O NECESSÁRIO PARA UMA BOA ALIMENTAÇÃO

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

MHZ
Membro Veterano
Mensagens: 3158
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm
Localização: Um furão

sábado set 03, 2005 1:40 am

A alimentação é um pilar fundamental na saúde de um furão. Poder-se-ia dizer que é a melhor prevenção para futuras doenças. Para ajudar a melhor escolherem uma boa ração, coloco aqui um resumo do que diferentes estudos consideram importante para eles.

Necessitam de cerca de 75 a 100ml de água diárias que aumentam se com temperatura. E entre cerca de 150 a 200gr de ração seca, variando com o seu peso.

As necessidades de PROTEÍNAS são elevadas, entre 35 a 50% e devem ser de origem animal. É importante que pelo menos os dois primeiros ingredientes sejam de proteínas animais de boa qualidade.
Se são de origem vegetal, podem alterar o ph da urina e conduzir à formação de cálculos urinários e/ou cistites. Os peixes gordos (sobretudo os de águas salgadas) são ricos numa enzima, a tiaminase que por sua vez destroi a tiamina, necessária ao organismo,por isso são de evitar. Mesmo as proteínas de proveniência animal podem não ser forçosamente uma garantia de qualidade, pois certas partes como tendões e similares não fornecem os amino-ácidos necessários. Por este motivo convém ler o rótulo e não escolher uma que mencione que os dois primeiros ingredientes são sub-produtos ou farinhas. Rejeitem estas rações. Dado que os furões têm uma escassa flora intestinal e fazem uma digestão rápida (cerca de 3h.), é bom que os alimentos sejam fáceis de digerir. O milho e a beterraba, também convém que não constem nos primeiros ingredientes. O milho pode originar pedras nos rins e alguns são alérgicos à beterraba

As GORDURAS (ou LÍPIDOS) são umas das principais fontes de energia deles e responsáveis pelo sabor do alimento. Os valores devem andar entre 20 a 22%. Os ácidos linoleico, ómega 3 e 6, são essenciais na sua constituição. O inconveniente das gorduras, sobretudo as de fraca qualidade, é a sua facilidade em oxidarem, por isso se aconselha a guardar a ração em caixas herméticas e em local fresco e só colocar pouca quantidade de cada vez, para não oxidarem e perderem o sabor.

Os HIDRATOS de CARBONO, ou GLÚCIDOS, não devem exceder os 24% (e quanto mais baixos, melhor). Por isso os açúcares e alimentos açucarados, os cereais, devem ser evitados. Além de cortarem a fome e impedirem a ingestão das proteínas e gorduras necessárias, provocam problemas dentários e diabetes. Alimentos de origem vegetal não são digeridos por eles.

As FIBRAS (legumes e frutas) não devem ultrapassar os 3%, sendo 1 a 2% os valores ideais. O excesso delas, provoca-lhes inflamações. O intestino deles não tem o "cego", uma secção do intestino que ajuda a processar os vegetais e por esse motivo, não conseguem aproveitar as proteínas vegetais, mais uma razão pela qual devemos optar por proteínas animais.

Os MINERAIS e as VITAMINAS, tais como a vitamina D, dependem do aporte cálcio da ração (é o cálcio que ajuda à sua fixação no organismo) e da duração de exposição aos raios ultravioletas. A vitamina E é necessária por ser um antioxidante. A deficiência em vitaminas A e E, pode provocar problemas na gestação ou aborto espontâneo, mas as doses da vitamina A, não devem ultrapassar os 100 UI por dia. A falta de vitamina C pode provocar problemas dentários, entre outros. A TAURINA (um aminoácido) é outro elemento importante na sua alimentação, protege o coração e a retina, prevenindo cardiomiopatias e a cegueira

Se a ração não for completa, devemos complementá-la com vitaminas tais como Ferretevit, próprias para furões. Pedacitos de carne e fígado, congelados durante quinze dias (para matar algumas bactérias) e só levemente grelhados ou no forno. Ovo cozido só 3 minutos (a clara não deve de ser dada crua). “Sopa de pato” duas a três vezes por semana.

Alimentos que se lhes não deve dar:
Chocolate e pasas (são tóxicas) café (pode provocar taquicardia) cebola (anemia) frutas ácidas ( provocam úlceras), charcutaria (porque tem sal), leite con lactose (esta causa-lhes diarreias) e alimentos crus, como carne (podem causar parasitas).

Eles são um pouco esquisitos na comida, por isso se aconselha a variar a ração e a não dar só uma qualidade. Misturar duas ou três rações diferentes ajuda a não terem problemas se uma faltar, pois já estão habituados a outras. E devem ter sempre água e comida à disposição, visto que correm risco de baixa de insulina, caso estejam muitas horas sem comer (hipoglicemia) sobretudo se são muito jovens ou idosos.

