Timon e Rufo (a família aumentou)

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

catm
Membro Veterano
Registado: terça mar 23, 2004 11:36 am
Localização: 4 tartarugas corcundas do Mississipi e 2 de faces amarelas e um furão
Contacto:

segunda mai 23, 2005 12:21 pm

Olá a todos! :D
Pois é, eu também tenho mais um furanito em casa! :lol:
Este fim de semana, a família aumentou...
É um champanhe lindo, parece uma bolinha de pêlo e chama-se Timon! :D
No entanto, o Rufo não tem facilitado a aproximação entre os dois :( , depois de ter sido durante um ano, um menino unico lá em casa, agora anda cheio de ciumes e muito estranho! :?
No primeiro dia, nem se aproximava do bebe, fugia e escondia-se, sempre com um ar muito sério, não brincava e quase que nem comia! :(
Agora, já se aproxima da cama do Timon e cacareja quando lá vai, já o cheira e tenta agarra-lo pelo pescoço para o levar com ele... :?
Não sei se será para brincar ou não :? , no entanto não temos deixado que ele o agarre, poi o outro é tão pequenino que receio que o magoe, mesmo a brincar... :?
Se alguém souber umas dicas para facilitar esta relação :D , eu agradeço! ;)
Beijocas
Cat
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

segunda mai 23, 2005 6:46 pm

Pois parabéns por essa nova aquisição... :D

Pode orientar-se por aqui, pode ler no nº4/6 (o que não perceber eu traduzo)

4.6 ¿Cómo puedo introducir a mi nuevo hurón con otro u otros?
[Esta sección está escrita por Kellen Andrews, con ayuda de otros. Gracias Kellen]
Las luchas territoriales son normales en la introducción del nuevo hurón, la violencia puede variar desde su casi no existencia hasta una guerra. Prepárese para lo peor y considere cualquier cosa mejor que esa como algo afortunado.
La paciencia es la mejor virtud. A menudo todo irá a mejor de 3 a 14 días pero a veces la paz no llega ni en 3, 5 o incluso 7 meses. Los hurones que han estado lejos de otros durante un par de años o más tienden a tardar mucho más tiempo en adaptarse. Tenga en cuenta que su objetivo final es un trabajo de mucho mérito y tener dos o más hurones que se quieran y jueguen juntos es lo mejor que puede conseguir.
Se pueden usar muchas técnicas para facilitar el trabajo, ninguna de ellas funciona bien con todos los hurones; una combinación de algunas de ellas tiene mayores posibilidades de ser exitosa. A menudo consigue que todo vaya bien entre los hurones y que se quieran.
• Lo más importante, asegúrese que el nuevo inquilino está sano y vacunado [8.2] antes de cualquier interacción. Podría tenerlo en cuarentena por una o más semanas.
• Si puede, y si sabe que todos los hurones en el criadero o en la protectora están salubres y no han sido expuestos al ECE, coja su hurón con usted y vaya con él a escoger su nuevo amigo. También, un par a menudo se mezcla en un grupo existente donde uno sólo pudiera tener más problemas. Escoger a uno pequeño puede ser bueno pero requiere más precaución. Ya que el pequeño es pequeñito, si su hurón es muy rudo tendrá que tener al nuevo inquilino en una jaula aparte hasta que crezca. Un pequeño que está en constante ataque y arrastrado por un hurón agresivo puede ser herido y traumatizarse tanto como para no querer saber nada de otros hurones.
• Asegúrese que el primer encuentro se realice en un área neutral - ni siquiera en una habitación no usada de su casa, preferentemente en casa de otra persona o en cualquier otro lugar en el que ninguno haya estado jamás. También ayuda si hay otros hurones y algunas distracciones. Un sólo hurón es visto por el otro como un enemigo mientras que un grupo de ellos es percibido como una fiesta.
• Si un encuentro le hace sentirse incómodo mantenga al nuevo inquilino en una jaula separada cerca de la de su actual hurón. Realice a menudo visitas, y deje uno de ellos fuera jugando mientras usted supervisa. El nuevo hurón podrá acostumbrarse a estar rodeado por el otro y éste no sentirá que será castigado. Intercambie sus camas atrás y adelante para que se acostumbren al olor del otro.
• Báñelos inmediatamente para que huelan igual. Bañarlos juntos puede ayudar. Puede incluso poner extracto de vainilla en sus narices para confundir su olfato y manzana amarga en sus cuellos para evitar que se muerdan. Echarles en sus caras Ferretone o Nutri-Cal hará que se laman en vez de morderse.
• Comience agarrándoles y dejando que se huelan entre ellos. Gradualmente, según usted se sienta agusto con ello, deles más libertad para interaccionar con el otro. Espere que se peleen y siempre esté pendiente en caso de que se torne violenta. Cuando los separe, si el perdedor vuelve de nuevo para continuar es que se trataba, probablemente, de un juego aunque algo rudo. Un hurón que muerde con un movimiento de flecha y sacude a su oponente rudamente o le desgarra la piel es más agresivo que las típicas luchas territoriales. Si los deja solos, uno de ellos puede terminar con el cuello lleno de costras, infectado o algo peor.
Usualmente cuando un hurón es herido generalmente alzara su voz y a menudo chillarán, pero este no es siempre el caso por lo que es necesario una continua supervisión. (Algunos hurones chillan aún no siendo heridos, e incluso cuando ellos son los atacantes, así que no crea que el que se queja es el herido).
Cuando ocurre una agresión, inmediatamente agárrelo por la nuca con la mano, o mejor con su boca, y dele unas pequeñas sacudidas. Regáñele en voz alta y desde cerca, después ponga al atacante en la jaula por un tiempo. No le pegue pues si lo hace lo único que conseguirá es que le tenga miedo y él ya está bajo una situación difícil. Si ninguna de estas medidas funciona quizá necesite más tiempo para acostumbrarse. Preocúpese también de su nuevo hurón y asegúrese de darle seguridad y cariño.
Si los hurones se peinan entre ellos, a menudo las orejas y el cuello, es un signo de aceptación, pero no los deje sin supervisar hasta que esté completamente seguro de que se han integrado en paz.
Desgraciadamente en muy pocos casos la paz se logra y por tanto ha de buscarse una nueva casa para el recién llegado.
Hyza
Membro Veterano
Registado: segunda mar 01, 2004 9:36 pm
Contacto:

