Página 1 de 2
Perda sanguínea
Enviado: quarta mar 17, 2004 10:00 pm
por ines_faria
Olá a todos. Estou preocupada com uma perda de sangue que a Nina teve há pouco. Tinha-lhe dado um banho, em que ela esteve muito bem comportada (nem tentou morder, que estranho... ), e depois de a secar com uma toalha, esteve a esfregar-se noutra. Estava tudo bem, e ela estava (e está) muito bem disposta e brincalhona.
Mas ainda agora dei com uma manchita de sangue no chão, e também vestígios na segunda toalha. Observei a Nina atentamente, passei-lhe papel higiénico na vagina para ver se tinha vestígios de sangue, mas nada...
Revirei a casa toda, arrastei sofá e mesa do computador, mas não encontrei mais nada de estranho.
O que me veio logo à ideia foi um eventual aborto (se é que ela está realmente grávida), e o que me preocupa para já é a saúde dela.
Retirei a caminha habitual, que é tipo esconderijo, e coloquei um tubo de dormir feito com uma toalha turca - foi com esse que descobri o início do cio, pois tinha manchas de ligeiras descargas vaginais. Ela foi agora enfiar-se lá. Amanhã vou ver se ficou alguma marca.
Não sei o que pensar, tirando que a ideia de lhe dar banho foi provavelmente má, apesar de ter sido dado com muito cuidado.

Perda sanguínea
Enviado: quarta mar 17, 2004 10:24 pm
por MHZ
Olá Inês, talvez fosse bom telefonar ao vet, contando-lhe o que se passou e vigie-a de noite. Verifique o brilho dos olhos, a cor da urina,(as pedras nos rins podem provocar perda sanguínea), a cor das fezes, se tem mais de 40º de febre, ou se tem hemorroides. Verifique se a respiração está normal.
Vá dando notícias.
Um beijo
MHZ
Enviado: quarta mar 17, 2004 11:09 pm
por ines_faria
Já se passaram quase duas horas desde a perda de sangue, e ela aparenta estar óptima. Os olhinhos estão brilhantes, está activa, a urina está normal e as fezes também. Na caminha, onde ela dormiu meia hora, não há manchas. A temperatura é que não dá para ver, tem de ser um profissional para o fazer (pelo menos no caso desta bicharoca). Agora a Nina está a fazer escavações no cesto das molas, depois de ter estado tranquilamente a beber o meu chá...
MHZ, fiz como sugeriu, liguei e a amanhã a Nina vai à veterinária.
Enviado: quinta mar 18, 2004 1:00 am
por scar_raf
ola ines e nina,
desejo-vos a melhor das sortes amanha na vet. depois actualize as noticias, nao pude deixar de ficar um pouco preocupada.

Enviado: quinta mar 18, 2004 9:01 am
por ines_faria
Bem, são 9:00H e a Nina está activa e bem disposta. Ainda há pouco, ao acordar, fui ver a gaiola (ela estava a comer, toda lampeira) e verifiquei a cama dela, que não tinha nenhuma mancha de sangue. No entanto, ao checar a zona genital, vi vestígios de sangue. Não percebi exactamente de onde vinham, tanto podia ser do ânus como da vagina. Limpei com uma toalhita, que ficou com uns risquinhos de sangue. Também estou preocupada, visto continuar a perder sangue, apesar de ser em muito menor quantidade.
Entretanto, ela anda para aqui na faina do costume, a esconder os brinquedos, a passear por cima do teclado e a enfiar a cabeça no meu chá.
Enviado: quinta mar 18, 2004 10:19 am
por MHZ
Inês, talvez fosse bom parar-lhe essa actividade enquanto não se descobre o motivo da perda sanguínea. Confine-a à gaiola.
MHZ
Enviado: quinta mar 18, 2004 10:38 am
por lmv
Olá Inês,
Se ela anda bem dispostas e arisca como de costume, penso que não é caso para alarme (poderá ser alguma função biológica a funcionar). Visualmente, reparas logo quando o bichinho tem algum problema. Começa a ficar amuado e muito parado. Ai sim, é caso para se ficar preocupado.
Enviado: quinta mar 18, 2004 2:19 pm
por ines_faria
Pois eu não sei o que fazer. Fui com ela à vet, tirou raio-x e o útero está grande, além de a Nina ter aumentado 100 gr. Tudo indica que está de facto grávida, e dá para se distinguirem 2 embriões (disseram).
A Veterinária sugeriu que ela fosse esterilizada já, uma histeroctomia total. Como não se sabe a origem da perda sanguínea, é preferível evitar um eventual problema com a gravidez (como a morte dos bebés in utero, que causaria uma infecção à nina, com risco de vida.) A veterinária disse que os bebés não estarão concerteza a ter as melhores condições para o seu desenvolvimento.
Mas ela está tão bem disposta, tão activa! Tenho tanta pena... Não sei mesmo o que fazer. A esterilização custa 150€, mas nem é por causa disso. É que tenho pena, pois afinal ela está tão bem disposta...
Peço conselhos. (
Enviado: quinta mar 18, 2004 6:25 pm
por ines_faria
Últimas notícias:
Após ter andado a "chatear" alguns membros da comunidade furónica a fim de obter opiniões que foram, felizmente, condicentes com a minha, decidi-me por ir à Vetoeiras para uma segunda opinião.
