"... a reprodução que se está a fazer..."

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

ines_faria
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 9:57 pm

quarta ago 10, 2005 10:22 pm

Citando o Buati, noutro post:

"... falei na reprodução que se está a fazer, já fizeram contas???? cada ninhada tem 3 a 4 fêmeas ou talvez menos essas fêmeas normalmente no ano seguinte dão + umas tantas! e assim suc. temos de começar a controlar tb as ninhadas e as vendas! se n satura-se o mercado e eles vão acabar por cair em mãos erradas tal e qual o que se passou cmg.:S inf. "

Ah pois é.
Não faço ideia de quantos nasceram este ano , mas a ver pelos que foram aqui publicitados, já deu para ver que há dificuldade de escoamento.
Isto para não falar nos que não sabemos, claro.
E nos que os caçadores criam para oferecer aos amigos... :?

Buati, tens toda a razão em questionares a reprodução de furanitos. De certeza que para o ano não vais fazer criação, certo?!
Buati
Membro
Registado: domingo set 08, 2002 11:18 pm
Contacto:

quinta ago 11, 2005 12:13 am

olha por acaso tens toda a razão, para o ano n vou fazer criação e acho que nunca mais vou fazer! não queria dizer a palavra nunca pq n o devemos fazer, realmente é verdade, mas já que tocas nesse assunto, e tiveste a simpatia de fazer um copy paste podias ao menos comenta-lo na outra mensagem, mas ok fazemos desse assunto uma nova discussão saudável espero.

a minha ideia qd disse aquilo, ou quando citei tal "Barbaridade" é mesmo a minha ideia, pois agora idealiza mesmo quantos Ferrets ou Furoes podes ter como pets!???? existe algum controle sobre isso? sabes o que acontece nos EUA? eles são tratados e elas tb para que n possam reproduzir-se á balda! para haver um maior controle! pois claro perdem a graça pois n vão tão bebezitos para os novos donos, mas a situação nunca ou raramente entra em descontrole absoluto! Percebes???? é so por isso! já tenho o meu Furão desde 1999, comprado a uma pessoa que os criava para a caça e foi-me vendido como se droga se tratasse, custou-me uma pipa de massa! por isso eu sou a última pessoa secalhar a poder a apontar o dedo a A B ou C. estou empenhado na legalização dos Furões, mas digo-te e sou muito sincero para toda esta comunidade, Furonica so o sou pq quero ter os meus e estar descansadinho da minha vida sem stress sem ter de os passear com medos etc etc etc...

pq tb te digo no dia que for legalizado no nosso país.
Em todas as lojas de animais do país vais ter um BOOoooooOOOOMMMMM, comercial!!!! e muita gente a comer com isso!!!!
Muita gente que se vai aproveitar do trabalhos de muitas pessoas deste Forum estão a fazer, também contra mim falo que secalhar podia fazer + e tenho andado meio OFF eu assumo, eu assumo,

Era so esta a ideia! Adoro Furões se querem saber n é so por fazer uma ninhada por ano que fico + ou - rico ou pobre, dão muito trabalho mas também tenta-se ter tudo em condições. era so isso e já agora podes explicar a tua ultima pergunta ???? é que realmente n percebi até onde querias ir axério :o !

PS.- ;) se eu fosse um furão!!!estava tão abatido tão abatido com isto tudo que estaria a dormir de patas para o ar tdo torcido,tipo em Com o rabo em S, com a lingua de fora :D

Jokas
Buati
Membro
Contacto:

quinta ago 11, 2005 12:37 am

e mais.....

Se pensas ou pensam que sou um criador NATo de furões estas enganada, sou um curioso que aprendeu por pesquisas e pelo trato de proprio animal ;) , ele proprio me ensinou os seus hábitos me mostrou o que gostava e defeniu o horario dele ;) , só fiz 3 ninhadas com ele em que a unica coisa que fiz foi leva-lo á furanita:$ e dps a ultima uma com a filha dele que essa sim, foi cá em casa e tive Furanitos cá, babys e dps foram para casa dos novos donos, como tudo não é?

