Não é novidade... mas aqui vai um pequeno desabafo...

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

Responder
Vera_Carlos
Membro Veterano
Registado: segunda fev 27, 2006 4:43 pm
Localização: Trovão, Nuvem, Alf (cães); Lucky (gata); Aragon, Elfo, Pipiliri, Zeila, Miss Piggy; Afro, Selena, Ba

sexta fev 15, 2008 2:44 pm

Não é novidade nenhuma que quero um furão, sempre o quis desde pequena... e hei-de o ter depois de adulta...

Tenho pesquisado, tenho lido e tenho-me informado...

Já tive a oportunidade de comprar um... mas à última hora desisti... porque para mim, a realização deste desejo/sonho, não é só aproveitar as oportunidades e os "saldos"...

Mas por acaso... era um machote lindo... de 8 ou 9 meses... Mas devido a alguns factores desisti... Há coisas que sinceramente, não deviam ser imaginadas, nem pensadas e muito menos VISTAS...

Agora pergunto-me... Vejo furões entre 60 a 100€, não operados (como os que se vendem em lojas e no Brasil)... Mas segundo o que li, eles têm que ser vacinados às 6 semanas... e por ai adiante até terem as doses todas... (como está indicado neste site: http://www.ciadefurao.net , por exemplo ).

Supostamente... se nos vendem um furão com 4 ou 5 meses... Logo o furão além de estar vacinado, faz-se a companhar com um caderneta, certo? Ou não é da responsabilidade do criador?

Neste momento estou a preparar o "enxoval"... Tirando alguns acessórios e a alimentação, tudo o resto será de fabrico próprio... A decoração, as "hamacas", os túneis... a gaiola...

Preocupa-me é a comida... Queria mandá-la vir JÁ pela net... mas preocupo-me com a finalidade que depois irei dar a essa comida se não encontrar um furanito... :(
Fiquem bem, Vera
miguelabm
Membro Veterano
Registado: sábado set 29, 2007 7:43 pm

sexta fev 15, 2008 6:45 pm

Nao te preocupes em relaçao ha comida...eu ja vi em pelo menos tres lojas...no Porto ou em Coimbra que ja tem comida propria para furoes, e de boa qualidade :wink:
xtina_xm
Membro Veterano
Registado: quinta dez 23, 2004 8:11 pm

sexta fev 15, 2008 10:42 pm

oii! :wink: axo k te estas a preocupar demasiado.... desde k tenhas tempo e amor pa dar, ja esta meio caminho andado! depois é so arranjar gaiolinha e uns brinkedos pa ele se divertir enkanto n estas por perto!.. Kanto à comida, tendo em conta k tda a gente diz k a comida de gatinhos é boa pa eles, n me parece essencial mandar vir especial... e as vacinas axo k depende de kem os cria... dar vacinas n é nada barato.. e se se tem uma ninhada d 9 bebes... eu n dava!.. tipo o meu veio c 4 meses pa mim e n tinha vacinas.
Mas de kk maneira faz como achares melhor! =)
Beijos e boa sorte!*** :D
Vera_Carlos
Membro Veterano
Localização: Trovão, Nuvem, Alf (cães); Lucky (gata); Aragon, Elfo, Pipiliri, Zeila, Miss Piggy; Afro, Selena, Ba

sábado fev 16, 2008 12:08 am

xtina_xm Escreveu:oii! :wink: axo k te estas a preocupar demasiado.... desde k tenhas tempo e amor pa dar, ja esta meio caminho andado! depois é so arranjar gaiolinha e uns brinkedos pa ele se divertir enkanto n estas por perto!.. Kanto à comida, tendo em conta k tda a gente diz k a comida de gatinhos é boa pa eles, n me parece essencial mandar vir especial... e as vacinas axo k depende de kem os cria... dar vacinas n é nada barato.. e se se tem uma ninhada d 9 bebes... eu n dava!.. tipo o meu veio c 4 meses pa mim e n tinha vacinas.
Mas de kk maneira faz como achares melhor! =)
Beijos e boa sorte!*** :D

E como fizeste? Refiro-me em relação às vacinas? Sim porque segundo o site que referi, aos 4 meses já deveria ter dado 3 doses de vacinas contra a cinomose... de qualquer maneira, não acho muito grave ter essa idade e ainda não estar vacinado... o importante é as condições em que foram criados...
E em relação á preocupação pela comida... até acho justificavel... ou talvez não.... Só quero ter tudo à mão e preparado para a chegada do novo membro a casa ;)

