MEDIDAS A TOMAR PARA OS DIAS DE CALOR ACIMA DE 27º

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

MHZ
Membro Veterano
Mensagens: 3158
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm
Localização: Um furão

quinta jun 03, 2004 2:58 pm

Com este calor e o mais que já está prometido para este ano, convém relembrar os cuidados a ter com os nossos peludinhos, já que tosquiá-los está fora de questão...

Um furão não tem glândulas sudoríferas. Temperaturas altas são-lhes muito prejudiciais, pois não conseguem controlar sozinhos a temperatura do corpo, como, por exemplo, os cães.
Temperaturas acima dos 27º provocam-lhes um golpe de calor causando-lhes desidratação, danos nos órgãos, podendo inclusive ser mortal.
Para o evitar deveremos tomar certas precauções:

A jaula deve estar na sala mais fresca e com menos sol.
Colocar uma ventoinha, de preferência de pé alto para que o ar não lhes dê directo e não os constipe.
As janelas devem estar fechadas e as persianas corridas.
Colocar uma toalha molhada na jaula para eles se refrescarem e ajuda a baixar a temperatura do corpo.
Devem ter água fresca à disposição, ou soro glicosado.
Não o deixem fechado dentro do carro, evitem levá-lo a sítios quentes e muito menos à praia. Com tanto pelinho, nem o meu albino conseguia ficar moreninho…
Podemos colocar uma piscininha para eles se refrescarem e baixarem a temperatura corporal.
Não esquecer de desligar a ventoinha e deixá-los ambientarem-se um pouco, antes de os mudarmos de sala, porque o câmbio brusco de temperatura, também lhes pode causar problemas.

Os sintomas de um furão com hipertermia, são:

Respiram com dificuldade.
A língua vermelha e brilhante.
As almofadinhas das patas muito vermelhas .
Deprimidos.
Débeis.
Saliva espessa ou pegajosa
Podem vomitar sangue.
Diarreia
Coma

Caso notemos o nosso furão com alguns destes sintomas devemos levá-lo ao vet , mas antes é conveniente baixar-lhes a temperatura corporal, mas gradualmente, para não corrermos o risco do inverso, ou seja, hipotermia. Podemos dar-lhe um banho com uma toalha húmida temperada mas não gelada.
Podem precisar de oxigenação e rever o tempo de coagulação. Se o tempo de hipertemia for elevado poderão sofrer para toda a vida de problemas nos rins, fígado, coração e terão de fazer tratamento durante toda a vida.
E nós queremos o melhor para os nossos bichinhos.

MHZ
Hyza
Membro Veterano
Mensagens: 447
Registado: segunda mar 01, 2004 9:36 pm
Localização: Kit (furão)
Contacto:

quinta jun 03, 2004 4:36 pm

Por acaso tenho andado preocupada com isso..onde eu estou é muitooo quente :(
Eu há tres dias que não dou descanso à ventoninha...sempre que ele fica sozinho, fecho as portadas, mas deixo a janela aberta, para entrar ar.
Ontem, como estava mesmo muito calor, molhei as minhas mãos e depois fazia-lhe festas, assim ele ficava mais fresquinho, e acho que ele gostou he he Vou considerar essa da piscina ;)
MHZ
Membro Veterano
Mensagens: 3158
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm
Localização: Um furão

quinta jun 03, 2004 7:21 pm

O Opale já não dorme no saco, adormece no chão que é mais fresco e fica muito sorna, parado tipo tapete, a olhar para nós. Mas à piscina, não liga e quando o meto lá para lhe refrescar as patas, também não gosta. Vou experimentar colocar uma toalha molhada.
Mas este Verão que prometem ser muito quente, vai ser um problema para eles.

MHZ
ines_faria
Membro Veterano
Mensagens: 1217
Registado: quarta nov 19, 2003 9:57 pm
Localização: 4 Furões, 2 Cães

quinta jun 03, 2004 7:38 pm

Os meus dormem numa rede de verão, o saco já está arrumado até à próxima época. Muitas vezes tb dormem no cão da gaiola. Adoram piscina e molham-se todos, depois parecem uns tontos a esfregarem-se na toalah. Mas não a posso pôr dentro da gaiola, senão entornam tudo, que se mistura com os cocós, e depois era uma alegria! :?
Moya
Membro Veterano
Mensagens: 1426
Registado: sexta ago 02, 2002 10:48 am
Localização: Muitos :)
Contacto:

sexta jun 04, 2004 12:48 am

Olá a todos:
Pois é... Este verão promete... :?
Uma sugestão: Colocar na gaiola um ladrilho grande de cerâmica como os que temos no chão (Azulejo)... É facil de limpar e eles adoram deitar-se lá porque normalmente está fresco.
Um beijinho,
Rita
MHZ
Membro Veterano
Mensagens: 3158
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm
Localização: Um furão

sexta jun 04, 2004 6:31 am

Moya, essa é mesmo uma muito boa ideia!
E como estou a refazer a minha casa, decerto que me vai sobrar um azulejo que posso utilizar.

