legalização do furão

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

FuroesPT
Registado: quinta abr 17, 2008 1:44 pm

segunda mai 10, 2010 10:11 am

MHZ Escreveu:Infelizmente está errado...O Ministério da Agricultura, não distingue os furões da caça dos furões animais de companhia...como a Lei da caça diz que é proibido o transporte de furões sem autorização deles, para eles é tudo igual...
Ainda temos esta luta pela frente...
estou a ver... então vale a pena legalizar o furão pelo ICNB? mesmo com isto tudo pela frente?
1 abraço
DavidCascais
Membro Veterano
Registado: terça out 16, 2007 1:51 pm

segunda mai 10, 2010 10:15 am

É sempre menos uma lei contra a posse de furões :wink:
<p><strong>Visita: http://legalizacaofurao.webs.com </strong></p>
<p><strong>-"Eles" t&ecirc;m a fama de apenas ser utilizados para a ca&ccedil;a,mas ser&aacute; que ir&atilde;o ficar sempre com essa fama?Espero bem que n&atilde;o!</strong></p>
<p><strong>-"Eles" continuam a sair do escuro,mas ainda nao podem ver livremente o ceu</strong></p>
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

segunda mai 10, 2010 10:44 am

FuroesPT Escreveu: estou a ver... então vale a pena legalizar o furão pelo ICNB? mesmo com isto tudo pela frente?
1 abraço
Como lhe disse o David, será menos uma multa que lhe podem aplicar. E so o tiver registado e pago, como já tenho dito uns tópicos atrás, gostaria de saber que atitude tomaria um juiz - caso as AF lho apreendesse ou multasse - perante uma situação destas...
DavidCascais
Membro Veterano

segunda mai 10, 2010 12:06 pm

Falei com uma pessoa de direito e disse-me que não o poderiam retirar, visto que se está a pagar o seu registo, mas para não ir para locais onde pudessem simular que estava a caçar
<p><strong>-"Eles" t&ecirc;m a fama de apenas ser utilizados para a ca&ccedil;a,mas ser&aacute; que ir&atilde;o ficar sempre com essa fama?Espero bem que n&atilde;o!</strong></p>
<p><strong>-"Eles" continuam a sair do escuro,mas ainda nao podem ver livremente o ceu</strong></p>
MHZ
Membro Veterano

segunda mai 10, 2010 12:55 pm

Em quase toda a Europa, é proibida a caça com furão e no entanto, são permitidos como animais de companhia. Só cá é que ainda não pensam assim...
DavidCascais
Membro Veterano

segunda mai 10, 2010 1:08 pm

É verdade
Menorca
Membro Júnior
Registado: sexta mar 06, 2009 1:37 pm

quarta mai 12, 2010 2:44 pm

olá boa tarde,

Hoje consegui falar com o ICNB relativamente aos nossos bixinhos...
Bom o que me disseram foi o mesmo que está pelo fórum explicado sendo que existe um dado novo...

Parece que efectivamente temos de liquidar o valor de 125€ para o registo do animal.. preenchemos o documento e andamos com um comprovativo do envio sempre acompanhado com o animal, no caso de existir alguma eventualidade...
Isto porque segundo me disseram primeiro fazemos o pedido e só uns bons meses depois somos contactados para liquidação da verba em causa...

Algo que não me pareceu também muito correcto (e que foi uma novidade para mim) é que todos os anos existe uma actualização da dita licença de posse do animal.. Ou seja (ainda não está definido quanto) temos de pagar todos os anos a actualização da licença...

Em bom português, para mim continua a pagar o justo pelo pecador...
Quando queremos formalizar as coisas e queremos tudo certinhos somos gravemente penalizados por isso...

Actualização anual? Por favor!!!
Vão roubar outro (perdoem-me a expressão)...

Mesmo assim não garantem nada...
Não sabem o que pode acontecer no caso de serem "apanhados" no aeroporto e não dão garantem qualquer tipo de protecção!!!

Mal por mal, até a lei da caça estar esclarecida eu vou manter-me na mesma... Não pago nada se não me garantem nada também...

Assim como assim tenho-o de manter em casa...

