Página 1 de 2
Banalização
Enviado: sexta out 15, 2004 6:14 pm
por nunobird
Estive na PetFIL e achei muito inconveniente 'os amigos' dos furões abordarem os visitantes para assinarem uma petição.
Acho que seria muito mais dignificante para todos os intervenientes, utilizarem estes meios(fóruns, paginas pessoais, imprensa, etc) para sensibilizar as pessoas e depois aguardar que as pessoas se dirijam voluntariamente aos locais para subscrever a petição.
Ao comportarem-se como alguns vendedores de banha da cobra que nos abordam diariamente na rua, estão a banalizar os animais.
Enviado: sexta out 15, 2004 6:50 pm
por patuxas
Nunobird
E de lamentar que venha a este forum tecer esse tipo de comentarios, e pelo que me foi dito, todos os participantes dessa actividade, que acho louvavel, foram muito bem recebidos junto do publico.
Permita-me dizer-lhe que a sua actitude, é que foi muito pouco dignificante...
Enviado: sexta out 15, 2004 6:53 pm
por MHZ
nunobird:
Já lhe dei a minha opinião no outro fórum, mas volto a repeti-la aqui.
Que seria do amarelo se todos fossemos iguais?
Tem todo o direito à sua opinião. A nossa visão foi diferente da sua…
E já agora um pequeno aparte: Já reparou que a petição que pusemos a circular na Internet há uns meses largos atrás, ainda não chegou às 800 assinaturas? Que a imprensa não nos tem ligado nenhuma? Se utilizássemos os meios que nos aconselha, estávamos bem arranjados!
É essa diferença entre as pessoas que faz de uns ganhadores e outros perdedores…
MHZ
Enviado: sexta out 15, 2004 7:09 pm
por diphy
Na minha opinião, acho que devem aproveitar todas as oportunidades para falar com as pessoas sobre o furão.
O facto de assinar ou não a petição fica ao critério de cada um!
Eu assinei na PetFil (já ia com essa intenção

) e as pessoas que foram comigo assinaram também, pois acharam que valia a pena!
Se não se tentar, não se consegue nada...
Continuem com o bom trabalho!!!
Enviado: sexta out 15, 2004 9:48 pm
por lmv
Olá Nunobird,
Bem, se foi à PetFil reparou que "os amigos" dos furões não obrigaram ninguém a assinar. Por cada assinatura foi explicado o porquê da nossa petição e entregue um panfleto para quem quiser nos contactar futuramente o possa fazer. Se achar que +- 3800 pessoas que assinaram estão erradas e que lhes estamos a vender a banha da cobra, bem, fica ao seu juizo.
Cumprimentos,
Luis V.
Enviado: sexta out 15, 2004 9:53 pm
por nunobird
Mas o que conta é a assinatura ou terem mais uma pessoa sensibilizada com a causa?
E digo mais quando fui á FIL ia decidido a assinar, mas ao abordarem-me para assinar, ou melhor a quase me colocarem a caneta e o papel à frente, reparei que só interessava a assinatura. Assim não, aposto que cerca de 20% das pessoas que assinaram não sabem distinguir um furão de um cão da padaria ou de uma chinchila. E que cerca de 40% assinaram só por simpatia.
Enviado: sexta out 15, 2004 10:24 pm
por Acrata
Olá, a meu ver o que interessa é os objectivos que se pretenderam com a petição, ou seja, a LEGALIZAÇÂO DO FURÃO como animal de companhia, logo o que importa são o numero de assinaturas das pessoas que (na maioria) nem sabia o que é um furão e decidiram livremente em contribuir com a sua assinatura após verem fotos e perceberem que os baixinhos são animais tão fofinhos que deviam ser legais.
Enviado: sexta out 15, 2004 10:33 pm
por MHZ
nunobird:
Cada pessoa que assinou, levou um panfleto para casa. Quem estiver interessado em informar-se, tem lá toda a possibilidade de como melhorar os seus conhecimentos. Se assinaram por simpatia, BEM HAJAM!
Quem não assinou porque se queria informar melhor, levou o panfleto e depois fez como quis. Houve quem não quisesse assinar porque achava que o furão devia andar solto na natureza, foram-lhe tiradas as dúvidas e explicado que o furão é um animal doméstico, muito raramente consegue sobreviver solto e que estava a confundir com o toirão. Uns compreenderam e assinaram, outros, mesmo assim não quiseram assinar. Mas ninguém foi obrigado.
