Página 1 de 1
pergunta indiscreta
Enviado: quinta dez 09, 2004 11:48 pm
por alexR
Quero saber se voces já tiveram a experiencia de sentir, de vez em quando, um cheiro nauseabundo vindo do vosso furão?...
É que a Maia costuma libertar uns gases que.... parecem bombas (apenas em termos de cheiro)!!!
A veterinária diz que pode ser da comida, mas safa!!! Ninguem aguenta! :p
Enviado: quinta dez 09, 2004 11:58 pm
por MHZ
Olá AlexR
A Maia estará a entrar em cio? É que quando se entusiasmam, alguns costumam dar-nos esse "presente"...
Normalmente é só quando se amedrontam mas alguns e o meu é um desses, também o fazem quando se excitam e nessa altura, sai da frente que não há janela aberta que nos acuda...
Verifique se a ração dela contém peixe. É que o peixe causa-lhes maus cheiros, ou seja, pioram o caso...
Enviado: sexta dez 10, 2004 12:08 am
por Marli26
Recentemente quando minha Mel começou a emitir sons altos durante a caquinha (pum mesmo), estranhei, e comentei com a Vet, ela na hora pediu um exame de fezes e Mel estava com parasitas intestinais.
A Vet disse que um dos indícios é gases, mas também pode ser outras coisas, como a MHZ falou, pois agora que ela esta bem, quando come Bandits de Frutos do Mar, faz gases junto com as fezes, ai fica dificil de identificar se o odor é do gas ou da caquinha.
Marli
Enviado: sexta dez 10, 2004 12:55 am
por alexR
Não me parece que seja do cio porque, para além das "bombas", ela continua normal.
Também não acho que seja da excitação, porque ela só nos faz isso quando está no nosso colo a dormir (pelo menos é a unica altura em que nós reparamos).
A veterinaria também disse que podiam ser parasitas intestinais...
Quando ela começar a tomar o antiparasitário, logo vemos se há alterações.
Enviado: sexta dez 10, 2004 1:44 am
por MHZ
O Opale a dormir também faz dessas... e eu acho que não são gazes mas sim as glândulas a funcionarem porque o cheiro é demasiado intenso...
Nestes casos, em que eles usam as glândulas mais frequentemente, a única soução é mesmo retirá-las, caso o dono não aguente.
Retirá-las tem dois inconvenientes: um é que uma das funções são a de lubrificarem as fezes, fica portanto mais incómodo e doloroso para eles o obrarem; o outro é que em 30% dos casos pode ocorrer prolapso do recto e têm de ser operados.
AlexR, então não vem ao jantar de sábado? Distância não pode ser desculpa depois de termos cá uma forista vinda de propósito da Madeira.

Enviado: sexta dez 10, 2004 11:58 am
por Marli26
Alex, sua mensagem me deu a entender que vc vai dar o remedio sem o exame de fezes?
Desculpe se entendi errado, não conheço esse remedio, talvez ele seja similar ao que aplicamos aqui mensalmente contra pulgas, parasitas e carrapatos, nos furoes, nos gatos e nos cães.
Marli
Enviado: sábado dez 11, 2004 9:58 am
por Moya
alexR Escreveu:
A veterinaria também disse que podiam ser parasitas intestinais...
Quando ela começar a tomar o antiparasitário, logo vemos se há alterações.
Marli, eu fiquei com a ideia que foi a própria veterinária que receitou o medicamento... Interpretações do português

E é um desparasitante interno, tal e qual como se usa para tênias e lombrigas.
AlexR, por precaução removi o nome do medicamento... Não vá algum dono auto-medicar o animal sem recorrer ao vet primeiro que é o passo mais indicado... Espero que entendas

Tambem fiquei com a ideia de que a Maia se descuida com as glandulas... Eles fazem isso tanto a brincar, como quando estão excitados ou até mesmo assustados... Tambem já li que o fazem a sonhar enquanto dormem... Nem tudo são rosas, mas na minha opinião são dos melhores animais que se pode ter

Cheirinho de furão... Há coisas bem piores... Já alguem passou um dia com um basset-hound? :p
Beijinhos,
Rita
Enviado: sábado dez 18, 2004 10:34 am
por alexR
Desculpem pela demora da resposta.
É possivel que seja das glandulas. Ela nunca vez isso quando está a brincar conosco, mas apenas quando dorme no nosso colo.
Em relação ao medicamente, nao me expliquei bem.
A vet já tinha receitado o antiparasitário ha um mes, mas disse para só o darmos à Maia nesta altura.
Ela nao fez nenhuma análise às fezes, mas como é normal (:?:) os furoes ficarem com parasitas entéricos, o medicamento será uma maneira de prevenir/tratar.
Enviado: sábado dez 18, 2004 2:41 pm
por MHZ
Alguns, quando relaxados, expelem esse cheirinho delicioso... nada a fazer a não ser extirpar as glândulas.
Quanto ao antiparasitário, alguns vets são da opinião da sua, outros preferem fazer primeiro un teste às fezes rotineiro.
Sucede que muitas vezes, certos parasitas são difíceis de encontrar, por isso é que é melhor o diagnóstico ser feito com fezes de 3 dias e é por esse motivo que alguns vets, desparasitam à cautela.
O Opale foi agora à vacina anual e fez um exame de rotina. Colhi as fezes durante 3 dias e levei-as para serem observadas. A minha vet disse-me que preferia não dar anti-parasitário se não houver necessidade.
Em princípio, como anda dentro de casa e está vigiado, não é frequente ter parasitas mas como tem o primos cão e gato que o vêm visitar, é sempre melhor acautelar.
É que alguns como as giardias, impedem a absorção dos alimentos e eles começam a emagrecer.
Uma das coisas que devemos fazer quando arranjamos um novo elemento para a família, é colocá-lo de quarentena enquanto o não examinarmos no vet. Há parasitas como os coccidios ou as giardias, que são contagiosos.
E se aparecem, toda a família deve ser tratada, porque podem passar de uns para os outros.