Página 1 de 1
Como cuidar de furões recém nascidos?
Enviado: domingo mar 07, 2004 1:15 pm
por ines_faria
Olá!
Como se prevê um aumento significativo de baixinhos para breve, que tal umas dicas sobre como apoiar os recém-nascidos?
Como é que eles se desenvolvem, semana a semana?
Alguns cuidados especiais?
Beijinhos da Inês e (claro) mordidelas da Nina!
Enviado: domingo mar 07, 2004 1:31 pm
por Rita_kikas
Não respondo a todas as perguntas mas podes dar uma olhadela ao meu site:
http://www.angelfire.com/art2/bluefairy/reproducao.html
Enviado: segunda mar 08, 2004 2:59 am
por Moya
Olá Inês

Este site tem algumas informaçoes uteis:
http://www.animalls.net/ARTIC91.HTML
Como experiência pessoal posso dizer-te o seguinte:
Quando tentei mima-las e ajudar ao maximo, elas comeram os bebés e eu fui parar ao hospital com um ataque de asma
Por isso, na vez seguinte:
- Em vez de as tirar do ambiente normal, deixei-as exactamente no mesmo sitio.
- Caminhas, toalhinhas, cobertores? Não, só servem para ficar ensopados e elas perdem os filhos.
- Eu pus uma caixa de papelão, duas semanas antes, com um tamanho de mais ou menos 25 cm de largura x 30 de comprimento x 30 de altura... Arranjei varias iguais, para as poder substituir sem ela estranhar. Fiz um buraco de lado e ficou como uma toca.
- Pensei em pôr feno... Mas eles nascem tão frageis que tive medo que se arranhassem numa palhinha mais fininha.
- Nos 3 primeiros dias, não toquei na caixa, nem espreitei para ver o que lá estava... As furões precisam de criar laços com os filhos, se elas acharem que nós vamos tomar conta deles como tomamos delas está tudo feito... Nem querem saber mais deles.
E pronto, assim nasceram o Alex e a Allegra do Clã dos Ursos
Um abraço,
Rita
Enviado: segunda mar 08, 2004 9:41 am
por ines_faria
Obrigada, já li os sites. Se houver crias, devem nascer nas férias da páscoa, por isso tenho mais tempo para acompanhar. Vamos lá a ver como é que isto corre...
Enviado: quarta mar 10, 2004 5:09 pm
por lmv
Olá Inês,
É engraçado vêr que à diversas maneira de ajudar os pequenos.
Antes da Peludinha ter os seus filhotes, li diversas opiniões do que deviamos ou não fazer e o melhor método para os fazer. Só que teóricamente é fácil, mas cada caso é um caso e isso tem a haver com a própria personalidade do furão. No caso da Peludinha, eu tive que ajudar porque ela demonstrava uma indiferença em relação às crias e passado três horas delas nascerem, tive que intervir. Notava-se que ela não sabia o que tinha acontecido e então, peguei nela ao colo de barriga para cima e coloquei os filhotes um a um para mamarem. Esta situação prolongou-se por dois dias e ao terceiro dia, quando estava preparado para mais um dia a ajudá-la, reparei que ela já dava um jeitinho às crias para elas mamarem e a minha ajuda terminou por ai. Nesta gravidez, estou curioso para vêr como ela se vai portar. Para já, noto uma diferença desde à uma semana para cá, que as atitudes que ela está a ter com o Pompom e a Bianca já são de mãe (desde o carinho demonstrado e de passar a vida a lavá-los, não só o corpo como as partes intimas deles).
Enviado: quarta mar 10, 2004 6:21 pm
por ines_faria
Luis
Bem, para já estou perfeitamente

com a ideia de ter de por a Nina de barriga para cima... Ontem ferrou-me a pior dentada até hoje!! Eu não noto, para já, nenhuma diferença nela, mas também é preciso ver que ela não faz concerteza a mínima ideia do que se estará/irá passar com ela.
Como ela é super irrequieta e continua um bocado agressiva, embora seja muito brincalhona (sobretudo para as brincadeiras de boca aberta, como eu lhes chamo), tenho a sensação de que pode ocorrer a mesma situação da Peludinha: ela não saber o que são aquelas coisinhas nem para que servem. Por isso é que eu espero que, a haver nascimentos, que sejam durante as férias escolares, pois aí posso ficar a fazer de Educadora de outro tipo de infância...

