Página 1 de 1

idade dos furoes

Enviado: domingo abr 18, 2004 2:07 pm
por sandramag
Gostava de saber quantos anos vive um furão, e de quanto em quanto tempo é que as femêas teem o cio?

Enviado: domingo abr 18, 2004 2:21 pm
por lmv
Olá Sandramag,

Bem vinda ao Fórum dos furões e não se esqueça de assinar a petição online (o site está por debaixo da assinatura) para a legalização do furão como animal doméstico

Em média, vivem cerca de 6 anos mas há casos de 10 anos em furões domésticos. O cio, ocorre 2 vezes por ano.

Dê uma voltinha pelo Fórum e verá grande parte das respostas às suas perguntas.

Enviado: domingo abr 18, 2004 3:04 pm
por MHZ
Li um caso de um furão que durou 14 anos. Salvo erro foi em Inglaterra.

Mas com tanto furanito a nascer de uma vez só, acho que é preferível as fêmeas começarem a ser castradas. Depois não se arranjam lares para tantos furões e é assim que aparecem abandonados, ou são soltos na natureza, que é o que as nossas autoridades têm medo que aconteça. Hibridam com o furão selvagem e com o toirão e desiquilibram a nossa fauna.
O club, mesmo clandestino, poderia ajudar a equilibrar os nascimentos, etc.
O ideal é sempre prevenir e não remediar.
É pena as nossas autoridades não nos ajudarem, mas é um assunto a pensar e se a TVI sempre intervier, poderíamos colocar-lhe esta questão.
É mesmo um factor bem importante para a sua legalização, pois que depois sempre os poderemos controlar melhor assim como aos seus criadores. Senão crescem e proliferam sem nenhum controle.
Quantas terras existem em que as casas foram construídas à balda, sem planeamento urbano?
Pode acontecer o mesmo aos furões e nós que somos mais ou menos os primeiros, temos obrigação de prever e acautelar o futuro deles.
É pelo menos a minha opinião.

MHZ

Enviado: domingo abr 18, 2004 4:58 pm
por ines_faria
Eu também gostava de deixar a minha opinião.
Concordo inteiramente com a MHZ relativamente à esterilização de fêmeas. Nós por cá, e com a legislação que temos, não podemos andar a criar furões desenfreadamente - coisa que poderá vir a acontecer, com todas as crias que nasceram e hão-de nascer este ano, e que, com fêmeas em maioria, para o ano prevejo serem muuuuitas. É por isso que o Aramis vai ser tratado (preciso de me informar se há alguém confiável para uma vasectomia, senão terá de ser castrado), e a Nina... talvez a deixe ter mais uma ninhada, para o ano. Depois também tenho de parar. Até porque o melhor para as fêmeas, reconheçamo-lo, é mesmo serem esterilizadas.

Enviado: domingo abr 18, 2004 8:19 pm
por MHZ
Ines_faria:

É muito provável que este ano a Nina volte a entrar em cio e a injecção a ela parece que não faz muito efeito. Se calhar ainda vai ter que ser cruzada novamente este ano.
Se a Kena não estiver grávida, o Opale pode ser que sirva de paliativo ;)
Mas daqui a uns 15 dias já ficamos a saber para que é que ele serve. Não quero ser mais maldizente :p

MHZ

Enviado: domingo abr 18, 2004 8:35 pm
por lmv
Olá a todos,

Ora aqui está um bom motivo para que seja criado um "clube dos amigos do Furão". Como sabem, a castração e a operação às fêmeas, custa tanto ou mais que um furanito. Um clube pode servir para conseguir um acordo com uma ou mais clinicas veterinárias de forma a que esse valor viesse mais para baixo, permitindo a quem quisesse, efectuar a operação.
Quem diz este exemplo, diz por exemplo, a aquisição de comida, vitaminas, etc através do clube (fico sempre com inveja de Inglaterra quando vejo na internet uma saca de 15Kg a custar 40 Euros).

Enviado: domingo abr 18, 2004 9:11 pm
por ines_faria
Bem, Luis, nós sabemos a que veterinários podemos recorrer. Por exemplo, na zona de Lisboa, temos a Zoomédica, a de Telheiras, a Vetoeiras, a da João XXI, a Faculdade de Veterinária (com cuidado, podem andar lá ICNs à espreita nas consultas de exóticos). Os preços variam e muito, senão vejamos, e apenas a título de exemplo (não me venham depois dizer que faço publicidade a uns e a outros não - apenas sigo as informações que as próprias clínicas me deram esta semana):
Ónde é mais barato castrara os furões machos: Zoomédica.
Onde é mais barato esterilizar as fêmeas. Clínica Vet. de Telheiras.
Seja como for, ospreços para castrar machos não diferem muito - já as fêmeas... ui ui ui!

MHZ, a Nina passou o primeiro cio antes do Natal com um jill-jab. Parece que funcionou. Não quero é estar sempre a ir por esse caminho, até porque pode não resultar da próxima vez e não faz concerteza bem à bicha. Por isso o Opale que afie os dentinhos :p
Vai ver, ainda vai ter netinhos da Kena!