estou com um pouco de receio em relação ao cheiro...

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

Responder
lvxndlr
Membro
Registado: terça dez 13, 2005 9:00 pm

terça jan 10, 2006 6:45 pm

poizé... ainda nao fui buscar a mnh pekenina.... isto pk os meus pais tao a tentar arranja la ca em portugal........mas tenho mt receio em relação ao xeiro...... até pk n faço a minima ideia de como será...
as pessoas têm opinioes mt diferentes em relação ao xeiro...e há pessoas dizem k tem um xeiro caracteristico como um cao e um gato. e a minha pergunta eh s o xeiro eh como um cao ou um gato pk falam tanto dele? vá lá ajudem-me....
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

terça jan 10, 2006 9:30 pm

O gato eu não acho que tenha cheiro, as fezes dele é que cheiram e bem... O cão idem. Mas se houver uma varanda, pátio... o cheiro fica fora de casa.
O furão tem mais odor corporal que os outros, as fezes são tão pequeninas que não têm grande significado.
E se o furão fôr da raça do meu... :? a casa fica bem cheirosinha... :D
Eu passava a vida com incensos, aparelhos de cheiro, sprays, etc. porque o cheiro era bem forte.
No entanto depois de castrado, deixei de ter problemas em relação ao cheiro, ficou resolvido a 95%.

As fêmeas cheiram bastante menos.
lasa
Membro Veterano
Registado: segunda set 26, 2005 7:51 pm

terça jan 10, 2006 9:41 pm

O cheiro não é de forma alguma como o de um cão ou gato! Tenho um cão e já tive um gato e posso garantir-lhe que nada tem a ver!
Sendo que haverá certas pessoas mais sensíveis ao cheiro deles que outras.
O odor que eles emanam é forte, sendo que as nossas roupas e até a nossa pele ( e o cabelo também, eu que o diga!) depois de terem entrado em contacto com o animal, ficam com o cheiro dele.
A castração resolve em muito este problema, sendo que o cheiro desaparece quase que por completo.
Eu já noto alguma diferença no Sniff, e ele foi castrado faz amanhã uma semana.
Deverá pensar muito bem antes de adquirir um furão, pois os cuidados que exigem (alimentação, higiene, veterinário, acessórios, etc) não são para qualquer um! Além de dar um pouquinho de trabalho existe a parte da despesa monetária, mas com amor, e muita, muita paciência tudo se faz!
Até agora todo o dinheiro que gastei com o meu furanito, apesar de já ter sido muito( e só o tenho à um mês), dou-o por bem entregue pois já não me imagino a chegar a casa e não ter o meu menino à minha espera para me dar umas trincas!
Ai se me saísse o Euromilhões...
lvxndlr
Membro

terça jan 10, 2006 10:04 pm

e nas femeas? a esterilização também lhes tira o xeiro?
MHZ
Membro Veterano

quarta jan 11, 2006 12:23 am

A castração tira o cheiro quer à fêmea quer ao macho.

Lasa

Eu não disse que o cheiro era igual ao do cão ou do gato... se ler com atenção verá que digo que o do furão é mais forte e que eu passava a vida com incensos, aparelhos de cheiro, sprays, etc. porque o cheiro era bem forte. ;)
lasa
Membro Veterano
Registado: segunda set 26, 2005 7:51 pm

quarta jan 11, 2006 1:49 pm

lvxndlr escreveu:
"há pessoas dizem k tem um xeiro caracteristico como um cao e um gato."

MHZ, eu estou a responder ao membro lvxndlr!
Quando ontem escrevi a mensagem ainda não estava lá a sua!
Senão teria concordado consigo!
Ai se me saísse o Euromilhões...
ines_faria
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 9:57 pm

quarta jan 11, 2006 7:44 pm

Mesmo com a castração, não se iluda: o cheiro melhora mas não desaparece.
Felizmente existem sprays desodorizantes para borrifar os nossos meninos. Tenho um que uso regularmente e que ajuda a combater o stink.
lvxndlr
Membro

quarta jan 11, 2006 7:53 pm

mas nao se torna desagradavel ou incomodo conviver com um bixinho k xeira um pouco mal?
MHZ
Membro Veterano

quarta jan 11, 2006 8:44 pm

Sem ser castrado, acho que é preciso gostar muito dele... ;) Era o meu caso, sobretudo quando o maroto entrava no cio. Era de andar de mola no nariz...
Mas agora, já não tenho problemas. Reduziu 95%. Evidentemente que há que ter cuidado com as limpezas, diárias e semanais. Mudar a caminha uma a duas vezes por semana, limpar a jaula e os "presentes" todos os días, etc.
E tenho sempre aberta no quarto dele, uma frinchinha da janela, quer no verão, quer no inverno.
Os meus amigos também dizem que agora a casa já não cheira. Mas continuo de vez em quando a ligar o cheirinho eléctrico...por via das dúvidas. Isto porque os de casa acabam habituando-se ao cheiro.

No entanto, o cheiro também varia de furão para furão. Há uns mais bem, cheirosos que outros. O meu era dos piores... :?

E note-se que eu tenho só um. A Inêsfaria tem 3... ou seja, o cheiro triplica...

Mas pense bem antes de a adquirir, não vá depois os pais não se habituarem... Porque isto de ser dependente tem alguns inconvenientes...
E um furanito andar de mão em mão também não é saudável nem para ele nem para si. Pode ser que alguém a deixe ir verificar (e aos seus pais) "in loco".

Se vivesse na minha zona, eu não me importava que viesse cá "cheirar"
:lol: ;)
lvxndlr
Membro

quarta jan 11, 2006 9:00 pm

tem toda a razao..... por isso é que antes de adquirir um furao gostava de estar em contacto com um para sentir realmente o tal xeiro...
Moya
Membro Veterano
Registado: sexta ago 02, 2002 10:48 am
Contacto:

quarta jan 11, 2006 9:48 pm

MHZ Escreveu: Sem ser castrado, acho que é preciso gostar muito dele... ;)
Até eu vou gostar mais do Opale da proxima vez que ele vier visitar a Kena ;)

Brincadeiras à parte, eu acho que é importante que os futuros donos tenham em consideração que o cheiro de um furão é como as unhas do gato... Podemos cortar, lima-las, por-lhes à disposição arranhadores, etc... Mas os gatos vão sempre ter unhas!
Da mesma forma, um furão tem cheiro... Uns mais, outro menos! Mas cheiram! Entendo o seu interesse em adquirir um furão, mas se vai ficar com um animal que nunca sequer viu ao vivo, prepare-se para muitas surpresas. Ler na net sobre os furões, ainda que recolha informações preciosas não é o mesmo que estar com um furão ao vivo!
lvxndlr
Membro

quinta jan 12, 2006 1:48 pm

por isso é que gostava de estar em contacto com um primeiro...
Responder

Voltar para “Furão”