É apenas a minha opinião :?
DeepSnoozer
Registado: segunda jun 27, 2005 11:42 pm

quinta mai 13, 2010 1:16 am

Menorca Escreveu:olá boa tarde,

Hoje consegui falar com o ICNB relativamente aos nossos bixinhos...
Bom o que me disseram foi o mesmo que está pelo fórum explicado sendo que existe um dado novo...

Parece que efectivamente temos de liquidar o valor de 125€ para o registo do animal.. preenchemos o documento e andamos com um comprovativo do envio sempre acompanhado com o animal, no caso de existir alguma eventualidade...
Isto porque segundo me disseram primeiro fazemos o pedido e só uns bons meses depois somos contactados para liquidação da verba em causa...

Algo que não me pareceu também muito correcto (e que foi uma novidade para mim) é que todos os anos existe uma actualização da dita licença de posse do animal.. Ou seja (ainda não está definido quanto) temos de pagar todos os anos a actualização da licença...

Em bom português, para mim continua a pagar o justo pelo pecador...
Quando queremos formalizar as coisas e queremos tudo certinhos somos gravemente penalizados por isso...

Actualização anual? Por favor!!!
Vão roubar outro (perdoem-me a expressão)...

Mesmo assim não garantem nada...
Não sabem o que pode acontecer no caso de serem "apanhados" no aeroporto e não dão garantem qualquer tipo de protecção!!!

Mal por mal, até a lei da caça estar esclarecida eu vou manter-me na mesma... Não pago nada se não me garantem nada também...

Assim como assim tenho-o de manter em casa...

É apenas a minha opinião :?
pois.. para não garantirem nada eu tambem faço uma lei que para mim está tudo bem ter 1 furão, pagam-me, e se por acaso voces forem apanhados eu fico com a guita e voces sem os furões...

enfim... País da treta lol
MHZ
Membro Veterano

quinta mai 13, 2010 2:22 am

Estou de acordo que é um valor exagerado mas algo é algo...e isto é um começo e sempre é melhor que nada. Um passo de cada vez e acabaremos por chegar à meta :wink:

Uma das minhas grandes preocupações, é que aconteça com eles o mesmo que com os cães e gatos. Aliás, na restante Europa, infelizmente já há várias casas de abrigo para eles, pois muitos donos, abandonam os pobres bichitos quando estes adoecem e vêm que os tratamentos ficam caros, outros porque se aborrecem, ou porque os furis ficam mais velhotes e dormem mais e brincam menos, outros porque os donos casam, vêm os meninos e não há tempo para os furanitos, etc.etc.

Um meio de travar a compra por impulso e abandoná-los mais facilmente, e travar a venda clandestina (sobretudo por parte de criadores/caçadores e como sabem, muitos têm-nos mal tratados) poderá ser fazendo-os um "animal caro"...
Menorca
Membro Júnior
Registado: sexta mar 06, 2009 1:37 pm

quinta mai 13, 2010 3:22 pm

Boa tarde,
MHZ, entendo o que diz relativamente ao abandono de animais...
Mais especificamente a furões... Mas isso na minha opinião não justifica nada disto, até porque conheço outra realidade...
Como sabe vim de Barcelona com o Mike (onde se encontra registado) e sei perfeitamente como se processam as coisas por lá!!
Os animais são comprados e já trazem Microchip. No acto da compra és de imediato obrigada a identificares-te e na primeira vez que vais ao veterinário, perguntam de imediato se o animal está registado...
ou seja se houver ligação entre estas 3 entidades com certeza os animais vão começar a ser mais bem tratados e muito pouco abandonados pelos donos (pois estes estão identificados).
Relativamente a caçadores, o mesmo acontece… Se os utilizarem indevidamente são facilmente identificados!

Por experiencia própria garanto que os furões de granja (não sei como aqui se chamam) são bem diferentes do que aqueles em estado “selvagem”e duvido que tenham “ganas” de atacar coelhinhos.

