Página 1 de 1
Truques para salvar as nossas mãos de umas boas mordidas
Enviado: domingo dez 14, 2003 12:00 pm
por MHZ
Os furões brincam, mordendo, quer uns com os outros, quer no acasalamento. Faz também parte do seu instinto de caçador devendo ser educados por nós a não o fazerem, de contrário seguirão sempre mordendo.
Tirei os ensinamentos que abaixo exponho, da net, de um club que se entreajuda.
Apliquei alguns destes truques no meu e agora é super meigo. Mesmo na brincadeira, quando percebe que são as minhas mãos, pára logo e nunca morde, nem nos pés, mas demorou meses, portanto, tenham paciência e não desesperem. Eles, tal como os humanos, têm comportamentos distintos de furão para furão, e o que é preciso é apanhar o melhor modo de lidar com o nosso e não esquecer que ele é inteligente, manhoso e muito teimoso.
-Dar um golpe rápido e suave no nariz e dizer-lhe que NÃOOOO!!!!!
-Introduzir-lhe um dedo na boca até que lhe dêem náuseas, mas só um instante.
-Apertar-lhe a mandíbula até que solte a mão.
-Comprar um spray que se chama Bitter Apple e que se aplica nas nossas mãos e pés ou nos locais em que não queremos que eles mordam, por exemplo os vasos de plantas. Dá-lhes mau sabor
-Pegar-lhes pela pele do pescoço (como fazem as mães) e abaná-lo um pouco ou arrastá-lo pelo chão e dizer-lhe que NÃOOOO!!!!!
-Dar uma palmada nos seu quartos trazeiros
-Fazer um ruído forte que o deixe desconcentrado como por exemplo "SSSSSHHHHH¡¡¡¡¡¡"
-Tapar-lhes o nariz para que abram a boca para respirar
-Soprar-lhes na cara. Não gostam mesmo nada.
-Pegar-lhes quando dormem para se irem habituando a nós.
-Premiá-los sempre que nos obedeçam e assim também os habituamos a que as nossas mãos lhes dão coisas boas.
Nunca devemos sacudi-los das nossas mãos,quando mordem, porque não abrirão a boca e podem fazer-nos feridas maiores.
Os castigos devem ser aplicados na hora, porque depois eles não entendem.
Espero que ajude. Com a gripe ,as urgências dos hospitais têm andado cheias...
MHZ
Enviado: segunda dez 15, 2003 11:04 am
por scar_raf
ola MHZ,
fantastico, a mim vai ajudar-me muito de certeza...
o rosca ja n me morde ha 4 dias, e sinto-me capaz de dar uma festa. tenho ha pouco mais de uma semana e notam-se bastantes progressos.... apesar deles, c as tuas dicas, ser bastante mais facil!!! Gracias!
Enviado: segunda dez 15, 2003 12:57 pm
por Moya
Olá a todos:
Há uns tempos li num site qualquer coisa como: "o que o nariz deles gostar, eles vão provar com os dentes"... A criadora até dizia que desde que tem furões mudou certos hábitos, como andar sempre com as mãos muito limpas e que grande parte do "lixo" se transforma em brinquedos... Como a entendo!

Um truque muito simples é o alcool... Tira qualquer cheiro das mãos e os furões não gostam

Basta passar as mãos antes de pegar nas mascotas.

Um abraço,
Rita
Enviado: domingo jan 11, 2004 3:11 pm
por scar_raf
ola a todos,
rita: que engraçado, nunca me tinha ocorrido...
o rosca ja n me morde, esta muito melhor, mas sempre que acabo de jantar/almoçar ou cozinhar, depois de dar umas lambidelas tenta sempre trincar!!!
e se mexo em carne, ui, ai é que morde e n larga...
vou experimentar o alcool, deve funcionar mesmo!
obrigada
Enviado: segunda jan 12, 2004 11:21 am
por patuxas
OLá Scar_Raf!!
O Max está um amor, já não morde, só dá umas dentadinhas quando está na brincadeira e pelo que já li aqui no forum penso que é normal. Parece que eles quando brincam uns com os outros é as dentadinhas...
O meu também acontece o mesmo, mas não morde apenas me lambe as mãos todas. Valeu a pena o esforço de adaptação que ambos (eu e o Max) tivemos. Espero que com o passar do tempo ainda fique mais carinhoso.