segunda mai 23, 2005 9:15 pm

Eu bem que gostava de dar umas dicas, mas a minha experiencia com dois machos não foi nada boa...
catm
Membro Veterano
Localização: 4 tartarugas corcundas do Mississipi e 2 de faces amarelas e um furão
Contacto:

terça mai 24, 2005 9:07 am

Bem, vocês estão a desanimar-me... :(
No entanto eu não desisto...o Rufo é um doce, sempre foi e eu acredito que ele vai acabar por aceitar o Timon...talvez seja uma questão de tempo... :)
Também ele está castrado...não será tão grave... :|
MHZ, obrigada pelas dicas, realmente já temos uasdo algumas dessas...outras não dão, porque o Timon é um bebé! ;)
Beijocas e obrigada
MHZ
Membro Veterano

terça mai 24, 2005 10:24 am

Pelo que tenho lido, desde que um aceite a liderança do outro, deixa de haver problema. E como o Timon é pequenito, é capaz de a aceitar facilmente. E se o Rufo já cloqueia, é bom sinal. O importante é não fazer ciúmes ao Rufo e dar-lhe mais atenção a ele quando estiverem juntos.
Hyza
Membro Veterano
Contacto:

terça mai 24, 2005 11:51 am

No meu caso, o Mike nunca aceitou liderança, sempre se impoôs ao Kit, e o Kit não estava para perde-la..andaram em luta pegada desde o primeiro ao ultimo dia.
Quanto aos ciumes, o Kit (ultra-ciumento) não gostou nada da ideia da atenção passar a ser partilhada, e penso que o aparecimento de agressividade nele não foi só do cio que entretanto chegou, mas também por termos arranjado outro. Eles nem podiam dormir na mesma gaiola, porque se acordassem mal dispostos, era porradaria até se cansarem..quando saiamos e eles tinham que ficar fechados, tinhamos que dividir a gaiola.

