Becky no Cio

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

Responder
Pyeandorinha
Membro Júnior
Registado: quinta jan 20, 2005 10:02 pm

quarta nov 23, 2005 1:16 am

A minha fêmea Becky (filha de Lucy e Billy) com aproximadamente 8 meses e 2 semanas entrou agora no cio, um pouco esquisito visto k os dias estão cada vez mais pequenos e tenho sempre cuidado com o tempo que apanham luz. No vet disseram-me que era normal visto k ela era nova e era o primeiro cio… Será?? Outra coisa, disseram-me que n era muito bom dar-lhe injecções de hormonas por ela já estar no cio assim como esterilizar..Estará tudo isto certo??
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

quarta nov 23, 2005 9:57 am

Sobre o tempo de luz, eles não devem ter mais de 7/8 horas de luz MAS CONTA TAMBÉM O TEMPO QUE ESTIVEREM EXPOSTOS À LUZ ELÉCTRICA. Levou isso em conta?
E normal não é muito, em princípio ela só deveria entrar em cio, lá para Fevereiro.

Agora tem 3 opções:

1-Cruzá-la com um macho que esteja em cio (penso que não será fácil encontrar nesta altura). Mas o cruzamento só deverá ser feito cerca de 15 dias depois de ter entrado no cio. Podem dar-se várias hipóteses: ela engravidar e terá de se preparar para ter os seus filhotes, encontrar bons donos para eles e alimentá-los bem e à mãe durante uns meses.
Outra hipótese é ela fazer uma gravidez psicológica e outra é o cruzamento não resultar e o cio não parará. Contudo, dado que ainda não tem 1 ano de idade e a sua formação ainda estar a ocorrer, na minha opinião, esta solução não é a ideal.

2-Injectar-lhe as hormonas para lhe cortar o cio, preferentemente HCG humana, como por exemplo HCG Lepori. Injecta-se 100 unidades internacionais. Este tipo de hormonas não causam problemas, há outro tipo (Covinan) que sim, dizem que pode causar tumores na fêmea. No entanto é no caso de se pararem os cios constantemente com esta hormona Covinan. A HCG já pode ser usada mais frequentemente.

3-Operá-la JÁ URGENTEMENTE. Esta operação convém ser feita nos primeiros 8 dias de entrada em cio. ESTA OPERAÇÃO DEVE SER FEITA JÁ, O MAIS TARDAR, NOS PRIMEIROS 8 DIAS DE ENTRADA NO CIO.

Operar um furão requer conhecimentos, a anestesia é especial (gas isoflurane) e também deve haver o cuidado de lhe colocar por baixo uma almofada quente enquanto está a ser operado. Isto porque com a anestesia, a temperatura do corpo baixa muito e entram em hipotermia e podem não acordar.

Se optar pela 2ª hipótese, ela irá ter uma gravidez psicológica e mais tarde poderá entrar de novo em cio e voltará a ter o mesmo problema, ou a esteriliza ou a cruza, por isso, aconselhava esta última hipótese, a de operar. É a mais segura e ficava com o problema resolvido definitivamente mas fazia-a em Lisboa com um veterinário que percebesse de furões porque a sua vete não me parece que perceba, pelos conselhos que lhe deu.
O último veterinário que tratou a Maia (não sei se leu a história) cujo dono era o Alex, percebe bem deles. Se não souber a morada, eu envio-lha por pm.

Não esqueça que uma fêmea em cio tem 50% de probabilidades de entrar em anemia aplástica, como eu já expliquei aqui na arca, probabilidades essas que aumentam se a alimentação dela não for a adequada (se a alimentarem por ex. a Whiskas ou Friskies ou comida de furão com má qualidade).

Agora aconselhava a reforçar-lhe a alimentação, acrescentar umas vitaminas como óleo de fígado de bacalhau a fim de a fortalecer.