Enviado: quarta mar 10, 2004 8:06 pm
por lmv
Olá Inês,
A partir do dia 15 deste mês, os filhotes podem nascer a qualquer altura. Falta uma semana e, essencialmente, o que se nota é a barriga ligeiramente mais gorda e o andar a grávida. Por exemplo, para subir, o rabo já lhe pesa.
Em relação à agressividade dela, com o tempo vai passar de certeza, mas um factor importante também será a maneira como brincas com ela e lhe impões o respeito (um NÃO vigoroso e se fôr preciso, umas tapas no focinho). Por exemplo, a Peludinha é muito meiguinha porque, além de ter mais idade, as brincadeiras que tenho com ela são mais de meiguise (quando era nova, era uma pestinha). Já o Pompom, as brincadeiras que tenho com ele é mais de rapaz, ou seja, estou sempre a meter-me com ele e ele comigo de um modo mais agressivo (dai algumas dentadas sem querer e umas ferradelas no meu nariz).
Enviado: quinta mar 11, 2004 8:03 pm
por ines_faria
Ok, vou ver se páro um bocadinho com o "assanhanço". Ela vai ter pena de não brincar ao baloiço com o saco do supermercado, ao puxa-puxa com o pano da cozinha, às cocegas (ela de costas no sofá, com a eterna boca aberta, pronta para me ferrar, mas muito divertida)... TADINHA!...
Já agora, ela foi a última a sair de casa por calhar ter sido, ou por ser a que tinha DENTINHOS MAIS AFIADOS?? D
A Peludinha, está boa? E o Pompom, está mais contente agora?
Enviado: quinta mar 11, 2004 9:09 pm
por MHZ
Olá Ines_faria
Eu nunca tive necessidade de deixar de brincar com o Opale com os sacos, toalhas, etc... Vestia um robe de Inverno e com as mangas, brincava com ele ao puxa-puxa, depois, deitava-o de barriga para cima brincava com as minhas mãos a fintá-lo, sempre lhe apresentando a parte mais grossa da mão, a do lado de fora, e ia-lhe ralhando quando ele tentava ferrar.Verdade seja que ele me parece que não ferrava tão forte como a Nina. Aos poucos foi-se habituando às minhas mãos e agora quando vê que são as minhas mãos, nunca ferra. Aprendeu com o tempo, a usar a força dos dentes. Mas foram meses.
E a Kena agora também está menos mordedora. Pego nela ao colo e faço-lhe festas, dou-lhe comida à mão e já se habituou mais às mãos. De qualquer maneira ela é mesmo fêmea, quando menos espero, vira-se a tentar morder à traição... mas com menos ímpeto que no início.
Eu penso que o segredo está em lhes mostrar que as nossas mãos lhes dão coisas boas e festinhas.
MHZ
Enviado: quinta mar 11, 2004 9:31 pm
por ines_faria
Vou tentanto, MHZ, vou tentando... Já vi que as preferências das brincadeiras são muito parecidas. Mas sim, ela ainda está muito mordona, espero que fique melhor quando for mais crescida. Por agora, tem 7 meses...
Enviado: quinta mar 11, 2004 10:11 pm
por lmv
Olá Inês,
Não, infelizmente todos tinham os dentinhos afiadinhos. A Nina, quando a foste buscar, já não me mordia à pelo menos 1 mês. Parece que presentiu que ia mudar de ambiente e até eu levei, nesse dia, uma ferradela dela. Em termos de personalidade e temperamento, os dois que me ficaram na cabeça foram a "sonecas" e a "insónias". A "soneca" tinha esta alcunha porque a pequena quando dormia era para valer. Lembro-me de os irmãos passarem por cima dela e ela não acordava (por duas vezes pensei que estava morta). Quando pegava nela, parecia completamente desfalecida. Começava a dar uns tapas no focinho e nada. Começava a soprar no focinho e lentamente, abria um olho, depois o outro e de repente: "onde é que eu estou ???"
A "insónias" porque era precisamente o oposto. Sempre que ia à gaiola vê-los, lá estava ela de focinho no ar sempre acordada, enquanto os outros dormiam todos.
A Peludinha este fim-de-semana já vai mudar da gaiola principal para a maternidade. Ela está óptima e com o rabo pesado (coitada). O Pompom, nem quis acreditar no que lhe aconteceu. Mal viu a Bianca, cantou-lhe logo a história do ceguinho. Anda todo contente da vida e a partir da semana que vem, vai ocupar a gaiola toda (agora está na parte de baixo por causa das pequenas).
Olá Mhz,
Parece que eu tive mais sorte com a Bianca porque ela é simplesmente tão mansinha como a peludinha mas mais brincalhona. Neste fase, a Peludinha já está a dar uma de mãe e pôe-se a lavar a Bianca de alto a baixo. Se o Pompom se põe no caminho, também leva uma lavadela para não se esquecer dos carinhos que levou quando era criança.
Enviado: sexta mar 12, 2004 12:23 am
por Moya
Olá a todos,
Daqui a 15 dias também vou começar a preparar as maternidades para as miudas... A ideia de que as coisas corram como o ano passado é simplesmente assustadora para mim.

Por isso estou a tentar manter pensamento positivo
Lmv, realmente de todos os meus furões tenho de reconhecer que a Bianca é realmente "muito especial"... Os filhotes Alex e Alegra são assim tambem... muito meigos.
A Lucy da eyedgirl é uma furão amorosa também... Para quem não sabe aqui no forum, ela teve uma "infância" muito dura e inclusivamente tem os dentes serrados... Apesar de tudo o que já passou, é de uma meiguice extrema... Talvez ainda mais que a Bianca. Assim fica visto como o carinho dos donos ajuda a "fazer o furão"

Por isso, os meus parabens para os "papás" da Lucy!
Um abraço,
Rita