Cio?

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

Hyza
Membro Veterano
Registado: segunda mar 01, 2004 9:36 pm
Contacto:

segunda ago 23, 2004 4:53 pm

Será possivel, que o Kit, com 5 meses, já esteja com o cio?
Tipo, ele já tem os testiculos bem desenvolvidos, e li, que quando o pêlo deles fica mais amarelado, que acontece devido ao aumento da produção de oleosidade, é sinal que eles estão prontos a acasalar. Ele tá mais amarelado do que o costume, mesmo com limpeza diaria :(
Ele tambem está mais agressivo com o pequenote, e tenta-se "por a cavalo" ^^ nele o tempo todo :?
patuxas
Membro
Registado: sábado nov 08, 2003 5:50 pm

segunda ago 23, 2004 6:24 pm

Olá Hyza

e os presentes molhados já começaram??? :p

Talvez seja, mas se calhar ainda e um bocadinho cedo, não :?

O Max quando tinha o cio também ficava super oleoso no pelo :D

Bjs
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

segunda ago 23, 2004 7:53 pm

É um pouco cedo, mas como ele está bem desenvolvido, poderá ser possível. E as horas de exposição à luz? Como a dona é noctívaga, às tantas tem mais de 8 horas de luz diárias e isso acelera o cio.
Também poderá querer mostrar ao pequenote quem manda lá em casa.

MHZ
Hyza
Membro Veterano
Contacto:

terça ago 24, 2004 3:23 am

Não sei dizer ao certo, pois ele agora cansa-se mais e dorme mais, e quando dorme, vai sempre para baixo do sofá, onde tem pouca luz..acaba por não estar muito mais exposto do que estava antes..
Eles podem ser esterelizados apartir dos 6 meses, certo?
Moya
Membro Veterano
Registado: sexta ago 02, 2002 10:48 am
Contacto:

terça ago 24, 2004 6:49 am

O ideal é a partir dos 8 meses Isa.
Beijinhos,
Rita
MHZ
Membro Veterano

terça ago 24, 2004 8:26 am

O Opale, à medida que ia crescendo, começou a dormir mais e a brincar menos. Segundo li, a esterilização deve ser feita com eles em cio, para que os testículos baixem e possam ser retirados totalmente. Pois se estão subidos, a remoção deles pode não ser total e mais tarde continuarem a marcar território. E como diz a Moya, convém que seja feita depois de ter alcançado a maturidade sexual totalmente. Nota se ele cheira pior? É que nessa altura cheiram mais do que o normal.

MHZ
lmv
Membro Veterano
Registado: quarta out 22, 2003 3:37 pm
Localização: 2 Furões (Minki e Pompom) e 1 cão maluco chamado Blue :)
Contacto:

terça ago 24, 2004 9:34 am

Olá Hiza,

Tens dois sinais visuais tipicos quando eles estão com o cio: Começam a marcar território e o marcar significa urinar por tudo quanto é sitio em abundância (nem eu escapava à marcação do Pompom). O outro sinal é os testiculos: a sua dimensão passa para o dobro, quase triplo do tamanho normal (nota-se bastante visualmente).

Sendo filhos da Peludinha, o rapaz pode ser precose (seguindo a fama da mãe e das suas filhotas - he he he).

Um abraço,

Luis V.
<p>Webcam Online - <a href="http://homepage.oniduo.pt/reinodosfuroe ... lternativo - <a href="http://reinodosfuroes.no.sapo.pt">http://reinodosfuroes.no.sapo.pt</a></p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
PeaceFerrets
Membro
Registado: terça jun 22, 2004 5:10 pm

terça ago 24, 2004 10:19 am

Bons dias ppl!
Sei k k ñ tenho comunicado muito, mas o tempo é escaxo, o trabalho tá apertado.
Falando deste tópico, falei com a veterinária (a bakana k apareceu no jornal da tvi a falar das carraças, vejam só) ;) , e ela dixe-me k, visto k eu ñ tenho possibilidada, AINDA!, de ter um furanito para acasalar com a minha Yoko k em vez de esterilizá-la, era preferível, tomar uma tal vacina para o cio visto k ela tb se interessa bastante por estes nossos amigos. O k eu keria era a vossa opinião sobre este assunto, sinceramente.