Nota importante: de modo nenhum se deve substituir a sua alimentação pela de cão. Aa que melhor substituem, são algumas de gatinhos (Kitten) e para os furões com problemas renais ou determinado tipo de pedras, poderá ser melhor a ração de gatos adultos, mais baixa em proteínas e gorduras.
Mas se lhes dermos só comida para gatitos, não esquecer que devemos complementá-la com ácidos gordos e vitaminas.

Exemplos de boas comidas para eles:

Próprias para furão mas que têm de ser importadas:
Totally Ferret; ZuPreem; James wellbeloved, Vitalin;Frettchen 4you
Premiun; Frettchen 4you Ultima; Kennel nutritions ferret junior; Kennel nutritions ferret; Wysong Ferret Archetypal I; Superior Choice; Happy Ferret; Marshall europeia. Mas estas duas últimas devem ser complementadas com mais gordura, já que, para furões novos, têm uma percentagem baixa (18%) de gordura, sendo 22% o ideal para essa idade.

Próprias para gatinhos bébés e que poderão servir para os furões e que existem em Portugal: Orijen de gato; Eukanuba Kitten; Royal Canin Baby Cat 34 para gatinhos; Acana Kitten e Acana Adult (esta para os que necessitam de menos proteínas).

Junto três tabelas de alguns alimentos considerados melhores e piores:

http://huroncetes.com/forums/t/7819.aspx

http://www.mdferretpaws.org/care/food_treats.html

http://d4178.u23.lanote.fr/boutique/croq.htm




Fonte principal: http://www.club-furet.org/cadre_fiches_ ... id_fiche=4
misfits
Mensagens: 1
Registado: segunda set 27, 2004 7:49 pm

sexta jan 02, 2009 12:24 pm

Já agora, é possível indicar sites onde se possam encomendar as rações que não existem em Portugal? Obrigada.
MHZ
Membro Veterano
Mensagens: 3158
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm
Localização: Um furão

sexta jan 02, 2009 1:22 pm

Justo
Mensagens: 2
Registado: segunda jan 19, 2009 5:09 pm

quarta jan 21, 2009 11:38 pm

Pelo que estou a ver não há qualquer possibilidade de se confeccionar algumas refeições de forma equilibrada. Contudo num dos muitos sites que visitei tinha a informação que se pode dar carne de frango ou de vaca. Gostaria de saber até que ponto é viável e saudável a confecção de algumas das refeições para o furão.

Obrigado :wink:
MHZ
Membro Veterano
Mensagens: 3158
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm
Localização: Um furão

quinta jan 22, 2009 12:41 am

Possibilidade, há, só que precisa de ter conhecimentos de nutrição e das necessidades específicas dos furões em termos de oligoelementos, minerais e vitaminas.

Se os educar desde pequenos, a comer alimentação natural (presas inteiras como coelhos, codornizes, ratos, aves, com pele ossos, intestinos) esta é segundo muitos, a maneira mais sã de os alimentar. O maior problema é conseguir que a carne seja de boa qualidade (ter um fornecedor de muita confiança). Depois, é só questão de trimestralmente fazer um exame completo às fezes.

Pode e deve dar-lhe como prémio, pedacitos de carne, de coração (que é muito rico em taurina) ou crus, congelados previamente durante um mínimo de 15 dias para matar algumas bactérias, ou grelhados ou assados (cozidos perdem mais vitaminas e aí deveria aproveitar a água de cozer). Mas só mais ou menos como prémio, já que dar somente carne, desequilibra-o e pode provocar raquitismo e outras deficiências nutricionais.

Há donos que lhes dão um misto de alimentação natural e ração, só que têm em princípio de ser ensinados logo nos primeiros tempos (conhecidos como impronta) nos quais eles apanham tudo o que se lhes ensina. Depois, passa a ser mais complicado e é necessária muita paciência da parte do dono.

Li que em Inglaterra, há uma companhia de alimentação de animais domésticos, que se dedica a fazer rações secas sobre pedido. Temos de especificar o tipo de alimentação e o animal e eles fazem um estudo. Li um pouco por alto e não sei dar mais pormenores. Mas para estes furanitos, seria o ideal, conseguir fazer uma ração seca, que possamos deixar sem medo de que se altere mas ao mesmo tempo, rica em proteinas mas baixa em hidratos de carbono.
Justo
Mensagens: 2
Registado: segunda jan 19, 2009 5:09 pm

sexta jan 23, 2009 3:59 pm

Muito obrigado pela sua excelente resposta. Muito sinceramente só conheço um fornecedor de coelhos e não estou a imaginar o pobrezito a coelho dia sim dia também. :oops: Acho que me vou ficar pela ração. Só houve um aspecto que me escapou, o coração pode ser de qualquer animal? Ou tem que ser de algum em especial?

