Página 1 de 2
A Mina está estranha...
Enviado: quinta mai 06, 2004 2:33 pm
por rubbi
Olá a todos,
A Mina está com um comportamento um pouco estranho.
Primeiro, se está no colo quer ir para o chão, se está no chão quer ir para o colo. Nunca foi de subir pelas pessoas, agora se quer colo sobe por mim ( sim, por mim porque sou a "vitima" preferida

) e se não lho dou levo um "aviso".
Agora mal posso mexer na gaiola para limpá-la porque a Sra. D. Mina não gosta e vem a correr morder as minhas mãos.
Ontem, reparei que tinha uma secreção acastanhada que eu nunca tinha visto antes. Além disso, tem as maminhas super inchadas
Será possível esta malandra estar com uma gravidez psicológica sem nunca ter feito por isso????
Poderá ser alguma reacção à injecção para interromper o cio?
Alguém já passou por isto?
rubbi
Enviado: quinta mai 06, 2004 3:22 pm
por lmv
Olá Rubbi,
Parece-me um descontrolo hormonal, no entanto era bom ires ao vet para verificar o que se passa. O estar um bocado agressiva e inconstante poderá significar indicios de stress provocado por algo anormal.
Um abraço,
Luis V.
A Mina está estranha...
Enviado: quinta mai 06, 2004 5:57 pm
por MHZ
Rubbi
Li que elas têm frequentemente falsas gravidezes, mas um problema comum nelas é a piometra, infecção no útero. Como ficam muito inchadas e dilatadas, há o perigo de terem infecções com mais facilidade. Convinha vê-la e também pode colocar a questão nos sítios que dei à Inês por causa do problema que a Nina tinha.
Como eles têm um metabolismo muito acelerado, convêm não deixar andar muito tempo sem ver o que é.
MHZ
Enviado: sexta mai 07, 2004 7:43 pm
por rubbi
Olá a todos
lmv e MHZ, obrigada pelas dicas e já fui ao veterinário com a Mina. O que esta malandra tem é uma gravidez histérica, ou seja, uma gravidez psicológica.
O vet disse que é frequente acontecer depois da injecção. Ainda bem que não tem nenhuma infecção no útero.
Os sintomas devem durar entre 8 a 15 dias. Até lá, vou levando uns avisos para não mexer na gaiola e umas mudanças de humor repentinas.
rubbi
Enviado: sexta mai 07, 2004 8:28 pm
por ines_faria

Nina=gravidez psicológica a tempo inteiro

Enviado: sexta mai 07, 2004 9:12 pm
por MHZ
ines_faria Escreveu:

Nina=gravidez psicológica a tempo inteiro

Inês, é só mau feitio, mas não desanime.
O Opale tem a mania de ir para o beliche debaixo da cama do meu filho e eu não quero, pois para ir para lá, dá cabo do colchão de cima a empurrá-lo para o lado para abrir passagem para a cama de baixo. E sempre que o encontro lá, tiro-o e digo-lhe NÃO. Só que continuava a ir para lá. Comecei a dar-lhe uma palmada no rabiote junto com um NÃO e metia-o a seguir na gaiola de castigo. Amuava e enfiava-se logo na toca dele. Isto por 3 vezes. Agora já não vai para lá e há pelos menos uns 15 dias.
Tem que apanhar o melhor jeito de lidar com ela e ser persistente, se calhar experimentar novos métodos. A Kena quando veio para aqui era outra agrafadora.Por duas vezes me cravou os dentinhos a furar bem e uma vez ao meu marido mas depois começou a morder com menos força e no final estava muito meiguinha. Evidentemente que eu estava sempre com cuidado, pois não era ainda de confiança, mas nos dois meses que cá esteve, melhorou muito. E ela sabia bem o que estava a fazer porque eles burrinhos é que não são.
MHZ
Enviado: domingo mai 09, 2004 9:44 am
por ines_faria
MHZ, realmente a Nina tem uma personalidade muito forte. Mas eu não perdi ainda a esperança de ter uma "fera amansada". Tudo tem sucedido a um ritmo rápico na vida dela, e eu espero que daqui a uns tempos, com a esterilização, ela passe a ser mais calma. Como ela tem estado com o cio mas não perde pêlo, alimenta-se muito bem e está muito activa (como sempre), pode ser que passe... Gostava que ele tivesse mais uma ninhada antes de a esterilizar. Mas como ela está bem, vou arriscar esperar uns meses até cruza-la de novo. Talvez Agosto/Setembro - até para ver se, com o fim do verão, ela não entra em cio novamente depois de ter crias...
Enviado: domingo mai 09, 2004 12:12 pm
por MHZ
Pelas últimas notícias, parece que o Opale sempre serve de macho vasectomizado. A Kena parece que tem uma gravidez psicológica.
Ainda não é desta que vou ser avozinha...
MHZ
Enviado: domingo mai 09, 2004 12:17 pm
por lmv
HHHHOOOOOOOOOO ....................
Enviado: domingo mai 09, 2004 2:57 pm
por ines_faria
Oooooohhh. Que pena! Deixe lá, MHZ, com a minha assanhada pode tirar teimas.
Enviado: terça mai 18, 2004 11:22 am
por rubbi
Olá a todos,
Depois da gravidez psicológica, a Mina está como a Nina esteve há umas semanas atrás. Está muito inchada, ou seja, com os sintomas de cio...
Ai, ai, espero que seja passageiro tal como foi com a irmã.
Cá está a prova:
beijinhos
rubbi
Enviado: terça mai 18, 2004 1:58 pm
por MHZ
Mande-a para o meu Opale, pode ser que a acalme como foi com a Kena.
Ela que venha fazer umas férias cá para o Norte.
A injecção já não deve fazer muito efeito e castrá-la agora não sei se é conveniente, já que me parece que deve ser feita no início do cio.
MHZ
Enviado: terça mai 18, 2004 9:48 pm
por ines_faria
Estas manas, estas manas...
Rubina, espera umas duas semanas que vai passar. Se não, o Porto é sempre uma cidade bomita para se passar um fim de semana...
Enviado: quarta mai 19, 2004 10:09 am
por rubbi
Olá a todos,
MHZ: obrigada pelo convite

.
Acho que para já vou fazer o que a Inês sugeriu e vou esperar 2 semanas a ver.
Se não passar, umas férias no Porto não são de jogar fora
beijinhos
rubbi
Enviado: quarta mai 19, 2004 11:01 am
por MHZ
Quando estão no cio, correm o risco de infecção uterina, chamada piometra e que pode ser aberta (quando aparece corrimento de cor tipo pus) ou fechada e esta é a mais perigosa já que o pus fica dentro do útero e não se dá por ela ou quando se dá, já é preciso tirar o útero para que não morra.
Isto não é para a assustar, pois a maior parte tem o cio e não tem infecções, é só para a alertar para esta possibilidade, pois como há uma dilatação, o perigo de infecção é maior.
Pelo que li o cio não passa enquanto não cruzarem com um macho e é então que começam a perder pelo e entram em anemia devido aos altos valores de estrogénio no sangue. Esse tempo até ficarem anémicas, varia de furão para furão. Lembro-me que a Mina passado pouco tempo começou a perder pelo, mas ela é um caso para o Guiness de assanhada que é. Mas como são irmãs...
No entanto estamos todos a aprender como criar e cuidar deles e estas experiências trocadas é que nos ajudam para futuro, porque já reparei que o que dizem os livros é uma coisa e a prática, outra.
MHZ