legalização do furão

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

pipiu
Membro
Registado: terça jun 22, 2004 9:05 pm

segunda abr 19, 2010 7:56 pm

Ok, tens razao David, falta-me aqui um codec qualquer, vou escrever sem acentos. aqui vai o testamento de novo:

Hello, a todos. Quero tentar esclarecer as minhas duvidas...

Supostamente, o furao manso agora eh parcialmente legal, basta regista-los no ICNB.

Segundo a lei 211/2009 passa a ser legal possuir qualquer animal listado no regulamento 338/97?? Mas a esses ja em 97 se abria excepcao para os nascidos em cativeiro...
Seja como for, isto refere-se ao CITES e nos (acho eu) nunca quisemos nada com o CITES... Ou consideram o furao manso como uma especie autoctone? Eu nao.

Na portaria 7/2010, fala-se de CITES novamente e de convencao de berna. A convencao de berna nunca foi justificacao para a ilegalidade dos furoes, porque fala em Mustela putorius putorius e nao em Mustela putorius furo.
A funcao desta portaria eh registar as pessoas que teem fauna ou flora protegida e selvagens. Eu nao me enquadro aqui, ou entao ou a fazer uma interpretacao legislativa completamente errada. Ajudem-me.
Porque obviamente que quero registar os meus furoezinhos e legaliza-los. Mas tambem quero compreender em que moldes o estarei a fazer.

Desde ja muito obrigada a quem se dispor a uma resposta.
DavidCascais
Membro Veterano
Registado: terça out 16, 2007 1:51 pm

segunda abr 19, 2010 8:05 pm

Em conversa que uma pessoa do ICNB referiu ser uma especie autoctone
Quanto a ter CITES não.
O ICNB por eles está tudo legalizado, pela AFN (lei da caça), não querem...no entanto com este registo e pagamento posterior não poderão tirá-los de si :wink:
<p><strong>Visita: http://legalizacaofurao.webs.com </strong></p>
<p><strong>-"Eles" t&ecirc;m a fama de apenas ser utilizados para a ca&ccedil;a,mas ser&aacute; que ir&atilde;o ficar sempre com essa fama?Espero bem que n&atilde;o!</strong></p>
<p><strong>-"Eles" continuam a sair do escuro,mas ainda nao podem ver livremente o ceu</strong></p>
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

segunda abr 19, 2010 11:15 pm

Vou tentar explicar-lhe mas não esqueçam que não sou advogada e que posso estar a interpretar alguma coisa, menos correctamente.
Existe o furão (Mustela putorius furo) e este não é uma espécie autóctone. E existe o seu antecessor, o toirão que é a espécie autóctone (Mustela putorius) e é da sua domesticação que aparece o furão.

O Mustela putorius furo é uma subespécie do Mustela putorius e as normas que proibiam o toirão, incluíam o furão por este ser uma subespécie; e o toirão, pela Convenção de Berna é uma espécie protegida, faz parte do anexo III da Convenção de Berna que foi regulamentada pelo D/L 316/89.

Esta portaria 7/2010 era a que faltava para regulamentar as espécies constantes no anexo III.
Se lerem o D/L 316/89 pelo artigo 5º lerão que pelo nº 1 que são proibidas, SALVO LICENÇA as espécies do Anexo III e no nº 2 traz uma ressalva pela qual a detenção destas espécies será regulamentada por uma portaria. E é essa portaria, a que saiu agora, a 7/2010 que além das espécies CITES, também regulamenta o furão.

E o furão não é uma espécie CITES.

O preço a pagar por cada pessoa, são 125€ independente do nº de furões que tenha. Posteriormente, se houver modificações, por exemplo se o dono resolver comprar mais furões ou ter uma ninhada com os seus, o averbamento do/dos novo/novos, custará 50€ (também independentemente se for um ou mais). Se algum destes furões que já foi registado, for doado ou vendido, o novo dono só terá de pagar 50€ pelo registo em seu nome.
Será necessário identificar o furão, ou por chip, tatuagem ou por uma fotografia caso este seja fácil de identificar, se por exemplo tiver alguma particularidade capaz de o ser distinguir de modo indiscutível, dos outros furões. Eu aconselho o chip.

Contudo, não esqueçam que continuam a ser proibidos pela Lei da Caça, assim que não arrisquem a levá-los a sítios duvidosos onde se possa pensar que estejam a ser usados na caça. E que mesmo em locais públicos, poderão vir a ter problemas...
DavidCascais
Membro Veterano

terça abr 20, 2010 9:23 am

MHZ mas por exemplo, está-se a passear num parque....não poderão dizer que foi-se para ali caçar com ele...não o poderão retirar tendo toda a documentação connosco, certo?!
<p><strong>-"Eles" t&ecirc;m a fama de apenas ser utilizados para a ca&ccedil;a,mas ser&aacute; que ir&atilde;o ficar sempre com essa fama?Espero bem que n&atilde;o!</strong></p>
<p><strong>-"Eles" continuam a sair do escuro,mas ainda nao podem ver livremente o ceu</strong></p>
MHZ
Membro Veterano

terça abr 20, 2010 10:33 am

David, o problema é que a Lei da Caça não destrinça os locais em que se pode ter um furão e aqueles em que se não pode...esta lei, proibe a sua detenção sem uma licença especial dada pela AFN. Assim, depende da interpretação e boa vontade da autoridade. Como já disse anteriormente, gostaria de ouvir a interpretação de um juiz, num caso destes...