Mais uma vez obrigado.
MHZ
Membro Veterano
Mensagens: 3158
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm
Localização: Um furão

sexta jan 23, 2009 9:20 pm

Pode ser de qualquer animal, desde boi a outro.
WolverineX
Membro Júnior
Mensagens: 37
Registado: segunda mar 12, 2007 5:27 am
Localização: 6 furões...

segunda fev 02, 2009 2:59 am

olá

reparei que quando menciona raçoes para gatitos não refere Purina Pro Plan kitten.

é que eu vou dando essa aos meus...

os putos tão com 1 ano de idade agora e sempre comeram dessa
e estao enormes tipo mais do dobro do pai, talvez um pouco grandes demais se é que me entende.


cumps
MHZ
Membro Veterano
Mensagens: 3158
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm
Localização: Um furão

segunda fev 02, 2009 12:20 pm

A Purina Kitten já foi uma boa ação para os furões mas há tempos, deram-me a nova composição e esta tem demasiados hidratos de carbono, pelo que a não aconselho. Leia o rótulo e tente perceber o que digo, foi assim que aprendia a distinguir uma ração boa de uma má ou mediana.
Se tiver dúvidas, coloque-as que lhe dou uma mão.

Quando a ração não tem os ingredientes que necessitam, tendem a comer mais quantidade para compensar essa falta. O resultado é que engordam, não significando isso que estejam saudáveis.
Eles também têm artroses e com a idade, o peso a mais também danifica o esqueleto e os impede de pular e subir aos móveis, sofás, como é do gosto deles.
WolverineX
Membro Júnior
Mensagens: 37
Registado: segunda mar 12, 2007 5:27 am
Localização: 6 furões...

segunda fev 02, 2009 11:21 pm

pois... calculava...

mas de qualquer maneira o tamanho deles é muito diferente do dos pais nao so o peso mas tambem o comprimento

os putos medem +- 60cm com o rabo (acabados de medir (com bastante dificuldade)) ;)

o pai assim a olho entre 45/50 e a mae 40/45

portanto são grandes diferenças.
fiquei um pouco espantado...

cumps...
metraonspeed
Membro
Mensagens: 70
Registado: terça set 09, 2008 6:55 pm
Localização: Fiona aka Mouquinha

terça fev 17, 2009 10:14 pm

MHZ, precisava de uma ajudinha. Tenho tido dificuldade em encontrar Orijen nas embalagens mais pequenas (não as de 400gr, as seguintes) e não consigo encontrar Acana Kitten. Pode me dizer o que acha desta http://www.zooplus.es/shop/tienda_gatos ... ana/131425
Composición:
Carne deshidratada de pollo (40%), patata rojiza, pollo fresco (sin huesos), guisantes, grasa de ave (conservada con tocoferoles y romero), huevo completo, alfalfa secada al aire libre, lucio fresco (sin espinas), aceite de salmón, calabaza, manzana, zanahorias, nabo, plantas marinas, enebrinas, arándanos, Saskatoon bayas, grosellas negras, raíz de Angélica, raíz de endibía, trébol rojo, hojas de frambuesas rojas, raíz de diente de león, hojas de menta, flores de caléndula, flores de manzanilla, extracto de romero, enterococos faecium, lactobacilos acidophilus.
Sustancias aditivas:
Vitamina A (18.000 IE/kg), vitamina D3 (2.000 IE/kg), vitamina E (400 IE/kg), vitamina K (2 mg/kg), vitamina C (83 mg/kg), vitamina B1 (70 mg/kg), vitamina B2 (45 mg/kg), vitamina B3 (250 mg/kg), vitamina B5 (40 mg/kg), vitamina B6 (32 mg/kg), vitamina B12 (400 mcg/kg), biotina (0,6 mg/kg), ácido fólico (3,5 mg/kg), colina (3.350 mg/kg), hierro (350 mg/kg), zinc (250 mg/kg), cobre (20 mg/kg), manganeso (47 mg/kg), yodo (2,1 mg/kg), selenio (0,4 mg/kg).

Aditivos botánicos:
Enebrina (300 mg/kg), raíz de Angélica (300 mg/kg), hojas de frambuesa roja (250 mg/kg), raíz de diente de león (250 mg/kg), hojas de menta (200 mg/kg), flores de caléndula (200 mg/kg).

Contenido calórico por kg:
4600 kcal, de ello 35% de proteínas, 40% de grasas, 25% de frutas y verduras.

Esta ultima das frutas e verduras deixa-me apreensiva, assim como os 40% de gordura. Consegue-me dizer se é boa?

