Cio

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

Responder
rpedro
Membro Júnior
Registado: quinta jul 27, 2006 5:11 pm

terça jan 08, 2008 12:32 am

Boa Noite!

Estou preocupada, penso q a cruela entrou no cio e não estou a pensar fazer criação!
Os meus planos eram fazer a esterilização mas não sei se este será o momento mais adequado uma vez q penso já estar no cio!
Como a melhor forma de proceder?
Ela tem cerca de 10meses e notei q está com a vulva mais inchada e rosada á cerca de dois três dias, existe alguma forma de saber ao certo á qt tempo está com o cio?
Gostaria q me aconselhassem, para proceder da melhor forma!

Obrigada! Silvia
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

terça jan 08, 2008 1:07 am

Desde que a vulvita começa a crescer, é o 1º dia de cio. Mas não se preocupe. Pode colocar-lhe agora hormonas HCG, deve dar cerca de 15 dias depois de entrada no cio. Não esqueça de não dar-lhe mais que umas 6 horas de luz agora no Inverno, para tentar impedir que volte a entrar no cio muito depressa. Não esqueça que a luz eléctrica também conta.

Depois será normal ela fazer um embaraço psicológico de cerca de 42 dias. No próximo cio, logo nos primeiros dias, esterilize-a.

Entretanto vá alimentando-a bem e peça ao vete umas vitaminas. Assim, a recuperação será rápida.
rpedro
Membro Júnior
Registado: quinta jul 27, 2006 5:11 pm

quarta jan 09, 2008 12:30 am

Obrigada, desde já pela ajuda!
A cruela vai ao vet na 5ªfeira, as hormonas já podem ser administradas? Farão efeito? E se por alguma razão não resultar, como devo proceder? Trazem grandes efeitos secundários?

Em relação á esterilização, pode ser feita sem estar com o cio, ou deve mesmo estar neste período? Até qt tempo depois do inicio do cio se pode proceder á esterilização?

Desculpem tantas perguntas, mas quero mesmo fazer o melhor para ela!

Obrigada, Sílvia.
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

quarta jan 09, 2008 12:58 am

Se a notou mais inchada cerca do dia 5, lá para o dia 14 poderá dar-lhe a injecção. Em princípio fazem efeito. Se não resultarem pode dar-lhe outra injecção. As melhores hormonas que menos problemas dão, são as HCG.
Nota se dão efeito porque normalmente a vulva baixa ligeiramente e o fluxo para.
As HCG o único efeito secundário que têm é que a seguir elas fazem um embaraço psicológico.

A esterilização pode ser feita uns 15 dias depois que acabe o embaraço, ou logo no dois primeiros dias de cio, não é conveniente deixar passar mais tempo.
Há quem prefira operar nesses primeiros dias porque se notam melhor os órgãos reprodutores, outros não. Mas se deixar passar mais dias, a zona está mais irrigada e o risco de uma hemorragia na operação, é maior.
Responder

Voltar para “Furão”