A Maia partiu um dente!

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

alexR
Membro
Registado: sábado out 16, 2004 10:56 pm

terça out 04, 2005 10:30 pm

Pois é, não sei como, mas ela tem a ponta do canino superior esquerdo partida. Deve ter sido a saltar de algum sitio, não sei...

O grande problema é que ela hoje não comeu quase nada e não sei se é por causa do dente, por causa de uma possivel obstrução nos intestinos, ou por causa de uma alergia que ela parece ter... Esta menina...

Vamos por partes:
Ontem reparei nuns sinais, tipo sardas, uns pequenos (2 mm) outros maiores (5 mm) de cor vermelha (nao tão escuros como as nossas sardas).
Mas ela tava normal, muito activa, a comer muito, etc.

Durante a noite parece-me que comeu muito pouco! Não sei se partiu o dente durante a noite, se o intestino obstruiu ou se foi por causa dos sinais... O problema é que, como não tinha a certeza de quanta comida ela tinha, não dei muita importancia.

Ela dormiu a tarde toda e quando acordou senti-a muito fraquinha e com pouca acção. Como já era tarde não deu pra ir ao vet. Tentei dar-lhe comida, mas ela só comei dois "biscoitos" e duas "linguas de gato".

Ela não tá a ligar nada à comida dela, nem à comida humida que fui comprar.

Uma coisa positiva é que bebeu bem o leitinho de/para gato que lhe comprei. Ao menos isso...

Agora preciso que me digam uma coisa: os dentes deles mudam como os dos cães ou tem que se fazer qualquer coisa àquele dente?

Esta menina não pára...
Imagem
Hyza
Membro Veterano
Registado: segunda mar 01, 2004 9:36 pm
Contacto:

terça out 04, 2005 10:47 pm

O Kit também tem as duas pontinhas dos dentes partidas, uma mais do que a outra..deve ter sido das quedas que às vezes dá..
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

terça out 04, 2005 10:57 pm

Onde lhe apareceram os sinais, no focinho, no corpo? E ainda os tem?
Terá bebido/comido alguma coisa que não devia? Pode ser bem perigoso.

Não percebi se ela tem os intestinos obstruídos mas se os tem é grave. Deve ir urgente ao vete. Comer é pior se está obstruída.

O leite pode causar diarreia, mesmo o de gato. Vulgarmente são alérgicos à lactose do leite embora haja excepções.

Se partiu um dente é porque em princípio, terá caído. Uma queda pode dar problemas, tal como uma hemorragia interna. Vete com ela, urgente.

Na idade dela, os dentes já não se renovam. Terá talvez de o limar.

Dê-lhe soro pediátrico ou glucosado (compra-se nas farmácias) para ela não desidratar e se fosse minha leva-a de urgência ao veterinário. Prefiro prevenir a lamentar. Não perdia tempo.

Vá-nos informando. E que não seja nada de cuidado, com estes marotos, todos os cuidados são poucos.
Marli26
Membro
Registado: terça nov 30, 2004 1:34 pm
Localização: Furões-Donatello,Mina e Enzo (Xereta & Mel in memoriam e alguns Beija-Flor e hóspedes
Contacto:

quarta out 05, 2005 2:23 pm

alexR
Membro

quarta out 05, 2005 5:10 pm

O prognóstico não é nada famoso... :( :(

Ela está com anemia e não sabemos porquê! Deve ter comido alguma tóxica, mas o incrivel é que eu não consigo discernir o quê!...

Está-lhe a afectar o apetite e o sistema nervoso, visto ela não ter reagido muito bem aos testes da vet...

Levou uma injecção de corticoides e um antibiótico de prevenção.

Estamos a dar-lhe comida de bebé para ver se ela come alguma coisa. Tem lactose, mas foi o que a vet aconselhou... Temos também soro para lhe dar de vez em quando.

Agora só espero é que ela ganhe uma corzinha se não estamos mal... :( :(

Ela ficou assim de um dia para o outro, não percebo... :cry:
MHZ
Membro Veterano

quarta out 05, 2005 5:27 pm

Quando foi operada, não lhe fizeram as análises para despistar uma possível anemia? Sempre se deve fazer isso nas circunstâncias em que estava a Maia. Pode já ter vindo daí.

