Viva!!
A minha pequena Becky já tem 4 anitos e tem sofrido um pouco com os cios fora de época, como seja o caso nesta altura!! Tenho falado com o veterinário, que me disse que poderia ter a ver se ela estava exposta a muita luz, o que não é o caso!!
Noutros cios, perdeu sempre muito peso e inclusive todo o pelo da cauda, cheguei a recear o pior, mas com muito trabalho sempre a consegui recuperar, normalmente interrompemos lhe o cio com a administração de hormonas, pois o vet diz que a estrelização neste tipo de animais pode ser um risco devido a possíveis infecções!
O conselho que me deu foi aproveitar um cio logo no inicio, e em que ela esteja forte, para tentar procriar, faria-lhe bem e depois ficar com um macho filhote, que seria castrado futuramente e serviria para por fim aos cios da Becky! (esta foi a sugestão do vet)
Neste momento tem 4 dias de cio e esta linda e rubusta, ando a ver se entro em contacto com o dono de um macho que mora perto de mim, mas antes gostaria de saber a opinião dos mais entendidos aqui do fórum!!
Obrigado!!
Cio fora de época
Moderador: Moya
-
- Membro Júnior
- Registado: quarta out 24, 2007 1:08 pm
Se ela está no cio agora, não é fora de época, porque elas podem ter cio entre Janeiro e Agosto, por isso é normal, quanto à castração do filhote não vale de muito porque ele depois não acasala e ela continua no cio,só a vasectomização é que dá acho eu...quanto à esterilização, provocar infecções, isso só acontece se não se remover o útero acho eu...
Cumprimesntos...
Cumprimesntos...
Becky está no limiar para procriar. Depois dos 4 anos, não se recomenda. Um risco é o que tem vindo a suceder, com o interromper o cio sempre com injecções. Se as injecções são de Covinan, têm um risco grande de provocar tumores nos ovários.
Há 2 formas para as esterilizar mas a que se aconselha é retirar tudo completo, não só os ovários mas também o útero. Assim fica livre de futuras infecções como uma piometra fechada que é a mais perigosa.
Eu não a aconselho a criar. É preferível esterilizá-la por completo mas antes faça-lhe um hemograma. Leia o que digo neste tópico: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=51449 efaço-o num veterinário habituado a tratar de furões e a esterilizá-las.
Um macho castrado, como bem diz Andr, muito raramente lhe tira o cio, só um vasectomizado.
Ela come boa qualidade de ração? Isto é muito importante para uma boa saúde.
Há 2 formas para as esterilizar mas a que se aconselha é retirar tudo completo, não só os ovários mas também o útero. Assim fica livre de futuras infecções como uma piometra fechada que é a mais perigosa.
Eu não a aconselho a criar. É preferível esterilizá-la por completo mas antes faça-lhe um hemograma. Leia o que digo neste tópico: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=51449 efaço-o num veterinário habituado a tratar de furões e a esterilizá-las.
Um macho castrado, como bem diz Andr, muito raramente lhe tira o cio, só um vasectomizado.
Ela come boa qualidade de ração? Isto é muito importante para uma boa saúde.
Já imprimi as tuas dicas e vou discutir a esterilização da Becky com vet... mas ao mesmo tempo tenho muita pena da minha Becky na ter pelo menos uma criação!!! Tenho vindo a pensar nisto à tempos...

De qualquer forma obrigado pelas dicas!!

De qualquer forma obrigado pelas dicas!!

Pois infelizmente tenho más noticias...
Tentei falar com o dono do macho k costumava ir ao mesmo vet k eu eu e fiquei a saber k ja se encontra castrado e desta forma já não sei de ninguém por perto com machos!!!!
Então falei com o vet para avançar para a esterilização da Becky, o qual me diz que nunca fez este tipo de operação em furões e não quer arriscar com a Becky!!
Logo sem medico e sem macho!!
Mais uma vez acho k vou ter de interromper o cio... o k seria a ultima opção desta vez!!!
Alguém conhece algum vet já com alguma experiência nestes casos o mais a sul (ALgarve) possível? ou só em LX?
E machitos furões a sul...???

Tentei falar com o dono do macho k costumava ir ao mesmo vet k eu eu e fiquei a saber k ja se encontra castrado e desta forma já não sei de ninguém por perto com machos!!!!
Então falei com o vet para avançar para a esterilização da Becky, o qual me diz que nunca fez este tipo de operação em furões e não quer arriscar com a Becky!!
Logo sem medico e sem macho!!

Mais uma vez acho k vou ter de interromper o cio... o k seria a ultima opção desta vez!!!
Alguém conhece algum vet já com alguma experiência nestes casos o mais a sul (ALgarve) possível? ou só em LX?
E machitos furões a sul...???

É bom ter um vete honesto, que sabe até onde pode ir.
Em Lisboa, conheço. Se quiser passo-lho por pm.
Como ela já tem 4 anos, não a aconselho a atrasar muito tempo a operação e entretanto não se esqueça de a vitaminar bem. 2 ovos de codorniz por semana, cozidos 2 m sem sal e pedacitos de carne grelhada ou no forno, também sem sal (cozida perde mais propriedades, como a taurina,por ex.).
Em Lisboa, conheço. Se quiser passo-lho por pm.
Como ela já tem 4 anos, não a aconselho a atrasar muito tempo a operação e entretanto não se esqueça de a vitaminar bem. 2 ovos de codorniz por semana, cozidos 2 m sem sal e pedacitos de carne grelhada ou no forno, também sem sal (cozida perde mais propriedades, como a taurina,por ex.).