BJOKAS FURONICAS cheias de ÓDOR

:arrow: :arrow: :idea: :lol:
ines_faria
Membro Veterano

quinta ago 11, 2005 8:45 am

Ora bem, Buati, onde é que eu quero chegar? Precisamente ao fazer ou não criação para o ano que vem. Já disseste que provavelmente não vais fazer, o que demonstra a tua sensatez. É que este ano, e apesar do "aviso" do ano passado, voltou a haver muita gente a fazer criação.
Eu às vezes pergunto-me será que se esquecem de que é ainda ilegal? E que ao criarmos estamos a fomentar a ilegalidade? E que se trata de animais muito especiais e que não são para qualquer pessoa? Que é difícil arranjar donos em condições?
Temo sempre que quando saia a legalização aconteça esse boom de que falas, e quem sofre são os animais (como sempre).
Eu tenho 3 furões: uma fêmea teve uma cria o ano passado e de seguida foi esterilizada. O macho foi castrado há pouco mais de um mês, e agora segue-se a outra menina. Poderão comentar que eu gosto de "espetar a faca", mas não. Estas operações foram feitas para o bem deles, ela por razões óbvias (as complicações que os cios trazem nas fêmeas), e ele para não andar todo assanhado e sozinho numa gaiola durante metade do ano (também lhes causa muito stress isso não é bom para a saúde de ninguém, incluindo a nossa ;) ).
E, acima de tudo, porque enquanto não sair a legalização eu não quero andar fora da linha. Afinal, se pertenço ao Clube Português do Furão Animal de Companhia, entidade que pugna pela legalização dos animais, não vou estar a assumir comportamentos contrários àquele que defendemos, indo contra a lei. E além disso, começa a ser difícil escoar os furanitos, já este ano uma criadora disse aqui mesmo que já há mais oferta que procura...
Por estas razões, acredito que nós, os foristas que já cohecemos o estado das coisas, por enquanto devemos mesmo parar com a reprodução. Com tantas pessoas que os criam e que não conhecemos aqui, não temos de nos preocupar com a continuidade da espécie, pois está assegurada.
O que não está assegurado é que hajam filas de bons candidatos a donos, à espera de comprar os furanitos. Já o ano passado foi difícil, este ano está a ser pior, e para o ano, provavelmente, teremos grandes problemas.

Já o ano passado defendi uma solução: quotas de reprodução. Cada criador cruzaria em anos alternados, por exemplo, para que todos pudessem "experimentar" (salvo seja!).
Adiante!
Tenho esperança que para o ano as coisas sejam diferentes.
eyedgirl
Membro
Registado: sexta nov 14, 2003 2:42 am

quinta ago 11, 2005 3:01 pm

Faço as minhas palavras as tuas....eu tb n vou fazer mais criaçao....além d ser mt mt dificil arranjar donos ...pelo menos q sejam 'capazes'.... as pessoas mesmo assim ainda n tem a noçao do q é um furao....axam q é simples....e com aquela coisa d os terem, n pensam nas necessidades q estes requerem....eu fiquei com 4 bebes desta ninhada , filhos da lucy e do billy....e nao houve mta procura....os bebés sao a bia a bina o bé e o beni :) já estamos mt apegados a eles.... já temos andado a informar d como estereliza-los, pois aqui no alentejo nao existem mts veterinários q conheçam o furao de perto ....mesmo á lucy....poix quem quer fazer ninhadas pela 1º x.......olhem q dá mt trabalhito....eles compensam-nos....mas mesmo assim....tenho a noçao q cada x menos interesse vai existir, ou entao quando xegam a casa dos novos donos...passado uns tempos perdem a 'piada' , o q é mt triste...o meu bé os donos dele admitiram q nao tinham vida para tratar dele (ainda bem) , eles sao animais q sentem mt e nao merecem q os façam sofrer ...pois o maximo q eles nos magoam é nas dentadinhas de amor q nos dão d x em quando ;)
Espero q haja consciencia disso da parte das pessoas.......
bjinhos e abraços
Buati
Membro
Contacto:

quinta ago 11, 2005 11:11 pm

Tens Toda a razão ;) fiquei sem palavras Parabéns, conseguiste explicar-me onde querias chegar ;).

E + deste uma solução, quanto ás espetadelas nos furanitos isso é subjectivo nos tb vamos á faca;) n sou contra desde que melhor a situação deles.

Só me faz confusão uma coisa´, que já percebi és contra as outras pessoas terem também furoes!? Certo? es contra um crescimento da comunidade!? então pq tens 3 furoes? compraste-os? ao faze-lo estavas a ajudar ou a Fumentar a sua propagação, fizeste uma ninhada? mas so saiu um? - ou foi propositado? nem se foi tens de me dizer como foi... n sei axério :oops: passaste exactamente pelo que passei! eu neste momento tenho 3 já consegui resolver a situação do 4º que estava na corda bamba e já lhe arranjei um super dono...
Mas ter 3 Furoes é dose tenho o Borgas"lamborguini" castrado, a Afrodite e a bandida. mas quando a bandida fizer um ano Pinba vão as 2 á faca;).

