A Maia não aguentou...
Queriamos desde já agradecer a todos os que nos ajudaram e quiseram ajudar. Estamo-vos muito gratos!
Mas queremos que este caso sirva de exemplo, para que não se volte a repetir.
Quando dizem que as doenças deles evoluem muito rapidamente, é verdade. Não deixem passar um dia que seja, pois pode ser crucial. Não fiquem com a esperaça que "isto passa" pois é um erro que pode sair caro...
Outra coisa é o cio das fémeas. Eu sabia que o cio delas é perigoso, mas como existem fémeas que já tiveram vários cios sem problemas, quis acreditar que não acontecia nada à Maia. A vet queria esterelizá-la mesmo quando ela ainda não estava com o cio, mas nós tinhamos a Maia há tão pouco tempo, não queriamos logo submetê-la a uma operação... O cio apareceu e nós pensamos em dar-lhe injecções para passar, mas a vet preferia operá-la. Não se fez nada. Depois apareceram as férias do verão e nós fomos para casa, no Algarve. A Maia esteve bem, mas sempre com cio. Tentei regular-lhe a luz diária, mas não resultou.
Metam isto na cabeça: fémea que não é para procriação DEVE ser esterilizada!
Também importante é o facto de serem poucos os veterinários que sabem realmente alguma coisa sobre furões. Em Portugal é um animal ilegal e "pouco comum", é compreeensivel que lhes seja dada pouca importancia nos cursos de medicina veterinária.
A simpatia dos veterinários não é tudo. Eles podem-se mostrar experientes ou com conhecimentos, mas depois cometem erros graves.
Antes de qualquer operação, principalmente numa esterilização em que a fémea já está com o cio há vários meses, deve-se SEMPRE fazer uma análise para ver se ela está "operável". A vet da Maia não quis fazer isso... Ainda insisti duas vezes mas ela disse que não havia necessidade pois a Maia estava com as gengivas e as almofadas das patinhas normais.
Possivelmente, a Maia foi operada já anémica, o que a debilitou ainda mais...
Uma anemia grave não se resolve apenas com medicamentos. Eles precisam de uma transfusão para dar tempo a esses medicamentos actuarem. A Maia chegou ao Dr. Rui Patricio (foi logo no dia seguinte a ter ido à vet dela) com 6,5% de hematócrito no sangue. O normal é entre 42 e 50%, se não me engano. Era tão pouco que nem sabemos como ela ainda estava viva.
Queremos agradecer ao Dr. Rui Patricio pelo esforço prestado na recuperação da Maia, mas pouco se podia fazer numa situação daquelas...
Obrigada Timon, Catarina e Cláudio, por tudo. A Maia ia gostar de brincar com voces.
Obrigado Luís e Pom-Pom.
Obrigado a todos os que se mostraram disponíveis a ajudar.
Dorme bem Maia... Beijinhos do doninho e da doninha.
Dorme bem Maia...
Moderador: Moya
Oh! Alex! Lamento muito. Estava esperançosa que ela aguentasse...
Agora, a única solução é ultrapassar e ir em frente. Fica a lição e a saudade. E os bons amigos que se prestaram de imediato em ajudar.

Agora, a única solução é ultrapassar e ir em frente. Fica a lição e a saudade. E os bons amigos que se prestaram de imediato em ajudar.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça mar 23, 2004 11:36 am
- Localização: 4 tartarugas corcundas do Mississipi e 2 de faces amarelas e um furão
- Contacto:
A Maia chegou inesperadamente às nossas vidas, no entanto vai permanecer eternamente como uma doce lembrança!
Uniu-nos numa luta comum, mas apesar dos esforços deixou-nos nesta tristeza...
Nestes momentos todas as palavras parecem tão vazias...
Beijos carregados de força para vocês (Alexandre e Mara)
Catarina e Cláudio (Timon e Rufo)

Uniu-nos numa luta comum, mas apesar dos esforços deixou-nos nesta tristeza...
Nestes momentos todas as palavras parecem tão vazias...
Beijos carregados de força para vocês (Alexandre e Mara)
Catarina e Cláudio (Timon e Rufo)

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda mar 01, 2004 9:36 pm
- Contacto:
Realmente não há muitas palavras para dizer nestes momentos. Gostava imenso de ter conhecido a Maia e tinha a esperança que o Kit pudesse contribuir um bocadinho para a sua recuperação, mas nem tempo de tentar teve..
Um abraço apertado para os donos, que nem imagino como se devem estar a sentir neste momento.
Um abraço apertado para os donos, que nem imagino como se devem estar a sentir neste momento.

