dificil de educar
Moderador: Moya
Desde pequeno que tenho furões, embora que nessa altura tivessem uma função não muito legal, mas sempre os adorei, e sempre desejei ter um como animal de companhia. Agora que tenho a possibilidade de ter um não perdi mais tempo e fui buscar um. Só que tenho tido um problema. Não há um dia só que não fique a sangrar de uma mão. Vejo que não é por maldade, mas sim porque me considera um companheiro de brincadeiras, e estas passam por morder. Tenho cumprido o sugerido mas já lá vai 2 semanas e não noto melhorias. Será que ter um amiguinho ajudará? Já agora, é uma fêmea, que quando entrar no cio pretendo reproduzir para dar ( e não vender), porque quanto mais pessoas os adorarem como nós, mais perto da legalização ficamos. Alguém tem uma sugestão?
As medidas que tenho tomado foram desde gritar "não" e assoprando no nariz, dar uma palmada na cabeça e pegar pela pele do pescoço e abanar um pouco. Para mim deve ser dificil dela mudar pois parece-me que ela está a brincar da forma que sabe pois interage bastante comigo, mas sempre para vir dar uma dentadinha. Ela tem cerca de 10 meses.
Uma ideia que vou tentar será esfregar as mãos antes com piri-piri embora tenha que sofrer um pouco antes pode ser que funcione, mas acho que talvez só funcione enquanto eu as esfregar, deixando de funcionar quando não tiver o piri-piri
-
- Membro Veterano
- Registado: terça out 16, 2007 1:51 pm
Ja experimentaste em limao???
<p><strong>Visita: http://legalizacaofurao.webs.com </strong></p>
<p><strong>-"Eles" têm a fama de apenas ser utilizados para a caça,mas será que irão ficar sempre com essa fama?Espero bem que não!</strong></p>
<p><strong>-"Eles" continuam a sair do escuro,mas ainda nao podem ver livremente o ceu</strong></p>
<p><strong>-"Eles" têm a fama de apenas ser utilizados para a caça,mas será que irão ficar sempre com essa fama?Espero bem que não!</strong></p>
<p><strong>-"Eles" continuam a sair do escuro,mas ainda nao podem ver livremente o ceu</strong></p>
Eles mordem ou porque querem brincar, ou caso sejam as mãos as preferidas, porque têm medo das mãos, porque em outras ocasiões, outras mãos os terão magoado. Também podem querer defender a sua casa, proteger o seu espaço.
Se ao morder, conseguem realizar as suas intenções, ou que continuem a brincar ou que o deixem tranquilo, ele irá continuar a morder.
A chave é, se ao morder, não conseguir os seus intentos, ele depressa o deixará de fazer.
Todos esses seus gestos e NÃOS, ela poderá levá-los à conta de brincadeira e como sendo mais um incentivo para continuar a brincar.
O que eu aconselhava agora, era que não lhe desse azo a pensar que também a está a incentivar. Quando morder, nada de NÃOS, afaste-se e pare com a brincadeira, dizendo-lhe somente um não, isso não se faz, feia, calmo e ignore-a ou coloque-a de castigo na gaiola mas só 10 m.
Se ela morde forte, coloque uma luva na mão que mais interage com ela.
Se ao morder, conseguem realizar as suas intenções, ou que continuem a brincar ou que o deixem tranquilo, ele irá continuar a morder.
A chave é, se ao morder, não conseguir os seus intentos, ele depressa o deixará de fazer.
Todos esses seus gestos e NÃOS, ela poderá levá-los à conta de brincadeira e como sendo mais um incentivo para continuar a brincar.
O que eu aconselhava agora, era que não lhe desse azo a pensar que também a está a incentivar. Quando morder, nada de NÃOS, afaste-se e pare com a brincadeira, dizendo-lhe somente um não, isso não se faz, feia, calmo e ignore-a ou coloque-a de castigo na gaiola mas só 10 m.
Se ela morde forte, coloque uma luva na mão que mais interage com ela.
-
- Membro Veterano
O meu pequenito tambem mordia,mas morder suave,mas eu dizia-lhe NAO, e ele agora poucas vezes faz,mas se o faz lembe logo a seguir 

Ela dentro da gaiola não me morde, só mesmo quando a solto. E tudo a brincar. Só morde mais forte quando lhe pego para a castigar nas onde já estava a morder. Até acho piada à situação mas realmente é raro não vir a sangrar de 2 ou 3 sitios. à cerca da luva, ela procura um espaço na luva, enfia lá a cabeça e dá uma dentadinha na mão e depois foge, penso eu já sabendo que eu lhe vou castigar de alguma forma. O prender na gaiola é dificil pk não tenho um horario certo para a soltar. Já agora, se a solto ao ar livre, nunca morde nem faz por morder. Obrigado pelo vosso interesse no meu caso
-
- Membro Veterano
Todos os casos servem para aprender Palhoca...porque nao tens o petsite?
