PARA AS FÊMEAS AINDA EM CIO

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

Responder
MHZ
Membro Veterano
Mensagens: 3158
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm
Localização: Um furão

terça out 11, 2005 12:15 pm

Pedi conselho sobre o que se deveria fazer nestes casos em que as fêmeas já estão em cio desde o princípio do ano. E a resposta foi esta, que eu aconselho a imprimirem e levarem ao veterinário.

Para fazer um hemograma é necessário retirar cerca de 1ml de sangue. E 2ml para uma análise mais completa.
Quando o animal está bem alimentado e vitaminado, não há problema, depressa o organismo o repõe.

Porém, nestes casos não se deve arriscar a retirar mais sangue (o que ocasionaria maior anemia pois o sangue não será reposto se a medula óssea não estiver a funcionar). Deve-se de imediato cortar o cio com a HCG. No caso de a 1ª dose não parar o cio, pode repetir-se. E entretanto reforçar a alimentação, vitaminas C, ferro, K, etc. Isto quer ela tenha ou não anemia. Leiam o tópico abaixo.

Para ver se existe falta de vitamina K sem ser necessário sangrar o furão, pode verificar-se o tempo de coagulação. É um exame fácil, com uma agulha própria, dá-se uma picadinha num dedo (no homem é no lóbulo da orelha) e conta-se o tempo que demora a coagular. Se exceder o tempo normal, é porque ela está baixa.

O tempo de duração, costuma ser de dois meses mas como estamos no fim do Verão a caminho do Inverno, poderá não voltar a entrar em cio. Não se esqueçam de a ter no escuro e não mais de 7 horas de luz diárias.

Se a fêmea não estiver muito anémica, poderá recuperar-se nestes meses.

O que poderá acontecer é uma gravidez psicológica, inclusive algumas, 42 dias depois, perdem fluxo vaginal como se entrassem em trabalho de parto.

A gravidez psicológica poderá trazer uma vantagem, que é a de lhes abrir o apetite e alimentarem-se melhor.

Se voltar a entrar no cio sem ainda ter recuperado, é melhor voltar a dar a HCG.

Não esqueçam de reforçar agora a alimentação.
Última edição por MHZ em quarta out 12, 2005 12:07 am, editado 1 vez no total.
MHZ
Membro Veterano
Mensagens: 3158
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm
Localização: Um furão

terça out 11, 2005 12:26 pm

Abaixo, vou colocar outros conselhos que me deram sobre a anemia e tratamento e o que fazer em caso de fêmea em cio. Imprimam e conversem sobre ele com o veterinário, sobretudo a parte do tratamento.

O cio na fêmea, ocasiona em 50% dos casos (pior se estiver mal alimentada) um alto nível de estrogéneos no sangue, o que ocasiona a chamada anemia aplástica ou aplasia da medula, e a medula óssea, encarregada da criação dos glóbulos brancos (que evitam as infecções) dos glóbulos vermelhos (que transportam o oxigénio) e das plaquetas (que ajudam na coagulação do sangue) deixa de poder criar células novas e as velhas vão-se destruindo sem que se renovem (as plaquetas, por exemplo, no ser humano, vivem 10 a 11 dias). É por este motivo que os pacientes com leucemia precisam de contínuas transfusões de sangue.

Se operada sem um número de plaquetas suficientes, pode ter uma hemorragia, a ferida não cicatrizar, infecção nos pontos, etc. O resultado é a morte mais que certa.

Antes de operar deve-se administrar vitamina K,C, reforçar a alimentação, vitaminar e continuar a dar depois de operada. Mas preferivelmente, não a operar sem estar bem seguro que o organismo está equilibrado.

Se a fêmea teve uma boa alimentação, a probabilidade de anemia é menor e se operada nos 10 primeiros dias de cio, não há nenhum problema.

Porém, se estava mal alimentada, pode entrar em anemia rapidamente, por isso melhor é cortar-lhe antes o cio com as hormonas (preferentemente HCG humana, como por exemplo HCG Lepori) antes de operar. Injecta-se 100 unidades internacionais. Atenção, que nestes casos, ISTO DEVE SER FEITO NOS PRIMEIROS DEZ DIAS DE CIO. E antes deve-se dar-lhe melhor alimentação.

A HCG pode causar gravidez psicológica, porém não há problema. As hormonas que se usam em gatas e cadelas, nas fêmeas de furões, podem causar tumores nos ovários, enquanto que a HCG, não.

Há uma HCG de uso veterinário, dos Laboratórios Intervet, chamada Chorulon da qual se comentavam alguns casos de choque anafilático e aconselhavam dar meia hora antes um anti-histamínico como o Benadryl.

Por outro lado, o corpo não fabrica nem armazena a vitamina C que existe em rações de boa qualidade e a uma fêmea com anemia, devem-se dar vitaminas, entre elas a C que é indispensável para a formação do colagéneo (proteína que ajuda na cicatrização, entre outros). Além de que esta vitamina é importante para ajudar à absorção do ferro que ajuda à criação dos glóbulos vermelhos (eritrócitos). E também a que se assimile melhor o ferro da alimentação.

