Lei pouco clara!!!

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

Responder
ynork
Membro Júnior
Registado: segunda abr 05, 2004 2:33 pm

domingo abr 11, 2004 12:58 am

Será que o nosso país tem a lei assim tão clara? Uns dizem que o furão é ilegal, outros remetem-nos para o pensamento, de este animal ser ou não aceite, no nosso país... Veja-se o caso, do(s) veterinário(s) da arca de noé que nos respondem que este animal é ilegal, no nosso país... Mas, veja-se a resposta a uma pergunta que eu encontrei no espaço do Advogado da Arca.

citando:
[quote] Gostaria de comprar um furão. É aceite por lei ?
Poderá adquirir um furão, mantendo-o em casa como se de um animal doméstico se tratasse, desde que o animal tenha todas as condições de higiene, espaço e boa alimentação. Não poderá utilizar o furão para caçar, pois a lei proíbe a caça com furão. [/quote]

Ou seja, se o adquirir, ninguém me poderá "chatear" em relação a este, seguindo as instruções do advogado!!! Ou não? Que acham?[/quote]
Moya
Membro Veterano
Registado: sexta ago 02, 2002 10:48 am
Contacto:

domingo abr 11, 2004 4:17 am

Errado, Ynork,
A lei é muito clara sim... Basta ler um pouco sobre o assunto aqui no forum.
Em Portugal é ilegal caçar com furões, como tal é ilegal a posse dos mesmos. A lei não contempla furões como animais de estimação, como tal se tiveres um furão estás a ir contra a lei. "Ponto final"
Dai vem a nossa batalha para que a lei mude e podes ler muitos rios de tinta sobre o assunto aqui no forum.
Um criador ou loja que te diga o contrário, ou está mal informado ou então está a tentar vender-te um furão.
Um abraço,
Rita
ines_faria
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 9:57 pm

domingo abr 11, 2004 10:21 am

Exactamente: a legislação portuguesa é omissa em relação ao furão doméstico. Por isso, qualquer assunto relacionado com a legalidade dos mesmos será remetida para a lei geral, neste caso a da caça, o que torna os nossos animais de estimação em "foras-da-lei".
:?
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

domingo abr 11, 2004 10:06 pm

O desconhecimento da lei não nos absolve, só poderá quando muito, servir de atenuante e a arca, se reparar, salvaguarda-se de qualquer problema com a seguinte declaração que podem ler na folha do advogado e que passo a transcrever:

"Importante:
Todas as respostas e informações dadas nesta secção só deverão ser consideradas a título informativo. Caso pretenda um parecer oficial, deverá sempre consultar um advogado".

Mas às perguntas que coloquei à Vet da arca sobre o furão ela sempre me respondeu, mas primeiro informava-me que não era legal a sua detenção. E reparei HOJE, que todas as perguntas sobre o furão foram apagadas das respostas da Vet. Fiz várias perguntas sobre ele há uns 3 meses atrás e agora não me aparece já nenhuma.

MHZ
lmv
Membro Veterano
Registado: quarta out 22, 2003 3:37 pm
Localização: 2 Furões (Minki e Pompom) e 1 cão maluco chamado Blue :)
Contacto:

domingo abr 11, 2004 10:16 pm

MISTÉRIO ...........
<p>Webcam Online - <a href="http://homepage.oniduo.pt/reinodosfuroe ... lternativo - <a href="http://reinodosfuroes.no.sapo.pt">http://reinodosfuroes.no.sapo.pt</a></p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
ines_faria
Membro Veterano

segunda abr 12, 2004 6:26 pm

Será água a ser sacudida do capote? ;)
Ou então talvez estejam para acontecer movimentações...
A esperança é a última a morrer.
MHZ
Membro Veterano

segunda abr 12, 2004 7:09 pm

A última vez que falei com o dr. Loureiro do ICN (há cerca de 20 dias), ele disse-me que ainda nessa manhã lhe tinha telefonada uma vet querendo saber como proceder quando lhe levam furões para tratamento. Para eles é sempre um problema, pois que sendo proibido, a obrigação deles é denunciá-los. Mas também sabem que depois a qualidade de vida dos furanitos passa a ser nula. Passam de ricos a pobres...
Mas a obrigação do dr. Loureiro é dizer-lhes a verdade, evidentemente.
A haver "movimentações", não acredito que sejam a favor.:cry:

Quando começarem a entrar no nosso país "furões turistas", vou gostar de ver qual a atitude dos nossos vets.

