Ajuda para um trabalho!

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

Responder
M_L
Membro Júnior
Registado: sábado abr 22, 2006 10:41 am

terça mai 30, 2006 5:23 pm

Olá!!! ;)
Vai fazer um ano que visito regularmente este fórum e só agora deixo a minha 1ª mensagem! No ano passado, estive mesmo perto de adquirir um furão, pois entrei na faculdade e sentia necessidade de companhia de um animal e, como já tenho um cão, fiquei tentada em conhecer outro melhor! Com um ano de pesquisa intensiva já sei bastante sobre estes pequeninos e concluí que nas situação em que estava era mesmo impossível.
Ainda não tenho carta de condução e, todas as sextas feiras deixo o Porto para vir em direcção a Aveiro. Deixar o furão sozinho durante o fim de semana, não me pareceu boa ideia e trazê-lo seria quase impossível porque passo a 6ªf na faculdade e sigo directamente para o comboio.... Já agora, gostaria que me dessem a vossa opinião acerca disto..

Bom, mas o motivo que me levou a colocar este post deve-se à curiosidade que incuti cá em casa. A minha irmã de 9 anos, escolheu precisamente os furões como tema do seu projecto de trabalho... Como se trata de alguém que está ainda a frequentar a primária, gostaria que me dessem dicas acerca do que acham que ela deverá falar no trabalho, dado que vocês é que são os verdadeiros entendidos! Coisas não muito elaboradas, mas que de alguma forma cativassem os amiguinhos dela, também para ajudarem no processo de legalização!

Gostaria da vossa ajuda!

Cumprimentos meus e da Margarida! :D
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

quarta mai 31, 2006 1:27 am

Olá. Bem-vinda ao fórum. :D

Andar com um furanito de combóio sendo eles ainda ilegais poderá ser um pouco perigoso. Deixá-lo sozinho todos os fins de semana, também não será muito conveniente. Mas depois de adquirir um carrito, aí já poderá ser possível.

Quanto ao trabalho da Margarida, poderá ser um resumo do que é um furão. Que é um animal cujos antepassados são os toiróes, que estes eram utilizados na caça aos ratos mas como eram agressivos, há cerca de 2000 anos atrás, resolveram doomesticá-los. Escolheram os toirões mais mansos, acasalaram-nos entre si, por sua vez, escolheram as crias mais mansas para as voltarem a acasalar e foram criando assim uma geração mais mansa a que chamaram furões e que exteriormente são muito semelhantes aos toirões.
A domesticação foi idêntica à do lobo para o cão. Isto vai ensiná-los a que o animal que existe em liberdade nos nossos campos é o toirão e que este é um animal protegido e que não deve ser retirado`ao seu habitat natural. Já o furão em princípio, só existe em cativeiro e é usado no nosso país para caçar coelhos, caça esta só permitida com autorização das nossas autoridades.
Há cerca de 20 anos, na América, descobriram que era um óptimo animal de companhia e começou a ser utilizado como mascote. Esse hábito já passou para a Europa e a maior parte dos países europeus já o consentem como animal de companhia, excepto Portugal.
Com uma boa alimentação e cuidados adequados, pode durar cerca de 8 a 10 anos, mesmo mais. Há casos de 15 anos. É muito brincalhão, reconhece o dono, dizem que é mais inteligente que o gato e é um dorminhoco, adora dormir cerca de 18 horas e tem normalmente boa relação com cães e gatos.
M_L
Membro Júnior

quarta mai 31, 2006 8:10 am

Bom dia!
Antes de mais, obrigada pela sua opinião em relação à minha situação actual... Foi de encontro com o que eu pensava, mas de facto, quando vejo todos os vossos comentários, dá mesmo vontade de perder a cabeça e adquirir um! :oops:

Em relação ao trabalho da minha irmã, queria agradecer-lhe a prontidão de resposta (como é hábito! ;) ).

Já agora, aproveito a oportunidade para pedir a todos os menbros que coloquem neste post algumas fotos dos seus meninos, que, com o devido consentimento serão utilizados no trabalho! Quem quiser deixar o seu testemunho e opinião acerca do que nele deve constar, estou totalmente aberta a sugestões!

