Marli,
Os furões são proibidos desde que foi proibido caçar com eles e já lá vão muuuitos anos.
E não é tão fácil assim, como uma simples troca de palavras...
E há mais animais proibidos como animais de companhia.
Não é uma questão fácil a legalização dos furanitos.
1º Porque em Portugal eles ainda são considerados animais autóctones. E esse é um dos motivos porque não os podemos ter. Há que mudar isso. É um assunto que diz respeito ao nosso Ministério do Ambiente.
2º Porque existe uma Lei- a Lei da Caça- que proibe a caça aos coelhos com furões e só consente a sua posse aos organismos autorizados pelo Ministério da Agricultura.
Isto em termos genéricos, para você perceber
Portanto precisamos que dois dos nossos Ministérios queiram perder tempo com os nossos peludinhos...
No início do ano colocamos uma petição na Internet que ainda lá está embora já tenha sido entregue ao nosso Presidente da República.
E para conseguirmos mudar uma Lei, neste caso a Lei da Caça, só é possível através da Assembleia da República. Para a A.R. nos dar ouvidos precisamos de lhes entregar uma petição com um mínimo de 4000 assinaturas.
Assinaturas estas que têm de ser de portugueses e é outra petição que também consta da nossa página
www.furoes.org mas que tem que ser impressa, assinada com os dados que lá constam e devolvida para a direcção que lá é mencionada.
Essa petição já foi colocada em muitas lojas e clínicas veterinárias para serem assinadas pelos clientes.
Já ultrapassámos as 4000 assinaturas necessárias mas quantas mais tivermos, melhor, pois mais representatividade teremos.
Temos um advogado a estudar o assunto. E a petição será entregue quando acharmos que é a altura certa. O "timing" é muito importante se queremos ganhar.
Estamos a tentar reunir o máximo de apoios mas tudo leva o seu tempo e os furões em Portugal ainda são pouco conhecidos como animais de companhia.
Estivemos numa feira com um vídeo a dá-los a conhecer e a pedir assinaturas, entregámos panfletos, etc
Temos um deputado inglês e deputado em Bruxelas, Chris Davies, a ajudar-nos no Parlamento Europeu, também enviámos uma petição ao P.E. que já nos disse que a aceitou e vai estudar o assunto.
Para angariar mais apoios financeiros e não só, criámos o Clube Português dos Furões.
Mas todos nós trabalhamos e não nos podemos dedicar a este movimento a 100% e por outro lado as mudanças constantes de ministros que temos tido últimamente, não têm ajudado nada.
Já alguns países, Inglaterra, França, Holanda, Espanha, Bélgica, sabem do nosso problema mas pouco podem fazer, embora alguns tenham assinado a 1ª petição.
Inclusive o MEP Chris Davies já colocou a notícia num site :
http://home.planet.nl/~wfu/
http://home.planet.nl/~wfu/wfu-news.html
Precisávamos que os jornais e televisões se interessassem por nós e isto é que está a ser mais difícil.
Mas lá chegaremos!