Mufeta vs Furão

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

Vera_Carlos
Membro Veterano
Registado: segunda fev 27, 2006 4:43 pm
Localização: Trovão, Nuvem, Alf (cães); Lucky (gata); Aragon, Elfo, Pipiliri, Zeila, Miss Piggy; Afro, Selena, Ba

domingo abr 06, 2008 3:54 pm

MHZ Escreveu:A que operação se refere como obrigatória? Se é a das glândulas anais, esta não é obrigatória, é mesmo uma barbaridade, já proibida em alguns países europeus, como a França, Inglaterra e mais outros que agora não recordo.
Eu não disse que era obrigatória, mas que é supostamente "obrigatória"... Sinceramente não me consigo explicar... : :?
Não acho que seja uma operação que se deva fazer e muito menos que deva ser obrigatória... Todo o animal tem o seu cheiro característico, até mesmo nós humanos o temos, para quem operar? O cheiro permanece na mesma... ou não!? Pelo menos já li em alguns tópicos e sites que quanto mais banhos se dá ao furão, mais ele produz uma substância para compensar as perdas oleosas da pele/pêlo... E também li que quanto mais novinho for, mais intenso é o seu cheiro... Logo, acho que a operação não resolve nada...

(p.s. tive que editar a mensagem porque em vez de clicar no visualizar, cliquei no submeter... peço desculpa)
Fiquem bem, Vera
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

domingo abr 06, 2008 11:57 pm

Alguns veterinários em Espanha (nos outros países não sei se é igual) realmente, fazem-na "supostamente obrigatória" para os poderem vender assim já operados a essas glândulas. Mas o cheiro do furão está por todo o corpo, em pequenas glãndulas espalhadas por debaixo da pele. Assim que a extirpação das glândulas anais, não vai diminuir o cheiro deles. Já a castração, sim, elimina em uns 90%.

O dar banho, exerce efeito contrário, estimula essas glãndulas a producir mais óleo para lubrificar a pele. É preferível limpá-los com toalhitas tipo Dodot.

O cheiro também é hereditário, há uns que cheiram pior que outros. Em cio, os machos, têm um cheiro mais forte.
hperika
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sexta abr 25, 2008 7:15 pm

E em stress também se nota mais o cheiro.
E isto aplica-se a furões como à doninha.
A pepas quando empina a cauda quando se assusta fica o aroma no ar :?
Mas nada que seja insuportável ou então sou eu que tolero bem o cheiro :wink:
KogumeloMagiko
Membro Júnior
Registado: quarta mar 24, 2004 10:46 pm

quarta mai 07, 2008 5:39 pm

MHZ Escreveu: uma alteração a essa lei e que se encontra desde há quase 2 anos no M. do Ambiente (Secretaria do Ambiente) para ser assinada. E só depois disso é que se poderá avançar com as modificações que finalmente irão permitir que os nossos furanitos não corram o perigo de verem "o sol aos quadradinhos". :D
Com essa alteração, não só os furanitos poderão ser detidos legalmente como animais de companhia. Também serão os que constarem desse anexo III, como as doninhas.
MHZ, essa alteração trata-se exactamente do que? Da transposição de algum regulamento europeu para a legislação portuguesa?
se sim, podes me informar de quais se tratam, tanto a lei portuguesa a alterar como a europeia que vem impor essas alterações? (nºs Dec.-Lei, etc.)

Obrigado.
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

quarta mai 07, 2008 6:22 pm

Pode ler aqui no site do clube português do furão-animal de companhia:

http://furoes.servebbs.org/ForumCPF/vie ... hp?f=3&t=6

O que se requer do governo é que autorize mudar a espécie Mustela putoriusdo Anexo III para o Anexo II da Covenção de Berna (rectificada pelo Decreto-Lei nº 316/89).
Note que esta mudança não é só referente ao furão, o furão vai no mesmo pacote.
Depois de ser concedida, já podemos (ICNB) criar as regras para os poder deter como animais de companhia.
E depois espero que não tenhamos outra luta com a DGRF, devida à lei da caça…
Responder

Voltar para “Furão”