Obrigada e que tudo corra bem com os vossos furanitos!

Ah! Assim que o trabalho estiver pronto, se quiserem coloco-o aqui para verem! Vai ser algo simples, mas se quiserem dar uma espreitadela, depois eu coloco!

Beijinhos a todos!
MHZ
Membro Veterano

domingo jun 04, 2006 10:43 pm

Eu não tenho grandes fotos no meu album mas se alguma lhe servir, pode usar. Mas se colocar Ferret no google, aparecem imensas fotos. Se quiser alguma específica, diga, que pode ser que eu lha arranje.
M_L
Membro Júnior

domingo jun 04, 2006 11:04 pm

Olá! Obrigada pela disponibilização! ;)
O trabalho já está pronto: é constituído por uma parte em Word, onde é explicado o que é um furão, características, comportamentos, tipo de cuidados, curiosidades, etc... Em seguida, a minha irmã vai apresentar alguns diapositos que servem um pouco de "sensibilização" e ainda tivemos a ideia de fazer uns autocolantes para distribuir aos colegas dela de turma!:D

Os miúdos ligam a essas coisas e, assim pode ser que ajudem no processo de legalização!
Penso que sensibilizados irão ficar, até porque a nossa ideia foi de apresentar o furão como sendo um animal como os outros, derreter os coraçõeszinhos e depois......dizer que são ilegais! :?

Não sei se alguém estará interessado em ver como ficou, mas de qualquer modo...também não sei como colocá-lo aqui uma vez que não se trata de fotos.. Mas posso sempre enivar para o mail de quem quiser!

Beijinhos a todos os furanitos, especialmente aos mais recentes bebés aqui do fórum! São lindos ;)
MHZ
Membro Veterano

segunda jun 05, 2006 12:11 pm

Pode fazer copy-paste. Era engraçado se conseguisse colocar aqui o trabalho para todos lermos.
M_L
Membro Júnior

segunda jun 05, 2006 12:37 pm

Oi!

Tentei fazer copy-paste e não consegui! Também gostava que todos vissem o trabalhito, mas de facto não o consegui fazer! :(
MHZ
Membro Veterano

quinta jun 15, 2006 4:30 pm

Pedi ajuda à Moya para o poder colocar na arca (ela é que é a “expert” nestas coisas de computadores) e aqui está o trabalho apresentado, que achei muito interessante e bem elaborado.

Parabéns à Margarida e obrigada por te lembrares dos furanitos, foi uma ideia muito boa.

Podem demorar um tempo a abrirem.

http://furoes.org/autocolantes/trabalhofuroes.doc

http://furoes.org/autocolantes/Furoes.ppt

http://furoes.org/autocolantes/furao.png
Moya
Membro Veterano
Registado: sexta ago 02, 2002 10:48 am
Contacto:

sábado jun 17, 2006 12:47 am

Olá,
Parabens Margarida... Está muito interessante :)
M_L
Membro Júnior

sábado jun 17, 2006 9:21 pm

Antes de mais, um obrigado à Moya por ter colocado o trabalho no fórum, para que todos os intressados possam dar uma espreitadela!

A apresentação do trabalho correu lindamente. Eu não estive presente, mas a minha irmã contou-me todos os detalhes! A turma ficou radiante e reduzida aos encantos destes fofinhos (quem é que não fica? :) ), Apenas a professora conhecia a espécie, de modo que o impacto criado foi grande, sobretudo quando ela termina o trabalho a dizer que estes animais são ilegais em Portugal!!!

A apresentação em PowerPoint deslumbrou as crianças e, por fim, os autocolantes serviram para espalhar a mensagem! A minha irmã adorou realizar este trabalho e estava ansiosa para que tudo ficasse pronto!

Resta-me agradecer, em meu nome e da Margarida, todos os comentários que têm deixado acerca do trabalho!

P.S. Os novos bebés da Arca são lindos!!!!!!!!! :D
Responder

Voltar para “Furão”