Seja lá para quando isso acontecer :P :roll:
Fiquem bem, Vera
xtina_xm
Membro Veterano

sábado fev 16, 2008 12:24 am

A verdade é k nao fui a correr dar-lhas... Tive uns valentes contratempos e nao tive possibilidades... conclusao... foi tarde mas ja as tem! Isso é como tudo, tipo caes vadios k arranjam dono, apanham a vacina kd os donos os trazem pa casa... desde k as tenham assim k possivel é k importa!
Vais ser uma boa dona de certeza, e preparada! LOOOL Isso é k importa =)
*** :D
Vera_Carlos
Membro Veterano

sábado fev 16, 2008 12:07 pm

xtina_xm Escreveu:A verdade é k nao fui a correr dar-lhas... Tive uns valentes contratempos e nao tive possibilidades... conclusao... foi tarde mas ja as tem! Isso é como tudo, tipo caes vadios k arranjam dono, apanham a vacina kd os donos os trazem pa casa... desde k as tenham assim k possivel é k importa!
Vais ser uma boa dona de certeza, e preparada! LOOOL Isso é k importa =)
*** :D
Confesso que alguns dos bichanos que tenho foram comprados por impulso... Muitos deles chegaram sem ter nada preparado...mas com o furão é diferente... Para começar a sua alimentação é muito diferente dos bichanos que cá tenho, e apesar de ter um gata, dúvido que a comida dela "desenrasque"... Assim prefiro ter tudo antes e depois o bichano... incluindo o nome :lol: :lol:

O meu único receio... é não conseguir "adoptar" um :?
Mas a ver vamos, e raramente desisto tão rápido...
Fiquem bem, Vera
xtina_xm
Membro Veterano

sábado fev 16, 2008 1:07 pm

nao é dificil adoptar um... ker dizer provavelmente terás de esperar mais 1 mes ou 2 mas dps é facil pk ha mta gente a cria-los!..
Axo k sim deves ter as coisas essenciais e ate la tens tempo!
Eu encontrei por acaso uma foto dum furao aki no trabalho e nesse dia falei com um criador que encontrei na net no dia seguinte comprei gaiola, comida, areia e acessorios e no dia a seguir fui busca-lo! Foi o compromisso mais rapido da minha vida, 3dias! =P E pronto foi amor desde ai! =)
Desejo-te boa sorte.. ahh e um conselho, se puderes ver a ninhada antes de trazer e passares um bocadinho de tempo com o bebe era bom! pk eu fikei com o k me trouxeram e era um terrorista! LOOOOL :wink:
Vera_Carlos
Membro Veterano

sábado fev 16, 2008 2:16 pm

xtina_xm Escreveu:nao é dificil adoptar um... ker dizer provavelmente terás de esperar mais 1 mes ou 2 mas dps é facil pk ha mta gente a cria-los!..
Axo k sim deves ter as coisas essenciais e ate la tens tempo!
Eu encontrei por acaso uma foto dum furao aki no trabalho e nesse dia falei com um criador que encontrei na net no dia seguinte comprei gaiola, comida, areia e acessorios e no dia a seguir fui busca-lo! Foi o compromisso mais rapido da minha vida, 3dias! =P E pronto foi amor desde ai! =)
Desejo-te boa sorte.. ahh e um conselho, se puderes ver a ninhada antes de trazer e passares um bocadinho de tempo com o bebe era bom! pk eu fikei com o k me trouxeram e era um terrorista! LOOOOL :wink:

Não sei se leste a primeira mensagem... eu tive com um na mão... Um machote lindo de 8/9 meses, super manso... Mas li algures umas dicas para escolher um bom "partido"... E desisti devido alguns factores que não me agradaram.
Aliás... quando "adoptar" um, quero ver as condições em que foi criado, acho que isso é mais importante que as vacinas. Desde que não tenha passado muito tempo... sempre se pode dá-las (como tu fizeste).

