Vou ter um furão - ajudam-me?

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

ines_faria
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 9:57 pm

segunda jan 12, 2004 11:39 pm

Olá a todos!
Antes de ir buscar a minha cria de furão no domingo, gostava que me dessem umas indicações, se possível.
Já li muita coisa sobre eles, e sei que eventualmente terei de esterilizar a bichita, que está agora com 5 meses.
Aí vão as perguntas:
1 - Quanto custa esterilizar? Não tenho problema em pagar o que for pedido, mas gostava de ter uma ideia.
2 - Onde comprar as redes de dormir? Podem indicar alguns sites de países da UE? É que muitos dos sites que vi eram americanos e só enviavam para os EU...

E já agora, algum conselho/sugestão? Obrigada desde já.
Inês
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

terça jan 13, 2004 4:09 am

Bem vinda à comunidade furónica:

1ª Regra nesta cumunidade: assinar a petição para a sua legalização.
Já assinou?
2ª Regra: pedir aos amigos e familiares que também assinem.
Já pediu?
Óptimo, então vamos lá às perguntas:

Parece-me que a castração anda entre os 125€ a 170€, mas o Puga aqui da arca castrou os dele há pouco tempo. Como ele não vem muito ao forum, pode mandar-lhe um pm a perguntar.
Eu fiz dois sacos cama na costureira. Posteriormente fui lá fora e comprei redes, etc, mas que são fáceis de fazer cá. Se quiser posso mandar fotos das caminhas por email. Já tentei comprar na internet, mas era complicado, pois só vendiam para os EU.
Experimente este que é inglês:
http://www.ferretworld.co.uk/system/index.html
ou este francês:
http://www.wanimo.com/wanimo/wanifure.nsf
Também depende da gaiola. S e for baixa e comprida, os sacos cama têm a vantagem de fazerem mais um andar. A minha gaiola é baixa, tem cerca de 45 cm de altura e com um saco cama e uma rede por cima fiz mais 2 andares. Pus-lhe a casa de banho e a sala de jantar em baixo e o quarto em cima. O´último andar como é só uma rede é o terraço para o Verão.O saco cama no Inverno é mais quentinho e mesmoa assim ainda tem uma toalha a fazer de cobertor. Convêm que durmam às escuras e eles gostam dos buraquinhos para dormir, como por ex. detrás das cortinas, ou debaixo dos sofás. Uma caixa plástica forrada, também faz uma cama engraçada. Um simples saco de compras é um divertimento para eles. Quando chego a casa com sacos e me descuido, quando dou por ela tenho lá um inquilino a cheirar tudo, isto quando não marca território na altura do cio...
Dê uma vista de olhos aqui no forum e também nos exóticos que encontra muitas ideias e ajudas.
Lave-a de 15 em 15 dias e convém usar shampoo próprio porque atenua as comichões. Não convém lavagens muito frequentes.
Eduque-a enquanto é pequenina. São inteligentes e percebem bem quando fazem algo que o dono não gosta.
Vá perguntando que vamos nos entreajudando.
Felicidades.

MHZ
scar_raf
Membro Veterano
Registado: segunda set 29, 2003 6:13 pm
Contacto:

terça jan 13, 2004 11:54 am

olá ines!
parabens pela opçao! :)

ja assinou a petiçao?
:p

tambem adquiri recentemente um amiguito, e de facto as melhores pessoas para a aconselhar serao a MHZ e a moya, no entanto... :oops: deixo aqui as minhas dicas tambem...

nao sei de onde é, mas ao que parece o zooexotico tem bastantes artigos para eles... é uma questao de averiguar!

o Rosca tem uma rede que me foi oferecida quando o comprei pelo vendedor, mas a caminha do Opale da MHZ está mesmo gira e n é dificil de fazer!

ao principio gastei um dinheirao a comprar brinquedos para ele, mas depressa me apercebi que o mais barato é o que gosta mais: adora bolas de papel, lenços de papel, papel higiénico e sacos de plástico. caixotes nem se fala...

tente utilizar shampoo proprio, mas se n encontrar (é dificil) o de gato tambem serve. nao o tente perfumar, pois so acentuará o cheiro... além de lhe fazer mal, claro!

bem, acho que por agora é tudo., se precisar ja sabe que aqui tem sempre pessoas dispooniveis!

ah! deixe-o exercitar-se fora da gaiola pelo menos duas horas por dia, seria aconselhavel que ate brincasse com ele!!

Boa sorte e va dando noticias! :)
ines_faria
Membro Veterano

terça jan 13, 2004 7:55 pm

Pois nos próximos tempos andarei concerteza a pedir conselhos à comunidade furónica, mas para já tenho de agradecer as informações preciosas que já me deram.

