notícias

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

Responder
rpedro
Membro Júnior
Registado: quinta jul 27, 2006 5:11 pm

sábado jun 16, 2007 9:26 pm

Boa Noite!

Já tenho a minha nova furanita à uma semana, nos primeiros dias estava muito assustada com o novo ambiente, mas agora só já quer brincadeira!

Tenho algumas dúvidas! Gostaria de saber o q é mais indicado para eliminar os parasitas, pelo q consigo ver não me parece q tenha, mas se necessário gostava de ter conhecimento!
E qual o produto mais indicado para desparasitar (parasitas internos), poderei desparasitar com esta idade (3meses)?

Tenho notado q as fezes dela não são muito sólidas, não são propriamente diarreia mas tb não são como deveriam (em canudos), deverei tomar alguma providência

Desde já obrigado!

...eu depois coloco fotos!....

Silvia.
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

sábado jun 16, 2007 11:39 pm

Mudou-lhe a ração que ela comia habitualmente, para uma nova? Esta mudança deve de ser feita lentamente, nunca bruscamente, porque pode causar-lhes diarreia. Se foi isto, dentro em pouco, as fezes devem normalizar.

Não se aconselha a desparasitarlos como se faz com gatos e cães. Eles não são dados a vermes redondos, como as lombrigas. O seu sistema digestivo não é um bom hospedeiro deles.
Os parasitas mais frequentes, são os coccidios e giardias.

Aconselham a primeiro fazer um exame às fezes e só desparasitar em caso de que tenham algum parasita. Assim, evita-se medicá-los sem necessidade.

Se vê que tem pulguitas, pode colocar meia pipeta de Stronghold por detrás da nuca, uma ves por mês, durante 3 meses alternados.
rpedro
Membro Júnior
Registado: quinta jul 27, 2006 5:11 pm

domingo jun 17, 2007 2:13 pm

Ela comia comida de lata para gatinhos, que não acho adequada!
Não retirei totalmente, comecei por misturar aos poucos a nova racão humedecida uma vez q é pequena e ainda não consegue trincar. Ainda não retirei totalmente a comida antiga. Já começo a notar as fezes mais normais!

Obrigado pelas dicas!
Já agora outra questão, por vezes qd está na brincadeira começa com soluços q depois passam, é normal?

Sílvia.
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

domingo jun 17, 2007 5:01 pm

As comidas para furões que há em Portugal, tanto quanto eu sei, não cobrem completamente as necessidades deles. E é preferível dar-lhes uma de gatitos.
As melhores e únicas que aconselho, são, por ordem:
Eukanuba Kitten
Royal Canin Baby Cat (só esta, as outras da R.C já não aconselho) e Proplan Purina One para gatitos.
E deve suplementar com vitaminas como Ferretvite ou Nutriplus (de gatitos) e ácidos gordos como Furotone ou óleo de fígado de bacalhau.

Os ossos do crâneo e das mandíbulas, só estão formados cerca das 9 semanas, pelo que até lá, aconselham comida amolecida.

Os soluços, em princípio, são normais, costumam ter sobretudo quando estão nervosos ou ansiosos. Se os têm durante muito tempo, podem provocar-lhes dores no diafragma. Tentar relaxar e dar um pouco de Ferretvite, ou malte de gatitos, ajuda a passar.

No entanto, tal como em nós, podem ser um sinal de algum problema e em caso de serem constantes, sempre é melhor fazer-lhes uma revisão. Não digo isto para assustar mas sempre é bom sabermos todas as possibilidades.
Responder

Voltar para “Furão”