Página 1 de 2

A maia está doente! :(

Enviado: sexta fev 18, 2005 8:12 pm
por alexR
Certamente já repararam que os nossos furanitos adoram beber água da torneira (não se preocupem que não é por isso que a maia está dente!).
Ora como a Maia tem um bebedouro para coelhos e adora beber água da torneira, decidi "oferecer-lhe" um pratinho com água há cerca de duas semanas.

Desde então ela tem feito muito mais xixi, mas passados poucos dias apanhei-a a beber o seu proprio xixi! Pensei que poderia ser devido ao xixi dela estar agora mais aguado e ela beber o xixi como se fosse água, mas mesmo assim telefonei à veterinária.

Disseram que a situação nao era normal e seria melhor ir a uma consulta, pois este comportamento poderia estar relacionado com a ausência de cio da maia.
A vet não encontrou qualquer problema, mas quando foi medir a temperatura, reparou numa pequena escorrência vaginal de pús!

Esta escorrencia seria devida a uma infecção vaginal, fácil de curar, ou uterina, mais complicada e que poderia exigir uma cirurgia (remoção do utero).

Durante uma semana a maia tomou um anti-biótico e um anti-inflamatório. No ultimo dia dessa semana (ontem) notei uma mudança no comportamento da maia: ela parecia mais molinha, com muita vontade de dormir.

Voltei à vet e ela disse que a infecção nao devia ser vaginal, mas sim uterina (uma metrite) e que a maia teria que ser operada.
Fiquei muito reticente e decidimos aguardar uns dias, deixar de dar o anti-inflamatório mas continuar com o anti-biótico na esperança de melhoras.

Hoje ela já parece melhor, já brinca mais, mas não sei se é só "fogo de vista".

A operação é mesmo a unica solução? Não será perigoso visto ela ser muito novinha e ainda nao ter tido o cio?
A vet disse que a maia ainda não teve o cio por causa da infecção e que se ela piorar terá mesmo que ser operada.

Ajudem-me! Preciso de segundas opiniões.

Enviado: sexta fev 18, 2005 11:07 pm
por ines_faria
Eu tenho uma furanita que já passou por uma situação parecida: estava grávida e teve perda de sangue, relativamente abundante. A Vet queria operá-la por suspeitar de uma infecção do útero. Eu tb fiquie atónita, e decidi esperar uns dias. Tudo correu bem e ela acabou por ter uma cria. Uns meses depois foi operada, mas para ser esterilizada.

Eu sugeria o seguinte: vigias a Maia e se notares algum sinal de ela estar pior, então considera a esterilização. Não sei que idade ela tem, mas talvez já tenha 8 meses. Se assim for, já não é tão inconveniente operá-la. Quando eles são operados antes dos 8 meses aí sim, poderão ter complicações mais tarde.

Mais vale ela perder o útero do que perder a vida, não é?

Enviado: sábado fev 19, 2005 4:30 am
por Moya
Olá Alex,
E porque não levar a Maia a um outro veterinário e ouvir uma segunda opinião? Ninguem está mais apto a avaliar a situação que um profissional e quando um dos meus animais tem um problema recorro sempre aos vets que tenho de confiança.
As melhoras da Maia!
Rita

Enviado: sábado fev 19, 2005 4:04 pm
por ines_faria
Claro, esqueci-me de referir que antes de esperar uns dias fui a outro veterinário ... como a Rita disse, nada como uma segunda opinião, e foi essa segunda opinião que segui. Porque há muitos vets que adoram meter logo a faca.

Como vai a Maia?

Enviado: segunda fev 21, 2005 12:57 am
por alexR
A maia tá melhor, muito mais activa, mas continua a deitar um pouco de pus. O que é estranho é que ela parece mais agressiva: voltou a morder como já não mordia há muito tempo. Pode ser que esteja curada da infecção e que tenha iniciado de imediato o cio, só que não têm a vulva inchada.
E continua com uma fezes muito moles, mas como mudei de ração (eukanuba) espero que isso melhore.

Enviado: segunda fev 21, 2005 1:50 am
por MHZ
Alex, não mude bruscamente de ração. Vá misturando uma com a outra, dando cada vez mais da Eukanuba, para o organismo se ir adaptando à nova ração. O mudar brusco, por vezes pode dar diarreia.

De que cor é esse pus? Convinha analisar isso a que chama pus. Ou leve-a a outro vet para ouvir outra opinião.
Por vezes, quando se põe agressivos sem razão aparente é porque não se sentem bem e é a sua forma de manifestar esse mau estar.

Quando estão no cio, algumas chegam a molhar-se com o corrimento vaginal. Mas se é isso, é normal. O que estranho é a vulva não aumentar de tamanho. E tem a certeza que ela não esteve antes em cio?
Quantos meses ela tem?

Enviado: segunda fev 21, 2005 2:13 am
por alexR
A maia tem 10 meses.
Não me parece que ela tenha entrado no cio. É que eu tenho evitado um cio prematuro ao pô-la numa sala escura para dormir. Tenho tentado compensar o tempo em que apanha luz artificial (quando já é noite) com o tempo em que fica de manhã no escuro.
Mas como esta não é uma regulação muito certa, ela pode ter ficado desregulada e daí todos estes problemas... :cry:
A vet até disse que ela pode estar com esta infecção devido a um excesso de progesterona e eu talvez tenha alguma culpa no cartório...

Enviado: segunda fev 21, 2005 2:31 am
por MHZ
Alex. mandei pm.