Só por curiosidade e para quem tem furões e espaço "verde"...
Vivo no "campo" (meio rural), o que significa que tenho muito espaço exterior para soltar o meu futuro furão (se conseguir "adoptar")... Agora a pergunta ignorante... aqueles que soltam os seus furões no exterior, eles não têm tendência em fugir? Ou ficam-se pelas proximidades a explorar e escavar?
Fiquem bem, Vera
xtina_xm
Membro Veterano

sábado fev 16, 2008 2:25 pm

Bem da minha parte, sempro k o levo a passear po parque levo-o sempre a trela, mas ele anda sempre ao pe de mim, nunca fugiu mas prefiro ter essa segurança.. ***
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

domingo fev 17, 2008 2:59 am

- O factor que considero mais importante para uma boa saúde deles, é a alimentação. NÃO ESQUEÇAM ISTO.
- A seguir é não os expor a mais de 8 h. de luz por dia (luz eléctrica incluída, mesmo a da TV) e certifiquem-se que dormem em completa obscuridade, de modo que a luz não entre. Mesmo com os olhos fechados, a luz penetra no cérebro impedindo a fabricação da melatonina.
- Castrá-los/esterilizá-los o mais tarde possível e só depois de atingirem a maturidade sexual. O ideal é fazê-lo com cerca de 1 ano ou mais.
- Permitir que tenham uma vida activa e estimulá-los com brincadeiras, jogos e novidades.

Há cá boas comidas de gatitos, como a Eukanuba Kitten e a Proplan Kitten.
Agora comida BOA de furão, duvido que a haja por cá. Há algumas que dizem que são para furão mas que não oferecem qualidade.

Há uma ração de gatito nova, que me parece óptima para os nossos amigos, porque tem além de boas proteinas animais, tem só 15% de carbohidratos.
Podem ver neste site, é a ração Orijen de gatitos e parece-me que é vendida pela Acana:
http://maiapet.com/product_info.php?cPa ... ucts_id=90

Os furões são animais carnívoros estritos e rações com demasiados carbohidratos não são nada aconselhadas. Com o tempo, irão provocar insulimonas no pancreas, além de danificarem o sistema digestivo, já que este não está preparado para os digerirem. E um dos segredos para o mantimento de uma boa saúde dos furanitos, é manter a parte intestinal em completo funcionamento. Nele estão cerca de 70% das defesas do sistema imunológico. Por aqui, reparam como este é mesmo um factor realmente importante. E dado o simplificado que é o sistema digestivo dos furões, com um intestino grosso praticamente inexistente (mede cerca de 10 cm) e sendo o ceco ausente (onde se processam os alimentos mais difíceis de digerir, como as fibras) e um transito intestinal muito rápido, não permitindo a existência de quase nenhuma boa flora intestinal, mais nos obriga a não descuidar a parte alimentar.

Vera, entre nesses foros espanhóis e verá que esta é uma das maiores preocupações dos que estudaram este animal, ensinar os donos a alimentá-los correctamente.

Vaciná-los aos 6 meses ou mais tarde, não irá prejudicar que fiquem posteriormente bem vacinados e com boa protecção.

Deixá-lo num espaço livre, sem o vigiar, é perigoso. Eles são uns “escapistas” por natureza, adoram cavar e meter-se dentro de buracos.
Vera_Carlos
Membro Veterano

domingo fev 17, 2008 10:35 am

Não estava a pensar deixá-lo sozinho na rua... Só o mencionei, por causa do espaço existente...

Mas já sei... se o "levar" à rua, levo-o com trela, ou coloco-o num "parque". Mas acho que o interessante, será vê-lo a explorar o espaço e de preferência, não o posso perder de vista...

Quanto à comida, penso comprar própria para eles, recomendas a Totally, certo MHZ? Mas existem 2 versões se não estou em erro, a para baby´s para older´s... Que idade abrange a baby e a older?
A de gatos, seria mesmo a última alternativa... mas isso não significa que não misturasse as duas para depois quando me faltar uma, dar da outra...
Fiquem bem, Vera
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

domingo fev 17, 2008 2:55 pm

Entre a Totally e esta de gatitos Orijen que acima mencionei, eu optava pela Orijen, sem dúvida nenhuma.
A Totally é agora fabricada na Alemanha e últimamente dá-me ideia que anda um bocado falsificada, porque há furões que se ressentem com ela.

Dá-me ideia que alteraram a composição para pior. Ainda não chegámos a uma conclusão definitiva mas enquanto isso e havendo cá uma ração da qualidade da Orijen, com tão só 15% de carbos, altas proteinas animais, gordura com valores bastante aceitáveis (podemos complementar dando-lhe, por exemplo, Furotone) eu dava-lhe preferência.
Vera_Carlos
Membro Veterano

domingo fev 17, 2008 3:38 pm

Quanto é que se paga por portes de envio?

Existe algum site que se possa comprar o furovite e furotone português?
Fiquem bem, Vera
Responder

Voltar para “Furão”