Página 1 de 6

Kit - Beethoven do Reino dos Furões

Enviado: sábado mai 22, 2004 12:56 am
por Hyza
Bem, esta é a minha primeira experiencia com furões. Quando cheguei aqui à arca, nunca pensei que fosse ter um tão rápido, mas ele já cá está, o Kit!

Ainda é um bocadinho cedo para falar sobre ele, pois só o tenho à algumas horas ^^
Ele portou-se bem durante a viagem de Lisboa até Azeitão, apesar dos solavancos que o carro dava (graças às nossas belas estradas), não despertou.
Depois quando cá chegou, saiu da transportadora e começou a investigar os arredores, acho que ele estava um pouco nervoso e provavelmente assustado, pois estava irrequieto, o que é natural, tendo em conta que está num sitio estranho para ele.
Depois andou a explorar a gaiola e comeu um bocadito de ração. E agora está a dormir todo enroscadinho. Uma ternura, é lindo o meu furanito.
Faz bem em dormir que amanha vai ter muito que explorar e brincar he he

Mas confesso que fiquei com pena de o ter separado dos manos e da mãe, mas pronto, acho que ele vai gostar disto aqui he he

Tirei umas fotos, mas não ficaram grande coisa..webcams, já se sabe ^^ Amanha com a luz do dia ou com uma maquina decente, tiro mais, mas aqui ficam duas

Imagem

Imagem

Agora vou eu fazer umas explorações, no CD que o Luis me ofereceu (brigada Luis! ;) ), e depois conto mais sobre "como é ter um furão pela primeira vez" hi hi hi

Enviado: sábado mai 22, 2004 3:50 am
por MHZ
É albino?, pelo menos na foto parece.
E morder, nada?
Boa sorte, sobretudo com as mordidas.
Atenção aos mosquitos se for uma zona de calor, pois podem transmitir uma doença, conforme eu já coloquei aqui num tópico.

MHZ

Enviado: sábado mai 22, 2004 9:45 am
por Hyza
É albino, sim :)

Não morde, só acidentalmente, tipo, se estiver a comer na mão.
Tem cheirinho, claro, mas não é nada forte. Provavelmente vai se tornar forte à medida que cresce, mas por enquanto, não incomoda nada :)
Pergunto-me se ele sabe beber pelo bebedouro, pois esta manhã pus agua na mão e ele parecia estar cheio de sede.
Tem estado inqueito desde que acordou, explora, explora, parece que anda a procura de alguma coisa e faz uns barulhinhos ^^ Dormir é que "tá quieto"! :)

Mais duas fotos, fresquinhas:

Imagem

Imagem

Enviado: sábado mai 22, 2004 9:57 am
por lmv
Olá Hysa,

Estou a ver que está a correr tudo bem. Sim, ele bebe pelo bebedouro. Geralmente, o que pode acontecer é que se ele anda contigo a explorar a casa durante +- 20 minutos, para nós é pouco tempo mas para ele é muito, o que significa que estará com sede. Com o tempo, tu vais-te habituando ás manhas e manias deles (he he he).

Um abraço,

Luis Ventura

Enviado: sábado mai 22, 2004 11:08 am
por MHZ
Como diz a Scar raf, são todos muito giros, basta ser pequeninos.
Esses barulhos é de contentamento, indica que estão felizes.

MHZ

Enviado: sábado mai 22, 2004 4:44 pm
por rubbi
Olá Hyza

Acho que a emoção para os furanitos quando vêm para a nossa casa é tão grande como a nossa ;)
Desejo que tenhas muita sorte com o teu Kit. :D
A minha, apesar de vez em quando meter um dentinho ou outro, não me posso queixar. :p
Acho que é uma maneira de me mostrar que também se chateia comigo. :roll:

beijinhos

rubbi

Enviado: sábado mai 22, 2004 6:17 pm
por catm
Olá HYZA! :D
Fico contente por saber que o kit se está a adaptar bem...
Agora falto eu... :(
Estou com tanta inveja!
Vai contado como o teu menino se porta. ;)

Enviado: sábado mai 22, 2004 9:11 pm
por Hyza
Bem, hoje já está mais bincalhão :)
Esteve cerca de 5 horas sozinho, e quando cheguei, já estava a olhar para a porta. Tirei-o de lá e durante meia-hora brincou, brincou até cair no sono..uns 5 minutos de sono he he
Uma coisa já o vi fazer: beber agua pelo bebedouro. Ele estava fora da gaiola e procurou a entrada e foi direito ao bebedouro he he assim já tou mais descansada.
O proximo passo é o wc :? he he

É verdade, apesar de ter lavado as mãos varias vezes durante o tempo que estive longe dele, ficava sempre o cheiro doce dele nas mãos assim de leve ^^

Enviado: domingo mai 23, 2004 12:20 pm
por patuxas
Olá Hyza!!!

muitos parabens, o Kit é um fofinho, fico contente por a adaptação estar a correr lindamente ;) ;) :p

Patricia

Enviado: domingo mai 23, 2004 4:17 pm
por Hyza
Bem, hoje andava todo maluco de manhã..acordei a ser mordida por ele, tadito, estava desejoso de sair da gaiola, deve ter sido a forma de agradecer, brincar com a dona! Mordelas à parte he he já tenho uns carimbos dele nos braços ^^
Brincou que se fartou, e já arrasta os brinquedos para o sitio mais escuro que encontou: debaixo da cama!
Já corre de um lado para o outro, de uma maneira muito engraçada, assim com as costas mesmo arqueadas, fartei-me de rir..
Ficou foi um bocado stressado quando o fechamos na gaiola, atirou-se de ganas aos brinquedos, e rebolou de um piso da gaiola para o outro..vá lá que tem lá montes de panos, espero que não tenha ficado mal :?

