinta out 06, 2005 11:22 am

A vet disse que não era hemorragia. A ser hemorragia tinha que ser logo a seguir à operação ou então resultante de uma pancada forte. Ela não se pode ter aleijado sozinha dessa maneira...

Eu ainda levei um cocó para fazer análise, mas a vet disse que não era necessário. Por acaso os cocós já não estão a sair tão escuro.

Perguntei à vet se eles tinham sangue sintético, mas não tinham. Conhece lgum sitio onde têm?

Ela está mesmo fraquinha e nem deve conseguir dormir muito bem porque tem falta de oxigénio no sangue. Ela também pode estar de reastos por não conseguir dormir há muito tempo.

Outra coisa, tem os ganglios linfáticos de pescoço muito inchados... Parece ser mais uma alergia/intoxicação que uma hemorragia.

A vet receitou Hemototal, um suplemento com ferro, mas não sei se ela aguenta até isso fazer efeito. Ela diz que só começará a melhorar após 48 horas do tratamento (já contanto com o dia de ontem).
MHZ
Membro Veterano

quinta out 06, 2005 11:44 am

Não sei quem poderá ter o sangue sintético (oxiglobina).

Talvez na faculdade de veterinária aí em Lisboa lho possam dizer.

Ela disse-lhe de que são derivadas essas manchas? Sei que uma septisémia (infecção no sangue), origina manchas no corpo e não se deve perder tempo.

Os gánglios aumentados, podem ser sinal que está combatendo uma infecção. E essa infecção de onde virá?

Eu gostava de o ajudar, calculo como se deve sentir... mas só lhe posso voltar a dizer para ouvir outra opinião. Acho estranho a vete não lhe fazer exames nenhuns...
MHZ
Membro Veterano

quinta out 06, 2005 11:45 am

Tenho ideia de ouvir dizer que na faculdade veterinaria havia uma vete de exóticos muito boa.
alexR
Membro

quinta out 06, 2005 11:50 am

Sim, eu até moro a 500 metros da fac de veterinária, mas a doutora só da consultas uma vez por semana, acho.

Mas daqui a pouco vamos lá ver o que se pode fazer.

Obrigado por tudo
alexR
Membro

quinta out 06, 2005 12:51 pm

A vet só dá consultas às 2ªs e 3ªs...

Não sei o que fazer, ela está mesmo muito fraquinha... Nem quer comer as papinhas... :cry: :cry:
MHZ
Membro Veterano

quinta out 06, 2005 1:12 pm

Dê-lhe a papinha no seu dedo para ela lamber. Tem que comer um pouquinho.
Telefone ao outro vete que já a viu uma vez.
MHZ
Membro Veterano

quinta out 06, 2005 1:17 pm

Mandei pm
catm
Membro Veterano
Registado: terça mar 23, 2004 11:36 am
Localização: 4 tartarugas corcundas do Mississipi e 2 de faces amarelas e um furão
Contacto:

quinta out 06, 2005 2:02 pm

Olá Alexandre!
Só agora li o evoluir da situação clinica da Maia :( !
Eu gostava de o poder ajudar, mas não sei muito bem como...
Também concordo com a Helena, acho que devia ouvir uma segunda opinião e já lhe mandei uma p.m com o contacto do meu Vet. Considero que é dos melhores e percebe imenso dos nossos baixinhos...
Depois dê noticias
Cat
alexR
Membro

quinta out 06, 2005 8:36 pm

Hoje foi um dia muito intenso...

De manhã fomos ao nosso vet, ela levou mais três injecções e disseram-nos para aguardar que ela melhorasse. Ainda levei um cocó mas disseram que não era necessário fazer análise... Perguntei se tinham sangue sintético e disseram que não e que nesta situação até não ia ajudar muito.....

Não fiquei muito satisfeito e então, quando a Catarina me aconselhou o vet dela e disse que ele percebia muito de furões, não hesitei e fui logo.

Cheguei lá e a Maia continuava igual, pálida e fraquinha. O vet disse que se ela não levasse uma transfusão de sangue rapidamente ela não aguentava muito mais tempo... E eu que não conhecia pessoalmente ninguem que tivesse um furão, tinha que arranjar um macho grande o mais rapido possivel.
Como a Catarina me deixou o contacto dela em caso de eu me perder a ir para a clinica, telefoinei para ela a contar a situação. Ela ficou um bocado apreensiva (como é obvio...) mas depois de falar com o Dr. Rui chegou à clinica em 30 minutos com o mais novo dela.

Foi anestesiado, tiraram-lhe o sangue e ficou despachado. A menina maia ficou na clinica durante a noite a receber soro. Amanhã de manhã vou lá, mas sabemos que a situação é bastante delicada. Possivelmente o cio avançou demais e a operão já terá sido feita muito tarde. Não sei. Ela já não deve ter muitas células medulares...

Agora é esperar... (obrigado Catarina...)
Responder

Voltar para “Furão”