Página 1 de 1

As crianças e os furões

Enviado: quinta mar 25, 2004 9:29 pm
por ines_faria
Nem queiram saber a popularidade que a Nina tem lá na escola, com os miúdios! E eles nunca sequer a viram. Tudo graças a um livro da Anita, que tem um furão albino. É o meu livro mais "pedido"! Todos os dias me perguntam "Miss, o bicho?", "Miss, o furão?", "Miss, quando é que a Nina vem cá?".
Por estes dias tenho falado nas mudanças se operam na Primavera, entre as quais o aumento das horas de luz, que faz muitos animaiszinhos entratrem em época de procriação. Com estou farta das abelhas, das ovelhinhas e dos coelhos, decidi exemplificar com o furão. Comecei por descrever fisicamente um furão e depois perguntei o que é que eles achavam que era. E cada resposta era melhor que a outra. Desde ser "um bicho que fura tudo" a "um bicho furioso", passou-se pelo "primeiro ministro furão barroso", pelo "animal furacão" e pelo "bicho muito 'quesito que come minhocas do chão". Isto são respostas selecconadas, de crianças de 2, 4 e 5 anos. Claro que muitas delas diziam que tinha "disso lá em casa", e tenho mesmo de levar a nina para eles a conhecerem. Todos querem ver um furão, mesmo sabendo dos dentinhos afiados. Eles sabem que "é shó pa ficá ao colo da Mish!", que "não se pode por o dedo na boca dela porque ela é que põe a boca no nosso dedo" ;) , e que "um furão é um bicho que fura a mão da miss" :p .
Como é que uma pessoa não há-de adorar trabalhar com crianças? Ah, e todos já sabem quem é a Peludinha, quantos bebés teve, quando estão prontos para ir para os novos donos, e alguns até pediram a morada do site, para a verem na internet!

Por outro lado, cá em casa, a Maria João adora a Nina, e sabe muito bem que tem de manter as mãos afastadas dela, e não a deixar aproximar-se da cara. Quando acha que já está na hora de a Nina ir para a gaiola, vai buscar as luvas amarelas e pega nela, sem medo e com cuidado. Sabe perfeitamente que a porta do quarto dela, onde estão os porquinhos da índia, tem de estar sempre fechada, tal como as porta das gaiolas. Ela já viu as mordidelas da Nina e até já apanhou uma de raspão, e também um arranhão. Por isso sabe bem as consequências de não ter cuidado. 8) (Sim, já fui buscar o babete...) Também a Nina gosta imenso de brincar com a Maria João, parece tonta, aos pulinhos, quando a vê.

Como podem ver, os nossos amigos baixinhos podem ser também instrumentos pedagógicos muito interessantes uns para os outros!

As crianças e os furões

Enviado: quinta mar 25, 2004 10:20 pm
por MHZ
Olá Inês-faria:

Sabia que o furão- Mustela putorius furo- o nome "furo" vem de eles serem uns pequenos ladrões? Bem, pequenos é conforme, pois fui dar com a Kena entretida a esconder-me debaixo do sofá um album de fotos-grande. Pudera ela arrasta o Opale que pesa 1200gr, quando ela tem só 800gr!
Mas há uma história interessante passada na América com um menino autista que melhorou com a ajuda de um furão.

Sean era um menino autista desde os dois anos. Os pais começaram a tentar trazê-lo para a realidade através de peixinhos e pequenos animais. Um dia, tinha ele 8 anos, a mãe trouxe-lhe dois furões e sob a supervisão constante dela, Sean interessou-se e fascinou-se por eles, tornando-se o seu protector. Até que os pais lhe deram um furão só dele e para ele cuidar. O desenvolvimento e habilidades sociais melhoraram imenso. Aprendeu a comunicar os seus pensamentos e sentimentos através do que sentia pelo seu furão.
Podem ler esta história neste site http://www.modernferret.com/pressreleases/sean.html

MHZ

Enviado: sexta mar 26, 2004 1:22 pm
por scar_raf
ola a todos,

ines_faria: a mim o trabalho com crianças tambem me fascina principalmente quando puxamos pela imaginaçao deles e saem respostas desse tipo :lol: fartei-me de rir.

MHZ: a terapia atraves de animais (principalmente com crianças autistas) é popular um pouco por todo mundo, apresentando resultados bastantes positivos... claro que nos vivemos num pais a beira mar plantado... aqui no cantinho.......... pois. mas ja começa a chegar. cavalos e caes sao o mais comum, mas nao vejo porque nao inserirmos o furao. mais um ponto a favor da legalizaçao...
:) continuo com esperança