Voçês já pensaram que esse animal pode ter um comportamento mais "rebelde" e não servir para o fim que pretende, talvez a sua personalidade não seja a de um "caniche de colo"
Não se esqueçam NUMCA que o furão é um animal selvagem e há alguns que nunca se vão adaptar a ser animais de companhia.Talvez esse fosse mais feliz a entrar na toca de um coelho, do que a receber festas á lareira!
Não se esqueçam NUMCA que o furão é um animal selvagem e há alguns que nunca se vão adaptar a ser animais de companhia.Talvez esse fosse mais feliz a entrar na toca de um coelho, do que a receber festas á lareira!
O furão é um animal selvagem? Donde tirou essa? 
Não o confunda com o toirão. Esse é que é o selvagem e também usado para a caça em algumas localidades em que os caçadores conseguem apanhá-los e lhes cortam os dentes para não matarem e comerem os coelhos.
Agora, evidentemente que se um animal não é manipulado, ele torna-se arisco. Vejam-se os gatos da rua, que não se deixam apanhar sem umas boas arranhadelas e mesmo assim...
Também temos o factor hereditário, se algum progenitor é mais agressivo - e estes não se aconselham a cruzar - pode passar essa herança à prol.
Mas não me parece ser o caso deste furanito, pelo que diz o dono, é que ainda não sabe controlar a força dos dentes.

Não o confunda com o toirão. Esse é que é o selvagem e também usado para a caça em algumas localidades em que os caçadores conseguem apanhá-los e lhes cortam os dentes para não matarem e comerem os coelhos.
Agora, evidentemente que se um animal não é manipulado, ele torna-se arisco. Vejam-se os gatos da rua, que não se deixam apanhar sem umas boas arranhadelas e mesmo assim...
Também temos o factor hereditário, se algum progenitor é mais agressivo - e estes não se aconselham a cruzar - pode passar essa herança à prol.
Mas não me parece ser o caso deste furanito, pelo que diz o dono, é que ainda não sabe controlar a força dos dentes.
-
- Membro Veterano
MrMerlin se fores ao topico do Furão,saberás que o que estas a dizer nao faz la muito sentido...
Cumps
Cumps
Tópico.....,toirões a caçar.....,arrancar dentes.....,bem não acreditem em tudo o que lêem, que eu conheça ninguem caça com toirões, com cruzados sim conheço, já vi! E voçes já viram furões a caçar?já viram algum toirão?,fazem ideia da agressividade dum animal desses...., já viram alguem a arrancar dentes....., não falem de certas coisas só pk ouviram falar ou leram em algum lugar!
Eu acho que isto é um local onde se pode trocar algumas experiencias, e onde podemos dar a nossa opinião e cada um tem a sua respeitem!
E quando falarem de certas coisas
falem com conhecimento de causa e não pk leram em algum lugar!
Tenho furões há muitos anos, conheço muita gente que tem por isso, quando aqui escrevo alguma coisa é baseado nas experiencias que tive e/ou no que vi!
Eu acho que isto é um local onde se pode trocar algumas experiencias, e onde podemos dar a nossa opinião e cada um tem a sua respeitem!
E quando falarem de certas coisas
falem com conhecimento de causa e não pk leram em algum lugar!
Tenho furões há muitos anos, conheço muita gente que tem por isso, quando aqui escrevo alguma coisa é baseado nas experiencias que tive e/ou no que vi!
Merlin e quem lhe diz que falo sem conhecimento de causa? Infelizmente é mais que sabido que muitos caçadores lhes arrancam os dentes ou limam os dentes...
E quanto a caçarem com toirão, também. Alguns conseguem apanhá-los (o que é proibidissimo pela Convenção de Genebra) e levam-nos à caça. Evidentemente que não os levam no bolso da camisa...
Que tem experiência com eles, eu sabia. Por isso mesmo é que fiquei admirada com a sua observação de que o furão era um animal selvagem. Neste caso não se trata de respeitar a opinião mas sim de a esclarecer, tal como já fizeram comigo.
E quanto a caçarem com toirão, também. Alguns conseguem apanhá-los (o que é proibidissimo pela Convenção de Genebra) e levam-nos à caça. Evidentemente que não os levam no bolso da camisa...
Que tem experiência com eles, eu sabia. Por isso mesmo é que fiquei admirada com a sua observação de que o furão era um animal selvagem. Neste caso não se trata de respeitar a opinião mas sim de a esclarecer, tal como já fizeram comigo.