comportamentos.....

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

Popcorn13
Membro Veterano
Mensagens: 363
Registado: quarta mar 03, 2010 11:40 am
Localização: * Kizza - furão * Shiva - Dogue Alemão

terça fev 01, 2011 1:08 pm

Pois por esses motivos que referenciou e outros tantos, falei imenso com o dr rui e com outros vet's. Uns aconselharam uma coisa e outros aconselharam outros métodos. Enfim, optamos por este. Caso se note algum comportamento estranho e não habitual tirar-se-á o implante e procederemos à esterilização e pelo que percebi mesmo esterilizados os furoes devem continuar a receber o implante que segundo o dr rui, ajuda a diminuir a estimulação das adrenais (qualquer coisa semelhante a esta ideia que aqui deixo) O que me fascinou, porque o implante ajuda a prevenir problemas nas adrenais e que até à data não há problemas evidenciados tanto dos implantes como dos implantes e esterilização.
MHZ
Membro Veterano
Mensagens: 3158
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm
Localização: Um furão

terça fev 01, 2011 1:51 pm

Ainda bem que está a correr tudo normalmente. Se o implante resultar sem grandes contraindicações, é um grande avanço e resolve o problema do cio além de ser um protector da hiperplasia adrenal.
Contudo, a hiperplasia adrenal também se me afigura que deve ter uma componente genética muito forte e em relação aos furanitos portugueses, felimente que se não nota essa tendência. Ela é muito mais acentuada nos furões da Marshall.
Outro factor também pode ser a idade. Os furões tinham uma média de vida de entre 3 a 5 anos, que tem vindo a aumentar, pelo que poderão aparecer problemas que até então não existiam. E como são animais fotoperiódicos, se o fotoperiodo não é respeitado, poderão ser agravados, principalmente a hiperplasia das gónadas.
Contudo, penso que se por cá mantiverem linhas genéticas saudáveis, com cuidado para não cruzarem furões problemáticos, essa hiperplasia, se acontecer, será quando tiverem mais idade e poderá ser perfeitamente controlada com o acetato de leuprolide ou o implante se este der, como eperamos que sim, boas provas.
AndreiaMaia
Membro Júnior
Mensagens: 13
Registado: quarta jan 13, 2010 12:02 pm

terça fev 01, 2011 2:14 pm

Agradeço muito a resposta.
O corrimento dela é transparente. E sei que ele pode já ser pai.
Mas o mais engraçado é que ela não sai da porta dele. Parece que quer tar com o manchas. Eu só fiquei mais assustada porque é a 1ºvez que tenho uma femea. E logo no dia em que ela chega a minha casa eles começaram logo com comportamentos estranhos. O manchas já está comigo a algum tempo. Conheço os comportamentos dele. Não conhecia era os comportamentos da femea. E ele mal se encontrou com a arisca ficou maluquinho. E eu fiquei mesmo muito assustada. então convém estar atenta. Eu vou confirmar o dia de nascimento dela. Porque eu comprei-a e a senhora disse que tinha 6meses. Vou ver ao certo a idade dela. Mas a época do cio não é só a partir de Março?

Obrigado pela resposta rápida que me deram.
Aqueles 2meninos assustaram-me muito. Até pensei que não se fossem dar bem.
MHZ
Membro Veterano
Mensagens: 3158
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm
Localização: Um furão

terça fev 01, 2011 2:26 pm

Pelos vistos, iriam dar-se até muito bem :wink: Quando a fêmea está no ponto, aceita o macho.
A época de cio nos furões em nossas casas, pode variar consoante as condições que lhes dermos e mesmo a zona em que vivem. Geralmente começa em Dezembro/Janeiro para os machos e Fevereiro/Março para as fêmeas.
Já leu sobre os furões, sobre o perigo de anemia na fêmea em cio, sobre o fotoperiodo, a alimentação, os cuidados básicos, etc?
AndreiaMaia
Membro Júnior
Mensagens: 13
Registado: quarta jan 13, 2010 12:02 pm