MHZ
ines_faria
Membro Veterano
Mensagens: 1217
Registado: quarta nov 19, 2003 9:57 pm
Localização: 4 Furões, 2 Cães

sexta jun 04, 2004 8:45 am

Excelente! Tenho cá um que é realmente muito grande, dá para todos!! Obrigada pela ideia!
lmv
Membro Veterano
Mensagens: 597
Registado: quarta out 22, 2003 3:37 pm
Localização: 2 Furões (Minki e Pompom) e 1 cão maluco chamado Blue :)
Contacto:

sexta jun 04, 2004 10:24 am

Os meus, agora quando os solto, brincam um bocado e depois deitam-se todos no chão da cozinha (parecem rolos de carne). Até o focinho fica directamente nos azulejos.
<p>Webcam Online - <a href="http://homepage.oniduo.pt/reinodosfuroe ... lternativo - <a href="http://reinodosfuroes.no.sapo.pt">http://reinodosfuroes.no.sapo.pt</a></p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
patuxas
Membro
Mensagens: 148
Registado: sábado nov 08, 2003 5:50 pm
Localização: 1 furão

sexta jun 04, 2004 11:57 am

Olá


Ultimamente o Max deita-se muito no chão, todo refastelado, mas nunca pensei que fosse por causa do calor. A minha casa é bastante fresca, mas parece que ele já está a dar sinais do aumento de temperatura.
Se agora ele já está assim, como será em pleno Agosto. Vou ter que ficar atenta!!!
Moya
Membro Veterano
Mensagens: 1426
Registado: sexta ago 02, 2002 10:48 am
Localização: Muitos :)
Contacto:

quarta jun 09, 2004 8:46 am

Olá a todos:
Ainda em relação às ventoinhas, li algo muito interessante:
Fans
Fans, by themselves, don’t cool ferrets. The job of fans is to move air, so if it’s 90 degrees, the fan moves 90 degree air around. Humans like fans because moving air helps sweat evaporate, which is cooling. Because ferrets can’t sweat, there is nothing to evaporate, and the ferret gets no cooling from the moving air. You can help your ferret "sweat" by misting your ferret with water, and let a fan blow on the ferret to evaporate the water. You can also wipe your ferret with a damp cloth. To be effective, you need to re-wet your ferrets as soon as they dry, so this method requires work!
Ou seja... se eles não tiverem humidos, a ventoinha não serve de muito uma vez que eles não suam.
Uma boa opção tambem é um borrifador daqueles das plantas... É um duche suave ;) E faz menos "confusão" do que uma tina com àgua.. ;)
Ou uma garrafa de vidro fresquinha para ajudar a arrefecer :)

Beijinhos,
Rita
MHZ
Membro Veterano
Mensagens: 3158
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm
Localização: Um furão

quarta jun 09, 2004 9:32 am

Ou uma cervejinha bem fresquinha... :p

MHZ
scar_raf
Membro Veterano
Mensagens: 551
Registado: segunda set 29, 2003 6:13 pm
Localização: 7 cães, 4 gatos...
Contacto:

quarta jun 09, 2004 10:04 am

Ou uma cervejinha bem fresquinha...
ehehehh :lol:

que estranho, ainda nao notei nenhum sintoma de calor no rosca.... continua a preferir a dobra do edredom (bem tapadinho) para dormir, ou mete-se debaixo dos lençois comigo...

mas de qualquer modo, MHZ, mais uma vez parabéns pela pertinencia do tópico!!
MHZ
Membro Veterano
Mensagens: 3158
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm
Localização: Um furão

quarta jun 09, 2004 10:50 am

Scar raf

Que é feito de ti que agora raramente dás um ar da tua graça?

O Opale já tem dormido no chão da gaiola, mas de noite mete-se na alcofa.

MHZ
Acrata
Membro
Mensagens: 71
Registado: quarta abr 14, 2004 11:33 pm

sexta jun 18, 2004 12:47 am

Para as tardes de muito calor talvez seja boa ideia colocar um azulejo sobre placas de refrigeração fresquinhas, daquelas que se usam nas arcas frigorificas (termos). ;)
MHZ
Membro Veterano
Mensagens: 3158
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm
Localização: Um furão

sexta jun 18, 2004 11:48 pm

Mas cuidado para não se exagerar no frio, senão pode ser contrapudecente e provocar-lhes pneumonia.

MHZ
Responder

Voltar para “Furão”