beijokas Furonicas!
ines_faria
Membro Veterano

sexta ago 12, 2005 7:17 pm

Buati Escreveu: Só me faz confusão uma coisa´, que já percebi és contra as outras pessoas terem também furoes!? Certo? es contra um crescimento da comunidade!? então pq tens 3 furoes? compraste-os? ao faze-lo estavas a ajudar ou a Fumentar a sua propagação, fizeste uma ninhada? mas so saiu um? - ou foi propositado? nem se foi tens de me dizer como foi...
Não sou contra o aumento da comunidade furónica - antes pelo contrário, pois quantos mais formos, melhor. Mas também acredito que a qualidade é preferível à qualidade. por assim dizer, é um dilema: penso que actualmente somos poucos mas bons, e sinceramente não me interessa lá muito sermos muitos mas não tão bons. É porque os furões não são para qualquer pessoa, e isso já foi provado.
As minhas meninas comprei-as, o Diego foi oferecido. Mas mais do que 3 não. Já tive duas ofertas de furões e recusei, não tenho mesmo condições para ter mais do que três.
Quando a Nina teve apenas uma cria, foi por acidente: ela teve uma perda de sangue durante a gravidez, provavelmente perdeu bebés e só sobrou um. :( Mas o método de engravidar foi também especial: o macho com quem ela esteve já estava cansadinho, pois andou a divertir-se com outra furanita primeira! Pode ser também que a cria única tenha vindo de espermatozóides cansadinhos :p 8) ...
poncio_dog
Membro
Registado: terça ago 09, 2005 12:05 pm

sexta ago 12, 2005 9:38 pm

Não sou contra o aumento da comunidade furónica - antes pelo contrário, pois quantos mais formos, melhor. Mas também acredito que a qualidade é preferível à qualidade. por assim dizer, é um dilema: penso que actualmente somos poucos mas bons, e sinceramente não me interessa lá muito sermos muitos mas não tão bons. É porque os furões não são para qualquer pessoa, e isso já foi provado.

ines faria o que quis dizer com "Mas também acredito que a qualidade é preferível à qualidade"?
ines_faria
Membro Veterano

sábado ago 13, 2005 6:07 am

Que é preferível mantermo-nos como uma pequena comunidade de donos interessados, bem informados e em contacto uns com os outros, trocando informações, dúvidas e experiências (o que beneficia directamente os nossos animais) do que sermos muitos mas dispersos, distantes, mal informados, desinteressados e não-te-rales.

Devido às suas particularidades (incluindo o cheiro característico, que pode ser diminuído mas nunca desaparece totalmente), o furão não é um animal que possa ser considerado na mesma categoria que o gato ou cão, em termos de popularidade e de acordo com os padrões culturais portugueses. Na verdade, einfelizmente, a maior parte das pessoas nem sabe o que é, e as que sabem pensam horrores dos desgraçados animais, que têm fama de assassinos carniceiros, cruéis e fedorentos.

Outra razão que me leva a preferir que haja um menor número de crias por ano é o de não ficarem pequenos por adoptar (em sentido lato). A oferta é de facto superior à procura, infelizmente, e corre-se o risco de ter de os sacrificar se não tivermos condições para ficar com eles. Não gostaria que isso acontecesse. Lá fora, por exemplo no Reino Unido, há organizações de protecção animal, como a RSPCA, que os recolhem, esterilizam e põem para adopção. Mas por cá já todos sabemos que não é assim, e o mais natural é os pobres bichos acabarem de outra forma, incluindo abandonados ou afogados. Os forista daqui certamente que não o fazem, pois são dos tais "poucos mas bons". Mas é bem possível que outros o façam, e isso poderia muito bem ser evitado se houvesse mais cuidado e não se cruzassem os animais.
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

sábado ago 13, 2005 1:33 pm

Eu espero que consigamos que seja obrigatoria a colocaçao do microchip e neste caso, ja conseguimos controlar um pouco mais o abandono dos furanitos. Pelo menos, tem sido uma tecla em que temos insistido junto do governo. Mas nao tenhamos ilusoes, abandonos sempre existirao... :(

De qualquer modo, pelo menos por enquanto, é sempre melhor evitar cria-los sem termos a certeza de que temos donos bons e interessados neles. Depois...(quando sera esse depois...?)e pelo que tenho lido em outros paises, confesso que preferia que as lojas sò vendessem furoes criados por nòs. Os importados trazem alguns problemas de saude, isto alem de ja virem castrados e operados, o que nao é nada conveniente para futuros problemas nas adrenais.

Pelo que tenho lido, em alguns paises da Europa, ja estao a proibir a castraçao antes dos 6 meses. Com o tempo, acredito que essa lei tambem venha para Portugal. E ai os benefeciados serao os furanitos.
A ver vamos...