Também não sei se tanta meiguisse não se deva ao facto de ele neste momento estar muito carente!!!! Mas espero que não. É que ele esta com vontade de arranjar uma "menina"!!!!!
Patrícia
Enviado: segunda jan 12, 2004 1:20 pm
por MHZ
Óptimo. Vais ver que com o tempo ainda vai ficar mais meiguinho. Mas mesmo na brincadeira, quando morder continua a dizer-lhe NÃO! para ele perceber. O meu já nem na brincadeira me morde, mas com o Rosca, fartou-se de lhe morder, mas era de alegria por ver um semelhante.
MHZ
Enviado: segunda jan 12, 2004 2:18 pm
por patuxas
Tenho muita curiosodade em ver o Max com outro furão, mas até agora não houve oportunidade. Talvez mais tarde consiga proporcionar-lhe um encontro com outros amiginhos....
Enviado: segunda jan 19, 2004 10:51 pm
por ines_faria
Informação acerca da utilização dos truques para a Nina não morder:
-Dar um golpe rápido e suave no nariz e dizer-lhe que NÃOOOO!!!!! - Não resulta...
-Introduzir-lhe um dedo na boca até que lhe dêem náuseas, mas só um instante. - Helena, sua brincalhona... como se eu me atrevesse!
-Apertar-lhe a mandíbula até que solte a mão. - Não resulta...
-Comprar um spray que se chama Bitter Apple e que se aplica nas nossas mãos e pés ou nos locais em que não queremos que eles mordam, por exemplo os vasos de plantas. Dá-lhes mau sabor - Não sei onde se compra o Bitter Apple, mas informo que o álcool e a acetona não resultam...
-Pegar-lhes pela pele do pescoço (como fazem as mães) e abaná-lo um pouco ou arrastá-lo pelo chão e dizer-lhe que NÃOOOO!!!!! - Não resulta...
-Dar uma palmada nos seu quartos trazeiros - não resulta e ainda a deixa pior...
-Fazer um ruído forte que o deixe desconcentrado como por exemplo "SSSSSHHHHH¡¡¡¡¡¡" - Não resulta...
-Tapar-lhes o nariz para que abram a boca para respirar. - Não resulta, ela respira pelos lados da boca...
-Soprar-lhes na cara. Não gostam mesmo nada. - Não resulta...
-Pegar-lhes quando dormem para se irem habituando a nós. - Ela acorda sempre que me ouve, por isso tb não resulta...
-Premiá-los sempre que nos obedeçam e assim também os habituamos a que as nossas mãos lhes dão coisas boas.- Como ela não obedece, não pode levar prémios... seja como for, para já, não tenciono aproximar a minha tenra mãozinha daqueles afiados dentes...
Ok, então, tirando a tal paciência e o período de adaptação (são quantos meses?

), alguém tem mais algum truque na manga? Ela está difícil, e muitas vezes fico angustiada. Mas também já aprendi uma coisa:
Com tantos furos nas mãos, já sei porque é que se chamam furões...

Enviado: segunda jan 19, 2004 11:49 pm
por MHZ
Inês, não desanime. Ainda tem a Nina há pouco tempo. Se reparar no que dizem, aqui no tópico, quem tem um furão novo ainda vai apanhando algumas mordidelas. Eo meu, que agora é muito meiguinho, demorou um tempo largo (meses) até deixar de morder. Quando eu apanhava uma mordida do meu, aproveitava essa altura e abria-lhe a boca e deixava-o assim um bocadinho, para ele ver que fez mal.Ele tem que perceber que a acção de morder, tem uma reacção desagradável. E tem que ser perseverante Usei esses truques quase todos e lá foram resultando, mas tive de dar tempo ao tempo. Foram meses até ele deixar de morder por completo. Habituei-me a pegar nele de lado de modo que o focinho não pudesse chegar às mãos e brincava muito com ele, com toalhas e com as mangas do meu robe. Ele agarrava-se a elas e ficava mesmo pendurado e eu andava com ele à roda na brincadeira. O robe era bem grosso e protegia-me as mãos. Com o tempo foi-se habituando e agora quando percebe que são as minhas mãos, pára logo.
E com os pés também era uma borga. Mas tem que pegar nele sem medo.Cada furão tem o seu geito próprio. A Nina trepa por si acima, o meu, nem pensar, cai logo para trás. O meu é eléctrico, o Rosca da Scar Raf é sossegadinho, fica quietinho no colo. O Opale só se o Acten, o cão do meu filho cá estiver(é um rottwailer). Aí consigo pegá-lo ao colo por muito tempo.
A Patuxas já não se queixa tanto, mas também desesperou. E ainda não está OK. Experimente colocar um cereal, estilo "Fibre" que são compridinhos, tipo esparguette, no chão. Se ele comer vá-o habituando a dar à mão (como são compridinhos pode pegar numa pontinha). Ele assim vai-se acostumando a si. O meu adora estes cereais e quando estamos na cozinha, põe-se logo de pé nas patinhas trazeiras, a pedir. Eles são espertos e percebem quando fazem asneira.
Tenho ideia que algumas companhias de seguros seguram as mãos dos artistas