Depois de ver a radiografia da Nina, de a observar e medir a temperatura, o Dr. Rui Patrício disse que não há ainda certeza de que ela esteja grávida (quer pela radiografia quer por palpação), e não é de opinião que se deva histeroctomizar imediatamente. Afinal, a Nina está muito activa, temperatura e funcionamento cardio-respiratório normais, fezes e urina normais, come e bebe normalmente... Vai estar sob vigilância mas não vai, decididamente, à faca - não amanhã. Se tiver que ir, irá quando e se for necessário.
Fiquei aliviada, confesso. A perda de sangue poderá ser por um descolamento da placenta, por exemplo, e mesmo isso não é razão para operações. Quando alguma coisa corre mal na gravidez, geralmente quem se dá mal são as crias, e neste momento a minha prioridade é a Nina. Só daqui por uns dias é que se poderá avaliar a situação de forma mais... palpável.
Para já, ninguém espeta a faca no meu Ninito!
Enviado: quinta mar 18, 2004 8:34 pm
por lmv
Olá Inês,
Nada como uma segunda opinião. As melhoras para a pequena.
Enviado: sexta mar 19, 2004 12:18 am
por Moya
Olá Inês,
Fico feliz tambem por teres ido ouvir uma segunda opinião... A primeira pareceu-me muito precipitada.
Vai dando noticias, ok?
Um beijinho,
Rita
Enviado: sexta mar 19, 2004 1:09 am
por MHZ
Inês, vou-lhe dar alguns contactos onde pode perguntar uma outra opinião.
[email protected] ----Este é o email do Dr. Williams, um grande entendido em furões, o site dele é
http://www.afip.org/ferrets/
e parece-me que ele não se importa em responder. Espreite o curriculum dele e ficará impressionada
Este é o email da criadora a quem eu recorri por causa do casal de namorados que cá tenho e me respondeu com muita amabilidade no dia seguinte:
[email protected]
(escrevi-lhe em espanhol) e o site dela é:
http://www.todohurones.com/mustela.html
Também pode tentar neste site:
http://groups.msn.com/hurones/paneldemensajes.msnw
Tem lá uma criadora espanhola,vive na Corunha, (tem 10 furões, salvo erro) e está muito atenta em responder a perguntas sobre saúde e a Kary(já lhe dei o site em cima) também costuma responder.
São pessoas habituadas com furões e portanto aptas em dar boas opiniões.
Tentar não custa e não perde nada em perguntar.
Parece-me que a vet da Clínica Vet. das Telheiras também tem alguma experiência
Que corra tudo bem e vá dando notícias.
Um abraço
MHZ
Enviado: sexta mar 19, 2004 9:00 am
por ines_faria
Olá!
A Nina continua bem, mas sob observação atenta. Tem uma pequenina zona com sangue seco ao pé da vulva, que não tirei ainda pois pode estar a estancar uma ferida que ela tenha feito naquele local. Por isso vou esperando.
MHZ, obrigada pelos contactos, vou já mandar emails e aguardar respostas. É realmente uma óptima ideia ouvir quem cria furões, pois certamente terão mais experiência na sua reprodução e eventuais problemas associados, provavelmente até mais que os veterinários (sem desconsideração). A Clínica Vet. de Telheiras é onde costumo ir com a minha bicharada, mas fiquei surpreendida com o conselho de esterilizar a Nina imediatamente, sobretudo não tendo sido observada por quem deu essa indicação. Por isso fui ouvir uma segunda opinião à Vetoeiras, e hoje, muito provavelmente, vou também falar com o Veterinário de exóticos da Zoomédica (onde a Peludinha e o Pompom são clientes).
Enviado: sexta mar 19, 2004 11:24 am
por MHZ
Há 2 doenças da fêmea, endometritis e pyometra, esta última é devido a durante o cio, como estão muito abertas, ficam mais vulneráveis às infecções do útero e talvez a vet achasse melhor prevenir que remediar.
Ela tinha febre? Fizeram análises ao sangue para ver se tem anemia?
Espreite-lhe as gengivas, se estiverem brancas ou desmaiadas é sinal disso.
Cuidado que pelo que tenho lido, operá-la com anemia pode ser perigoso e se for caso de ir para operação, lembre-se que é conveniente operá-los com uma almofada quente debaixo deles e sempre com soro.
Infecção na bexiga também pode dar perda de sangue.
Talvez fosse bom dar-lhe suplementos vitamínicos, mas cuidado que li que ferretevite em excesso também pode dar problemas.
As melhoras para a Nina
A Rubbi falou que tinha um vet que percebia de furões, será o Dr. R. Patrício?
MHZ
Enviado: sexta mar 19, 2004 1:11 pm
por ines_faria
Ela continua sem febre, as gengivas estão normais e cada vez me inclino mais para uma uma pequena ferida que ela terá feito perto da vulva, pois esta está totalmente limpa e sem corrimento, enquanto que existe uma crosta de sangue ao lado. É claro que posso estar equivocada.
A Nina continua bem disposta e, para já, de boa saúde.