Novidades, só k já levou finalmente as 3 vacinas :D , e k se tem portado lindamente (ouviste Moya!! :p )

Saudações para todos

Paz 8)
MHZ
Membro Veterano

terça ago 24, 2004 10:51 am

Peaceferrets:

Mas a Yoko já anda com o cio?
É que essas hormonas só se dão nessa ocasião. Servem temporáriamente para acalmar enquanto ela não tiver idade para acasalar. A Nina, da Inêsfaria, já teve de fazer isso porque teve cio precoce( parece que é de família...).
Mas e depende de furão para furão, é uma solução temporária porque de cada vez que é dada, o tempo de efeito vai diminuindo. Portanto ou se opta por acasalar, ou se esteriliza quando alcançar a idade adequada.
Outra solução, é acasalá-la com um macho vasoctomizado. Provoca-lhes uma falsa gravidez e para-lhes o cio por uns tempos.
A Kena, furanita da Moya, veio cá para casa por uns tempos para acasalar com o Opale. Só que ela é muito dominante e o meu muito dócil (por isso digo que ele é um maricotas) de modo que ela, penso, não chegou a acasalar com ele, mas parou-lhe o cio e fez uma gravidez psicológica. Funcionou como se fosse vasoctomizado.
Não sei se com outra furanita o efeito será o mesmo, ou se engravidará, mas os serviços dele estão às ordens da comunidade.

MHZ
Hyza
Membro Veterano
Contacto:

terça ago 24, 2004 2:20 pm

Eu acho que ele ja marca o territorio :(
Mas uma coisa é certa, se ele ainda está com o cio, deve estar mesmo quase..é que o rapaz está cá com um "material" de fazer corar :oops:
Eu tambem estava a fazer as contas para os 8 meses, mas como li no FAQ que a melhor altura era quando eles estavam com o cio, fiquei naquela..

O que noto mesmo é que ele está muito mais agressivo com o pequenote, pois este já se eriça todo, e antes não. Agora estão a ser fechados na gaiola à vez, para que não se alejem muito :?

...ou então perdeu a paciencia, e anda-lhe a arrear a serio...lolll ^^
PeaceFerrets
Membro
Registado: terça jun 22, 2004 5:10 pm

terça ago 24, 2004 2:31 pm

népia, inda ñ tá, mas sendo aos 6meses tá lá quase e keria-me informar previamente...
a vet diz k a vacina dá para os 6meses de cio, não é verdade? :o

acabei de receber uma optima noticia à hora de almoço..finalmente xegou a caixinha das necessidades, comida para ela, visto k tinha de ir a lisboa para comprar, e até um peitoral para ela, com trela e tudo :D :D lol, eu sei, eu sei, pensam k "este gaijo é mluco", mas é o entusiasmo, voçês sabem como é.

agradecia k me esclarexexem o assunto pre-citado.

thanks e saudações

paz 8)
Moya
Membro Veterano
Registado: sexta ago 02, 2002 10:48 am
Contacto:

terça ago 24, 2004 4:55 pm

Olá a todos:
Hyza, com a fama da Peludinha e filhotas, a juntar ao caso tão conhecido do Godot... ;) Sim, é possivel que ele esteja em cio e por isso tenta dominar o Mike... Podes tentar um truque que li há uns tempos: pôr umas gotas de limão na base do pescoço e na base da cauda do Mike... Funciona como um repelente natural para que o Kit não ande todo garanhão atrás dele. ;)