Atenção às costas deles que podem começar a aparecer cheias de arranhões ..
Moya
Membro Veterano
Registado: sexta ago 02, 2002 10:48 am
Contacto:

terça mai 24, 2005 11:56 am

Pois é... Cada caso é um caso...
O Godot, o D'Artagnan e o Athos vivem juntos no mesmo espaço sem rivalidades... Já o Gandalf tem de estar à parte porque rivaliza-se com os outros... Mas mesmo assim, não me posso queixar nada ;) Afinal consigo ter 3 machos inteiros na mesma gaiola e fêmeas em cio na gaiola vizinha ;)
Só mesmo ires avaliando dia-a-dia Cat, e prestando muita atenção ;)
Beijinhos,
Rita
Kahoro
Membro Veterano
Registado: segunda jan 12, 2004 8:09 pm
Localização: 3 Furões, 1 papagaio africano, 2 gatos bosque da noruega e 1 rafeirinho :)
Contacto:

terça mai 24, 2005 4:25 pm

Oi Cat

Não posso deixar de concordar com a Moya ;) só no dia-a-dia é que vais conseguir ver como eles se dão... entretanto junta-os mas só com um de vocês ao pé pa vigiar!!!
O Woody aceitou muito bem os bébés e já é normal chegar a casa e vê-lo dormir no meio deles.... e já o vi brincar com eles :D
Acho mesmo que o teu caso (do Rufo) são ciumes... mas que com o tempo poderá passar. Se o Rufo não fosse castrado, ai sim, penso que seria pior :roll:
Tens de ir com calma... e pelo que me parece já vai havendo melhoras entre eles :D ... é uma questão de paciência ;)

Bjinhos
Hyza
Membro Veterano
Contacto:

terça mai 24, 2005 10:38 pm

Sim, defnitivamente estes moços são muito ciumentos. Ele estava habituado a ter atenção exclusiva dos "papás", durante quase um ano, e agora vai ter que a partilhar, pode ser que se habitue rapidamente..e o facto dele estar castrado também é mais um ponto a favor :)
catm
Membro Veterano
Contacto:

quarta mai 25, 2005 11:00 am

Sim, eu penso que cada dia que passa é mais uma vitória! :D
O Rufo já vai dormir na cama do bebé :D , e anda constantemente a "cacarejar" atrás dele...
É claro que nunca os deixamos juntos sozinhos e estamos sempre a vigiar! ;)
Parece-me que ele começa a querer apenas, brimcar com o bebé...no entanto não o podemos permitir, pois há sempre o perigo de o poder magoar! :? Deixamos cheira-lo e andar por ali, atras dele, mas nunca morde-lo e deixa-lo levar... ;)
Marli26
Membro
Registado: terça nov 30, 2004 1:34 pm
Localização: Furões-Donatello,Mina e Enzo (Xereta & Mel in memoriam e alguns Beija-Flor e hóspedes
Contacto:

quarta mai 25, 2005 1:57 pm

Parabéns, CATM.

Sempre digo que o melhor presente para se dar a um Furão é outro Furão.

Mais do que ser filho único, Furões que vivem muito tempo sozinhos, tem dificuldade em se relacionar com outros Furões, eu até desenvolvi uma teoria com bases em minhas experiencias Furonicas com base na idade deles.
Furões até 2 anos - 100% de boas chances no relacionamento
Furões até 3 anos - 50%
Furões + 4 anos - 25%.

Apesar do que dizem sobre os machos brigarem por território, recentemente ganhei um DVD Espanhol sobre Furões, aonde diz exatamente o contrário, que na natureza eles não brigam por território, e que isso elimina poblemas geneticos e de consaguinidade.

Se fosse uma femea o fato de pega-lo pelo cangote e arrasta-lo seria interpretado como um ato materno, mas no caso do Rufo me parece que ele está examinando o brinquedo novo ;) .

Imagine que são duas crianças, uma de 7 anos e outra de 2 anos, uma engatinha e a outra anda, portanto a supervisão é sempre boa, a diferença é que a brincadeira é morder um ao outro.

O fato infalivel para distinguir uma brincadeira e uma briga entre Furões é se algum dos dois correr do outro e se esconder, apesar de que as vezes algumas brincadeiras passam dos limites e convém separa-los para que esfriem os animos.

E bom divertimento........

Abraços

Marli
Hyza
Membro Veterano
Contacto:

quarta mai 25, 2005 4:52 pm

Depois do Kit ter perdido uma unha de uma pata traseira numa luta e de ter sujado a gaiola toda com sangue, cheguei à conclusão que eles estavam mesmo a lutar a serio...fora os arranhões e marcas de dentadas nas costas deles, que mais pareciam mapas...tive pena que eles nunca se tivessem entendido lá muito bem :(
MHZ
Membro Veterano

quarta mai 25, 2005 4:54 pm

Marli, não há aí qualquer confusão?
É que os furões, por norma não existem na natureza, os que existem, são os toirões (e é do cruzamento entre eles que nasceram os furões). E os toirões são conhecidos por serem muito territoriais. São um animal solitário e que só se encontram na época do cio e é nessa altura que lutam entre si para conquistar a fêmea. Pelo menos. tudo o que tenho lido acerca deles, diz-me exactamente isto.
Marli26 Escreveu: Apesar do que dizem sobre os machos brigarem por território, recentemente ganhei um DVD Espanhol sobre Furões, aonde diz exatamente o contrário, que na natureza eles não brigam por território, e que isso elimina poblemas geneticos e de consaguinidade.
Marli26
Membro
Registado: terça nov 30, 2004 1:34 pm
Localização: Furões-Donatello,Mina e Enzo (Xereta & Mel in memoriam e alguns Beija-Flor e hóspedes
Contacto:

quarta mai 25, 2005 5:43 pm

Olha MHZ,

semana que vem, quando o DVD voltar,(ele está emprestado, rodando de casa em casa) lhe passo mais dados, parece ser de uma coleção de DVDs
sobre amigos do Homem, tem até um numero de telefone.

O DVD explica como se caça coelhos usando Furões, as redes, e conta um pouquinho deles na natureza.

Suas dúvidas foram as mesmas que as minhas, e eu mais curiosa ainda,
já escrevi a minha amiga da Espanha agradecendo o DVD e fazendo-lhe um interrogátorio se sabia mais coisas.

Olha a resposta que ela me deu

Hola Marli,

Siento no contestar antes, pero sobre tus preguntas del dvd, la verdad es que si pueden convivir en total armonia, a demas he conseguido el video de el juego de la caza y el turon, es un documental de la serie el hombre y la tierra de felix rodrigez de la fuente, es vellisimo ya veras en cuanto te aga una copia y tenga tiempo de ir a correos te envio una copia para que lo puedas ver.

Salen en su avita naturar y salen imagenes dentro de las madrigeras, es genial espero que puedas entandr lo que dicen cuando hablan, pues esta interesante, ver los peligros que pueden pasar o ver como cazan un raton, y los mas bonito la cria y cuando juegan, esta muy bien echo pues el documental tiene entre 23 y 25 años.

Espero que biendo el proximo video se aclaren muchas dudas, pues a mi me encanto verlo.

Assim, estou esperando por respostas ou mais dúvidas ;)
MHZ
Membro Veterano

quarta mai 25, 2005 5:47 pm

Olá Marli, depois conte-me que também fiquei curiosa. ;)
Um beijo.
Responder

Voltar para “Furão”