MHZ
ines_faria
Membro Veterano

segunda abr 12, 2004 7:42 pm

MHZ, ainda bem que as moradas que dou nos Vets são de uma casa onde já não mora ninguém... :p

Os furões turistas, tenho esperança, virão trazer com eles a legalização forçada para os nossos: ou proibem a entrada dos outros, ou legalizam os nossos.
Hyza
Membro Veterano
Registado: segunda mar 01, 2004 9:36 pm
Contacto:

segunda abr 12, 2004 10:23 pm

Não queria ser pessimista em relação a isso, mas de facto, não cheira a coisa boa... :(
MHZ
Membro Veterano

terça abr 13, 2004 12:45 am

Mudar qualquer lei não é fácil. É preciso que existam motivos válidos, provas importantes, muita gente a mexer, médias pelo meio, etc. E ainda bem que assim é pois de contrário andavamos a mexer nas leis por dá cá aquela palha e às tantas, ninguém sabia a quantos andava...
Nós ainda somos relativamente poucos e com pouca força, o furão como animal doméstico só agora é que começa a ser conhecido, portanto vamos ter que esperar com calma. Havemos de lá chegar (só não sei é quando... ;) ).
Se eles quisessem tirar-nos os bichinhos, poderiam fazê-lo, só que nós não iríamos ficar quietos e há sempre na lei possibilidade de nos defendermos. Haveria movimentos, possibilidade de alertarmos os organismos de defesa dos animais. Seria bastante ruidoso, pois pela nossa parte também nos iríamos mexer. E que iriam eles fazer às centenas de furanitos? Tudo isto tem de ser pensado antes de tomarem qualquer atitude, tanto mais que sabem que não os queremos para caçar.
A entrada em vigor do passaporte vem jogar a nosso favor e se ainda por cima forem muitos os que começarem a querer vir cá, também poderá ajudar-nos... Enfim Portugal sempre acabou por acompanhar a Europa, mais 50 anos, menos 50 anos... :lol:
Também podemos optar por ficarmos no nosso cantinho, calados, não dar nas vistas para não chamarmos à atenção, mas isso reduz a qualidade de vida dos nossos furões, pois há poucos vets a especializarem-se e se um deles tem um problema realmente sério arriscamo-nos a perdê-lo como já aconteceu a pelo menos um ou dois dos membros da arca.
É por esses motivos que resolvemos dar a cara e tentarmos a sua legalização, mas estamos cientes do risco que estamos a correr.

MHZ
Moya
Membro Veterano
Registado: sexta ago 02, 2002 10:48 am
Contacto:

terça abr 13, 2004 8:19 am

Olá a todos,
A juntar a tudo o que já foi dito, penso que é importante que nós alertemos as pessoas que pretendem adquirir um furão ou que nos contactam em busca de uma cria para o facto de que os furões são ilegais e dos riscos que podemos correr ao termos um baixinho destes em casa.
Quando fiquei com os meus primeiros furões, nem a criadora deles (que trouxe os progenitores do Brasil) nem eu sabiamos que eles eram ilegais mesmo que não fossem para a caça.
Claro que depois de os ter, já não tinha outra opção senão tentar lidar o melhor possivel com a situação... Mas acho que os futuros donos devem ter essa opção bem presente. :)
Um abraço,
Rita
Responder

Voltar para “Furão”