Sobre o banho:
Eles, na natureza, gostam da água. Só que sendo criados em cativeiro, devemos nas primeiras vezes ensinar-lhes a gostar do banho, proporcionando-lhe uns brinquedos que os estimulem a brincar na água.
Depois de introduzidos na banheira pode dar-se-lhes um prémio para os aliciar e associarem que banho dá coisa boa.
Há quem aconselhe um banho de 15 em 15 dias, outros acham melhor de mês a mês, outros de 2 em 2 meses e ainda há quem os lave 2 vezes por semana e quem defende esta ideia já foi criadora e estuda agora para veterinária. Ela lavava os dela só com shampoo de bebé e diz que sempre foram saudáveis.
Podem ler em
http://www.todohurones.com/bano.html
No Inverno aconselho a secar com o secador mas interpondo a nossa mão entre eles e o secador e no botão que fizer menos barulho para não os stressar. No Verão, podemos deixá-los secar sozinhos evitando as correntes de ar. Eles adoram rebolar na toalha.
Podemos aproveitar a altura do banho para lhes limpar as orelhas e os ouvidos. Pode ser com um cotonete molhado em Frontline, ou com o líquido próprio, ou óleo de amêndoas doces morno. São atreitos a ácaros nos ouvidos, o que lhes pode provocar alguns problemas. Mas cuidado para não o magoar.
Sobre a areia do w.c.:
Outra informação que tirei é a de uma dona que aprendeu nos E.U. a colocar em vez de areia, comida de coelho de cor verde. Sai muito barato e não lhes faz mal. E parece que o furão não a come. Como a li, assim a passo. Quem experimentar, depois diga o que achou.
Outra hipótese é a areia do Carrefour, que não é bem areia, mas umas pedras transparentes que não largam pó.
MHZ