Qual o melhor litter para os furões?

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

Responder
rubbi
Membro Veterano
Mensagens: 297
Registado: terça set 02, 2003 7:28 pm
Localização: cão, gato, chinchila e furões

quinta dez 11, 2003 12:47 am

Boa noite,

Será que poderiam esclarecer-me o que é mais eficaz para forrar a gaiola dos furões :oops:.
Em forma de aparas (como as que se usam para os roedores) ou como vi outro dia que pareciam uns rolinhos de pinho :?:

Beijinhos

rubbi
MHZ
Membro Veterano
Mensagens: 3158
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm
Localização: Um furão

quinta dez 11, 2003 2:05 am

Olá Rubbi:

Até cerca dos 8 meses nunca usei nada. Lavava todos os dias a bacia das necessidades e como ele tem uma cama que mandei fazer, tipo rede que segura às grades com fitas e portanto fica no ar,(aliás, coloquei 2 redes, uma em cima da outra) no resto do chão da gaiola não ponho nada.Também, ele só fica preso se não está ninguém em casa. Agora, como já reparei que ele não é de engolir tudo, forro a bacia com areia grossa de gatos (perfumada), mas o chão da gaiola acho que não vale a pena forrar. Lavo-a todas as semanas e à cama também, por causa do cheiro.
E agora no inverno como eles são friorentos e apesar de uma das camas-rede ser tapada, ainda uso um cobertor pequenino.
Não esquecer que há que cortar-lhes as unhas uma vez por mês.Com cuidado para não cortar a veia. É sempre uma luta; nem sei quem fica mais cansado, se ele se eu.
MHZ
zooexotico
Membro Veterano
Mensagens: 392
Registado: segunda mar 11, 2002 12:42 pm
Localização: Tudo o que se possa imaginar...
Contacto:

quinta dez 11, 2003 12:02 pm

Eu uso Top Fresh. (tipo granulado de aparas de madeira)
Barbie
Membro Veterano
Mensagens: 289
Registado: sábado mar 23, 2002 11:53 pm
Localização: Joana, NIna,Ricky,Paixão
,Luigi;Ramella;Pi,Pedro Lua,Mia,Igor,Ines,
Caldo,Canja,Saruxska,
Andreia

sexta dez 12, 2003 12:11 am

Última edição por Barbie em quinta mar 09, 2006 11:00 am, editado 1 vez no total.
rubbi
Membro Veterano
Mensagens: 297
Registado: terça set 02, 2003 7:28 pm
Localização: cão, gato, chinchila e furões

sexta dez 12, 2003 12:57 am

Boa noite,

Obrigada pelas vossas opiniões :D
Tenho usado( eu não, a Mina ;) ) aquela areia para gatos mas confesso que tenho medo por causa do pó, pode ser que tenha escolhido mal a marca... :oops:
Acho que vou comprar-lhe esse granulado, mas como escolher um bom?
Pode ser de pinho ou tem que ser de outra madeira em especial?
Vi num site americano um que era de papel reciclado prensado, até já pensei mandar buscar :o

Beijinhos

rubbi
MHZ
Membro Veterano
Mensagens: 3158
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm
Localização: Um furão

sexta dez 12, 2003 2:17 am

Tudo depende sempre das condições da gaiola,se tem fundo ou se é aberto se é pequena e do tempo que ele está fechado. E também da tendência para alergias que o furão terá. Mas agora enquanto ele não curar a infecção, os cuidados terão de ser maiores, já que quanto menos roçar em superfícies que o possam agredir ou ficarem pegadas (areia fina, por exemplo) mais depressa cicatrizará.

