Qual a idade certa para castrar?

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

lasa
Membro Veterano
Registado: segunda set 26, 2005 7:51 pm

quinta dez 08, 2005 12:34 am

Queria saber a partir de que idade se pode castrar um macho, pois realmente o cheiro que o Sniff emana é muito forte!
E se possível também um veterinário, aqui na margem sul do tejo que o faça!
Ai se me saísse o Euromilhões...
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

quinta dez 08, 2005 1:34 am

Depois de atingirem a maturidade sexual, quer para ele, quer para ela.
Quando os testículos já desceram, a operação tem mais probabilidades de sucesso, visto que como estão bem visíveis, é mais fácil retirá-los.

Não esqueça que é importante uma boa alimentação para eles, reforça-lhe as defesas para qualquer eventualidade, como por ex. a castração.
lasa
Membro Veterano

quinta dez 08, 2005 3:17 pm

Em relação à alimentação estou a dar-lhe três marcas diferentes misturadas, que são a Royal Canin Kitten 34, que tem 34% de proteínas; a Eukanuba Kitten que tem 36% de proteína bruta; e a Purina Kitten que tem 42% de proteína bruta.
MHZ
Membro Veterano

quinta dez 08, 2005 5:19 pm

Está correcta.
Até fazer um ano, insista mais na que tem mais proteínas, a de 42%, porque na fase de cescimento é importante.
lasa
Membro Veterano

quinta dez 08, 2005 8:56 pm

Procuro alguém que me aconselhe um vet que já tenha castrado furões, na margem sul do Tejo ou então em Lisboa!
ines_faria
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 9:57 pm

sexta dez 09, 2005 9:39 pm

Posso recomendar quem me operou os meus. Segue PM.
E sim, eu lembro-me bem do cheiro horrorosamente pestilento, argh!!!
lasa
Membro Veterano

terça dez 13, 2005 2:19 pm

Os testícilos do Sniff já desceram pois estão bem visíveis.
Vou castrá-lo em Janeiro, para ver se me livro do cheiro!
Kahoro
Membro Veterano
Registado: segunda jan 12, 2004 8:09 pm
Localização: 3 Furões, 1 papagaio africano, 2 gatos bosque da noruega e 1 rafeirinho :)
Contacto:

terça dez 13, 2005 4:21 pm

Olá,

Não sei se ainda é preciso, mas enviei o contacto por pm da clinica onde fui castrar o meu Woody, a Winkie e provavelmente este mês castrarei o jinx.

Boa sorte ;)
lasa
Membro Veterano

quarta dez 14, 2005 10:18 pm

Olá Kahoro, já contactei a clínica, e falei com a Drª Teresa que é a vet dos exóticos!
Foi muito simpática e elucidou-me acerca de todo processo.
Gostava de saber se é esta a sua drª?

Outra coisa que a drª me disse, foi que teria de assinar um termo de responsabilidade, e aí fiquei um pouco assustada...

Também gostava de saber se é verdade que se forem castrados antes dos oito meses, podem ter problemas de saúde e ficarem com esperança de vida reduzida, como já li aqui num tópico.
Moya
Membro Veterano
Registado: sexta ago 02, 2002 10:48 am
Contacto:

quinta dez 15, 2005 1:15 am

lasa Escreveu:Também gostava de saber se é verdade que se forem castrados antes dos oito meses, podem ter problemas de saúde e ficarem com esperança de vida reduzida, como já li aqui num tópico.
Existem bastantes estudos sobre este assunto, no entanto não é possivel afirmar com 100% de certeza que castra-los antes de ser sexualmente adultos vai prevenir os problemas hormonais que costumam surgir nos furões ou reduzir a sua esperança de vida. Grande parte dos resultados destes estudos e opiniões de criadores (europeus) apontam neste sentido.
Na minha opinião pessoal, todas os passos que possamos tomar para lhes assegurar uma melhor e maior vida são sempre a considerar... Mais um ou 2 meses de "cheirinhos almiscarados" não serão nada comparados com a saude dos baixinhos :)
lasa
Membro Veterano

quinta dez 15, 2005 2:30 pm

Então é melhor esperar mais dois mesitos, e depois logo vai à faca!
Muito obrigada Moya pelo esclarecimento.
lasa
Membro Veterano

quinta dez 29, 2005 3:29 pm

O Sniff vai ser castrado dia 4 de Janeiro, e já terá quase sete meses.
Algum dos foristas que tem furões( e que esses furões já tenham alguns anos) os castrou antes dos oito meses? Se sim, esses animais têm problemas a nível de saúde?
MHZ
Membro Veterano

quinta dez 29, 2005 11:18 pm

Os furões importados são vulgarmente castrados muito cedo. alguns com menos de um mês. Essa castração tão prematura, pensa-se fortemente, embora não haja provas conclusivas, que mais tarde (cerca dos 3 anos) eles virão a ter problemas de saúde, sobretudo com problemas nas glândulas adrenais e muitos veterinários são dessa opinião .
Por isso é que se aconselha a operar só depois da maturidade sexual, que é quando eles já estão completamente desenvolvidos.
Como os furanitos vivem em nossas casas, com luz e temperaturas ambiente diferentes da existente na natureza, entram em cio mais cedo do que o habitual.
So não sei e aí um veterinário será o mais indicado para o dizer, se o facto de entrarem em cio significa que já estão completamente desenvolvidos, uma vez que este cio é prematuro.

Por isso, na dúvida, se aconselha a operar lá para os 10 meses. Mas o melhor é aconselhar-se com o vete.
Gabriel_BR
Registado: sábado jan 14, 2006 3:13 am

domingo jan 15, 2006 12:56 am

A Idade ideal para a castração é entre 5 e 7 meses.
Porem os Ferrets que são importados no Brasil são castrados com 6 SEMANAS, isso pode causar sérios problemas no futuro, suspeita-se que esse é um dos fatores da expectativa de vida dos Ferrets no Brasil ser baixa.

Em Portugal não existem rações para Furões? Qual a média da expectativa de vida deles em Portugal?
MHZ
Membro Veterano

domingo jan 15, 2006 1:39 am

Olá Gabriel_BR

Bem vindo ao fórum.

Os furões em Portugal ainda são ilegais como animais de companhia. Quer dizer que quem tem um, corre o risco de o ver a ser apreendido. Estamos a tentar legalizá-lo e já temos respostas favoráveis mas vai tudo demasiado devagar.

Por este motivo, ainda não temos grandes estatísticas sobre a duração deles vivendo como animais de companhia. Mas penso que ainda não temos os problemas de saúde que têm vocês e outros países onde é permitido importá-los, porque normalmente os castramos depois do amadurecimento sexual e porque os acasalamentos são feitos ainda com furões sem problemas genéticos como insulinomas e outros e sem a preocupação de cruzar cores exóticas.

Um dos nossos grandes problemas é a falta de conhecimento dos nossos veterinários sobre eles, sobretudo em cidades diferentes de Lisboa e Porto.

A comida que há cá para furões é normalmente fraca. Muitos encomendam pela Internet, ou então damos comida premium de gatinho bebé.
Responder

Voltar para “Furão”