Página 1 de 1

O Martírio dos Ferrets no Brasil

Enviado: quarta dez 01, 2004 1:05 am
por Marli26
Imagem


Minha 1a. Ferret entrou em vida há um ano, e desde lá venho à procura de informações sobre os Ferrets, seus hábitos alimentares, suas doenças, suas preferências, tudo o que possa me ajudar a criá-los corretamente e felizes.

Durante este período, verifiquei que pouquíssimos dados existem sobre os Ferrets em Português, para aqueles que como eu só tem o Inglês do colégio as informações traduzidas são as únicas que obtemos obter, mas em número limitado, visto sempre serem copiadas da mesma fonte.

Para quem não sabe os Ferrets que vivem no Brasil, são importados por uma empresa de nome Pro Pet – Professional Pet Suppliers, a qual além de importar o animal, também importa a ração e controla a distribuição de vacinas em SP, sem nenhum concorrente e, portanto livre para arbitrar valores e informações.

No Brasil não há nada de ilegal em ter ferrets, desde que sejam registrados no IBAMA e castrados. Os ferrets importados para o Brasil, todos de origem americana e em sua maioria nascidos na fazenda Marshall (EUA) e importados pela Pro Pet, trazem um microchip sob a pele, contendo um número. Ao comprar o ferret, o dono assina um documento contendo esse número e seus dados pessoais.

Os Ferrets importados conforme determinação do Ibama, são castrados e microchipados.

No entanto a Marshall Pets, nem o Ibama, e nem a Pro Pet, verificam o que acontece com os Ferrets nos Pet Shops do Brasil. Uma vez que hoje o valor médio de um custa R$ 1.000,00, alguns Ferrets chegam a ficar meses e até anos em gaiolas minúsculas, sem espaço para se movimentaram, sem a ração adequada, sem cuidados de um veterinário, sem a obrigatoriedade das vacinas, e sem a previsão de venda, adoecem e morrem, porque ninguém se importa, porque apesar das Leis dos Direitos dos Animais, não existe a fiscalização, por parte dos órgãos competentes, não existe a informação e não existe um abrigo, uma ONG, uma associação, não existe nada para ajudar a esses animais.

E porque é permitido a importação de animais tão caros e delicados, sem acompanhamento de vendas e encomendas?

Existe alguma LEI que determine quando tempo um animal pode ficar enjaulado em exposição em um PetShop, qual o horário de funcionamento de um Pet Shop, o que acontece com os animais que lá ficam após o expediente, nos domingos e nos feriados, quem os alimenta, quem os protege, os animais de companhia que não são estimados por quem os comercializa.

E o que mais existe por trás disso, que desconhecemos, já que o mercado de produtos para Pets é um dos mais lucrativos e em expansão, não parece estranho que somente uma única empresa tenha descoberto esse filão, ou será que outras empresas são impedidas pela burocracia das importações, para assim se manter o monopólio.

E sem a concorrência, os donos de Ferrets ficam sem opções, sendo obrigados a utilizar os únicos produtos comercializados nos valores por eles arbitrados. E orando para que os mesmo não faltem nas prateleiras, por qualquer motivo, já que são os absolutos.

A desinformação impera, os poucos fabricantes nacionais de ração para Ferrets, não atendem as especificas internacionais já testadas e aprovadas colocando em dúvida suas rações.

Será que porque não são brasileirinhos, não merecem nossa compaixão?

Ou será que por conta do alto valor a eles arbitrados, eles foram elitizados, para a classe dos mais abonados e não tem direito a ajuda gratuita, a ajuda humanitária que prestamos aos cães, aos gatos, ao mico-leão-dourado.

Mas o problema não termina aqui, pois mesmo após todo o sofrimento de um Ferret para vir para o Brasil, pois foi castrado, microchipado, passou pela alfândega, pela quarentena, pela distribuição dos Pet Shop, pelas gaiolas, pelos olhares e pegadas curiosas, quando enfim é vendido e encontra um dono, este nem sempre passa a pertencer à família.

Os poucos sites existentes sobre Ferrets, ou os grupos de discussão, que são o único ponto de encontro para os Papais e Mamães de Ferrets, são a salvação para a quem esta a busca de informações, mas pouco podem fazer para divulgar aos milhares de brasileiros, aos veterinários, aos donos de Pet Shop, aos políticos, a imprensa, o que é um Ferret, como ele é amável, como é sensível e delicado e como um animal tão pequeno pode nos contagiar com uma alegria tão grande.

Os que não conhecem os Ferrets, ou aqueles que vierem a conhecê-los, nunca imaginariam que alguns são acometidos por tumores, que alguns Papais e Mamães de Ferrets achamos serem ligadas às castrações, as faltas de função hormonal.

Quem ao ver um Gato pelado, ou com falha nos pelos, não saberia que algo está errado,

Com os Ferrets é igual, o 1o. sintoma, falha nos pelos e quanto a mais doença avança mais ele perde o pelame.

Tumores em Humanos são facilmente tratados se diagnosticados em tempo.Tumores em Ferrets também são facilmente tratados se diagnosticados em tempo.

Aonde estão as organizações, as instituições de Defesa dos Animais, aonde? Quantas conhecem um Ferret? Quais a quem possuem um único veterinário, um somente um que teria condições de avaliar quaisquer sintomas em um Ferret. Já que nem todos os veterinários admitem não saber tratar um Ferret, pois desconhecem sua existência.

Qual dessas “Entidades Filantrópicas Brasileiras”, alguma vez, divulgou em seu site, em um outdoor, em um panfleto, qualquer informação sobre os Ferrets, vulgo Furões.