...
MHZ
Enviado: terça jan 20, 2004 1:09 am
por Moya
Oi!
Realmente sinto-me uma previligiada...Os meus miudos nunca morderam assim... Mas é mesmo uma questão de habito... Eles habituam-se... Mesmo a Buffy quando veio era meia arisca... De vez em quando ainda "bufa" (daí o seu nome)... Mas não me mordem a mim... Agora a estranhos, depende... A Buffy é mesmo furão de guarda e ataca desconhecidos... O Godot e a Kena vêm curiosos ver o que se passa... A princesa Bianca quer é festas... Venham de onde vierem.

Um abraço,
Rita
Enviado: terça jan 20, 2004 1:43 pm
por patuxas
Olá a todos....
Inês é mesmo uma questão de paciência, vais ver que daqui a um tempo, sem dares conta vias dizer - "e ela já não morde!!!!". Foi assim com o Max, começou a deixar que lhe pegasse ao colo sem morder, apesar de ele não gostar de colo, gosta é de estar no chão à sua vontade. Olha uma das formas que eu arranjei para lhe pegar para não ser mordida era pelo pescoço. Parece violênto mas acredita que é eficaz. Agarras-lhe no pescoço por cima e depois de lhe pegares apoias com a outra para não ficar pendurada. Desta forma não te consegue morder.
Em relação a esse spray já o vi a venda na loja de animais do C.C. Caiscaishopping, assim como shampoo e perfumes para eles, mas nunca experimentei. Lá também têm comida e alguns acessórios.
Há uma outra loja também junto ao cascaishopping que é a Megapet, que também têm comida, casinhas, acessorios e as tais camas de dormir suspensas foi lá que comprei a minha.
Muita paciência Inês, vais ver que ela vai ficar um amor, pois até dizem que as femeas são muito mais meigas que os machos....
Patrícia.
Enviado: terça jan 20, 2004 6:06 pm
por ines_faria
Obrigada pelo encorajamento. Sabem, eu nunca tive nenhum animal que me mordesse, acho que esse é que é o problema: não estou habituada. Nunca nehum cão, gato, hamster ou porquinho da índia me mordeu ou arranhou. Mas agora tenho um agrafador peludo cá em casa

.
Ela é muito gira, mas ainda é preciso muito tempo. Pelo que o criador me disse, ela só lhe deixou de morder há um mês (portanto quando tinha 4 meses), e agora, com estas mudanças todas, incluindo a falta da mãe, é muito natural que ela esteja a "experimentar".
Ela parece gostar mais de andar no chão do que ao colo, mas isso também eu, quando era pequena. Afinal, há tanta coisa para explorar...
Hoje recebi uma caminha e um shampoo que tinha mandado vir, mas sou capaz de ir dar um passeio a Cascais no fim de semana, e ir a essa loja. Se o Bitter Apple funcionar mesmo...

...
Enviado: quarta jan 21, 2004 3:29 pm
por Rita_kikas
Que tal pô-la na gaiola quando ela morder, para perceber que fez asneira.
Boa sorte, Rita
Enviado: quarta jan 21, 2004 9:06 pm
por rubbi
Olá a todos
Patuxas: Resolvi aparecer hoje na tal loja, a Megapet, mas devo ter tido azar com o funcionário que me atendeu, só soube indicar-me o comer e não sabia de mais nada que pudesse haver na loja para furões
A do Caiscaishopping fica em que andar, ou ao pé de que loja, sabes? Acreditas que não a encontrei? Ia com esperança de comprar algumas coisitas. Devo andar meia na lua
Vi as fotos do teu Max, é lindo. Passava muito bem por irmão da Mina :p .
São super parecidos
rubbi
Enviado: quinta jan 22, 2004 9:50 pm
por patuxas
OLá Rubbi!!!
A loja fica no r/c, mas fica numa das saídas ou entradas conforme a situação do shopping, o nome da loja é 4patas e fica na saída junto à loja de perfumes "perfumes&companhia" se não me engano, mas se tiveres duvidas, pergunta a um dos segurança, qualquer um te indica. Uma das senhoras que trabalha na loja também tem uma furona, descubri quando lá fui....
Patrícia