Outra hipótese é estar agora com alguma hemorragia interna, devido à possível queda.

Sei que para os animais há um sangue sintético e que no caso dos furões, pode ser aplicado. A vete pensou nesta hipótese?

Uma análise às fezes e urina, poderá despistar se está a perder sangue.

Se não se chegar à conclusão por onde está a perder sangue, a hipótese mais provável é a primeira. Os altos níveis de estrogéneos a que estão sujeitas durante o cio, provocam a destruição dos glóbulos vermelhos na medula óssea, não há perda real de sangue mas sim uma destruição de glóbulos, sem que a organismo reponha novos. E sendo assim, tanto quanto eu sei, só uma transfusão de sangue pode resolver o problema.

Outra coisa, o antibiótico não irá piorar a anemia?

Pensou em ouvir outra opinião?
Não perca tempo, que nos furanitos a doença e ou a cura são rápidas.

As melhoras da Maia.
alexR
Membro

quarta out 05, 2005 6:45 pm

Antes da operação eu falei à vet sobre a análise ao sangue para ver se tinha anemia, mas como ela tinha as gengivas e as almofadas das patinhas com boa cor, ela disse que não era necessário.

Mas ela já foi operada há 3 semanas e isto foi uma coisa repentina.

A vet não falou em possibilidade de hemorragia, mas eu não discarto essa hipótese. Também me parece que ela tem o pescoço mais inchado, mas se calhar é impressão minha visto ela estar mais magra.

Ela continua muito xoxinha, mas agora só podemos esperar que os corticodes façam efeito...
MHZ
Membro Veterano

quarta out 05, 2005 7:05 pm

Alex

Se ela bebeu ou comeu algo tóxico, não teria uma anemia mas uma intoxicação.
Essas manchas podem ser de falta de plaquetas provocada pela anemia.

Mas uma anemia não aparece de repente e tem de ter uma causa. Um rx ou eco, poderá despistar uma hemorragia, análises ao sangue, fezes e urina, também.

Alimente-a bem, eles gostam de comer com a nossa mão. Coloque um pouco da papa no dedo e deixe que ela lamba, depois dê com uma colher e com a outra mão segure-a no seu colo. Vá insistindo, que forçados, comem sempre um pouco mais. Eu fiz isto ao Opale e quando ele não queria mais, eu insistia e acabava comendo mais umas colheradas. Só quando ele ferrava os dentes na colher e queria fugir com ela, é que eu parava…percebia que estava farto.

Veja que a comida que lhe está a dar não tenha cebola (a cebola é tóxica e pode aumentar a anemia). Pode misturar-lhe um pouco da ração dela moída na máquina 123. Mas que fique fácil de ela engolir, se necessário misture um pouco de soro, para ficar mais diluída. Está a tomar vitaminas? Agora, penso que seria bom. Sozinha, ela não deve ir lá…

Já pensou em ouvir outra opinião? Uma anemia é muito grave…

Vá-nos contando e as melhoras.
alexR
Membro

quarta out 05, 2005 7:38 pm

Ela tem sintomas de intoxicação e agora está com anemia (tem as patinhas e as gengivas muito brancas). Mas há a possibilidade de não ser uma intxicação e ser uma hemorragia, digo eu...

A comida de bebé que ela esta a comer (até a come bem) tem vitaminas. O problema é que também tem lactose...

Vou moer-lhe a comida dela para ver se ela come alguma coisa mais indicada para ela...

Amanhã de manhã vamos à vet. Tou que nem posso...
MHZ
Membro Veterano

quarta out 05, 2005 7:48 pm

E que sintomas de intoxicação são esses que ela apresenta?

E ela apresenta diarreias? Se não tem, é porque tolera essa lactose e não tem problema. Mas faça-a comer e beber, não deixe que desidrate. Verifique na composição da comida se tem cebola.

