Inês, depois de ler isto, não resisti a colocar aqui:
Decorando com caquinhas
Por Mira (Traduzido por L. Vanessa Gruden) do Paw Printz Jul-Ago, 2001 / Tradução e adaptação por Patricia Uellendahl 2004
Poucos humanos percebem que nós ferrets temos um alto e desenvolvido senso de estetica. Nosso arredores e condições de vida são muito importante para nós. Por isto alguns itens como brinquedos fofinhos, brinquedos que fazem barulhos e chave de carro, devem ser colocados em lugares restritos.
O humanos pensam que nós roubamos estas coisas. Não é assim! Nos estamos apenas organizandos estes ornamentos e coisinhas de maneira agradável a fim de melhorar a beleza dos arredores, e também para contruir com o Feng Shui de cada cômodo.
Um dos métodos primários que ferrets tem para decorar, é com caquinhas. Alguns humanos não nos dão brinquedos suficientes. Alguns colocam plantas e chaveiros em lugares que não podemos alcançar. Alguns ferrets simplesmente não gostam de decorar com itens artificiais e preferem melhorar nosso ambiente com presentes que a natureza nos deu. Mas independente se um ferret usa exclusivamete suas caquinhas ou as integra com seus outros metodos de decoração, caquinhas nos dá a oportunidade de decorar com nosso toque pessoal.
Abaixo algumas das maneiras que os ferrets usam suas caquinhas para criar uma variedade de estilos
Tradicional - caquinhas nos cantos
Alguns podem achar este estilo um pouco sem graça, mas acredito que seja o modo mais confortável. Nos leva aos velhos tempos onde ferrets eram ferrets e não ehaviam caixinhas sanitárias. Alguns ferrets farão suas caquinhas nos mesmos cantos , dia após dia, até que uma alta pilha de caquinhas se forme.Recomendo a este ferretsque expandam seus horizontes integrando outros estilos . O modo usual de fazer esta caquinha é ficar imóvel num cantinho, cabeça para cima , olhos fixos procurando algum predador no céu.
Moderno - caquinhas pequenas por todo o chão
No extremo oposto está um estilo que eu realmente acredito reflitir a vida, agitada e ativa dos dias de hoje de um ferret. Quem é que tem tempo de parar para fazer uma pilha grande de caquinhas ? Corre, corre , corre atende o celular e deixe uma pequena caquinha. O perigo aqui está no fato de que o resultado geral pode ser sentido aos poucos e alternadamente.Me preocupo com ferrets que utilizam somente este estilo, pois são indecisos em outras áreas de suas vidas. “ Vá devagar” Digo a eles. Relaxe e tente um outro estilo. Sua casa e seu intestino serão melhores.
Secreto - caquinhas escondidas debaixo de móveis
Este é um estilo popular daqueles ferrets que são nervosos ou vergonhosos. Talvez eles tenham um medo irracional que os humanos irão “apagar” os sinais de suas caquinhas e de um modo “apagar” suas existências. Acredite, humanos nunca podem “apagar” totalmente suas decorações. Esfregue e limpe tanto quanto quiser, alguns residuos irão sempre permanecer. Talvez alguns ferrets pensem que não pareçam adoráveis enquanto fazem suas caquinhas - isto não tem sentido algum. Ferrets são adoráveis fazendo QUALQUER COISA.
Se liberte, Saia do esconderijo e faça caquinhas no meio do carpete. É muito bom experimentar novos efeitos !
Trânsito - fazendo caquinha em frente da porta
Este estilo realmente presta homenagem a todos as decorações acima e ainda serve como uma declaração pessoal. “Caquinha de protesto” tem uma longa e clássica história no mundo dos ferrets. É relativamente ligada a “Caquinhas no hall de entrada” e o tradicional “Fazendo caquinhas bem no meio do sala” Para mim , cada u m tem uma aura individual que diz “ Ei mundo! Eu tenho coragem e um senso de aventura”.
Expansivo - fazendo caquinha fora da gaiola
Um flexivel e atletico ferret, pode conseguir decorar fora de seus limites e espalhar seus conhecimentos artisticos em qualquer lugar . Eu não tenho uma gaiola, então posso admirar (de uma distância segura) aqueles que o fazem.
Ecletico -uma mistura de vários estilos de caquinha
Este método é fácil de identificar se você tiver vários ferrets em casa, onde você encontrará que destoam. Mas não é impossivel para um único ferret conseguir esta proeza. Com pouco esforço, você pode surpreender seus humanos com sua habilidade de fazer caquinhas de modos diferentes e em muitos lugares.
Usando a caixinha sanitária - Ha ha !!
Usar apenas uma caixinha dada por um humano para que você possa decora-la, é algo tão raro que eu apenas mencionei como um mero exemplo do que você NÃO deve fazer. Se você tem tão pouca imaginação para usar apenas aquela caixa e não todo o seu ambiente como cenário para suas decorações, então você não merece ser um ferret - você merece ser um GATO