Nem consigo imaginar a tua dor ...e pensava realmente q ela ia conseguir sair desta....um abraço e os meus sentimentos....
Heys
Ja ka n vinha á mto.... mas antes tarde k nunca.
Aki a Matilde tb ja ta com o cio á mtos meses, pa i desde março, mas tem se aguentado , n noto k esteja magra nem anti-social. Mas komo n a penso cruzar, mais tarde ou mais cedo tenho k a operar.... mas tava a ver se o cio acabava, ja k desta vez n lhe consegui controlar o cio.
Abraços
Ja ka n vinha á mto.... mas antes tarde k nunca.
Aki a Matilde tb ja ta com o cio á mtos meses, pa i desde março, mas tem se aguentado , n noto k esteja magra nem anti-social. Mas komo n a penso cruzar, mais tarde ou mais cedo tenho k a operar.... mas tava a ver se o cio acabava, ja k desta vez n lhe consegui controlar o cio.
Abraços
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta nov 19, 2003 9:57 pm
Tenho muita pena por a Maia não ter aguentado. Estive uns dias sem aqui aparecer ( e não foram muitos) mas realmente as coisas sucederam-se muto rapidamente.
Para mim fica a lição: a minha Dotty é a única que ainda não está esterilizada e passou este verão com o cio, sem passar mal nem ficar anémica, mas não vou esperar pelo próximo para ver o que acontece.
Para todos nós fica o testemunho do primeiro furão da nossa comunidade que passou para o outro lado do arco-íris, e que nos provou que eles são animais com uma saúde frágil.
Para os donos da Maia fica certamente a saudade e a lembrança das alegrias que ela lhes trouxe.
Beijinhos.
Para mim fica a lição: a minha Dotty é a única que ainda não está esterilizada e passou este verão com o cio, sem passar mal nem ficar anémica, mas não vou esperar pelo próximo para ver o que acontece.
Para todos nós fica o testemunho do primeiro furão da nossa comunidade que passou para o outro lado do arco-íris, e que nos provou que eles são animais com uma saúde frágil.
Para os donos da Maia fica certamente a saudade e a lembrança das alegrias que ela lhes trouxe.
Beijinhos.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta out 22, 2003 3:37 pm
- Localização: 2 Furões (Minki e Pompom) e 1 cão maluco chamado Blue :)
- Contacto:
Nestas alturas, as palavras fogem-nos sempre ....
Quero apenas deixar aqui o meu testemunho neste post dedicado à Maia e um grande abraço ao Alexandre e à Mara.
Quero apenas deixar aqui o meu testemunho neste post dedicado à Maia e um grande abraço ao Alexandre e à Mara.
<p>Webcam Online - <a href="http://homepage.oniduo.pt/reinodosfuroe ... lternativo - <a href="http://reinodosfuroes.no.sapo.pt">http://reinodosfuroes.no.sapo.pt</a></p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro
- Registado: sábado out 16, 2004 10:56 pm
Obrigado pelo apoio.
Sugar e ines_faria: a Maia também passou o verão todo com o cio e nunca apresentou sintomas de aneia. O que lhe aconteceu foi repentino, o que também é um bocado estranho...
Vocês tenham atenção com as vossas. Controlem bem a cor das patinhas e das gengivas e se virem algo estranho é melhor irem ao vet. Por exemplo, a Maia, 2 semanas depois da operação, começou a fazer uns cocós muito escuros. Todos os cocós que ela fazia eram escuros. Olhando agora para trás isso já podia ser um sintoma de anemia e falta de plaquetas, mas como ela não tinha mais nenhum sintoma, continuava muito enérgica, comia bem, etc. não terei dado a devida importancia...
E antes de vocês esterelizarem as vossas, façam-lhes análises ao sangue! É arriscado operar furões com baixos níveis de hematócrito (glóbulos vermelhos) e de plaquetas. O Dr. Rui disse que às vezes a operação deve ser acompanhada de uma transfusão. Se não me engano, ele também disse que quando a fêmea está em cio há mais de um mês, só deve ser esterelizadas depois de levar uma injecção para baixar o cio (mas disto já não tenho a certeza... ele disse-nos tanta coisa... confirmem!).
Sugar e ines_faria: a Maia também passou o verão todo com o cio e nunca apresentou sintomas de aneia. O que lhe aconteceu foi repentino, o que também é um bocado estranho...
Vocês tenham atenção com as vossas. Controlem bem a cor das patinhas e das gengivas e se virem algo estranho é melhor irem ao vet. Por exemplo, a Maia, 2 semanas depois da operação, começou a fazer uns cocós muito escuros. Todos os cocós que ela fazia eram escuros. Olhando agora para trás isso já podia ser um sintoma de anemia e falta de plaquetas, mas como ela não tinha mais nenhum sintoma, continuava muito enérgica, comia bem, etc. não terei dado a devida importancia...
E antes de vocês esterelizarem as vossas, façam-lhes análises ao sangue! É arriscado operar furões com baixos níveis de hematócrito (glóbulos vermelhos) e de plaquetas. O Dr. Rui disse que às vezes a operação deve ser acompanhada de uma transfusão. Se não me engano, ele também disse que quando a fêmea está em cio há mais de um mês, só deve ser esterelizadas depois de levar uma injecção para baixar o cio (mas disto já não tenho a certeza... ele disse-nos tanta coisa... confirmem!).
-
- Membro Veterano
- Registado: terça dez 14, 2004 10:57 pm
Sinto muito AlexR! Sinceramente pensava que ela aguenta-se!
Dorme um soninho Eternamente Descansado!
Billi, Pancho, Pantufa, Picatchu, kikas, Xica, Meia-Branca, Bart, Trovoada, CáCá e MeninodAngola!
Todos Eles deixaM AQUI UM GRANDE XICORAÇÃO Á MAIA!
Dorme um soninho Eternamente Descansado!
Billi, Pancho, Pantufa, Picatchu, kikas, Xica, Meia-Branca, Bart, Trovoada, CáCá e MeninodAngola!
Todos Eles deixaM AQUI UM GRANDE XICORAÇÃO Á MAIA!
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta ago 02, 2002 10:48 am
- Contacto:
Alexandre e Mara, um grande abraço para vocês e muita força!
Espero que do outro lado do arco-iris, a Maia tenha encontrado a Famke e a Bruma e que sejam muito felizes por lá.
Beijinhos,
Rita
Espero que do outro lado do arco-iris, a Maia tenha encontrado a Famke e a Bruma e que sejam muito felizes por lá.
Beijinhos,
Rita
Infelizmente são poucas as vezes que por aqui passo neste forum... mesmo não conhecendo... foi com esperança que assisti a todo o desenrolar desta história com um final muito triste!! De qualquer modo não poderia de deixar uma palavra amiga para todos os que fizerão pela pequena Maia!! É bom saber que existe uma boa comunidade e muito ÚNIDA!!