Muito obrigado.
MHZ
Membro Veterano
Mensagens: 3158
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm
Localização: Um furão

quarta fev 18, 2009 2:41 am

Não consegue encontrar cá a Orijen? Ainda há pouco tempo o importador recebeu um carregamento de ração e eu comprei a de 2,5 kg. Já viu neste site?
http://maiapet.com/index.php?cPath=21_2 ... 1d5c956903

Os 40% de gordura, se o furão tem bom funcionamento hepático e pancreatico, não estão mal (a Orijen tem 45%) mas não me agradam os 25% de fruta e verduras.
PuGuiii
Mensagens: 1
Registado: terça ago 31, 2010 12:14 am

terça ago 31, 2010 12:44 am

Olaaa tenho um furanito (femea) e tenho-a a 2semanas.. e nunca tive experiencia com furões.. mas preocupa-me imenso pk kro lhe dar uma plena vida saudável.. e ai vem as duvidas da comida.. a Pacha (nome dela) ela é muito brincalhona.. mas esquesita com comida!!!! Comecei por lhe dar ração de gato whiskas e ela gostou.. so de carne.. mas eu não kro k lhe faça mal.. comprei agr uma da eukanuba para gatitos juniores, e ela nao gostou :( e eu tenho medo pk nao sei k comida ei de dar, ela é esquesita!!! e agr anda a fazer barulhos estranhos kmo se tivesse a tossir.. eu nao sei se é normal.. ando mesmo assustada.. ela tem 3mesinhos.. e eu kro cuidar bem dela.. e a comida é uma das coisas k me assustam imenso, pk nao kro k ela fike doente.. k ei de fazer.. eu ja lhe misturei as duas comidas whiskas e da eukanuba para ver se ela comia, mas ela esgravata no comedouro!!!!
MHZ
Membro Veterano
Mensagens: 3158
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm
Localização: Um furão

terça ago 31, 2010 6:04 pm

Já leu estes tópicos? http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=59812
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=11889

E lendo os vários tópicos da arca, também encontra boas informações sobre cuidá-los. E para que, consegue “arranhar” o espanhol, há dois sites que recomendo, sendo o primeiro de uma veterinária mexicana que convive com furões há uns 20 anos: www.todohurones.com e o outro, é um foro espanhol que tem muita informação boa e uma zona dedicada a veterinária www.huroncetes.com

Quando mudar de marca de ração, nunca o deve fazer bruscamente, deve ser sempre uma mudança gradual para evitar um provável risco de apanhar uma diarreia. Começa por colocar uns 80% da ração a que está acostumado e 20% da nova, isto durante uns 4 ou 5 dias, ou mesmo mais, conforme vir a reacção. Depois vai diminuindo gradualmente à antiga e aumentando à nova. Há casos em que este cambio pode tardar 15 dias ou mais.

A ração de whiskas, friskies são más rações para os nossos furões mas como são muito apaladadas, eles adoram-nas e depois de as provarem podemos ter problemas em mudá-la mas há que insistir pois uma boa alimentação é fundamental.

Sobre esse tossir, uma vez que é pequena, pode ser que se engasgue com o tamanho do grão e seja necessário parti-lo em bocaditos mais pequenos. Ou se a areia do wc solta pó (se por ex é de pó de madeira o que é muito prejudicial) fá-la tossir. Uma alergia a perfume, plantas da casa, ou a outra coisa, também são outras possibilidades.

Quando são pequenitos, têm tendência a comer o que não devem e que encontra ao seu alcance, desde tecido, a papel, a fios eléctricos e mais um montão de coisas, o que lhe poderá provocar uma obstrução intestinal (que pode ser parcial ou total). Aconselho sempre a todos os donos de furões, a vigiarem as kks diariamente, se as fazem, se são delgaditas (em caso de obstrução parcial) ou se não as fazem (obstrução total). Uma obstrução total, pode levar o nosso furão em 48 horas pois os gases são tóxicos.
Popcorn13
Membro Veterano
Mensagens: 363
Registado: quarta mar 03, 2010 11:40 am
Localização: * Kizza - furão * Shiva - Dogue Alemão

quarta set 01, 2010 1:15 pm

OLá a todos

Relativamente às rações será preferivel optar por marcas comercializadas cá, como por exemplo a royal canin baby cat 34, eukanuba kitten e origen ou é preferivel encomendar as de espanha? Pergunto porque apesar de serem consideradas boas rações, gostava de me informar até que ponto é preferivel serem as rações próprias para furões?!
Gostava que me informassem ainda, se devo unica e exclusivamente optar por uma ração das que referi acima (royal canin baby cat 34, eukanuba kitten e origen) ou fazer uma mistura de um pouco das 3, previligiando uma delas?! Quero começar a introduzir a ração nova aos poucos mas precisava que me esclarecessem neste aspecto.

turrinhas da kizza :lol:
Responder

Voltar para “Furão”