Junto uns tópicos para o caso de ainda os não ter lido e quiser informar-se mais.
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=28338 http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=28523
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=28478
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=28401
Última edição por MHZ em sábado fev 05, 2011 11:32 pm, editado 3 vezes no total.
catm
Membro Veterano
Registado: terça mar 23, 2004 11:36 am
Localização: 4 tartarugas corcundas do Mississipi e 2 de faces amarelas e um furão
Contacto:

quarta nov 23, 2005 10:07 am

Tanta informação e tão boa, MHZ ;)
Se optar pela esterelização eu também recomendo o vet que tratou a Maia (na sua fase final), que por acaso também é o meu ;)
De qualquer forma, parece-me que já ficou bem claro, com outros casos, o quanto a escolha de um bom vet é importante... :(
MHZ
Membro Veterano

quarta nov 23, 2005 12:09 pm

Pedi conselho e foi esta a resposta:

Os nomes comerciais da HCG LEPORI são: HCG Lepori®, Profasi HP®. E a dose recomendada: 100UI (unidades internacionais) que correspondem a 0.2ml
Esta é humana.
Existe uma outra de veterinária que é da Intervet e se chama Chorulon. Porém não sei se existe em Portugal mas os laboratórios da Intervet em Portugal saberão responder.

Há outra que é a Covinan mas esta é perigosa porque pode provocar tumores e nem sempre dá efeito, por isso não é aconselhada.

De qualquer maneira, aconselha-se a dar uma injecção de um anti-histamínico, como o Benadril, cerca de meia hora antes de dar a HCG intramuscular, para evitar choques anafiláticos.

Operar agora também vai depender da alimentação que ela teve até agora. Se foi bem alimentada, pode fazê-lo já sem dar as hormonas.

Mas se a alimentação foi deficiente ela poderá não estar preparada para a operação, porque o processo de anemia pode começar logo no 1º dia de cio e neste caso o conselho foi de colocar as hormonas HCG no 12º dia de entrada no cio (antes poderá não fazer efeito). A seguir a furanita irá fazer uma gravidez psicológica, por isso é conveniente que tome nota do dia em que lhas colocar, porque ela poderá ter todos os sintomas do parto, cerca de 40 dias depois e assim já não se assusta. E não esqueça das vitaminas e melhorar a qualidade da ração. Depois, passados uns meses de ela recuperar (não esqueça de a alimentar bem), então opera-a.
Antes de a operar convirá dar vitamina K para ajudar à coagulação e a sutura deve ser interna, ou seja operá-la como fazem às gatas vadias, os pontos são internos e serão absorvidos pelo organismo e é o modo mais seguro.

Por estes motivos aconselho a falar com um vete que entenda bem deles, que a examine e aconselhe, porque uma coisa é falar no geral e outra é ver a paciente.

Pense rápido e boa sorte.
ines_faria
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 9:57 pm

domingo nov 27, 2005 10:28 am

A minha Nina também teve o seu primeiro cio muito cedo e fora de época, quando tinha apenas 5 meses e ainda estava com o Luis (criador). Ele levou-a ao vete e a coisa resolveu-se com uma dose de injecção hormonal. No entanto, passados dois meses voltou a entrar em cio...
Como a Becky já tem 8 meses, não há problema nenhum em operar. Eu também recomendo a operação, tenho uma fêmea e um macho que já a fizeram e estão espectaculares, tudo correu bem. A miha outra está para breve.
Já agora, e a propósito de cios, a minha Dotty esteve em cio de Março a Setembro, sem cruzar e sem hormonas, mas não vou voltar a deixar acontecer novamente, porque os riscos são demasiado elevados. Sou adepta da esterilização, que resolve muitos problemas, inclusive previne doenças futuras.
Pyeandorinha
Membro Júnior
Registado: quinta jan 20, 2005 10:02 pm

quinta dez 01, 2005 7:37 pm

Obrigado pela vossa atenção e tempo dispendido mas felizmente a Becky ja n esta no cio :D...mas na verdade mais tarde ou mais cedo vou ter que seguir um dos vossos concelhos...
MHZ
Membro Veterano

quinta dez 01, 2005 8:06 pm

Não quero de modo nenhum ser alarmista mas quero que fique bem esclarecido o seguinte:

O facto da Becky já não estar no cio, não quer dizer que vá parar com a aplasia da medula que impede a fabricação dos glóbulos.

Quer dizer, que se ela fez essa aplasia, a probabilidade é que continue e não pára se não fizer tratamento.

E só vai dar por ela, quando não houver nada a fazer...

Tem que ser observada por um vete que entenda e fazer uma contagem de glóbulos.

Não esqueça que a probabilidade é de 50%.

Leia a história toda da Maia, para perceber melhor o que falo.

De qualquer modo é conveniente agora dar-lhe vitaminas. Esses meses todos em cio, baixaram-lhe as defesas e as vitaminas tambem ajudam a prepará-la para a operação.
Responder

Voltar para “Furão”