Quem quis ser esclarecido, viu o filme e pediu todos os esclarecimentos necessários. E só depois assinou.
Mas se não assinou na altura, porque não coloca as suas dúvidas agora, a fim de o esclarecermos melhor?
Ainda está a tempo de a assinar...
MHZ
Enviado: sábado out 16, 2004 10:10 am
por ines_faria
Pessoalmente, a mim incomoda-me mais ser abordada nos semáforos por um ror de indivíduos a pedirem-me dinheiro. Acho isso de muito mau tom, realmente, pedir dinheiro no meio da rua. Isso sim. Agora pedir uma assinatura?
Ficou ofendido porque queríamos assinaturas e não informações pessoais acerca de cada pessoa? Queria mais atenção? Ora vamos lá...
Se a Xanda lhe pedisse o telefone em vez da assinatura, aposto que este não só assinava como até lhe dava até a morada de casa, no mínimo...
Enviado: sábado out 16, 2004 6:45 pm
por Barbie
Enviado: sábado out 16, 2004 7:42 pm
por Moya
Olá a todos:
Bom... eu tenho o telefone da Xanda.. Se me pagarem bem, eu banalizo-o! :p Brincadeira :p
Agora falando de coisas mais serias...
Nunobird, sabe o que eu acho mesmo banal? É que pessoas como o senhor se lembrem 3 semanas depois da Petfil de vir aqui para apontar dedos... Sabe, na Petfil esteve um grupo organizado que formou uma equipa justamente para sensibilizar as pessoas para a nossa causa e para recolher assinaturas... Alias umas das nossas frases era: "Estamos aqui para recolher assinaturas..."... Não levámos banha da cobra para venda, nem porta-chaves nem produtos para furões... Levámos panfletos, posters, umas t-shirts que nos identificava e muito boa-disposição... Cingimo-nos à area que nos foi destinada, não andamos a passear na exposição a "incomodar" as pessoas!
Explicámos às pessoas a lei do nosso pais e que Portugal era o unico pais da Europa onde eles são ilegais... Entendo que isto para si seja banal, talvez porque não vive com o receio de que o seu animal de estimação possa ser abatido a qualquer momento e legalmente! Mas quem os tem vive com esse medo... E de banal posso dizer-lhe que é muito pouco! Justamente porque não queremos viver com este incomodo nem estarmos à margem da lei que estamos a tentar sensibilizar as pessoas e levar a nossa causa à AR... Quando fiquei com os meus primeiros furões acreditava que eles só eram ilegais para a caça, não para animais de companhia... Achava preferivel que os tivesse escondidos ou que tentasse lutar para que eles tenham uma vida legal (legal no sentido de terem os direitos e regalias que outros animais de estimação têm como as vacinas e a alimentação correcta) e eu tambem? Eu e os outros donos dos furões acreditamos e estamos a tentar fazer algo positivo para alterar esta situação e sabemos perfeitamente que vai sempre surgir alguem para criticar... Felizmente, tambem surgiram muitas pessoas para apoiar! A essas um muito obrigada!
Mas sabe, é de senso comum que todos os projectos têm sempre um Velho do Restelo... Aquele que sem fazer nada gosta de criticar e que não tem mentalidade aberta o suficiente para aceitar um novo desafio.
A associação que criamos tem como primeiro objectivo ajudar a legalizar os furões em Portugal como animais de estimação... Se a si lhe parece que lhe tentamos vender algo, a nós e a muitos outros que nos têm apoiado e felizmente já podemos falar em milhares de pessoas mantemos uma perspectiva diferente.

De qualquer forma, muito obrigada pela sua opinião... Ainda prefiro que venha aqui dizer mal do que ande por ai a tentar "desesperadamente" comprar um furão porque viu uns filmes na PetFil onde eles eram tão engraçados
Apesar dos Velhos do Restelo, pessoal nós estamos de parabens! E ninguem me convence do contrário

Beijinhos,
Rita
Enviado: segunda out 18, 2004 8:14 am
por Furona
Em Portugal, por muito que se diga, ainda há liberdade de expressão. Ninguém é obrigado a assinar nenhuma petição. Eu, que (ainda) não tenho furão, voluntariamente me propus a recolher algumas assinaturas para esta petição. NIguém me paga para recolher assinaturas, ninguém me pediu, ninguém me forçou. Não sou "vendedora" de nada, nem vendo nada aqui nem junto das pessoas, tão pouco ando a incomodar as pessoas na via pública. Falo com pessoas amigas, colegas de trabalho, explico-lhes o que se trata e se pretenderem assinam: de livre e espotânea vontade.
