Queda de pêlo na cauda

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

alexR
Membro
Mensagens: 92
Registado: sábado out 16, 2004 10:56 pm
Localização: 5 gatos (vadios!), 1 irmã mais nova!

terça set 13, 2005 10:49 am

Parece que correu tudo bem, mas ainda não a fui buscar, só à tardinha.

As adrenais estavam normais, mas ela tá quase sem pêlo nas patas, na base da cauda e em algumas zonas da cabeça... É que ela morde-se muito e parece arrancar o pêlo.

A vet aconselhou a darmos-lhe óleo de milho, mas ele só tem uma vitamina: E.

Nós nunca mandámos vir nada pela net, mas quando a netcabo chegar lá a casa logo fazemos umas pesquisas.
MHZ
Membro Veterano
Mensagens: 3158
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm
Localização: Um furão

terça set 13, 2005 11:11 am

Boas notícias!

Ela deve estar com o pelo muito seco, precisa de mais gordura na alimentação.
Pergunte à vete se lhe pode dar 1/4gema (coze o ovo só 3 minutos) duas a três vezes por semana e nutricalorias. E uma ração com 40% de proteínas, não lhe ia agora nada mal.

Não esqueça que ela não deve ter mais que 7/8 horas de luz diarias. Isto previne-lhe futuros problemas nas adrenais.

As melhoras para a Maia, vai ver que dentro em pouco, já está feita uma marota. E aproveite, vá-se treinando. Eu costumo dizer que ter um furanito é um bom treino para futuros papás... :lol:
Marli26
Membro
Mensagens: 197
Registado: terça nov 30, 2004 1:34 pm
Localização: Furões-Donatello,Mina e Enzo (Xereta & Mel in memoriam e alguns Beija-Flor e hóspedes
Contacto:

quarta set 28, 2005 1:24 pm

Desculpem, mas até agora não entendi porque não foi um exame de sangue nessa Furona, para ajudar a diagnosticar o real problema dela.

Quase todas as doenças dos Ferrets tem os exatos mesmos sintomas, de diarreia ou perda de pelos, e é por estas que são feitos os exames de sangue, os raio X e os ultrassom.

Não tenho fotos, mas em 3 meses, a Nina já está com todos os pelos, e a vulva está anormal, ninguém diz que é a mesma Ferret.

Só para que entendam bem o problema da Nina era simplesmente hormonal, produção essa feita pelas glandulas adrenais. O tratamento não para ela continuará a receber as injeções do hormonio a cada 4 meses, para que não aja uma remissão.

Abraços
MHZ
Membro Veterano
Mensagens: 3158
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm
Localização: Um furão

quarta set 28, 2005 6:11 pm

Em princípio, essa perda de pelo era motivada por ter andado muito tempo com o cio. Ela foi à vete e já foi esterilizada.

Penso que tudo correu bem mas o Alex não voltou mais a dar notícias.
alexR
Membro
Mensagens: 92
Registado: sábado out 16, 2004 10:56 pm
Localização: 5 gatos (vadios!), 1 irmã mais nova!

quarta set 28, 2005 7:24 pm

Está tudo bem com a Maia. :D

Já recuperou da operação e já voltou ao que era!

Como lhe temos dado óleo de milho, ela rapidamente recuperou os pêlos perdidos há muito na barriga. No resto do corpo também lhe tem estado a crescer pêlos.

O problema é que ainda continua com muita queda de pêlo... Parece que anda na muda.

Durante a operação a vet viu que as gladulas adernais estavam normais.
MHZ
Membro Veterano
Mensagens: 3158
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm
Localização: Um furão

quarta set 28, 2005 7:38 pm

Boa novas!

Escove-a todos os dias, assim o pelo velho sai mais depressa. E cuidado com as bolas de pelo, não se esqueça de dar-lhe malte de vez em quando e ver se todos os dias os intestinos funcionam normalmente. O perigo é formarem-se bolas de pelo e causarem uma obstrução intestinal.