Este é um site que me serviu para tirar muitas dúvidas:

http://www.hurones.com.mx/faq/cap3.htm

Espero que ajude.
E quanto à infecção, já está melhor?
Boa noite
MHZ
rubbi
Membro Veterano
Mensagens: 297
Registado: terça set 02, 2003 7:28 pm
Localização: cão, gato, chinchila e furões

sexta dez 12, 2003 1:08 pm

Olá MHZ,

Obrigada pela preocupação com a minha Mina :D
Ela já não se coça no sítio, come bem e tem andado muito bem disposta :p. Também encontrei algumas informações neste site:
http://www.rud.dk/ferrets/faqhtml/part4.html#hair_loss
Também põem a possibilidade de alergia a comer, detergentes ou produtos de limpeza...
Tenho ando a observá-la a ver se há alterações. Na 2ª feira vou outra vez ao vet para levar o reforço da vacina contra a esgana. Acho que vou pedir para fazerem-lhe análises.
Quanto à gaiola, tem +/- 90 cm de comprimento, uns 55 altura e outros 55 de largura. Ela só está praticamente dentro da gaiola quando está a dormir. Procuro solta-la o mais tempo possível "esticar" um pouco as patinhas :p

beijinhos

rubbi
MHZ
Membro Veterano
Mensagens: 3158
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm
Localização: Um furão

sexta dez 12, 2003 3:57 pm

Viva Rubbi:
Ainda bem que a Mina está a melhorar. É sempre uma preocupação quando adoecem, sobretudo por ainda haver poucos vets conhecedores deste bichinho, pelo menos aqui no Norte.
Obrigada pelo site. Já foi para os meus favoritos, caso algum dia venha a precisar. Espero que não, mas atrevidos como são, nunca se sabe. Ontem, o meu, resolveu ir dar um passeio pelas escadas do prédio. Apanhou a porta da rua aberta e resolveu ir conhecer mundo. Veio a vizinha entregar-mo. Sorte ele não ter caído pelo buraco do corrimão. Era um trambolhão de 5 andares. Lembra-me quando os meus filhos eram pequenos e eu fechava a porta da rua à chave, com medo de eles se aventurarem...Com estes pequeninos todo o cuidado é pouco. Um dos cuidados que tenho é com o armário dos produtos de limpeza, pois como são xeretas e curiosos, tenho medo que se lembrem de lamber os frascos.
A gaiola do meu tem as mesmas medidas e eu só coloquei areia grossa perfumada (não é bem areia, é transparente) na caixa sanitária. Como anda sempre cá fora, não vi utilidade em pôr no resto do chão, sempre era menos uma despesa. Mas o Top Fresh era capaz de ser uma boa opcção.
Um abraço
MHZ
Moya
Membro Veterano
Mensagens: 1426
Registado: sexta ago 02, 2002 10:48 am
Localização: Muitos :)
Contacto:

segunda dez 15, 2003 1:16 pm

Viva Rubbi,
Não sei se ainda vou a tempo... Mas o reforço da vacina é passado 2 meses, ou pelo menos é assim o método de vacinação que conheço... Pelas minhas contas ainda não tens o teu há tanto tempo, pois não?
Inicilmente a vet também me disse 1 mês, mas depois informou-se melhor e confirmou que era 2 meses. E ainda outro dia o Dr. Rui Patricio confirmou-me o mesmo.
Um beijinho,
Rita
rubbi
Membro Veterano
Mensagens: 297
Registado: terça set 02, 2003 7:28 pm
Localização: cão, gato, chinchila e furões

segunda dez 15, 2003 5:43 pm

Olá Rita,

Obrigada pelo pela informação do reforço da vacina, mas já tinha saído de casa, por isso infelizmente foi tarde... :oops:
Aproveito para dizer a todos que se interessaram pela saúde da minha bichinha, que ela está óptima :p .
Já não tem qualquer vestígio de infecção e o pêlo já está a crescer naquela zona.
Pelos vistos foi mesmo dos ambientadores eléctricos que estavam ao seu alcance.
Ainda bem que não foi nada de muito grave :D.
A veterinária contou-me que tratou de um furãozinho que também estava com uma irritação( um pouco mais avançada) e a causa foi uma especiaria qualquer que caiu por acidente no chão e o bichinho esfregou-se em cima :?
Mais uma coisa para ter cuidado.
Em relação ao litter, já comprei o Top Fresh.

beijinhos

rubbi
Responder

Voltar para “Furão”