terça fev 01, 2011 8:48 pm

Já li sobre a alimentação e até mesmo com a veterinária sobre a alimentação. Purina para gatinho bébé ou friskies também para gatinho bébe. Em relação a purina ela disse que era uma boa ração para ele. Também sei que na altura em que ela nesta altura é necessário alguns cuidados extras devido a não ganhar doenças. Mas tenho muito medo que o macho a mate. E ela só vai fazer 7meses agora dia 6 de fevereiro. ela só deve criar a partir dos 11meses senão estou em erro. E como só chegou a minha casa ontem também queria falar com a veterinária para lhe dar as vacinas 1º. Para eu ficar tranquila. O manchas tem todas as vacinas em dia. Ela é o 1º dia que está comigo. Será que devo deixá-los juntos para procriarem? para ser sincera nunca pensei que as fêmeas "gostassem" do que os machos lhes fazem e fica a porta do macho e vice versa.A arisca vai ao encontro do manchas. O que me aconselha?
A deixá-los separados? Ou juntos?
Estou um bocado assustadita. Com medo que ao deixa-los juntos (apesar de ambos estarem receptivos) que o manchas a mate.
Popcorn13
Membro Veterano
Mensagens: 363
Registado: quarta mar 03, 2010 11:40 am
Localização: * Kizza - furão * Shiva - Dogue Alemão

terça fev 01, 2011 8:58 pm

Andreia na minha opinião não há necessidade de estar a criar com a furanita tão nova ainda para mais nem sabe à quanto tempo está ela em cio. Na minha opinião devia deixa los separados e secar lhe o cio com Lupron ou o implante, ficando isso ao seu critério. Como a MHZ referiu informesse da anemia aplasmática nas fêmeas que é uma causa de morte certa caso o cio não seja "parado" a tempo de prevenir a anemia. Tenhas essas questões em conta, mais de que uma qualquer criação.
Quanto à alimentação penso que há piores rações que a purina, no entanto e, tambem aprendi com a MHZ que as melhores rações que encontra vêm de espanha (mundohuron, casa de las mascotas, huroland . com - por exemplo) e alem de serem melhores para os nossos furanitos ficam ao mesmo preço de cá, isto se dividir o pacote grande de ração com mais uma ou duas pessoas por exemplo. Tenha em atenção a questão do cio da menina, porque a minha furanita tava muito bem alimentada, controlámos o cio e mesmo quando fomos por o implante já apresentava valores anémicos.
AndreiaMaia
Membro Júnior
Mensagens: 13
Registado: quarta jan 13, 2010 12:02 pm

terça fev 01, 2011 9:04 pm

Sendo assim será melhor falar com a veterinária, para ver o seu estado de saúde. Não quero que ela fique anémica. Amanhã já lá vou. A arisca é assim um bocadinho mázinha para mim. Também só está comigo a 1dia está num lugar estranho. Ainda por cima se ela engravidar agora faz-lhe mal. Não queria nada que ela ficasse doente agora. a possibilidade de ela ficar doente tem que já estar no cio há quanto tempo? Que assim falo com a antiga dona pode ser que saiba a quanto tempo está com o cio.

Agradeço as vossas respostas
Muito Obrigado mesmo
MHZ
Membro Veterano
Mensagens: 3158
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm
Localização: Um furão

terça fev 01, 2011 9:06 pm

Já atrás lhe dei a minha opinião, Andreia e a Popcorn, dá-lhe a mesma. Ela é muito nova para criar. O cruzamento entre eles, é algo agressivo e alguns machotes são muito brutos, deixam o pescocito delas em feridas.

Infelizmente, muitos veterinários estão pouco informados sobre o tipo de alimentação aconselhada para eles. E se não aconselho a Purina, muito menos aconselho essa Friskies...se lhes quer bem, evite-a.

Não a vacine agora com o cio. Melhor parar-lho agora. e consoante o método que usar para o parar, só a vacinará algum tempo depois. Vaciná-la agora, é um risco.
AndreiaMaia
Membro Júnior
Mensagens: 13
Registado: quarta jan 13, 2010 12:02 pm

terça fev 01, 2011 9:13 pm

OMG.
E eu a pensar que estava bem informada.
Pois o veterinário de exóticos vem do porto. e eu sou de aveiro.
Torna-se um pouco complicado, porque é por marcação
Já agora em que site manda vir a ração?
É melhor mudar a ração o quanto antes.