Sabe, ser veterinário não é fácil. Eles têm consciência que não se trata de um ser humano e portanto, nem todos os donos estão dispostos a gastar muito dinheiro com o seu animal. Em consequência, podem “fugir” a fazer análises ás vezes necessárias, pois implica gastar mais dinheiro. É que em troca, podem ser acusados de serem uns exploradores…
Eu penso que compete a nós, donos, se temos confiança no vete, dizermos até onde estamos dispostos a ir com o nosso animal.

No entanto, continuo a dizer que ouvir outra opinião é sempre bom. Eu imagino o que deve estar a sofrer… Se me acontecesse alguma coisa ao Opale, não quero nem pensar…É que ele já faz parte da minha família e sou daquelas que tento e faço tudo para proteger os meus.
alexR
Membro

quarta out 05, 2005 9:04 pm

Os sintomas da intoxicação eram as manchas vermelhas, apatia e falta de apetite. Mas vendo bem isso também poderão ser sintomas de hemorragia...

Agora vendo bem, ela desde há uns 5 dias tem feito um cocó muito escuro, sempre. Nunca tinha feito cocó assim durante tanto tempo. Mas nem me passou pela cabeça que pudesse ser uma hemorragia porque ela tava bem.

Na composição da comida não vem la a dizer que tem cebola.

Ela agora nem água bebe por instinto próprio, temos que ser nós a dar. Mas não está completamnete quieta. Ela ainda anda de um lado para o outro, mas passa muito tempo deitada. Prefere estar na caminha dela mesmo estando acordada...

Não sei se amanhã de manhã leve um cocó dela para ser feita uma análise, se calhar é melhor. Mas a vet não pediu...

Esperemos que ela melhore esta noite...
MHZ
Membro Veterano

quarta out 05, 2005 9:23 pm

Eles não podem ficar sem comer nem beber muitas horas, além de desidratarem, podem ter uma baixa de açúcar e entrar em coma. Convém alimentá-la de 4 em 4 horas. Se a papinha está diluída, sempre lhe entra algum líquido.

Quando há perda de sangue pelas fezes, elas ficam escuras.

Se, por exemplo, tem uma úlcera no estômago, as fezes ficam escuras.
Aí, já é necessário o antibiótico.

Leve uma colecção de cocós, os de hoje (guarde no frigorífico dentro de um saco plástico) e um fresquinho de amanhã. Se ela quiser, faz uma diluição e examina rápido ao microscópio se tem eritrócitos (glóbulos vermelhos).
E a urina também pode levar. Veja se consegue apanhar só o xixi numa caixinha àparte, porque se vai misturada com as fezes, o exame não é conclusivo.
alexR
Membro

quarta out 05, 2005 10:12 pm

Ela até come bem a papinha de bebé e a comida normal dela moída e diluida. Temos é que ser nós a dar pela seringa.

A água é que ela não está a querer! :o Ela adora água fresquinha, gosta muito de beber a água da torneira mas agora não quer... Mesmo assim nós insistimos com a seringa.

Em relação ao cocó, é mesmo necessário guardar um de hoje no frigorifico? :roll:
É que não somos as unicas pessoas cá em casa...
Amanhã levamos o cocó mais recente para fazer análise.

A injecção de corticóides ainda não fez efeito. Ela ainda está muito branquinha...
MHZ
Membro Veterano

quarta out 05, 2005 10:27 pm

Quando levo os cocós do Opale ou os meus, para fazer análises, sempre levo de 3 dias. E guardo no frigorífico... Bem fechado numa caixinha e depois envolvo num plástico, que por sua vez é metido noutra caixa. É assim que mandam as normas.
Mas se quiser levar só o de amanhã... Vulgarmente os vetes gostam de analisar várias amostras, nunca só de uma.

Mas repare que se proceder com estes cuidados, é higiénico e ninguém tem que se queixar.

Cuidado ao dar a comida com a seringa, para ela não se engasgar. Dê devagarinho. Eu prefiro usar a colher, assim sei que há menos perigo de engasgar e que a comida vá para os pulmões. O mesmo com a água.
MHZ
Membro Veterano

quarta out 05, 2005 11:47 pm

Alex, mandei-lhe uma pm.
Responder

Voltar para “Furão”