Página 1 de 1
ganhei um furão, mas ele esta pelado, me ajundem
Enviado: segunda fev 05, 2007 8:26 pm
por paulamendes
boa atarde.. :|
sou nova aqui nesse forum, acabei de adotar um ferrete, ela é femea, se chama mini, mas ela esta peladinha, sem pelo. a mulher que me deu ela, me disse que esta sem tempo pra cuidar. e pelo que eu estava lendo em umas perguntas e resposta aqui, não pode dar muito banho.
por favor preciso de algumas informaçoes, o q eu faço pra tratar da pele, pros pelos crescer. e fazer ele engordar, pq ela esta magrinha tbm, ta dando dó.
:|
espero que alguem possa me ajudar
obrigada
at+ :(
Enviado: segunda fev 05, 2007 9:00 pm
por MHZ
Olá Paula, bem-vinda.
Você é brasieira? Se sim, a sua ferret´deve ser Marshall e está esterilizada. A esterilização demasiado cedo provoca problemas nas glandulas adrenais, cerca dos 3 anos de idade. E um dos sinais dessa doença é a perda progressiva de pelo, começando pela cauda e subindo gradualmente até à cabecita.
Outro motivo pode ser uma má alimentação, sem as proteínas e gorduras necessárias.
Tem que nos dar mais informações sobre ela mas o melhor é ir a um vete que entenda deles.
Enviado: terça fev 06, 2007 12:23 am
por paulamendes
boa noite...
eu sou do brasil sim, estou no interior de são paulo.
o mini, estava sendo alimentada por uma ração brasileira, especifica para ferret, mas não sei o nome da marca, ela só tem um pouquinho de pelo, no pescoço, e perto das orelhas, no resto do corpo, esta liso, como se fosse sarna, mas no rabinha esta tudo com pinhinhos preto, acho q esta querendo sair alguma coisa, sera que os pelos delas volta, pq ela esta comendo, bebe agua, mas fica muito deitada. sera q ela esta doente?
e o pior de tudo, é que aqui onde eu moro não tem veterinario especifico pra ferret. só para cães e gatos.
o q q eu posso fazer? sera que ela se recupera, ou sera que isso é grave?
vc sabe me dizer alguma coisa, o q q posso fazer pra ela sarar?
aguardo
muito obrigada
Enviado: terça fev 06, 2007 1:58 am
por MHZ
Paula, este é um site em Portugal e melhor você ir aí a um vete. Sabe a idade de mini?
E qual o nome da comida? Há muita que diz que é para furão mas não tem qualidade.
Se ela tem cerca de 3 anos o mais normal é que seja um problema nas adrenais e isso só um veterinário poderá aconselhar qual o melhor tratamento a seguir, conforme as análises hormonais que devem ser efectuadas.
Vou passar-lhe um site de aí, a dona é de S. Paulo. coloque lá a pergunta que ela lhe deita uma mão.
http://groups.msn.com/FuraoFerretsBrasil/mensagens.msnw
Ela também fez um site muito instrutivo sobre eles que pode consultar
http://www.ciadefurao.net/
Mas procure saber o maior nº de dados possíveis sobre ela, que tipo de vacinas tem, a idade, que come, que guloseimas teve, se está esterelizada, que vitaminas lhe deram, enfim o máximo que puder para poder ajudar o vete a orientar-se.
Como já lhe disse, a perda de pelo pode ser devida a adrenais, a má alimentação, a fungos como sarna. Mas isto só um vete. Nós aqui de longe não podemos adivinhar, tanto mais que não tem exames nenhuns que nos deem uma pista.
Nota a sua vulvita inchada como se fosse um grão de bico, ou está normal?
Enviado: terça fev 06, 2007 5:30 pm
por paulamendes
boa tarde...
então, esses exames eu posso fazer em um veterinario para caes? pq aqui não tem vete para furão. eu estava lendo em um saite, talvez isso possa ser cancer né.

. sera que é, ja estou ficando desesperada, pq aqui na minha cidade não tem ninguem que entedenda. tenho medo, q ela pode vir a falecer.
sera que eu trocar a ração, por uma que se chama marshall, que foi muito indicada por um saite, pq talvez pode ser a ração. e mais uma coisa, a mulher falor pra mim que estava dando 3 banho por semana, e isso não pode né? o que eu estou lendo por ai, só pode dar banho uma vez por mes.
sera que pode ser isso que esta errado. por isso que a mini ficou pelada.

.
se eu mudar a ração, deixar ela sem banho por uns dois meses, sera que ela se recupera?
aguardo...
obrigada
Enviado: terça fev 06, 2007 6:08 pm
por MHZ
Paula, responda-me a estas perguntas:
Nota a vulvita inchada, como se fosse um grão de bico, ou está do tamanho normal?
Ela é agressiva?
Faz as necessidades donde calha ou vai ao banheiro?
Que idade ela tem?
Quantas horas de luz ela tem diárias? Inclusive as de luz eléctrica?
Dorme numa caminha completamente às escuras ou entra luz?
Qual o nome da comida que ela tinha? Leia no rótulo a composição dela, as proteínas, gorduras, etc. pela ordem em que estão.
Ela está vacinada para a esgana?
Está esterilizada?
Não pense que as perguntas são disparatadas, elas estão relacionadas com as glandulas adrenais.
O problema pode ser por um cancer nas adrenais mas também pode ser por uma hiperplasia das adrenais benigna. Isto só análises hormonais e uma possível ecografia poderão dizer. E tanto podem estar as 2 afectadas como só uma.
3 banhos por semana são um exagero e junto com uma má alimentação, também podem ser o motivo porque ela está assim. Não lhe dê banho tão cedo nos próximos 5 meses.
Eu não sei se o problema é da alimentação, visto que a Paula ainda não me disse qual a ração que ela come habitualmente. Marshall é uma comida razoável para eles mas convém suplementá-la com ácidos gordos como Furotone o similar. Dar-lhe 1/2 colher de café todos os dias.
Também pode dar-lhe um pouco do azeite de uma lata de atum ou de salmão que é rico em ácidos ómega, bons para o pelo.
Outro problema que ela pode ter, é excesso de luz, por isso lhe pergunto sobre a quantidade de luz que tem por dia, já que eles são animais fotoperiódicos. E às vezes é suficiente reduzir-lhe as horas de luz diarias para tudo voltar ao normal, depende...
Fungos podem ser outro problema e isso qualquer veterinário é capaz de lhe dizer fazendo uma raspagem ou um exame à pele.
Está muito longe da cidade de S. Paulo? Lá encontra veterinários que sabem de eles.
Uma mudança de ração deve de ser feita gradualmente. Misture inicialmente 75% da ração antiga com 25% da nova e deixe assim uns dias e verifique se não tem diarreias e depois vai diminuindo à antiga e aumentando à nova até só ficar com a nova.