Enviado: quinta fev 24, 2005 5:39 pm
por Kahoro
Olá!
Alguma novidade? A Maia já está melhor?
Espero que sim ;)

Enviado: sexta fev 25, 2005 3:03 pm
por MHZ
Alex, então que tal a Maia...?

Enviado: sexta fev 25, 2005 7:49 pm
por alexR
A maia está melhor! :)
A infecção já lhe passou e agora chegou outro desafio: o cio!
Pois é, e minha menina já começa a ter a vulva inchada e, de vez em quando, vai a um cantinho e liberta um liquido esbranquiçado, possivelmente para avisar qualquer furão que ela está "pronta". :p

Agora espero é que o cio não lhe traga mais problemas.... :?

Obrigado pela ajuda :)

Moya: a vet da maia disse que não era nada aconselhável diminuirmos o tempo de luz que ela apanha para parar o cio. Como é o primeiro cio e como ela já teve estes problemas todos, a vet aconselhou a deixar a maia terminar o cio normalmente. E para além disso, a maia tem as glandulas supra-renais grandes demais, não sendo por isso conveninte diminuir-lhe agora do tempo de luz.

Enviado: sexta fev 25, 2005 10:28 pm
por Moya
Olá a todos:
AlexR, não quero de forma alguma contradizer a veterinária da Maia... Cada caso é um caso e existem sempre excepções... Mas há factos no mundo dos furões que alguns veterinários desconhecem... Um deles é que o cio das fêmeas não passa naturalmente (antes passasse!)... E outro é que uma das causas para os problemas das glandulas adrenais é o excesso de luz.
Isto não é dito por mim... Mas sim por todos os sites internacionais e de confiança veterinária como o Dr. Williams que é talvez o maior expert mundial em saude dos furões.
Deixo-te aqui um excerto que me parece importante:
Although no one knows the cause of adrenal disease in ferrets, there are speculations. Research is being done to determine whether or not a ferret's lack of natural light cycles may play a part. Ferrets are indoor pets due to their intolerance for warm temperatures and extreme cold in certain areas. This subjects them to artificial lighting and abnormal light cycles. There are studies being done to determine if giving your ferret melatonin could halt the symptoms of adrenal disease. Another theory is that this disease could be caused by spaying and neutering ferrets before they reach sexual maturity. Ferrets purchased in pet stores are often spayed or neutered when they are just a few weeks of age. Stress and genetics could play a part in the development of adrenal disease as well.

In order to try and prevent adrenal disease, attempt to give your ferrets as much natural light as possible. As evening progresses, avoid keeping your ferrets in a room that contains a lot of bright artificial lighting. This doesn't mean you have to let your ferrets run around in a completely dark room during night "out of cage" play time. However, keeping most of the lights off and having dim lighting in the room they are playing in can only help. Make sure the room in which they are caged is subject to natural light cycles. Since they should be caged at night while you are sleeping, keep that room naturally dark. Also, if you purchase a ferret that has not already been neutered or spayed, try waiting until they are at least four months of age before you do so. Ferrets reach adulthood at about six months of age, so you will want to have the procedure done by then (unless you are properly trained and planning to breed your ferrets). Finally, try to reduce cage stress by letting your ferret out to play as much as possible (or let your ferret roam free and have a "ferret safe" room available if containment is necessary. Try to keep your ferret's stress level to a minimum.
Não pretendo de forma alguma passar por cima das indicações que a veterinária vos deu... Mas sei que gostam muito da Maia e são pessoas muito interessadas... pelo que vos recomendo a ler alguns tópicos onde falámos aqui já anteriormente do assunto:
http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=16666
http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=14649
http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=22060
Os links que estão nestes topicos são bastante importantes... E como o saber não ocupa lugar... ;)
Beijinhos,
Rita

Enviado: domingo fev 27, 2005 9:45 am
por ines_faria
Este post merece muitos UPAS!!!


Cá por casa, e com a Nina esterlizada (já não tenho que me preocupar com ela, hehehehe...), sobra-me a Dotty e o Diego, inteiros. O Diego entrou em cio há pouco tempo, bem mais tarde que os outros furões, e a Dotty ainda não apresenta sinais de cio - querida menina!
Existe a teoria de os pontas de champanhe demorarem mais para entrar em cio. Mas, por outro lado, os meus furões moram no exterior, em gaiolas expostas exclusivamente à luz natural.
Não sei qual a razão concreta de os meus serem tão tardios, mas continuo a ser firme adepta da redução das horas de luz, mais não seja para evitar problemas com as glândulas adrenais/supra-renais.

Enviado: domingo fev 27, 2005 1:30 pm
por MHZ
Pelo que tenho lido, há um pormenor muito importante na máquina que tira as ecografias. Tem que estar preparada para animais pequenos, senão os resultados não são conclusivos.

Seria bom que todos os donos de furões pedissem aos seus veterinarios para estudarem mais sobre eles. Não são propriamente o mesmo que um cão ou um gato, embora haja muitas doenças coincidentes. Um bom vet, perceberá a nossa preocupação e não se sentirá melindrado com isso. Inclusive há veterinários estrangeiros que percebem de furões e que não se importam de ajudar e trocar opiniões.
O furão é um animal até há pouco tempo, desconhecido pelos veterinários. Pelo que será normal que ainda haja poucos conhecimentos sobre eles mas nós, seus donos, temos que conseguir que se interessem por terem mais informações. É a saúde dos nossos amiguinhos que pode estar em jogo.

Enviado: domingo fev 27, 2005 9:15 pm
por ines_faria
É verdade, é um pormenor realmente importante. Quando a Nina tirou radiografias o ano passado, a máquina foi calibrada para os valores de ... uma iguana!!!!