1 macho e 2 fêmeas...

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

WolverineX
Membro Júnior
Registado: segunda mar 12, 2007 5:27 am

quinta mai 08, 2008 12:07 am

boas...

tenho uma furi a parir a qq momento (é a minha primeira vez :D ) e estou bastante indeciso quanto a separa-la de uma outra femea sua mãe com que partilha a gaiola...

sei que já tinha colocado esta questão e que MHZ respondeu :

"li algures que não se deve ter duas ou mais fêmeas prenhas no mesmo espaço/gaiola porque uma delas rejeita a gravidez...
é correcto ?
Não. No caso de certas espécies, como os lobos, tenho ideia que isso se passa. Mas com os furões, não.
Nem se aconselha a separar as grávidas habituadas a conviver em conjunto, o stress originado pela separação, não é conveniente. Só uns dias anteriores à data prevista."

e me passou uns foruns espanhois onde aconselham a que sejam separadas dos restantes, para que não tenham o receio de lhe roubarem as crias...

não me parece que este seja o caso e estou a pensar seriamente em mante-las juntas comforme MHZ me aconselhou...

cumps...
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

quinta mai 08, 2008 1:34 am

Penso que não me fiz explicar bem. Referia-me a não separá-las no tempo da gestação, caso as fêmeas se dêm bem (ou mesmo dos machos se estes estiveram castrados) mas se reparar, já o aconselho a separá-la uns dias antes do parto.

Cada furi é um mundo e pode ter uma reacção diferente de outras. Há algumas muitos meigas e que depois de terem os filhotes, são bravas. Ainda outros dia, uma que teve crias há uns 15 dias, se atirou ao pescoço da gata a morder-lhe com uma ferocidade enorme e foi um caso sério para as separar. E davam-se optimamente antes.

Há mamis que deixam os donos aproximarem-se e outras que não. Compete a cada dono observar o temperamento e agir de acordo.

Assim que a deve separar se o parto já está próximo.

Nas lobas, parece que as outras fêmeas tambêm ajudam a cuidar das crias, inclusive algumas até têm leite, se é que estou a recordar bem.
Nos furões, tambêm já li o mesmo, não propriamente em furões animais de companhia, agora já não recordo bem os pormenores. Mas por precaução, já que não sabemos qual será o tipo de actuação que terão, quer a futura mãe, quer as companheira, é preferível separá-la uns 5 a 8 días antes do parto e para que a futura mãe se vá habituando ao ninho.

Com isto não quero dizer que não a deixe juntar-se ao grupo durante umas horas mas consigo a vigiar, não vá dar-se o parto.
MHZ
Membro Veterano

quinta mai 08, 2008 1:44 am

Já agora, passo-lhe um artigo em espanhol, onde poderá ler umas ajudas, caso a mãe não tenha leite ou rejeite as crias.
É muito complicado nestas circunstâncias, conseguir alimentá-las mas não é de todo impossível e muitos criadores já o fizeram com sucesso:
http://huroncetes.com/forums/ShowThread ... 3023#73023

Boa sorte e não se esqueça de os apresentar e colocar fotos. :wink:
WolverineX
Membro Júnior
Registado: segunda mar 12, 2007 5:27 am

quinta mai 15, 2008 12:24 am

boas...

acabei por optar por deixa-las juntas. e deu-se uma reacção interessante...
são as duas mães a mãe e a avó...
acabaram por nascer 9 lindas crias minúsculas...a mãe morde a avó no pescoço e puxa-a para dentro do ninho.
infelizmente morreram 3 desconfio que esmigalhadas pelas "mães"
de qualquer maneira a mãe só tem 7 tetas

tenho na gaiola uma caixa em plástico de dimensões pequenas em baixo e uma alcofa grande no andar de cima onde a mãe partiu.
a avó tem a "pancada" para mudar as crias de ninho e já fizeram mais de 6 mudanças em 1 semana. especialmente quando fui retirar as crias mortas, claro que esperei que elas saíssem do ninho e evito ir lá espreitar

talvez um deles tenha morrido devido a isso.
penso que se as tivesse separado isto não se sucedesse...

de qq maneira agora ta tudo ok e tenho 6 lindas crias muito "activas" com cerca de 6 dias... e duas mães dedicadas.
A Natureza no seu esplendor máximo!!!

dentro de pouco tempo vou colocar umas fotos...

obrigado por tudo
Cristiano X.
MHZ
Membro Veterano

quinta mai 15, 2008 12:45 am

Não percebi bem se o ninho é no 1º andar. Se é assim, convinha passá-lo para baixo, as crias rastejam e podem cair.
O facto da mãe ter só 7 tetas, não invalida que não conseguisse alimentar a todas. Ela mesma se encarrega de as revezar.

Vá vigiando as crias. Quando mamam fica-lhes uma manchita branca, sinal que estão comendo. E seria conveniente pesá-las todos os dias para ter a certeza que estão a comer.
Boa sorte para a "pequenada".
Responder

Voltar para “Furão”