Enviado: domingo mai 23, 2004 4:49 pm
por MHZ
Eduque-o já a não morder e seja persistente. Morde, leva um rotundo NÃO, vai 10 minutos para a gaiola E A Hyza fica à beira dele, para perceber que fez asneira. Passados esses10m, nem mais nem menos, tire-o e brinque com ele. Se voltar a morder, volta outros 10m para a gaiola e repete o processo, SEM NUNCA SAIR DA BEIRA DELE.
Quem contou este truque, conta também que ao fim de dois dias ele já tinha deixado de morder.

Não aconselho a que o coloque na gaiola com ele enfurecido.
Eu deixava o meu adormecer num canto que ele escolhesse e depois pegava nele, a dormir e então fechava-o na gaiola.

Assim, se o enjaula sem ele ter feito mal nenhum, o castigá-lo com a gaiola quando faz asneiras, perde o efeito.

E tem que ser persistente nos castigos, que não devem durar mais que 10 m, pois que a memória deles é curta. Se se aumenta o tempo eles esquecem-se do motivo do castigo.

Sabia que na Suécia não aconselham a guardá-los numa jaula?. E que as gaiolas têm que ter tamanhos mínimos obrigatórios? Consideram que é o mesmo que um engaiolar um cão ou um gato.

MHZ

Enviado: domingo mai 23, 2004 5:11 pm
por Hyza
Ele quando morde leva logo um sobro, e fica a olhar muito desconfiado..não gosto de lhe levantar a voz porque fica um pouco assutado :?
E só vai para a gaiola quando é para dormir à noite, ou quando saímos, que foi o caso hoje, só que ele andava a brincar e fez as necessidades onde não pode mesmo ser (carpete) e foi de castigo para lá, uns minutos antes de sairmos, por isso já não veio cá fora e ficou chateado :( também tive pena, mas não podia ficar mais tempo..agora tou aqui desjosa de chegar a casa a ver como ele está..nunca estou descansada com ele sozinho e como deixo o quarto às escuras, de nada me vale deixar a webcam ligada.. :(

Enviado: domingo mai 23, 2004 6:01 pm
por MHZ
Hyza Escreveu: Ele quando morde leva logo um sobro, e fica a olhar muito desconfiado..não gosto de lhe levantar a voz porque fica um pouco assutado :?


Eles ligam mais ao som que às palavras. Ou seja, devemos dar uma entoação diferente para cada ordem, ralho ou mimo que lhes demos. Por isso o NÃO deve ser vigoroso, e o "que lindo" em tom suave. Assim percebem que quando levantamos a voz estamos zangados por alguma coisa que fizeram mal.
Quando ele fizer asneira deve, portanto levar um vigoroso NÃO, que é mesmo para ficar assustado e perceber que errou.
Pelo menos com o Opale, procedi assim e ele agora percebe bem quando me zango, porque amua logo.
E ainda há pouco tempo contei aqui que lhe dei uma palmada, porque tinha a mania de dormir num sítio que eu não deixava, e foi remédio santo, ou quase, porque 15 dias depois repetiu a proeza, levou outra palmada, amuou, mas nunca mais voltou a fazer. Nem ficou agressivo por isso.

MHZ

Enviado: domingo mai 23, 2004 6:38 pm
por Kahoro
Olá Hyza!! parabéns pelo teu novo membro da familia

a minha Winkie (Blaze - Reino dos furões) parece ser um pouco mais arisca que o teu Kit, mas é um amor. no dia em que a trouxe para casa não sabia o que fazer ela estava mesmo irrequieta. nos dias seguintes foi um anjo. agora é que está um pouco mais atrevida e quer morder tudo. ás vezes não sei se ela está a brincar se está irritada. ela dá uns pulinhos e morde (principalmente os pés) e está sempre a fazer barulho (aqueles sons engraçados). tenho estado constantemente a dar palmadinhas e dizer NÃO, mas eu acho que ela pensa que é brincadeira. tambem ainda agora estou a começar ;) tirando as mordidelas, ela chega mesmo a lamber-me como se fosse um cachorrinho, fico derretida quando ela faz isso. :oops:

Lambidelas da Winkie :p

Enviado: domingo mai 23, 2004 7:09 pm
por lmv
Olá a todos,

Nunca se esqueçam de uma coisa: A educação do animal depende daquilo que a gente pretende.

O que quero dizer com isto e seguindo o meu exemplo, é o seguinte: tenho uma Peludinha que era terrivel e que ficou super-mansinha e tenho o Pompom que é traquinas, não tão manso como a Peludinha mas de confiança: Isto traduz pela educação de um e de outro ser diferente. Com a Peludinha, é só meiguises agora (na altura foi muito repreendida e teve que levar algumas palmadas), enquanto que com o Pompom é "brincadeiras à rapaz". O fruto da educação só se vê passado algum tempo e quando digo tempo, estamos a falar talvez um ano (depois de passarem a puberdade e entrarem no estado adulto).

Um abraço,

Luis V.