Página 1 de 1

Quem tem machos vasectomizados?

Enviado: quarta fev 11, 2004 12:05 pm
por ines_faria
E disponíveis, claro ;) ?

Enviado: quarta fev 11, 2004 2:40 pm
por Moya
Ola Inês,
Não são os do Puga que estão todos esterilizados?
Um beijinho.
Rita

Quem tem machos vasectomizados?

Enviado: quarta fev 11, 2004 11:43 pm
por MHZ
Inês, há uma diferença entre estas 2 situações.

Vasectomia-intervenção cirúrgica que consiste na ressecção (ablação) dos canais deferentes, utilizada na esterilização masculina.
Canal deferente-pequeno ducto que conduz os espermatozóides para fora dos testículos
Castrar-cortar ou inutilizar os órgãos reprodutores

E parece-me que cá castraram os furões. Será que fará o mesmo efeito?

Pelo que li, cruzar fêmeas (ou machos) doentes, não é conveniente. E no caso dos furões que costumam ter problemas no e com o parto, pior ainda. Ora a Nina já tem uma pelada e parece-me que percebi que já tinha levado uma injecção de hormonas no mês passado. Mas pelos vistos não lhe evitou a queda do pelo. Até que ponto é que o tratamento hormonal foi eficiente?
Não seria melhor arriscar um cruzamento, já, com um macho da mesma cor ( pelo que li quando têm a mesma cor a ninhada poderá ser mais pequena e portanto menos riscos no parto), isto se a análise ao sangue tiver valores razoaveis? É que pode arriscar-se a todos os meses essa “desavergonhada” andar nesta dança e o tratamento hormonal ainda não tem provas dadas e o período de cio pode durar até Agosto. Isto evidentemente se o juntá-la com um macho castrado, não for o mesmo que com um vasectomizado, porque se for é fácil arranjar um.
Será bom aconselhar-se bem com a vet e estudar os prós e contras para não ter nenhum desgosto.

Isto, evidentemente, é só uma sugestão. Eu não tenho experiência em acasalamento de animais, é pelo que tenho lido na net e também, volto a frizar, porque ela já apresenta peladas e fiquei preocupada.
E lá diz o ditado, mais vale prevenir que remediar.

Beijos

MHZ

Enviado: quinta fev 12, 2004 12:12 pm
por ines_faria
Obrigada pelo esclarecimento, MHZ, embora já soubesse a diferença entre uma castração e uma vasectomia. A perda de pêlo no pescoço da Nina é mínima, não tem pelada - provavelmente estas preocupações são apenas excesso de zelo meu. Seja como for, a Vet aconselhou a esterilização assim que a Ninoska estiver mais estabilizada.

Olé Rita! Já tinha contactado o Puga, há uns tempos, mas não obtive resposta. Como vai a Maria Callas?
Beijinhos
Inês

Enviado: quinta fev 12, 2004 2:21 pm
por Moya
Olá Inês,
A Maria mimada Callas está excelente... Come por 3, grita por 10 e ainda acha que é paraquedista... Vi num site umas prateleiras para os ter em grandes tabuleiros... Por causa da Maria, pus logo a hipotese de parte, pois achei que ela ia saltar.
Para a proxima semana, vou buscar o namorado dela que chega de Madrid :)
Um beijinho,
Rita