Se alguém da arca, conhece algum juiz, podia perguntar-lhe a opinião sobre isto...como julgaria um caso semelhante, em que o dono pagou para poder ter o animal como animal de companhia e ele é depois apreendido, baseado na Lei da Caça?
pipiu
Membro
Registado: terça jun 22, 2004 9:05 pm

terça abr 20, 2010 6:36 pm

Obrigada pelos esclarecimentos. Vou regista-los sim.

O que nunca percebi foi o porque da proibicao inicial do furao por ser subespecie do toirao. Parece-me tao ilogico como se de repente proibissem a posse de caes (Canis lupus familiaris), por serem uma subespecie de lobo (Canis lupus), especie protegida.

Deste modo, pensava que a solucao para a ilegalidade dos furoes fosse resolvida de outra forma, regista-los no ICNB continua a parecer-me incoerente, como se os pais da minha Ichi tivessem sido apanhados do estado selvagem e "amansados", o que certamente nao aconteceu.

E ja agora, onde eh que posso ler a lei da cac,a?

Obrigada,
MHZ
Membro Veterano

terça abr 20, 2010 7:14 pm

Pode ler no site do M. da Agricultura, em "legislação".
rakuyo
Membro
Registado: sábado mar 03, 2007 8:53 pm

terça abr 20, 2010 10:03 pm

Alguém já conseguiu registar os seus furões?
Enviei 2 emails, aos quais não obtive resposta...nenhuma. Assim, de que me vale enviar a folha de registo....
Os meus pequenos já têm chip...enviei email, para saber se é necessário enviar os dados do chip para as entidades competentes, (pq a veterinária não enviou lg os dados para Lisboa...fiquei de lhe comunicar) ou se basta enviar para o ICNB. MHZ sabe se é necessário enviar os dados do chip para as entidades competentes,apesar de serem furões?
'A ferret is God's way of telling you NOTHING is childproof'
DavidCascais
Membro Veterano

terça abr 20, 2010 10:14 pm

É necessário é o nr do chip
MHZ
Membro Veterano

terça abr 20, 2010 11:03 pm

Como diz o David, o nº do chip tem de ser declarado pois é ele o elemento identificador.
Mas para que o chip tenha o efeito completo, por exemplo, caso ele se perca e quem o apanhe o queira levar a um veterinário para o devolver ao seu verdadeiro dono, se o chip não ficar registado na base de dados, de pouco adiantará te-lo colocado...

Penso que o ICNB neste momento, deve estar mais que atulhado de trabalho, com o registo das aves...
Menorca
Membro Júnior
Registado: sexta mar 06, 2009 1:37 pm

quinta abr 22, 2010 2:12 pm

Boa tarde,

Alguém sabe o contacto telefónico directo do ICNB?

Eu sei que está na internet, mas refiro-me ao contacto directo com as pessoas que nos podem esclarecer as duvidas sobre o registo dos nos nossos meninos...

Obg
MHZ
Membro Veterano

sexta abr 23, 2010 1:52 am

Terá mesmo de de ligar o nº que está no site e pedir para ligar com quem a informe sobre furões. Tenha as perguntas todas à mão.
Katrina
Membro Veterano
Registado: quarta ago 25, 2004 8:06 am
Localização: 2 Labradores (Anya, Foxy), Furão (Rufus), 6 ratazanas, 2 cornsnake, 1 ringneck...

sexta abr 23, 2010 11:35 am

Eu sinceramente ja me arrependi de ter enviado mail! O certo é que enviei mail, tem la os meus dados todos e ate agora nada de resposta, enviei os impressos tanto das cobras como do furão e perguntei se seria necessario mais alguma documento...até hoje estou ah espera!

:?

Nem o valor de registo sei! Ora falavam em 25€ agora já vai em 125€??
desculpem-me mas se for 125€ é um abuso de valor! Ora se eu para registar os meus cães tb pagasse mais do q o valor q dei por ele tb mandava o registo as favas!!! :?

Desculpem mas sinto-me desiludida com estas burocracias!!!
"Poder podia, mas n&atilde;o ia dar, quem &eacute; que martelava?&nbsp;&nbsp;Pum! Pum! Pum! Algu&eacute;m tem de marteeeeelaaaaar!"
DavidCascais
Membro Veterano

sexta abr 23, 2010 2:42 pm

Katrina para que e-mail enviaste?
Katrina
Membro Veterano
Registado: quarta ago 25, 2004 8:06 am
Localização: 2 Labradores (Anya, Foxy), Furão (Rufus), 6 ratazanas, 2 cornsnake, 1 ringneck...

sexta abr 23, 2010 3:06 pm

O mail que vem em cima no impresso a preencher.
"Poder podia, mas n&atilde;o ia dar, quem &eacute; que martelava?&nbsp;&nbsp;Pum! Pum! Pum! Algu&eacute;m tem de marteeeeelaaaaar!"
Responder

Voltar para “Furão”