Página 1 de 2
Mais um maricote
Enviado: terça dez 07, 2004 10:35 am
por catm
Pois é, infelizmente o Rufo já deixou de ter possibilidades de ter descendência
Nós gostavamos que ele acasala-se pelo menos uma vez, antes de ser castrado, mas não há no momento donzelas disponiveis :p , e a marcação de território estava a dar connosco em doidos!
Como não o temos preso na gaiola, estava a ser muito complicado dar conta de tanto xixi, por todo o lado
A cirugia correu bem e ele continua a ter de fazer dieta, está com 1,5Kg e segundo o veterinario, está gordito.

Enviado: terça dez 07, 2004 10:43 am
por lmv
Oh Rufo, deixa lá. Pertences ao clube do Pompom he he he.
As melhoras do Rufo.
Um abraço,
Luis V.
Enviado: terça dez 07, 2004 10:59 am
por MHZ
O Opale anda igual...
E este é dos que quando se entusiasma, abre os canais...e com o frio não dá para abrir as janelas...

...
MHZ
Enviado: terça dez 07, 2004 4:47 pm
por Marli26
CATM, qual a idade do Rufo?
Lembrando as palavras de IMV - UM MAL NECESSÁRIO, eu estaria perdida se os meus não fossem castrados (obrigatorio quando importados ao Brasil) minha FERRETITE CRONICA ia me possuir de vez.
Mas me peguei na idade do Rufo, por te-lo chamado de gordinho com 1,5 Kg.
Donatello(quem mandou escolher de italiano), quase virou um porpetão.
Nasceu em 10/04/04 e dia 01/11/04 pesou exatos 1.750 Kg, ai a Vet brincou dizendo que ou ele entrava em regime ou só fazendo lipoaspiração.
Em vez de tirar a ração, diminiur, optei por cansa-lo mais, mais brincadeiras, corridas, pulos e deu certo, dia 04/12/04 ele pesou 1.690 grs, 60 SANTAS GRAMAS A MENOS, que espero que se multipliquem.
Bjs
Marli
Enviado: terça dez 07, 2004 5:07 pm
por Hyza
O meu Kit deve ser maricote já de nascença he he é so dormir e acartar comida he he he
Enviado: quarta dez 08, 2004 1:02 pm
por catm
Marli:
O Rufo nasceu o dia 24/04/2004, vai fazer oito meses.
O vet acha que ele está gordo e até disse para tentarmos dar ração light de gato, para além de suspender todas as guloseimas e suplementos vitaminicos
No entanto as rações light só têm entre 29 e 30% de proteina.
Ainda experimentamos misturar uma amostra de ração light com a dele, e ele não rejeitou.

Mas optamos por continuar a dar só a ração habitual.

Enviado: quarta dez 08, 2004 1:32 pm
por MHZ
Eles no Inverno habitualmente engordam, ganham calorias para se protegerem do frio e no Verão voltam a emagrecer. Mas se vir que não emagrece e agora que virou maricote é capaz de ser mais difícil, mande vir comida de dieta própria para eles. Ou obrigue-o a fazer ginástica como a Marli fez ao dela.
MHZ
Enviado: quarta dez 08, 2004 1:39 pm
por catm
MHZ: Nunca ouvi falar de ração light para os nossos furanitos
Onde é que há!?
Exercicio ele até faz, mas só no final do dia quando chegamos a casa
E agora desde que foi castrado, até tem andado a comer muito menos...