Nenhuma, com excessão do PEA - Projeto Esperança Animal, que em 25/11/04 adicionou uma página a seu site com informações sobre Ferrets, e também sei, que facilmente uma pessoa sem informação, poderia facilmente apedrejar um Ferret, em um parque, em uma rua, pois pensaria tratar-se de um rato grande ou um gato.

Alguns não conhecem Ferrets, outros não conhecem Internet.

Alguns têm Ferrets, mas não tem acesso a Internet.

Aos jornalistas, e aos políticos, as organizações, as associações, aos órgãos de defesa de pessoas e de animais, as pessoas que decidirem colocar um fim no Martírio dos Ferrets que vem para o Brasil, por favor se manifestem, contra essas atrocidades, contra esse Biocidio que os Ferrets estão sendo submetidos.

Se você tem conhecimento de algum Ferret doente, sem tratamento adequado, no vizinho, no Pet Shop da esquina, divulgue, peça ajuda, escreva.

Se você pode ajudar, ou conhece alguém que pode, não se omita, não se cale.



Ajude-nos, nós FERRETS precisamos de você


Sites em Português

http://www.ferretopolis.hpg.ig.com.br/

http://www.geocities.com/bunny_ferret/bunny.html

http://www.ilovemyferret.com.br

http://www.ferretsmania.cjb.net

http://geocities.yahoo.com.br/ferretbrasil_sos/

http://www.pea.org.br/animaisdomesticos/ferrets/

http://www.furoes.org/ (Portugal)


Fóruns de Discussão

www.ilovemyferret.com.br www.petsupermarket.com.br

YahooGrupos:nossoferret Orkut-comunidade Ferrets Brasil

http://groups.msn.com/FerretsBrasil

www.ferretsbrasil.v10.com.br(em construção)

[email protected]

Enviado: quarta dez 01, 2004 1:47 am
por MHZ
Pois pode acrescentar os sites em português que estão no tópico que já lhe dei.
Neste que vou colocar aqui, também pode ver um resumo sobre as principais doenças deles:

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=20636

Eu penso que como há poucos vets, o melhor é nós irmo-nos informando o melhor possível sobre as possíveis doenças deles e estarmos atentos aos menores sinais. Com algum conhecimento, sempre poderemos falar com o vet qual a melhor solução a seguir em caso de doença de um dos nossos furanitos. E ajudarmo-nos uns aos outros.
Um dos problemas com eles é que têm um metabolismo muito rápido e qualquer doença se desenvolve rapidinho também. Por isso, um razoável conhecimento dos donos sobre eles é vantajoso por permitir agir depressa.

MHZ

Enviado: quinta dez 02, 2004 12:53 am
por Moya
Olá Marli e bem vinda ao nosso forum! ;)
Realmente a realidade dos furões não é muito famosa no Brasil... Mas começa muito antes... Ainda nos EUA de onde eles são importados... A Marshall Farms tem um historial muito negro com a criação de furões e o uso que lhes dão... Podes ler mais aqui:
http://www.peta.org/feat/marsh/sci.html
http://www.ferretaid.org/cruelty/cruel_breeders.html

Beijinhos,
Rita

Olá

Enviado: quinta dez 02, 2004 1:30 am
por Marli26
Obrigado Moya, pelas boas vindas.

Queria aproveitar a mensagem para dizer a todos do Fórum do Furão,
que querem divulgar nossos bebes, que há um PPS, com o titulo:

- 'AJUDE AOS FERRETS", como eles são mais conhecidos aqui.

O PPS tem 635 Kb, quem quiser receber por favor escreva para

[email protected]

Abraços

Marli, Donatello e as Garotas
e Xereta(morando no meu coração e sempre em meus pensamentos)
http://marlid.logme.ig.com.br

Enviado: quinta dez 02, 2004 3:16 pm
por Kahoro
Oi...

:cry: realmente não sabia dessa situação... uma coisa são produtos outra é que ganhem às custas do ferrets, é uma tristeza. a marshal lidera o mercado, pode-se dizer mundialmente, pois é a unica que tem uma gama de produtos completissima para furões (incluindo furões :cry: :cry: ). nem sequer quero pensar como é que fazem para ter um reprodução continua de bébés ferrets todo o ano :cry: :cry:

Em espanha ao contrário do que muitas pessoas pensam (tb eu pensava) cerca de 80% não conhecem o furão/ferret como animal de estimação e os que já ouviram falar associam à caça tal como nós, portugueses. mas ao contrário de portugal e brasil, a qualidade de veterinários experientes em ferrets é bastante aceitável. mas também não sei se existem abrigos para estes animais se forem abandonados. acho que estes problemas afectam um pouco em todo o lado, talvez mais em paises que são poucos desenvolvidos em questões animais/ambientais.

Realmente somos o animal mais estupido à face da terra :x e quem sabe do universo!!!

Enviado: domingo dez 05, 2004 1:35 pm
por catm
Infelizmente, o facto de serem animais legais e poderem estar à venda nas lojas, levanta estes problemas! :(
Tal como acontece com todos os outros animais que vemos expostos como se fossem bonecos:evil: , nas montras das lojas! Sempre me pareceu uma crueldade! :evil:
Com os nossos furanitos, rezemos para que isso não aconteça aqui também. :cry:
Em Espanha, acabei por acompanhar uma situação parecida. Quando decidimos comprar um, fomos ao país vizinho. Lá estava um furanito lindo, na montar da loja. Na altura disseram-nos que tinha 6 messes, estava vacinado e sem glandulas anais... Custava 250 euros. :o
É claro que quando lá voltamos, uns meses depois, o furão continuava na montra da loja:cry: :cry:
A custar esse preço, com aquela idade, não é qualquer pessoa que o vai comprar :x
Provavelmente, hoje ainda lá esta... :cry: