3 furões babys, morreram...

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

Buati
Membro
Registado: domingo set 08, 2002 11:18 pm
Contacto:

segunda jun 20, 2005 8:58 pm

olá :o hje estou muito triste.
Pois Saí de casa por voltadas 6 da manha para o meu trabalhito, e verifiquei como sempre as condiçoes na minha ninhadazita e dos meus animaizitos, como se todos tinham água, se todos estão limpinhos gaiolas limpas, paninhos humidos, para que se possam refrescar, comida. e umas festinhas aparentemente tudo estava bem, tudo óptimo como sempre todos numa grande chiadeira debaixo de uma toalhita onde se escondem de possiveis paparazzi:P :p . levantei para ver se estava tudo ok. e estava tudo 100%, excepto um que estava separado ou seja n estava debaixo da toalhita, e estava no outro lado da gaiola :? fiquei a pensar nele mas mesmo assim peguei nele, estava gordinho e meio adormecido e pensei bem... acabou de comer, está gordinho e agora está a descansar, ou a dormir tb ainda é cedo para eles.... ee coloquei-o mais ao pé dos outros e observei o que se passava, que na verdade acabou por ultrapassar a mãe(AFRODITE) e os manitos tdos e ficou no outro lado da gaiola, ok fui á minha vidinha e quando cheguei ás 19 horas, o que verifiquei foi o pior cenário que se pode verificar :evil: :o :| 3 furanitos já se tinham passado para o outro lado, o que sobreviveram, estavam em pânico, a gaiola toda suja por isso o que me parece é que ela tb andava sem saber o que fazer pois fez caca pela gaiola toda.
e o pior de tudo!!!! 2 furanitos estavam a comer os que estavam mortos, desculpem a descrição! mas n sei se isto será normal :o , mas... tinham água esteve realmente muito calor em Azeitão local onde os tenho, telefonei logo para o VET. especializado em Furões, e chegamos á conclusão que teria sido do calor mas... o facto de eles comerem os mortos isso n é muito normal. Mas também ainda n comem so mamam da mummY e so agora estão a abrir os olhos. Alguém me pode dar umas luzes do que poderá ser???? ou é tudo so do calor???e vem tudo tipo bola de neve!!!!?????? e três de uma vez assimm POING n é de mais???? [color=indigo][/color][color=brown][/color] :o :o
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

segunda jun 20, 2005 9:41 pm

Sempre tenho lido que não é fácil a criação destes marotos…

Notou alguma diferença na cor ou consistência das fezes? Uma diarreia pode matar as crias, já que as desidrata.
Verificou se a mãe não tem nenhuma mastite ou fluxo vaginal estranho? Encontra-se bem de saúde? Não tem parasitas nas fezes?
Quando ainda só mamam, costumam ter uma manchita branca na barriga, sinal que mamam o suficiente. Se essa mancha não aparece, é sinal que poderá haver necessidade de recorrer à alimentação artificial.
Às vezes os bebés têm “amnésias” e esquecem-se de respirar. Nessa altura, uma pequena pressão com suavidade, para eles recuperarem o ritmo mas os seus já tinham cerca de mês e meio, é um pouco estranho…

Pergunte ao vet se poderá dar às crias soro pediátrico para os hidratar melhor. E deixe o quarto deles o mais arejado possível, com as persianas sempre fechadas. Mas cuidado com as correntes de ar e se colocar uma ventoinha para arejar, não a vire para eles.

As mães, por vezes comem as crias e eles são carnívoros, o instinto está lá.
Espero que não tenha mais problemas e não se esqueça de as manipular para que fiquem sociáveis.
Buati
Membro
Contacto:

segunda jun 20, 2005 9:46 pm

os 4 babys que sobreviveram estão todos muito bem pelo menos aparentemente existe algo que possa fazer? para evitar mais desastres? ou seja é impossivel prever uma desgraça destas n é? estou com um medinho que amanha, os outros quatro estejam no mesmo estado, bem acho que é so rezar, já pus um azuleijo para os refrescar, mas n sei o que fazer mais .... estou um bocadinho... mas vou vendo e ganhando expriencia mas n sei se hei-de limpar se deixo tudo sujo tudo limpinho como estava a fazer... enfim..... :o
MHZ
Membro Veterano

segunda jun 20, 2005 9:52 pm

Tudo sempre bem limpinho. Não só porque são animais limpos mas também para evitar infecções. Reparou se havia sinais de diarreia?
E a mãe?
Buati
Membro
Contacto:

segunda jun 20, 2005 10:03 pm

obrigado MHZ, pelo feedback ;) mas aqui os furanitos estão bem gordos secalhar até de mais, a mummY(Afrodite) n tem currimentos nenhuns estranhos, e faz cacas e n diarreias, o que por vezes verificava é que eles´aterravam em cima do coco dela, qd acontecia n era por muito tempo, pois eu limpava logo, e depois estou sempre a pegar-lhes :D e a brincar com eles, por isso estou certo que vão estar 100% habituados a maozitas humanas, a minha namorada até espéculou que talvez fosse de tanto mexer."Acho que não" Acho que foi mesmo do calor por isso tomem todas as medidas para que nas vossas ninhadas n aconteça algo como aconteceu na minha :roll: .

Entretanto também já falei com um sr. que faz criação de furões aqui ao pé de mim e no ano passado morreram-lhe 3 ninhadas, e foi o calor. Adianta ele que por volta do 12:00 os rega para ficarem mais frescos, mas aquilo é mesmo produção industrial, e serve de presente a amigos caçadores, e os que sobram fica com eles:P.

Perguntou-me também se limpo diariamente o espaço onde eles estão, claro respondi está sempre limpinho e qd vejo um coco ou um chi chi toca a lavar, pois é n pode ser os furões nessa altura têm de comer o coco da mãe pq é muito rico em proteina. :o já me tinham falado nisto mas tento ter sempre tudo bem limpinho, será que estou a fazer mal!? :?

não sei eles têm um mês, e 2 dias, quando abriram á 2 horas os olhos e há 1 que ainda n os abriu, quando é que começam a pegar na ração? convém estar espalhada pelo tabuleiro n é? :D ;) :) :p
Buati
Membro
Contacto:

segunda jun 20, 2005 10:13 pm

Bem vou ser sincero quando cheguei, por volta das 19 a gaiola estava imunda estava completamente virada do aveço. Até a toalha que estava lá na gaiola foi para o lixo. Nem valia apena lava-la estava imunda mesmo.

E no meio da confusão o que verifiquei e que me deixou com algumas dúvidas era se, eram diarreias, ou cocos espézinhados, comidos, ou mexidos, n deu mesmo para perceber mas vou ficar muito atento e se por acaso a mummY(Afrodite) estiver com diarreia, é mau sinal? tenho de os separar? é sinal de kÊ? :o e observei agorita memo que um furanito tem o anus um bocadito inflamado, mas ela tb farta-se de os lavar e como estava a gaiola hje achei normal, estar como está pois teve muito tempo em cima de caquinhas. Mas se amanha estiver = se este cenário se mantiver calmo como é logico telefono ao vet e levo-os a uma consulta ;) .

PS-.É possivel o leite dela estar azedo? ou contaminado!?eles estão gordos.

obrigado mais uma vez:)

Jokas Duarte
MHZ
Membro Veterano

segunda jun 20, 2005 10:22 pm

Nunca li que eles devem comer o cócó da mãe pela proteína...antes pelo contrário. Que se deve ter tudo bem limpinho devido às infecções. E esses criadores costumam dar leite e pão aos furanitos...a mim cheira-me a velhos hábitos que já estão ultrapassados...

Sem uma autópsia aos bébés, nunca se saberá qual a verdadeira razão da sua morte mas o calor é uma hipótese bem viável. Eles desidratam-se com muita facilidade, sobretudo tão pequenitos. E estes poderiam ser os mais frágeis...

Eu perguntava ao vet sobre a possibilidade de lhes dar soro pediátrico para reforçar a hidratação (compra-se na farmácia). É que segundo me parece, quando estão desidratados, dar água pouco hidrata, deve dar-se-lhes soro glucosado.
Uma maneira de se ver se alguém está desidratado, é pegar na pele da barriga. Se ela se solta da carne com facilidade, é mau sinal. Veja se dá para perceber.
MHZ
Membro Veterano

segunda jun 20, 2005 10:44 pm

Tente espreitar hoje a consistência das fezes. As da mãe serão as maiores…e veja se as tetas têm algum sinal de inflamação. Pergunte ao vet se será de fazerem uma pesquisa de parasitas.
Que comida está a dar à mãe? Se dá carne crua, é bem provável que tenha parasitas.
Os parasitas mais perigosos, como as giárdias, existem nas fezes dos pombos e se a mãe tem acesso a jardins ou quintais, também os pode adquirir.
Uma diarreia pode ser sinal de muita coisa, desde parasitas a doenças mais graves. No entanto é sempre um sintoma que não devemos deixar passar. Embora uma diarreia de um só dia, não seja sinal de preocupação.
Agora nos pequenitos, já é outra coisa…e o ânus inflamado pode ser sinais disso…Esteja com atenção.

Não percebo muito de comidas de bebés, parece-me porém que na idade deles ainda só devem comer papinhas, ou seja o penso molhado. Isto, junto com o leite da mãe. Podem engasgar-se com a ração.
Mas vou procurar nos meus artigos e caso contrário, coloco aqui.

Quanto ao leite, sei que uma mastite é contagiosa e aconselham a separar das outra fêmeas, melhor perguntar ao vet.
Buati
Membro
Contacto:

segunda jun 20, 2005 11:07 pm

bem granda reportagem, que isto parece em directo e tudo :lol: .

A Afro fez agorita um coco solido mesmo uma torcida por isso n está de *** :lol: :D , anda e a comer alarvemente, secalhar n vou continuar a fazer o que fazia que era comida 24/24hras com aqueles potes da MARCHIORO que tem um recepiente, e eles vão comendo e a ração vai caindo estava com isso sempre cheio e estava sempre a comer, acho que até de mais pois também fazia coco de mais vou começar a dar doseado, e qd estiver em casa vou controlando e vou tentar apanhar os horarios dela, para depois a habituar a um horario ;). coisa que faço com o lamborguini e tudo corre as mil maravilhas.

Cumprimentos e trincas d'os meus furanitos
#"Bottom"#"Bandida"#"Bandicoo"#"Bin Laden"#e por final o #"Bart"#
MHZ
Membro Veterano

segunda jun 20, 2005 11:15 pm

Buati Escreveu: , anda e a comer alarvemente, secalhar n vou continuar a fazer o que fazia que era comida 24/24hras com aqueles potes da MARCHIORO que tem um recepiente, e eles vão comendo e a ração vai caindo estava com isso sempre cheio e estava sempre a comer, acho que até de mais pois também fazia coco de mais vou começar a dar doseado...
Eu só faria isso depois de ela deixar de dar de mamar, agora convém comida reforçada a não ser que veja que está exageradamente gorda. Eles em adultos já só comem duas vezes por dia, isto naturalmente. Até aos 2 anos é que comem mais vezes, cerca de 3 ou 4.

E as tetinhas, espreitou se não estão inflamadas?
Buati
Membro
Contacto:

segunda jun 20, 2005 11:19 pm

fui verificar a hidratação dos furanitos e estão hidratados, tinha cá aqueles boioeszitos de leite para gatos bebes, das whiskas e misturei com ração triturada, fiz assim uma papinha, ele atiraram-se á ração parciam umas flechas....... será que já deviam estar em contacto com a ração á mais tempo?? é que até agora era so do amamento da mãe :o Ups será que estavam com fome?? bem com qto tempo é que eles devem ter os 1ºs contactos com a ração??? A afrodite e o borgas e depois os babys alimentam-se de ração propria para furão, da prestige, e estou-lhe a dar um suplemento vitaminico ponho na ração e dou-lhe por vezes á colherada ;) .

também tenho um Malte uma espécie de caramelo proprio para furoes ela adora aquilo mas encaro isso como guloseima então corto um bocado o tal charope é que lhe dou bastante.

E ela n tem contacto, com jardins onde existem outros caes nem pombos, anda por aqui no terreno á volta da casa controlada, na nossa relva, e por vezes vamos ao café e mini mercado mesmo no final da minha rua mas vivo num condominiozito novo, onde n há movimento nenhum de animais. No outro dia por acaso encontramos 2 ouriços selvagens :p muito giro. mas continuamos nem a deixo comer porcarias.
Buati
Membro
Contacto:

segunda jun 20, 2005 11:26 pm

Em relação ás tetitas.... estão assim um bocadinho esticadas, :lol: lol mas têm a côr normal estão cor de rosa, e têm leite, ;) eles verifiquei agora mesmo que um furanito afastou-se já me estava a asssustar mas virou o rabinho para o lado inverso de onde vinha e preparava-se para fazer uma caquinha, muito giro ;) a ir ao cantinho ajudei-o a ir ao cantito e dps coloquei-o no sitio ;) neste momento dormem que nem uns anjinhos e ela está tda torcida. parecem-me estabilizados neste momento.

Mais uma vez Muito Obrigado MHZ por todo este apoio prestado em directo.

Amanha volto aqui para dar mais noticias.

thanks.........
MHZ
Membro Veterano

terça jun 21, 2005 1:58 am

Às 4 semanas, as crias começam a abrir os olhos e as orelhas e já têm pelo. São capazes de comerem sozinhos mas conjuntamente ainda precisam do leite da mãe ou artificial (sem lactose).
Às 6 semanas já terão orelhas e olhos bem abertos, começam a funcionar e a comer sozinhos. Já têm dentes de leite mas é preferível dar-lhes comida mole, em papinhas. A mãe começa a desmamá-los e podem receber a 1ª vacina da esgana.
Às 8 semanas, começam a sair os dentes permanentes e já comem perfeitamente alimentos sólidos (cuidado que não sejam demasiadamente grandes para não se engasgarem). Já se devem retirar da mãe. Devem ser socializados.

Quanto à sua alimentação das crias, há aqui na arca foristas com experiência, que o poderão ajudar melhor que eu.

Atenção, que períodos prolongados de temperaturas altas, baixam as defesas deles, ou seja, enfraquecem o sistema imunitário, tornando-os mais vulneráveis às doenças. Uma ideia, é encher de água, pequenas garrafas de plástico e congelá-las (atenção, não as encher completamente, para poderem expandir sem rebentar a garrafa). Depois, antes de sair, embrulhe bem numa toalha, feche, tipo saco e coloque-as nos cantos da gaiola para ajudar a refrigerar o ambiente.

E cuidado que a comida tende a alterar com o tempo quente, por isso será melhor colocar ração suficiente só para as horas que está fora. Nem a deixe exposta ao sol ou calor.

Se vir que algum está com um choque devido ao calor, tem que o arrefecer MAS LENTAMENTE. Coloque-o numa zona fresca, molhe-o lentamente com água normal, especialmente na barriga, dê-lhe água mas sem o forçar, molhe as almofadas das patas com álcool e leve-o ao vet.
lmv
Membro Veterano
Registado: quarta out 22, 2003 3:37 pm
Localização: 2 Furões (Minki e Pompom) e 1 cão maluco chamado Blue :)
Contacto:

terça jun 21, 2005 10:00 am

Olá Buati,

Bem .... isto é que foi mesmo em directo (nunca tinha visto um tópico tão grande em tão pouco tempo).

Em relação às 3 crias que morreram no mesmo dia, é realmente muito estranho. Geralmente, morrem crias mas nas primeiras 48h e depois estabiliza.

Em relação às fezes da fêmea que servem de alimento para as crias, nunca vi nada documentado sobre isso. O que acontece sim, é a fêmea lamber as necessidades das crias por questões de higiene e limpeza, mantendo assim o local limpo.

Quanto a "regar" os furões às 12.00h (gostei desta frase porque parece que estavam a regar plantas he he he) não é correcto. Deverá pulverizar-se os furões sempre que haja necessidade disso. Ao contrário dos humanos, a pele dos furões não têm glândulas sudoriferas, ou seja, quando expostas ao calor não suam. Os humanos, ao transpirarem, estão a transmitir o calor corporal para o suor que por sua vez (com a corrente de ar) irá evaporar-se no ar. É assim que o nosso corpo regula a sua temperatura. Ao pulverizarmos os furões estamos a criar as mesmas condições para que isso aconteça.

Quanto à comida para eles, deverá ser a comida normal da mãe, mas ensopada de modo a ficar mole. Para isso, cozer um frango (desfiando-o e misturando-o com a ração) e utilizar a água gordurosa do frango para ensopar a ração.
Nota: não há uma altura certa para isso acontecer, mas geralmente ocorre na 3 semana de vida, indo as crias ao cheiro da comida (muito antes de abrirem os olhos). Dai, talvez uma possivel explicação para o sucedido com as outras crias.

Quanto à temperatura ambiente, os furões sofrem muito com as temperaturas elevadas, sendo aconselhável pô-los na zona mais fresca da casa. Lembro-me que quando a Peludinha teve a primeira ninhada dela, foi a 1 de Agosto e estava uma temperatura de 38º. Tive que deixá-los ao pé dos elevadores que era a zona central e mais fresca do prédio. Só à noite é que regressavam a casa.

Bem, espero ter ajudado a dar mais alguma informação complementar.

Um abraço e boa sorte para as restantes crias,

Luis V.
<p>Webcam Online - <a href="http://homepage.oniduo.pt/reinodosfuroe ... lternativo - <a href="http://reinodosfuroes.no.sapo.pt">http://reinodosfuroes.no.sapo.pt</a></p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
HaddaWay
Membro Veterano
Registado: terça dez 14, 2004 10:57 pm

terça jun 21, 2005 10:59 am

Olá Buati, eu também tenho uma ninhada mais ou menos com o mesmo tempo da tua, um mês e meio +/-, eu também estou a ter dificuldades com o calor, no alentejo o verão para as "portas do inferno", eu revolvi a questão muito rapido, comprei um sistema de bebedouros tipos aqueles que usam em viveiros de passaros, um bebedouro que está ligado a um garrafão de 5L, assim nunca falta a agua nas boxes, o chão é azuleijo o que também ajuda a manter a box fresca, para o garafão não aqueçer ao fim de um pouco, ponho de noite duas "mangas" daquelas que se poem á volta das garafas do vinho, de manha uso uma e de tarde ponho outra!

Cumprimentos bruno mina

[email protected]
Responder

Voltar para “Furão”