Uma das melhores vitaminas C é a Ester C.

Os produtos cítricos nos furões, podem causar-lhes gastrites e úlceras, mas esta vitamina Ester C contém bioflavonoides que a tornam menos ácida, além de que é muito mais rápida a agir que as outras.

Conversem com o vete, se seria bom dar conjuntamente um protector de estômago.
MHZ
Membro Veterano
Mensagens: 3158
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm
Localização: Um furão

quarta out 19, 2005 1:00 am

Um ponto importante que me esqueci de referir, é que depois de pararem o cio com as hormonas, convém estar atentos a uma possível piómetra (infecção grave no útero), porque estes meses todos com a vulva dilatada, pode ter proporcionado a entrada de bactérias que uma vez fechada, irão manifestar-se. No caso de uma piometra aberta, nota-se pelo corrimento amarelado mas se for uma piometra fechada, o pus ficará retido dentro do organismo e quando se dá por ela, já pode ser tarde.
HaddaWay
Membro Veterano
Mensagens: 344
Registado: terça dez 14, 2004 10:57 pm
Localização: Muitos Muitos

sábado out 22, 2005 11:10 am

Quando o utero feixa e retem a pus nota-se pela barriga não é?
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
MHZ
Membro Veterano
Mensagens: 3158
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm
Localização: Um furão

sábado out 22, 2005 1:34 pm

Poderá haver uma distensão abdominal e um aumento do volume uterino que poderão passar desapercebidos a um dono com pouca experiência ou menos atento.

Ocasionalmente poderá apresentar nos primeiros dias um leve corrimento que logo desaparece, levando o dono a pensar que o problema passou mas o pus está lá dentro intoxicando lentamente o organismo. Por isso este tipo de piometra é mais perigoso, porque quando detectado, já poderá ser tarde. Depende muito do “feeling” do dono.
Um hemograma e uma eco para observar se há espessamento do endométrio, identificará a doença.
ines_faria
Membro Veterano
Mensagens: 1217
Registado: quarta nov 19, 2003 9:57 pm
Localização: 4 Furões, 2 Cães

sábado out 22, 2005 3:10 pm

Nestes casos, suponho que tenha de se fazer uma histerioctomia total, ou será que já não há mesmo remédio para as pobres bicharocas?
MHZ
Membro Veterano
Mensagens: 3158
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm
Localização: Um furão

sábado out 22, 2005 3:20 pm

Depende dos danos que a piómetra já causou no organismo e da resistência do animal. Por isso é muito importante uma boa alimentação. Na doença ela vai ter mais forças para lutar contra ela.
Uma piometra pode causar uma septicémia, que é o envenenamento do sangue e se o antibiótico não conseguir travar o processo, não adianta a histerectomia. Ela só resolve se a infecção ainda estiver localizada só no útero.
AKSL
Mensagens: 1
Registado: sexta ago 06, 2010 2:04 pm

sexta ago 06, 2010 2:10 pm

Minha cadela teve piometra fechada e o veterinário decidiu não operar de imediato e ministrou alguns antibióticos para melhorar a infecção, o tratamento aconteceu durante uma semana, o resultado foi uma uremia e ela não resistiu. Não consegui entender esse procedimento em adiar a cirurgia, mas lendo esse seu post agora conclui que a infecção já estava bastante adiantada e que a retirada do útero talvez não adiantaria, será que foi isso?
DavidCascais
Membro Veterano
Mensagens: 1215
Registado: terça out 16, 2007 1:51 pm
Localização: Furao, Caes, piriquitos e porquinha da india :)

sexta ago 06, 2010 3:04 pm

AKSL Escreveu:Minha cadela teve piometra fechada e o veterinário decidiu não operar de imediato e ministrou alguns antibióticos para melhorar a infecção, o tratamento aconteceu durante uma semana, o resultado foi uma uremia e ela não resistiu. Não consegui entender esse procedimento em adiar a cirurgia, mas lendo esse seu post agora conclui que a infecção já estava bastante adiantada e que a retirada do útero talvez não adiantaria, será que foi isso?
Cadela?
<p><strong>Visita: http://legalizacaofurao.webs.com </strong></p>
<p><strong>-"Eles" t&ecirc;m a fama de apenas ser utilizados para a ca&ccedil;a,mas ser&aacute; que ir&atilde;o ficar sempre com essa fama?Espero bem que n&atilde;o!</strong></p>
<p><strong>-"Eles" continuam a sair do escuro,mas ainda nao podem ver livremente o ceu</strong></p>
PMVSGG
Membro Júnior
Mensagens: 47
Registado: sexta dez 19, 2008 6:56 pm

sexta ago 06, 2010 5:05 pm

Boas,


No dia de hoje a minha menina mais nova (Milka - Sable), foi "implantada" tal como a irmã dela 1 mês velha tinha sido a pouco menos de mes.
Ate ver sem problema algum e sempre bem acompanhada, fez um hemograma e tem os valores todos dentro da normalidade.


Não compreendo o pq de não haver mais adesão ao implante ou ao Lupron (já passei pelos dois passos e estou super contente)

Cumprimentos.
Responder

Voltar para “Furão”