sábado fev 14, 2004 12:18 am
Olá Pessoal,
É engraçado ver que a Peludinha vai ser avó. Nós, os humanos, levamos cerca de 18 ou mais anos para sair debaixo das "asas" dos nossos pais e eles levam apenas 3 meses e meio para o fazerem.
Inês, vais ver que ser avó dos furõesinhos não custa nada. Quem tem o trabalho todo é a mãe. Os avôs apenas ajudam o melhor que podem, indicando o melhor caminho.
Numa primeira fase, após o cruzamento, vais contar os dias (+-42) até ela ter os filhotes. Será que vai ter 2, 4 ou 8 ???
Quando se aproxima o dia, começas a pensar "tem que nascer até sábado se não tenho que ir ao veterinário" (elas nascem na sexta-feira).
Sexta-feira, quando acordas, ouves um chilrear na gaiola, vais ver o que se passa e vês, não 2 ou 4, mas sim 9 furõesinhos com 2cm cada de comprimento. Depois do choque inicial de veres aquelas novas 9 vidas, vem a preocupação com a mãe para ver se está tudo bem com ela, levando-a ao veterinário e ficando sempre de olho nela nas primeiras 48h. Enquanto isso, reparas na reacção dela em relação aos filhotes e notas que tens que dar uma ajudinha senão ela não consegue. Passado 24h, vem o primeiro desgosto. Morre uma cria, tendo a mãe já separado das outras (não precisas de procurar porque é bastante visivel). Passam mais 24h e morre outro (felizmente, o veterinário avisou-te logo que era possivel morrer 1 ou 2. Por isso mesmo costumam ter muitas crias e só as mais fortes sobrevivem. Avisou-te também que as 48h após o nascimento era a altura mais critica). Acordas no terceiro dia e a primeira coisa que vais fazer é vêr se morreu mais alguma cria. Felizmente não morreu mais nenhuma, sendo uma grande alegria porque as 48h já tinham passado. A partir daí, é só vêr o tempo passar, estando curiosa pela chegada da quarta semana, altura em que abrem os olhos. Na quarta semana, um após o outro, vão abrindo um, no outro dia abrem outro e por ai adiante. Entretanto, já estão na altura de começarem a comer comida sólida mas os dentes ainda não têm muita força. Então, fazes um frango cozido e desvias duas coxas e com a água do frango, mistura a ração deles para ficar molinha. Ficas maravilhadas a observar os 7 dentro do prato a tomar banho com a água do frango. Nesta fase, eles ainda rastejam o corpo e a partir do momento em que começam a comer comida sólida, o desenvolvimento dá-se de uma forma muito rápida. No final da quinta semana, eles começam a andar e a aventura da descoberta começa. Na oitava semana, já comem a ração ainda amolecida e já não dependem da mãe para sobreviverem.
Como deves ter reparado, esta é a história da Peludinha e os sete Furões. A gente até brincava e dizia: "É a Branca de Neve e os sete Anões"