Eu não desprezo a luta já exercida, bem pelo contrário.
O facto de não aceitar tudo isto é apenas pela contradição e falta de informação que constantemente somos vitimas.
É o mesmo que ir ao médico e ele mandar tomar uma medicação, mas salientar que não garante que faça algum efeito...
MHZ
Membro Veterano

quinta mai 13, 2010 11:17 pm

Mas infelizmente em Espanha, já há furanitos abandonados... e de tal modo que se formou uma associação de protecção.
Cada país, tem as suas próprias normas. Por ex. na Suiça, paga-se uma taxa de x em x anos.

Agora sobre os furões animais de companhia, não terem gana de atacar os coelhitos, já é outra história. :D O instinto está lá...se são habituados desde pequenos a lidar com coelhos e cobaias, poderá ser mais fácil o relacionamento. Conheço alguns casos. Mas também conheço os outros...ainda há pouco tempo, uma dona deixou a gaiola das cobaias mal fechada e quando chegou a casa tinha um grande desgosto à espera...a maioria das veze, não os comem, limitam-se a matá-los ou a brincar com eles até que morrem...

Acredito que estes valores serão transitórios. Mas acho agora mais importante, debruçarmo-nos sobre a legalização total deles. Um passo de cada vez... :wink:
Miclas
Membro
Registado: quinta mai 28, 2009 8:42 am

quinta jun 03, 2010 6:31 pm

MHZ Escreveu:Mas infelizmente em Espanha, já há furanitos abandonados... e de tal modo que se formou uma associação de protecção.
Cada país, tem as suas próprias normas. Por ex. na Suiça, paga-se uma taxa de x em x anos.

Agora sobre os furões animais de companhia, não terem gana de atacar os coelhitos, já é outra história. :D O instinto está lá...se são habituados desde pequenos a lidar com coelhos e cobaias, poderá ser mais fácil o relacionamento. Conheço alguns casos. Mas também conheço os outros...ainda há pouco tempo, uma dona deixou a gaiola das cobaias mal fechada e quando chegou a casa tinha um grande desgosto à espera...a maioria das veze, não os comem, limitam-se a matá-los ou a brincar com eles até que morrem...

Acredito que estes valores serão transitórios. Mas acho agora mais importante, debruçarmo-nos sobre a legalização total deles. Um passo de cada vez... :wink:

Que treta. Aqui em Portugal queremos ter um furão e não podemos ter e os esponhois podem e abandonam-os lol
rakuyo
Membro
Registado: sábado mar 03, 2007 8:53 pm

sexta jun 11, 2010 10:36 am

Visto os últimos posts...pergunto a quem costuma estar no fórum...alguém já fez o registo?

Ando num impasse...e agora não sei se o prazo já acabou, como se encontra a situação....etc. Apesar dos 125€ agora, e de não saber qual o valor de taxas posteriores...queria mesmo andar com eles pela rua, pelo menos com alguma segurança. Até agora têm estado sempre em casa :(.
'A ferret is God's way of telling you NOTHING is childproof'
geckomorphs
Membro Veterano
Registado: sexta mai 22, 2009 12:24 pm

terça jun 15, 2010 1:46 pm

Para resolver este assunto é necessário saber qual o órgão responsável sobre a legislação da manutenção dos animais como animais de companhia, isto será o primeiro passo.
Segundo passo, saber se órgão é competente ou não para legislar sobre a matéria em questão é claro que para isso é necessário recorrer a interpretação dos princípios constitucionais.
E finalmente, depois de conjugar os dois primeiros passos é que se consegue sabes quem tem a razão do seu lado, e se saberá se vale a pena ou não legalizar os animais.

Chamo atenção para o do facto do ICN dizer que não é garantido que não terão problemas se forem abordados na rua, isto o porque ICN não tem qualquer poder fase um decreto lei de um ministério. E como é sabido há o ministério da agricultura que diz que a manutenção de furões é ilegal e por isso aconselho a não arriscar sem se ter certezas, porque podem ter alguma surpresa desagradável...
Mollyone
Membro
Registado: quinta nov 29, 2007 7:14 pm

segunda jun 21, 2010 12:37 pm

Já alguem tentou contactar a União europeia sobre a legislação? Formalmente quero eu dizer.
Responder

Voltar para “Furão”