Página 1 de 2

A Nina pode mesmo estar grávida

Enviado: domingo mar 28, 2004 8:26 pm
por ines_faria
Olá!
Ontem aconteceu uma coisa estranhíssima: Nina, a Terrível, pedia colo, festas e mimos, cafunés e festinhas na barriga. Dormiu ao meu colo pela primeira vez, há dias que não morde e eu, enfim, fiquei preocupada. Não parecia a Nina. Como ela continua sob observação, decidi tirar teimas, embora ela parecesse bem.
Acabei de vir agora do Vet para a Nina fazer uma radiografia, e parece que estará mesmo grávida, embora ainda não se vejam ossinhos. Vêem-se umas vesículas e os intestinos empurrados para o tórax, o que indica que o útero tem inquilinos. Pelo que se vê, parecem ser 3... Pela palpação nota-se também que há gente pequena lá dentro, e as maminhas estão um pouco mais túrgidas. Para se confirmar, só mesmo com uma ecografia lá mais para o fim da semana, embora seja talvez preferível (digo eu) manter a Nina sob vigilância e deixar as coisas correrem normalmente.
Desta vez fui à Clínica Veterinária João XXI, onde fui atendida pela Drª Marta, colega de curso do Dr. Rui Patrício. Na João XXI também têm aparelho de ecografias e estão habituados a tratar de exóticos, incluindo os furões. Mais uma clínica Veterinária a considerar. É bom saber que começam a haver mais profissionais virados para os exóticos. :)
Beijinhos
Inês e Nina, "a Mansarrona"

A Nina pode mesmo estar grávida

Enviado: domingo mar 28, 2004 8:51 pm
por MHZ
Eu se fosse a si, começava a fazer uns carapins... :p

MHZ

Enviado: domingo mar 28, 2004 10:23 pm
por Moya
LOL!
O Godot ataca de novo?!!! :p
Um beijinho,
Rita

Enviado: domingo mar 28, 2004 10:53 pm
por lmv
He He He, o Godot não perdoa.

Enviado: domingo mar 28, 2004 11:03 pm
por Hyza
É um garanhão charmoso, nenhuma furona lhe resiste he he

Enviado: quarta mar 31, 2004 12:46 pm
por ines_faria
A Ninoska está com as maminhas mais vermelhas e salientes, creio não restarem dúvidas. Come que se desunha! Parece-me que está também a largar um pouco de pêlo, nada de preocupante mas um pouco mais que o habitual. Mas isso não é nenhum sinal, pois não?
O rabiosque já pesa, os "saltos" acrobáticos e a escalada estão agora mais difíceis, e já se nota uma barriguita. Continua muito mansinha e querida!
Agora tenho medo é que qualquer coisa corra mal, como ela os comer :cry: ou não saber tratar deles. Eu, seja como for, vou estar de férias escolares nas próximas duas semanas, e vou dedicar todo o meu tempo a acompanhar. Deus queira que corra tudo bem! Acho que quando tive a minha filhota estava menos nervosa! ;)
[/url]

Enviado: quarta mar 31, 2004 6:47 pm
por MHZ
Olá Ines_faria-futura-vóvó!

Tenho ideia de ter lido que elas começam a perder um pouco de pelo antes de terem os filhos e que esse é um sinal. Depois parece que começam a querer fazer o ninho.

MHZ

Enviado: quarta mar 31, 2004 8:00 pm
por lmv
Olá Inês,

É normal elas perderem pêlo uma semana (+-) antes de ter a ninhada. Quanto a comerem os filhos, não penses nisso. Uma das caracteristicas dos animais em geral, incluindo os furões, é o de comer a própria placenta porque contêm muitos nutrientes. Quando são mães pela primeira vez, é tudo novo para elas e porque os filhotes são tão pequenos baralham-se. A Peludinha teve quase o primeiro filhote no meu colo e lembro-me de pegar nele e nela para a pôr na gaiola e ele parecia morto. Só passados cerca de vinte segundos de ele estar cá fora é que começou a chilrear. Por isso, pensamento positivo e alguma ajuda que ela vai precisar.

Enviado: quarta mar 31, 2004 9:04 pm
por MHZ
Olá lmv,
Será que como elas não percebem nada na 1ª vez, comem os filhos pensando que estão a comer a placenta? Como eles são tão pequeninos, vai tudo à mistura. Seria bom vigiar as primeiras horas para evitar que isso aconteça?
um abraço

MHZ

Enviado: quarta mar 31, 2004 9:09 pm
por ines_faria
Olá a todos! Pois é, parece que está tudo a bater certo, o pêlo, o fazer o ninho... Outra coisa que ela anda a fazer é uns cocós/xixis fora da sua casa de benho (mas ao menos faz numa casa de banho: a minha!) - isto também deve ser dar "hormonas", espero... :?
Luis, MHZ, uma das furões da Rita comeu os filhotes na sua primeira ninhada - por isso estou preocupada. Mas sim, vou estar em cima do acontecimento e pronta para intervir.

Enviado: quinta abr 01, 2004 8:35 am
por Moya
Olá a todos,
É verdade Inês, ambas rejeitaram os filhos e uma comeu-os... Mas consigo entender os motivos, uma vez que as privei do "seu ambiente normal" e pu-las dentro de casa separadas do Godot... E foi tudo muito em cima da hora, não tinha noção de que elas estarem gravidas e so quando as vi em inicio de trabalho de parto é que tomei medidas.
Por isso Inês, vou sempre achar que a culpa foi minha :oops:
Da vez seguinte, pus a Famke na "maternidade" uma semana antes, para se habituar ao espaço e ao ninho que lhe fiz.
Amanhã vou fazer o mesmo à Bianca que sem duvida tem um barrigão! Está dorminhoca e comilona como nunca... Nem brinca mais... E se falarmos de "rabo pesado"... Ela não anda, rebola!!
Talvez seja melhor começares também a preparar a gaiola para a Nina, pelo sim pelo não.
Beijinhos,
Rita

Enviado: quinta abr 01, 2004 12:33 pm
por ines_faria
Olá Rita - sabes, como a Nina é muito novinha (faz hoje 9 meses) tenho receio de que os instintos maternais ainda não estejam no ponto, e por isso é que estou um pouco apreensiva. Ela irá ficar na sua gaiola habitual, onde já coloquei uma "maternidade". Como tem estado frio, continua a ter o saco/rede de dormir, mas hoje ou amanhã vou tirá-la e pôr antes um aquecedor na cozinha, para ela passar a fazer óó na "maternidade".
Ela não tem barrigão, só uma barriguita. Disseram que seriam 2 ou 3, mas certezas ninguém mas deu. Se isto não passa de uma gravidez psicológica vou ter um desgosto. :roll:

Enviado: quinta abr 01, 2004 6:44 pm
por lmv
He He He Godot - 2 Pompom - 1

Mas o jogo continua renhido ......

Enviado: quinta abr 01, 2004 8:06 pm
por MHZ
Opale-0 :(

MHZ

Enviado: quinta abr 01, 2004 8:18 pm
por lmv
Já um velho provérbio diz: quem ri por último, ri melhor ou ainda os últimos são sempre os primeiros.