Sempre acreditei que a união faz a força, e que devemos lutar e acreditar em causas, por mais insignificantes que possam parecer Às outras pessoas. Provavelmente, veio aqui criticar um direito de qualquer portuguÊs de associação e de liberdade de expressão. Provavelmente, o Sr. Nunobird, fica sentado no sofá sem fazer nada e espera que tudo seja feito pelos outros. Comodidade é algo que é batsante condenável. Já fez voluntariado? Já se integrou nalgum movimento por alguma causa? Provavelmente não. Por isso, com que direito moral se atreve a criticar de forma menos própria pessoas que acreditam numa causa e que lutam por ela civicamente e educadamente?!
Com os meus melhores cumprimentos
Vera Gomes
Enviado: segunda out 18, 2004 12:23 pm
por nunobird
Em primeiro lugar cuidado com as palavras, não vim para aqui criticar pessolamente ninguém, ok?
Também não aceito que venham para aqui com a história da carochinha, coitadinha que tem um furão em casa e tem medo que o mesmo seja apreendido. Acredito isso sim que quem faz ou deseja fazer criação com fins lucrativos, com este animal aí sim já lhe faz diferença. E tudos sabemos o que é que esse tipo de criadores fazem às raças, aconteceu aos hamesters à alguns anos atrás, aos cockers, rotwweilers, aporveitam-se sempre de animais que estão na moda.
O que acho ridículo é que tenham de haver petições em que chateiam pessoas, sem terem a preocupação de explicar os objectivos. E que mais de metade das pessoas que assinaram já nem se lebram do que assinaram, nem sabem o que é um furão.
E para que fique bem claro, nada me opõe que o furão seja considerado como animal de estimação.
Enviado: segunda out 18, 2004 12:59 pm
por MHZ
nunobird
Os objectivos, estavam no panfleto que lhe entregaram e de qualquer modo, nada o impedia de nos perguntar…teríamos todo o gosto em o esclarecer.
Mas agora que já ficou esclarecido sobre os nossos objectivos e uma vez que não se opõe, que tal assinar-nos a petição em
www.furoes.org?
E já agora, porque não a espalha junto dos seus amigos?
E sabe, não é uma história da carochinha, nós corremos mesmo o risco de que apareça alguém menos tolerante na DGRF e resolva apreender-nos os nossos baixinhos. Sabia que foram apreendidos nas lojas pelo SEPNA nos últimos meses, mais de 100 furões (fala-se mesmo em 200) e que não sabemos a sorte deles?
MHZ
Enviado: segunda out 18, 2004 1:15 pm
por rubbi
nunobird Escreveu:
Em primeiro lugar cuidado com as palavras, não vim para aqui criticar pessolamente ninguém, ok?
Não veio criticar ninguém??????
Acho que o sr. nunobird está um pouco esquecido das coisas que escreveu.
nunobird Escreveu:
Também não aceito que venham para aqui com a história da carochinha, coitadinha que tem um furão em casa e tem medo que o mesmo seja apreendido. Acredito isso sim que quem faz ou deseja fazer criação com fins lucrativos, com este animal aí sim já lhe faz diferença.
Sinceramente, quem lhe pediu para aceitar?
A nossa realidade é essa mesmo, e vê-se logo que não sabe o que é gostar muito de um animal e desejar que ele tenha os mesmo direitos que outros animais têm.
nunobird Escreveu:
O que acho ridículo é que tenham de haver petições em que chateiam pessoas, sem terem a preocupação de explicar os objectivos. E que mais de metade das pessoas que assinaram já nem se lebram do que assinaram, nem sabem o que é um furão.
Acha ridículo lutar por uma coisa que acreditamos que podemos mudar?
Não explicámos os objectivos?
Se realmente foi à Pet-Fil, viu que todos nós explicávamos o motivo de precisarmos tanto de assinaturas.
Enfim, acho que nem vale dizer mais nada
rubbi