Enviado: quarta dez 08, 2004 1:51 pm
por MHZ
Catm, espreite aqui:
http://lib1.store.vip.sc5.yahoo.com/lib ... chart.html
http://www.marshallpet.com/mpproducts/nutrition.asp
Li que num site inglês que se eles só engordarem na transição Verão-Inverno, para não nos preocuparmos ou dar-lhes comida de furão para "seniors". Tem menos proteínas mas continua a ter os outros ingredientes necessários.
Abra-lhe gavetas da casa, armários, etc. Isto obriga-o a mexer-se mais e a não querer ir dormir tão depressa. Coloque por exemplo, dentro da banheira um premio para o obrigar a fazer exercício, saltando lá para dentro. Estimule a curiosidade dele.
MHZ
Enviado: quarta dez 08, 2004 3:58 pm
por Marli26
Ai, caramba entre FAQ's, links e veterinários, lá vamos nos:
FAQ: Perguntas Freqüentes
(Tradução e adaptação autorizada do FAQ da Ferret Central)*
O meu ferret está com sobrepeso (ou magro demais)? O que posso fazer?
Ferrets possuem diversos tamanhos e formatos corporais. Um macho adulto saudável normalmente pesa algo entre 900 grama até 2,25 quilogramas, enquanto uma fêma pode pesar entre apenas 340 g até 1,1 kg. Ferrets, especialmente os machos, costumam engordar até 40% no inverno, peso que é perdido novamente na primavera. Alguns ferrets são mais "fofinhos" que outros. Quando você passa a sua mão ao longo do corpo, deverá sentir os músculos tremendo um pouco, e ser apto a sentir as costelas, mas estas não deverão ficar aparentes e o ferret não deverá passar uma sensação de magrelo. Pequenos "pneuzinhos" são comuns no inverno. Se ele parecer muito mole, ou tiver um formato muito parecido com uma pêra, ele pode estar com sobrepeso, ou simplesmente músculos fracos por falta de exercício.
Gordo demais
Se você acredita que o seu ferret está acima do seu peso ideal, tenha certeza que ele não tem alguma condição de saúde que o deixa parecer gordo. Se o peso não estiver distribuído uniformemente, especialmente se você sentir uma massa grande ou várias massas pequenas no abdôme, o ferret pode ter um baço aumentado. Ele também pode apresentar algum problema cardíaco, causando a retenção de líquido no abdôme. A não ser que tenha certeza que o único problema é excesso de peso, leve-o para um veterinário para diagnóstico, apenas para garantir.
Se o ferret estiver com sobrepeso, ele precisará comer uma ração menos energética e ter mais exercício. Para reduzir a quantidade de calorias consumidas, misture a ração de ferret com uma parte de ração de gato de boa qualidade (não use a ração indicada para filhotes) ou a ração "Totally Ferret for Older Ferrets", que possui uma formulação menos energética, própria para ferrets mais velhos. Você vai ter que manter os níveis de proteína e de gordura na ração altos, mas não no máximo. Misture a outra ração gradualmente, para melhorar a aceitação. Logicamente terá que reduzir ou suprimir os prêmios açucarados, e aqueles formulados para aumentar o apetite (Furo-Vite, Flavor-Vite, FerretVite, etc.). Para aumentar o exercício, assegure-se que ele não está passando muito tempo na gaiola, especialmente porque muitos ferrets passam a comer quando estão entediados. Brinque com ele o máximo que puder, especialmente brinque de pegar. Se ele gostar de sair, leve-o para passear mais seguido.
Bom, o Donatello ate o 5 mês teve um crescimento normal de peso. Quando Mina chegou comendo só da Vitacraft e ele aderiu, começou a engordar muito rápido, em contra-partida também era inverno.
Minha Vet reclamou, o chamou de gordo, e mandou cortar o Furotone.
E mesmo assim ele continuou a ganhar peso.
Eu só me preocupei quando ele mudou os hábitos, parou de pular da cama, e de subir nela, e qualquer corridinha, já deitava, virando tapetinho, e quase nao estava mais entrando no tubo thru-way.
Como as brincadeiras normais não faziam efeito, programei um extra, que era deixa-lo subir e descer as escadarias do prédio (3 andares) 1 ou 2 vezes ao dia, e provoca-lo para correr e pular mais.
O efeito desses exercicios era que ele se cansava e ia dormir sem comer, pois normalmente enchia a pança e tirava uma soneca, como já consegui 60 grs a menos, pretendo continuar, pois a outra opção era diminuir a quantidade de ração disponivel para ele comer.
Minha veterinária ficou de me enviar um artigo sobre ração de gatos para Ferrets, pelo que ela me disse não é aconselhavel, quando o receber, repasso ao forum.
E + um favor, eu marquei a opção de receber mensagens desse tópico, mas não estou recebendo, entrei pra espiar, e vi as mensagens, tem algo mais que tenha que fazer.
Abraços
Marli
Enviado: quarta dez 08, 2004 5:09 pm
por MHZ
É, Marli, quanto às mensagens, às vezes avisam, outras não. E também às vezes são rápidos a avisarem-nos, outras não...
Quanto à comida de gato, nós cá consideramos que a Royal Canin Kitten 34, a Eukanuba, A Proplan Taurina, todos para gatinhos bébés, são melhores que algumas próprias para furões.
MHZ
Enviado: quinta dez 09, 2004 12:15 pm
por catm
Marli: Obrigada pelas dicas!
Vamos aguardar mais uns tempos para ver se ele emagreçe só a comer a ração e com mais exercicio, mas de qulaquer forma aceito outras sugestões!
A recuperação da castração está a correr bem