Sim, já assinei a petição (assinei ainda antes de sequer pensar em ter um furão), e alguns amigos meus tb. É de facto uma pena (para não falar na injustiça) não estar legalizada a posse de furões domésticos, quando pelos vistos são permitidos enquanto meio de caça :o .
scar_raf
Membro Veterano
Contacto:

quarta jan 14, 2004 4:00 pm

ines,
em relaçao a legalizaçao, alguns esclarecimentos: os furoes so estao reconhecidos para fins de caça, e foram proibidos por isso mesmo. o que se passa é que nenhum legislador se lembrou que ha gente como nos, que os pode ter apenas como animais de companhia, ou seja, nao para caçar!

portanto, eles n sao permitidos para caçar :)
MHZ
Membro Veterano

quarta jan 14, 2004 9:03 pm

Esclarecendo:
Em Portugal não é permitido caçar com furão, só em casos especiais e com autorização da DGF e só organismos ligados ao Estado, salvo erro.
E isto porque por vezes é necessário para estudo do coelho bravo, ou para equilíbrio ecológico. Sim porque esta coisa pequenina e amorosa, se vir um coelho é capaz de lhe chamar um figo...
Como, em Portugal, é desconhecida a existência do furão como animal de companhia, ainda não houve a preocupação de mudar a lei. O "boom" dos furões ainda é muito recente. E o que temos andado a fazer, a Moya e eu, é dar a conhecer a diversas entidades, essa realidade.

MHZ
ines_faria
Membro Veterano

quinta jan 15, 2004 12:07 am

Sim, era relativamente a esse tipo de caça controlada que me referia. Li isso num diploma qualquer, onde dizia que os furões são considerados objectos de caça, tal como uma espingarda. Encontrei isso quando fiz uma pesquisa por "furão", no Sapo.
rubbi
Membro Veterano
Registado: terça set 02, 2003 7:28 pm

sexta jan 16, 2004 1:40 pm

Olá a todos,

Inês: em relação às caminhas para furões, realmente cá em Portugal é muito difícil :? Já tentei procurar em sites americanos, incluindo brasileiros. A oferta é vasta e têm coisas muito engraçadas, mas já contactei alguns e não fazem entregas para a europa. Em relação aos sites do UK, as coisas são um pouco caras.
Enfim, o que decidi fazer foi: tirar ideias desses sites e como sou adepta do "faça voçê mesma" fiz as caminhas para a Mina. Não são difíceis e ela adorou ;)
Aproveitei as correntinhas que vieram com o túnel de tecido que comprei numa loja conhecida, o Zooexo... :p E agora vou trocando duma cama para outra.
Peço desculpa por escrever uma texto tão longo, mas espero que a minha ideia ajude :oops:

Fiquem bem
:D :D :D
rubbi
Última edição por rubbi em sábado jan 17, 2004 9:03 pm, editado 1 vez no total.
ines_faria
Membro Veterano

sexta jan 16, 2004 2:02 pm

Eu encomendei uma caminha de Inglaterra, mas a loja de animais do Olivais Shopping tb tem artigos para furão. Vou lá hoje, pois fica bem mais perto de mim que a outra em Benfica.
A Nina está muito asseadinha, usa a caixinha, e já não está atentar moder tantas vezes. Estou a ficar muito animada!
Rita_kikas
Membro Veterano
Registado: sábado out 05, 2002 10:46 am
Localização: cocker spaniel tricolor, periquitos e um aquário comunitário com muitos peixinhos
Contacto:

sexta jan 16, 2004 3:15 pm

Eu não tenho furõs mas estou bastante dentro do assunto e adoro-os. Só queria dar uma aviso ao scar_raf, não sei se o que vou dizer está certo mas como nas crianças, os fr~es não deviam brincar com sacos de plástico, acho que se pode magoar, mas que os animais e as crianças (bem pequenas) gostam do que é feito na hora isso é verdade, o meu cão gosta mais de papéis amarrotados do que um brinquedo que seja caro e bonito. Também já pesquisei em bastantes sites e acho que não venem para Portugal, pelo menos os americanos e brasileiros ainda não vi os outros. Na loja Fishplanet (www.fishplanet) quando lá fui, no verão, tinham furões bebés (que fofosssss!!!), gaiolas e caminhas (tipo redes) própias para furões, como é em lisboa é capaz de ser fácil para vocês lá irem. Eu é que vivo no Porto e cá ainda nunca vi (se não comida para furões na Maia) gaiolas nem brinquedos nem coisas do género mas adoro ir para os sites e ver os objectos deles. Quanto ao champoo, num site (bastante bom) em inglês dizia que se podia usar de bebés, eu acho que pode ser porque também devem ser bastante suaves e com o ph adequados.

Rita
MHZ
Membro Veterano

sábado jan 17, 2004 3:10 am

Inês, penso que o criador já a informou que é preciso cuidado com o que está no chão, pois como são curiosos podem engolir pequenas partículas e causar-lhes oclusão intestinal. E também com os produtos de limpeza. Não lhes dar brinquedos de borracha. E com os fios eléctricos. Eu já tive que renovar o fio de telefone devido a umas dentadinhas.
De vez em quando dou ao meu um produto de gatinhos (malta) para desfazer as bolas de pelo, sobretudo na altura da queda de pelo, pois pode causar-lhes a tal oclusão intestinal e esse produto ajuda e, pelo menos o meu, adora lambê-lo. Quando lhe corto as unhas, dou-lhe e sempre consigo que fique quieto por umas décimas de segundo. É que o meu é eléctrico e o dia de corte de unhas e limpeza de ouvidos, é uma canseira, (emagreço uns quilos). E a Scar raf que o diga...
Cuidado ao cortar as unhas para não ferir a veia que eles têm, pode causar hemorragia. Há mesmo um produto específico que estanca a hemorragia, mas cá ainda não encontrei. Talvez de cão ou gato, mas desconheço se também existe, mas era um produto que convinha termos em casa.
Não dar chocolates ou excesso de goloseimas pois favorece o cancro e pode conduzir a uma crise de hipoglicemia.

O excesso de estrogéneos é tóxico, por isso convém esterilizar as fêmeas. Segundo o dr. Bruce Williams, que é um “expert” em furões (e acho que dá consultas pela net) durante a castração devem ficar a soro. O meu teve uma leve anestesia para lhe poderem tirar o sangue e limpar os dentes, mas puseram-lhe logo soro, por via das dúvidas. A anestesia de isoflurane com máscara é a mais segura e aconselha colocar uma manta eléctrica, por causa da hipotermia.

Há também um produto que se deita na água que bebem e que faz com que não tenham um cheiro tão acentuado, mas cá acho que não há.
É por isso que eu "sonho" com a legalização, para poderem vir para cá todos esses produtos que nos ajudam com os nossos furanitos. Se alguém souber onde posso arranjar, me avise.

Scar raf, aí em Espanha não terão esse produto? Já procurei em Vigo, mas pouca coisa tinham.

MHZ
scar_raf
Membro Veterano
Contacto:

sábado jan 17, 2004 1:19 pm

ola a todos,
pois é verdade, esses produtos todos ajudariam sem duvida o nosso dia a dia...

MHZ: se calhar vai ter que o anestesiar tambem para cortar as unhas :lol: :lol: :lol: :lol: é demais, esse opale.
em relaçao a isso, o rosca fica todo quietinho enquanto lhe corto...

as "tiendas" de animais aqui em barcelona... pois, nota-se que tem mais coisas, como brinquedos, tubos, gaiolas, redes, etc, mas desses produtos de por na agua, etc n tenho visto... obvio que sempre que vejo uma loja entro para ver, acho que as pessoas que andam comigo começam a ficar chateadas.... :) :o

em relaçao aos sacos de plastico, tenho que esclarecer uma coisa: so deixo o rosca brincar com eles quando estou muito atenta, apesar de nao os mordiscar, se engole um bocadinho que seja pode ser complicado... mas a unica coisa que faz é meter-se la dentro, sair pelas asas do saco, etc...

e pronto... vou procurar melhor todos estes produtos... se quiserem muito ate posso comprar para voces...
;)
ines_faria
Membro Veterano

sábado jan 17, 2004 1:27 pm

Por enquanto a Nina está "circunscrita" a uma casa de banho onde tudo está seguro, e os brinquedos que tem são sólidos. Tenho examinado o patinho de borracha dura para ver se falta alguma coisa, mas nem marcas dos dentinhos tem.

Brevemente vou passar a introduzi-la à cozinha, onde tb já tapei todos os buraquitos. Comprei mesmo uma peça para encaixar na parte de baixo do fogão, e assim não há esconderijos possíveis, excepto os tupos de respiradouro que vou comprar.

Estou com um bocado de medo de lhe cortar as unhas, por isto, quando for com ela ao Vet, esta semana, vou pedir para me ensinarem. E as hemorragias, se ocorrer alguma, são estancadas com pedra-hume (embora nem saiba onde se vende - acho que é nas drogarias).

Há mesmo falta de produtos específicos para eles cá, disso não há dúvida. Um dos artigos que faz mesmo falta é a caixinha das necesidaes, com a parte do canto mais alta. Eu mandei vir de Inglaterra algumas coisas, incluindo o shampoo para furão. No entanto, o Luis indicou-me a loja onde ele é cliente, que fica na Colina do Sol (no Centro Comercial), e lá eles têm, entre outras coisas, o shampoo. E até ficam com os bichinhos se formos de férias!
scar_raf
Membro Veterano
Contacto:

sábado jan 17, 2004 1:30 pm

sabem que mais, se tiverem confiança com algum dono de uma loja de pets, peçam para eles encomendarem tudo que haja para furanitos! eu fiz o mesmo aqui!

ines, se nao sabes, melhor mesmo é pedir ao vet que te ensine... mas n é dificil,vais ver :)
Rita_kikas
Membro Veterano
Registado: sábado out 05, 2002 10:46 am
Localização: cocker spaniel tricolor, periquitos e um aquário comunitário com muitos peixinhos
Contacto:

sábado jan 17, 2004 4:40 pm

Quanto às caixinhas de areia com um canto mais alto, já vi à venda cá no porto e aí em lisboa mas não diz que é para furões mas para coelhos e porquinhos da índia mas serve também para os furões.
Responder

Voltar para “Furão”