Há dias, o Opale teve um ataque de tosse, cheguei à conclusão que se deve ter esganado com algum pelito que lhe devia estar agarrado na garganta. Dei-lhe água mas não passou, dei depois um pouco de malte (como é gorduroso, ajuda o pelo a "deslizar") e um pouco de Furotone. Foi remédio santo.
alexR
Membro
Mensagens: 92
Registado: sábado out 16, 2004 10:56 pm
Localização: 5 gatos (vadios!), 1 irmã mais nova!

quinta set 29, 2005 6:19 pm

Lá vi várias vezes aqui no forum falarem de malte, mas eu não sei o que é! :roll: :oops:

Sei que a cerveja leva extracto de malte, mas acho que a maia não ia gostar :p

Onde é que se compra?
MHZ
Membro Veterano
Mensagens: 3158
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm
Localização: Um furão

quinta set 29, 2005 8:09 pm

alexR Escreveu: Sei que a cerveja leva extracto de malte, mas acho que a maia não ia gostar :p
Isso agora... :lol:
Sei de quem estava a beber uma cervejita e quando deu por ela tinha lá um focinhito enfiado dentro do copo, todo contente...

Malte é um produto que previne a formação de bolas de pelo e praticamente todas as lojas o têm à venda. O que existe cá é para gatos mas serve igualmente para os furões. E quando os gatos estão na muda de pelo, deve dar-se-lhes para evitar obstruções ou obstipação.
Com os furões também pode acontecer o mesmo, pelo que é aconselhável estarmos atentos se as fezes continuam normais ou estão mais fininhas ou se os intestinos não funcionam. E se andam mais fininhas, é sinal de obstrucção parcial e convém dar cerca de 1 cm três vezes na semana. Podendo passar para todos os dias se virmos que fazem grande esforço em evacuar. Se os intestinos não funcionarem, convém reforçar a dose e se mesmo assim continuarem a não funcionar, levá-los ao vete.

Como contém açúcar só se deve dar em caso de vermos que é necessário.

Mas dá muito jeito termos em casa, porque se às vezes eles engolem alguma coisa que causa obstrução intestinal e ajuda a que os intestinos funcionem.

E também pode ser usada como prémio, eles costumam adorar.
Quando vou com o Opale ao vete, costumo levar uma bisnaga de malte (ou de Ferretevite) para o manter quieto.
Também ajuda para o corte de unhas e limpeza de ouvidos.
Tem a vantagem de não ser caro, custa entre 4€ e 7€. Eu procuro que tenha taurina na composição.

Já agora, explico que taurina é um elemento necessário na alimentação dos furões, como preventivo de problemas cardíacos e cegueira.
MHZ
Membro Veterano
Mensagens: 3158
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm
Localização: Um furão

sexta set 30, 2005 1:09 pm

Li que durante a muda de pelo, para que ele saia mais forte e bonito e segundo a dona, funcionou, que era bom dar-lhes Canin kitten Persian.

Tem peixe na composição mas como é só durante algum tempo, não há problema.
alexR
Membro
Mensagens: 92
Registado: sábado out 16, 2004 10:56 pm
Localização: 5 gatos (vadios!), 1 irmã mais nova!

sexta set 30, 2005 11:29 pm

Obrigado.

Vou procurar esse bendito malte e estar atento aos totós da menina!
MHZ
Membro Veterano
Mensagens: 3158
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm
Localização: Um furão

domingo out 02, 2005 12:16 pm

Atenção, esqueci de frisar uma coisa importante:

Em caso de obstrução total porque o furão comeu algo incomestível, não se deve dar-lhe nada para evacuar mas levá-lo urgente ao vete e ele decidirá o que fazer.

É que podemos provocar uma rotura intestinal...
Mlfc54
Mensagens: 1
Registado: sexta out 02, 2015 5:31 pm

sexta out 02, 2015 5:39 pm

Tenho um pastor belga com9 anos que de repente não tem pelo no início da cauda. Não tem borbulhas, só uma ferida pequena que parece ser de ter mordido a zona. Acham que pode ser sarna...
Obrigada
Responder

Voltar para “Furão”