Andre, é só miminhos :p Quanto ao cio na Yoko, penso que não tens de te preocupar ainda... Se tudo correr bem e fores cuidadoso com a luz, a tua menina só terá cio na primavera ;) No entanto, os tratamentos hormonais só funcionam apenas uma vez (o lmv já viveu esta experiência com a peludinha) e cruza-la ao primeiro cio acho muito cedo.
Atenção que nem todos os cios são criticos! Temos um caso muito patente disso: A Ritta, da Barbie... Os cios vêm e vão sem qualquer problema, não há perdas de peso, nem pelo e é uma furão super saudavel.
Cá em casa, as femeas não fazem mais do que um cio por ano... Pelo menos assim foi o ano passado e acredito que assim será este ano.
Beijinhos,
Rita
lmv
Membro Veterano
Registado: quarta out 22, 2003 3:37 pm
Localização: 2 Furões (Minki e Pompom) e 1 cão maluco chamado Blue :)
Contacto:

terça ago 24, 2004 5:09 pm

Olá Hyza,

Sabes, sendo eles territoriais, é lógico que dois machos juntos provoquem alguma fricção entre eles. Eu noto que o Pompom e o Baltazar, de vez em quando engalfinham-se. Têm uma pequeninas feridas provocadas pelos dentinhos afiados, mais nada. Nunca tive de os separar porque geralmente o Pompom quando está farto, ignora-o e como tenho mais 3, ele distrai-se com outras pequenas que não lhe dão conversa. Para já, o Baltazar não está com o cio nem despertou o cio em nenhuma fêmea.

Outro sinal do cio, é o arrastar pela parte de cima do pescoço. O macho, quando tenta acasalar, primeiro vai arrastar a fêmea pela casa como se fosse um trapo durante alguns minutos. Só depois de vêr a reacção da fêmea de submissão, é que vai passar aos finalmentes. Ele faz isso com o outro macho ?

Um abraço,

Luis V.
<p>Webcam Online - <a href="http://homepage.oniduo.pt/reinodosfuroe ... lternativo - <a href="http://reinodosfuroes.no.sapo.pt">http://reinodosfuroes.no.sapo.pt</a></p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
MHZ
Membro Veterano

terça ago 24, 2004 11:37 pm

PeaceFerrets Escreveu: népia, inda ñ tá, mas sendo aos 6meses tá lá quase e keria-me informar previamente...
a vet diz k a vacina dá para os 6meses de cio, não é verdade? :o

acabei de receber uma optima noticia à hora de almoço..finalmente xegou a caixinha das necessidades, comida para ela, visto k tinha de ir a lisboa para comprar, e até um peitoral para ela, com trela e tudo :D :D lol, eu sei, eu sei, pensam k "este gaijo é mluco", mas é o entusiasmo, voçês sabem como é.
Cruzá-la aos 6 meses será um pouco cedo, é preferível dar-lhe a injecção. Só que tanto pode dar para 6 meses, como pode dar só para um mês. Depende e é variável de furão para furão. Nem a vet o pode garantir. Mas como diz a Moya, procura controlar as horas de exposição à luz e sobretudo à luz artificial, para evitar esse problema. E mesmo assim a injecção só deve ser dada se houver sintomas de anemia, como por ex. perda de pêlo.
Ás lojas de Lisboa mandam as encomendas pelo correio. Eu no início fazia a encomenda pelo telefone e eles enviavam à cobrança o que eu quizesse. Mas não te preocupes que dá-me ideia que daqui deste fórum ninguém te pode chamar maluco, pois não sei bem qual de nós o é mais...
;) ;) ;)

MHZ
Hyza
Membro Veterano
Contacto:

terça ago 24, 2004 11:47 pm

O Kit ainda não arrasta o outro pela casa como a Kena fez ao Opale he he
Rita, acabei de tentar o truque do limão...acho que o limão devia ser assim po doce ou coisa parecida...depois se meter umas gotas onde disseste, o Kit lambeu o outro todo, e não o largava lolll
Responder

Voltar para “Furão”