Mas estas medidas e outras que houver necessidade de tomar, dependerao muito da força que o nosso Clube tiver... Por isso, vamos là gente, todos a fazerem-se socios! ;) :lol:
Marli26
Membro
Registado: terça nov 30, 2004 1:34 pm
Localização: Furões-Donatello,Mina e Enzo (Xereta & Mel in memoriam e alguns Beija-Flor e hóspedes
Contacto:

domingo ago 14, 2005 12:53 am

Se me permitem alguns comentários.

1- Parabeniza-los pelo amor e carinho que tratam os Furões e os assuntos ligados a eles, as vezes ao ler uma ou outra linha, viajo no tempo e ponho a pensar nos acontecimentos daqui a 10 anos, coisas aqui comentadas e suas implicações no futuro.

2- Adoraria ter uma cópia dessa Lei que só é permitido a castração após os 6 meses.

3- Quanto a questão do microchip, posso assegurar que dependendo de quem irá monitorar, o governo, ou o clube, ele pode se tornar obsoleto.
um exemplo é o caso do Brasil, o microchip é obrigatório e o cadastro vai para o IBAMA(Orgão do Governo) que não mostra os dados e não faz acompanhamento algum, ou seja o 1o. Dono que compra manda o registro para o IBAMA, e dai se vender ou doar, ou se o Ferret morrer ninguém fica sabendo. Sei por amigos que na Suiça e outros paises da Europa existe um rigido controle sobre alguns animais, no casos dos Ferrets há Fiscais que visitam os proprietarios regularmente e que inclusive existe medidas minimas para as gaiolas e procriação. ou seja existe acompanhamento.

4- Um lembrete estejam preparados psicologicamente para o BOOM de milhão de coisinhas que a legalização trará, de serem chamados de prepotentes(é como nós proprietários conscientes somos mais conhecidos por aqui) só porque pensamos no melhor para os Furões, pois não admitimos que pensem tratar-se de um bichinho de pelucia descartavel, e de também de o Ferret se tornar o bicho da moda e de elites.

Estejam preparados, a Legalização é só a primeira batalha, depois ainda tem mais.

Não desanimem, admiro muito a luta de todos ai.

Beijos mil

Marli
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

sexta ago 19, 2005 10:54 am

Marli, quando eu chegar a Portugal, vou tentar pedir essa lei;

E uma coisa que pedimos nas nossas cartas ao Governo, mais concretamente ao M; Agricultura e M.Ambiente, e exactamente que a passagem de dono e a morte dos furanitos, seja obrigatoriamente declarada, para evitarmos quer a utilizacao indevida pelos cacadores, quer tentando prevenir o abandono deles.
HaddaWay
Membro Veterano
Registado: terça dez 14, 2004 10:57 pm

sexta ago 19, 2005 4:05 pm

[quote]Não sou contra o aumento da comunidade furónica - antes pelo contrário, pois quantos mais formos, melhor. Mas também acredito que a qualidade é preferível à qualidade. por assim dizer, é um dilema: penso que actualmente somos poucos mas bons, e sinceramente não me interessa lá muito sermos muitos mas não tão bons. É porque os furões não são para qualquer pessoa, e isso já foi provado.

ines faria o que quis dizer com "Mas também acredito que a qualidade é preferível à qualidade"?[/quote]

Não porque mas o a sua conversa não faz sentido nenhum!!!!!
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
lmv
Membro Veterano
Registado: quarta out 22, 2003 3:37 pm
Localização: 2 Furões (Minki e Pompom) e 1 cão maluco chamado Blue :)
Contacto:

sexta ago 19, 2005 5:27 pm

Olá HaddaWay,

Penso que o que a Inês quis dizer foi: "Mas também acredito que a qualidade é preferivel à quantidade".

Um abraço,

Luis V.
<p>Webcam Online - <a href="http://homepage.oniduo.pt/reinodosfuroe ... lternativo - <a href="http://reinodosfuroes.no.sapo.pt">http://reinodosfuroes.no.sapo.pt</a></p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

sexta ago 19, 2005 8:15 pm

Buati Escreveu: Só me faz confusão uma coisa´, que já percebi és contra as outras pessoas terem também furoes!? Certo? es contra um crescimento da comunidade!? então pq tens 3 furoes? compraste-os? ao faze-lo estavas a ajudar ou a Fumentar a sua propagação, fizeste uma ninhada? mas so saiu um? - ou foi propositado? nem se foi tens de me dizer como foi...
Buati Escreveu: assim suc. temos de começar a controlar tb as ninhadas e as vendas! se n satura-se o mercado e eles vão acabar por cair em mãos erradas

Isto é uma contradição completa...num fala na defesa de os outros terem furões, noutro de controlar...para mais com um termo curioso.... "saturação de mercado"
Responder

Voltar para “Furão”