Eles estão separados.
Agora resta ir a veterinária para medir os níveis para saber se está anémica ou não. Não faço a mínima de quanto tempo se iniciou o cio e colocar-lhe alguma coisa para não adoecer.
As veterinárias "comuns" conseguem medir os níveis? Ou tem que ser numa de exóticos mesmo? É que se der para pelo menos eu já ficar descansada amanha seria muito melhor.
MHZ
Membro Veterano
Mensagens: 3158
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm
Localização: Um furão

terça fev 01, 2011 10:26 pm

Uma inspecção exterior, pode dar algumas indicações como o tom das mucosas, principalmente das gengivas e dos olhos. Um exame ao sangue, mais propriamente um hemograma, dirá os níveis dos glóbulos vermelhos, hematocito, hemoglobina e plaquetas. Mas se a vete tiver alguns conhecimentos, só com o exame exterior e um esfregaço (é feito com uma simples picada no dedo de que se retiram duas gotas para fazer o esfregaço) ela poderá ter alguma ideia se está ou não anémica.

Algumas conseguem sair do cio sozinhas, sem ajudas e cerca de 50% das fêmeas que entram em cio, é que correm o risco de contrair essa anemia, este é maior se não foi bem alimentada. A genética também contribui. O problema está em saber em qual desses 50 está a furanita...
Há casos em que colocá-las em escuridão completa e num ambiente frio, conseguem que saia do cio.

Tem 3 hipoteses para parar o cio, lupron, uma injecção de HCG e o tal implante. Com este último, o cio pode não vir durante dois anos mas como já disse anteriormente, ainda é de uso recente e ainda se não sabe bem as reacções que pode trazer num futuro.

No meu tópico sobre alimentação, tenho lá os sites. Mas há um forista que parece interessado em mandar vir ração de Espanha, pode juntar-se a ele que ficam os portes mais baratos.
AndreiaMaia
Membro Júnior
Mensagens: 13
Registado: quarta jan 13, 2010 12:02 pm

terça fev 01, 2011 10:39 pm

Obrigado por toda a informação que me tem dado.
Estou mesmo agradecida. A última coisa que quero é que eles fiquem doentes. Fico mesmo muito triste.

Ela está num local em que infelizmente não tem muita claridade. Eles estão na cave tem janelas e andam soltos.
Não gosto de os manter presos. Mas o local não é de muito frio. até porque ao fim de semana o manchas, nesta altura do ano, ele não quer vir para a rua. Devido ao frio. Fico então com ele no sítio dele. Para brincar com ele.

Agora estou a criar um local onde vou tratar de tudo para eles se sentirem muito bem. Com relva. uma arvore e os brinquedos deles e claro até tem 2 ninhos e terra, pois o meu manchas gosta muito de terra. Como trabalho muito e não os tenho dentro mesmo de casa quero proporcionar-lhes o melhor conforto. E sei que o meu manchas adora relva no verão e água bem fresquinha. Tem a luz do dia, tem os seus brinquedos e agora arranjei-lhe uma companhia, e tem um sítio mais escuro. Para eles puderem descansar.

Acredite que gosto mesmo deles. E ele adora vir ao meu colinho. Fico muito contente. Mas nestes ultimos dias não tenho lhe dado grande atenção e arranjei-lhe companhia. Agora tenho dois tolitos lá em casa.

Mas a partir de agora vou ainda cuidar melhor. Vou começar por mudar a ração. E acabar as obrinhas o mais rápido que puder. Só os quero ver feliz e dar-lhes o melhor. Eles merecem.

E desde já agradeço a todos os que me ajudaram com as minhas dúvidas.
Não sabia que estava a ser incorrecta com o meu menino.

Cumprimento a todos e mesmo muito obrigado
Popcorn13
Membro Veterano
Mensagens: 363
Registado: quarta mar 03, 2010 11:40 am
Localização: * Kizza - furão * Shiva - Dogue Alemão