, no primeiro dia assustamo-nos um pouco pois sangrou um bocadito durante algum tempo.
Mas já está muito melhor.

Mais um maricote
Enviado: sexta dez 10, 2004 12:48 pm
por Kahoro
catm Escreveu:
Pois é, infelizmente o Rufo já deixou de ter possibilidades de ter descendência )
Nós gostavamos que ele acasala-se pelo menos uma vez, antes de ser castrado, mas não há no momento donzelas disponiveis p , e a marcação de território estava a dar connosco em doidos! o
Como não o temos preso na gaiola, estava a ser muito complicado dar conta de tanto xixi, por todo o lado oops
A cirugia correu bem e ele continua a ter de fazer dieta, está com 1,5Kg e segundo o veterinario, está gordito. oops )
Oi catm,
pois é... acho que vou ter de fazer a mesma coisa!!! eu até aguento o cheiro, mas a minha mãe já está a ficar bastante aborrecida com a situação. vou tentar aguardar mais um pouco
hi hi hi hi... o Rufo deve mesmo estar gordinho

fui este fim-de-semana à vet e disse-me que o Woody tem cerca de 1,3kg, que já está gordinho e que não pode passar dai. para contrastar a Winkie pesa 600gr.
As melhoras para o teu Rufinhas :p :p
Enviado: sábado dez 11, 2004 9:49 am
por Moya
Olá a todos,
Pois é... eu tambem tenho cá em casa 2 meninos para serem vasectomizados mas ainda vou esperar mais um mês antes de fazer a cirurgia pois é vivamente aconselhado que não se faça antes dos 8 meses.
Esta semana tambem vou pesar os meus que parecem lontrinhas... A Ayla então está do tamanho do D'Artagnan

Beijinhos,
Rita
Marshall Ferrets
Enviado: sábado dez 11, 2004 11:57 pm
por Marli26
Moya escreveu:
VASECTOMIA -vivamente aconselhado que não se faça antes dos 8 meses,
Sabe Moya, este é um dos assuntos que me trouxeram a este forum.
Tem muita coisa que gostaria de perguntar a vocês ai em Portugal,
já que os seus furões não são castrados praticamente ao nascer como os que são enviados ao Brasil.
Qual o tempo médio de vida de um furão sem ser castrado, das femeas que tem crias, tanta coisa, mas isso fica pra outro tópico.
Apesar de ainda não saber se existe um estudo clinico a respeito, tenho minhas desconfianças, meus temores, do porque nenhum Furão brasileiro, morreu de velhice.
Bjs
Marli
http://marlid.logme.ig.com.b