terça fev 01, 2011 11:21 pm

Andreia julgo que no máximo e por aquilo que tenho vindo a aprender no máximo dos maximos os furoes só podem apanhar 8 horas de luz diaria incluindo luz natural, electrica, claridade da tv etc. O que arranjei para proteger o palácio da Kizza foi comprar plástico preto e opaco a metro e construí eu uma capa para a gaiola que se desprende com velcro com bastante facilidade, conseguindo prever as horas de luz diária que a kizza recebe. Inicialmente nao respeitei os fotoperiodos pois colocava uma toalha a tapar a gaiola mas a sacaninha pelos espaços minimos das grades conseguia puxar a toalha pra o interior da gaiola :lol: :lol: com o plástico foi remédio santo hehehe não é quente nem frio (obvio que nao deixo o sol incidir na gaiola(ela está no quarto connosco) e tenho os cuidados já referidops anteriormente).
Penso que a forista SAPOS quer proceder à encomenda no site mundohuron.com Aproveite pois tem coisas incriveis...! Já gastei cerca de 4 centenas de euros com a brincadeira dos furões :lol: :lol: :lol: sempre que saímos para passear chegamos a casa com alguma coisa para a bebe como lhe chamamos...Portanto ela é tão melosa que às vezes enjoa :lol: :lol: :lol:
MHZ
Membro Veterano
Mensagens: 3158
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm
Localização: Um furão

terça fev 01, 2011 11:34 pm

AndreiaMaia Escreveu:Ela está num local em que infelizmente não tem muita claridade. Eles estão na cave tem janelas e andam soltos.
Não gosto de os manter presos. Mas o local não é de muito frio. até porque ao fim de semana o manchas, nesta altura do ano, ele não quer vir para a rua. Devido ao frio. Fico então com ele no sítio dele. Para brincar com ele.
Andreia, eu diria antes que felizmente não tem muita claridade. Eles não devem de ter mais de 8 horas de luz diaria de qualquer espécie, quer do sol quer eléctrica, mesmo a da tv ou das luzes dos anúncios. E devem dormir em completa e total escuridão. Mesmo com os olhos fechados, a luz penetra-lhes no cérebro e "diz-lhe" que é dia.
A melatonina, é uma hormona essencial que só é fabricada na escuridão se a não fabricam, altera-lhes o relógio biológico. E a falta de melatonina, também é um factor importante na hiperplasia adrenal, uma doença comum neles.
A temperatura ideal para eles, está entre os 15 a 21ºC. Mas aguentam melhor o frio que o calor. Temperaturas acima dos 27ºC podem apanhar um golpe de calor, deshidratar-se e morrerem ou ficarem com problemas renais.
AndreiaMaia
Membro Júnior
Mensagens: 13
Registado: quarta jan 13, 2010 12:02 pm

quarta fev 02, 2011 1:44 am

Ui, que engraçado.
Ou melhor de engraçado não tem muito.
Então sendo assim o local está mesmo indicado para eles. Pois tem uma "casa" grande feita em tijolo e com telhado. Que é local que eu pensei para eles dormirem. E que não tem quase claridade nenhuma. Só a entrada. E que vou por a entrada mais pequena para não entrar claridade. O sítio onde os tenho é uma cave. Eles têm mesmo muito espaço. Mas não têm relva... E no inverno é muito bom a cave devido ao frio. Então sendo assim quando eu tiver tudo pronto vou arranjar umas imagens para vos mostrar. E no verão aproveito para "arranjar melhor a cave para eu puder brincar a vontade com eles e em segurança devido ao frio e a claridade. Assim que tiver o espacinho novo deles pronto irei enviar algumas imagens. Pois fiquei um pouco receosa. Acreditem que hoje aprendi como nunca.

Afinal tenho muito que aprender msm sobre estes bichinhos engraçados.

=D
AndreiaMaia
Membro Júnior
Mensagens: 13
Registado: quarta jan 13, 2010 12:02 pm

sexta fev 04, 2011 6:40 pm

Olá a todos,
Hoje a arisca foi vista pelo veterinário e tenho boas notícias.
Está tudo óptimo com ela. E apanhou a vacina para nao ter o cio durante algum tempo.
Daqui a a 2 semanas já vai ser vacinada.
Mas de saúde está tudo bem com ela. Entretanto ele indicou-me para ração Zupreem.

Aqui deixo as boas notícias e o meu alívio por saber que está tudo óptimo com a minha menina.

Obrigado a voces mesmo. Porque senão ela poderia ficar doentinha e eu não iria saber o porque. Iria ficar muito muito triste se alguma coisa lhe acontece-se. Um ENORME obrigado por tudo.

=D
Responder

Voltar para “Furão”